Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
15 horas atrás, Renato.88 disse:

um deles aqueceu e aí da pra ver

Já me aconteceu, também...

Se for muito importante saber o tipo de resistor, tem um método meio punk para descobrir se é de fio ou de carbono, mas só vale se você tiver vários iguais: raspando, quebrando etc... um deles.

Sacrifícios pelo bem da ciência...

Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

Para se falar em coeficiente de temperatura, deveria ter 6 faixas.

O estranho ė que não se usa a cor preta na última faixa para 5 cores, por isso que estou na dúvida.

Pode me apontar onde você achou essa informação ?

Tem resistor a todos os gostos hoje em dia... 

Conforme @.if já disse não seguem um padrão. 

Tem 4 faixas comum de 5 ou 10%.

Tem 5 faixas com coeficiente de temperatura e 5% de tolerância, talvez tenha de 10% mas nunca vi. Já vi em muitos televisores e rádios, e conferi nos esquemas. 

O de 5 faixas de precisão é muito comum em multímetros, geralmente as últimas cores são verde ou azul que significam respectivamente 0,5 e 0,25% de tolerância. 

De 6 faixas que é precisão com coeficiente de temperatura é bem difícil de se encontrar, em painéis de automóveis por exemplo eu já vi desses. 

Sem contar os resistores "fora da curva" como por exemplo os de 0,99 ohm que são encontrados em multímetros. 

As cores dele são preto, branco, branco prata, verde. 

• Curtir 3
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

usaram o código de 4 cores e acrescentaram uma faixa como coeficiente de temperatura, SEM ter alguma explicação ou norma ?

O amigo esquece de qual país de origem advém 99.9% dos componentes ao nosso. Normas não são seu ponto forte. Já vi com meus lindos olhos verdes que a terra há de comer um resistor de 2R cujas cores que formavam o valor eram preto vermelho preto.

E vai me dizer que você também não viu um capacitor dos anos 70 impresso 2000MFD 15V? Literalise seu valor pra ver 😜... sim já vi e acho que até ainda tenho 🙂

• Haha 2
Postado
4 minutos atrás, .if disse:

Já vi com meus lindos olhos verdes que a terra há de comer um resistor de 2R cujas cores que formavam o valor eram preto vermelho preto.

Cai na situação que postei acima. 

Se for um resistor de precisão, até pode ser. 

Pra esse caso temos duas opções... 

Vermelho, preto, preto, prata, marrom (1%).

Ou então.... 

Preto, vermelho, preto, ouro, marrom (1%).

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

'Em todos esses anos nessa indústria vital,' nunca vi - ou melhor, havia visto - código de resistor começando com zero.

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

Preto, vermelho, preto, ouro, marrom (1%).

Postado
2 horas atrás, .if disse:

'Em todos esses anos nessa indústria vital,' nunca vi - ou melhor, havia visto - código de resistor começando com zero.

O caso do resistor de 2R o certo é começar com vermelho mesmo. 

Se começar com preto aí é coisa de chinês mesmo. 

Igual acontece com o 0,99R. Só que esse não sei como fazer para as cores dele começar com branco sendo do tipo precisão. 

2 horas atrás, .if disse:

E vai me dizer que você também não viu um capacitor dos anos 70 impresso 2000MFD 15V? Literalise seu valor pra ver 😜... sim já vi e acho que até ainda tenho 🙂

Já vi e tenho muitos desses também. 

Alguns ainda aparece como 2000UF/15WV

Postado
3 horas atrás, .if disse:

Kkk vi sim...   Se me lembro bem eram da Icotron... Mas atė aí não vejo problema porque ė muito intuitivo, nos resistores ter de fazer a reposição ė um jogo de dados !

Paulo

Postado
21 horas atrás, aphawk disse:

Nas tabelas que encontrei para 5 cores, precisåo de 1%  teria a última faixa na cor MARROM, e nåo preta.... Pode me indicar onde você achou essa informação, fiquei curioso ....

Na pesquisa do Google, na parte de imagens. Mas depois tentei encontrar e não achei mais. Devo ter me enganado.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
16 horas atrás, Renato.88 disse:

Igual acontece com o 0,99R. Só que esse não sei como fazer para as cores dele começar com branco sendo do tipo precisão. 

De fato não consegui achar resistor menor que 5% 5 faixas abaixo de 1R. Talvez por haver pouco sentido prático a resolução de miliohms pra esta faixa.

Caso precise mesmo disso, a princípio basta colocar 4 faixas sendo a última de marrom a cinza.... esta última facilmente confundível com prata.

0.99R 0.05%=branco,branco,prata,cinza  ... nunca vi e algo me diz que isso nem existe... Só mesmo na teoria.

"Aqui fora" o que acontece é que são resistores caríssimos (sim.. tenho contato com eles) e não usam código de cor mas sim o valor impresso nele mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...