Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação entre Fonte 12V e Fita de LED


Ir à solução Resolvido por Ed William Nunes filho,

Posts recomendados

Olá Pessoal, preciso acionar uma fita de led com um sensor de Espelho (Mirror Touch), vamos as especificações
FOnte 12V 120Watts 8,5Amp
Sensor Input 12V Output 12V 3A (Vide Foto em Anexo)
Fita de LED 14Watts por metro

vou usar em uma aplicação 7metros de Fita de Led, ou seja 98Watts +- 8Amp, minha fonte toca normal mas o meu sensor aparentemente não...

Gostaria de saber aqui do Forum, quais problemas eu teria nesse tipo de ligação.
pelo que entendo minha fita de Led precisa de mais corrente, porém meu sensor só vai mandar 3A. Me Falaram que eu podia ligar o positivo da fonte direto na fita de LED, que ai a corrente da fonte fluiria diretamente para a Fita, mas não sei se isso realmente funcionaria assim.
Gostaria de uma ajuda
 

WhatsApp Image 2023-09-25 at 14.36.31.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Ed William Nunes filho disse:

problemas eu teria nesse tipo de ligação.

 

23 minutos atrás, Ed William Nunes filho disse:

Fita de Led, ou seja 98Watts +- 8Amp

Pode pifar o sensor pois...

22 minutos atrás, Ed William Nunes filho disse:

meu sensor só vai mandar 3A.

Seu sensor só vai suportar 3A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

Me Falaram que eu podia ligar o positivo da fonte direto na fita de LED, que ai a corrente da fonte fluiria diretamente para a Fita,

História da carochinha. Dentro do circuito tem que ter um transistor provavelmente mosfet e a corrente tem que passar por ele para ser controlada. Geralmente ele fica entre o negativo da fonte e o negativo da fita de LED e o positivo da fonte já é internamente ligado direto no positivo da fita. Outras ligações "gambiarristicas" desse estilo podem queimar este transistor.

 

5 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

existe algo que eu poderia fazer?

Se fosse só ligar e desligar, acrescentar um simples rele de 10 Amperes resolveria o problema. O problema é que o sensor tem o "modo 3" no qual ele funciona como um step dimmer onde o circuito quase certeza usa o famigerado sistema PWM (que hoje em dia está em quase tudo) com um mosfet para fazer as intensidades de luz intermediárias. Isso significa ligar e desligar os leds em alta velocidade para nossa vista não perceber as piscadas e interpretar como luz mais fraca, velocidade que um rele também não consegue acompanhar. Teria que colocar um mosfet externo ou trocar o que tem dentro do sensor por um mais forte. Parafraseando a @.if, não é tarefa para simples mortais. A ligação com um rele já é mais simples. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

@.if O que eu poderia fazer para poder usar esse tipo de sensor, pois não achei sensor que suporta maior corrente. existe algo que eu poderia fazer?

De qualquer forma tem que ter um bom conhecimento na área pra analisar o seu sensor, e saber por onde começar. 

 

E aí tem duas alternativas:

Abrir o sensor e trocar peças pra deixá-lo mais potente. 

 

Ou então colocar um circuito por fora para amplificar a potência. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

fazer para poder usar esse tipo de sensor

Se vive de desafios = a alguns de nós, a opção que te sugiro é

 

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Abrir o sensor e trocar peças

Abra e veja pra onde vão os fios de saída. Geralmente vão pra um mosfet smd. Com 1 pouco de habilidade você consegue trocar por um tipo pth de mais potência. Só faça se sentir a vontade, muito motivado e desafiado.

15 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

não achei sensor que suporta maior corrente

Se tiver, seu sucesso pode não ser totalmente inútil pra futuros errantes navegantes.

E se achar que deve, nos mostre fotos internas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconheço o uso que o autor vai fazer disso mas 100W de luz LED é coisa de refletor, muita luz. Os 36W suportados pelo dimmer dele já são muita luz, suporta um ambiente razoável. Para a função de liga-desliga o relé é excelente opção. Para a de dimmer tá cheio de PWMs no mercado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2023 às 21:43, Andreas Karl disse:

O problema é que o sensor tem o "modo 3"

Não é modo 3. É Especificação de modelo. O modelo dele é 4 (quadrado preenchido) que diz controle de temperatura da cor, o que não entendi o que é, pois são 3 fios de saída, 2 negativos e um positivo.

Pesquisando na net, achei isso: "Style 4: it can control 2 colors of light strips, double output A-B-AB-off"


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, Agradeço ate agora as respostas, vou mandar a foto interna do circuito dele.

esse tipo de sensor tem 4 estilos,
Estilo 1, somente ON/OFF
Estilo 2, On/OFF + DImmer
Estilo 3 - ON/OFF e 3 Intensidades de LUZ (Fraca, media, Forte)
Estilo 4 - On/OFF e controle de 3 temperaturas de cor (3000k,4000k,6500k) esse é o unico que tem 3 saida igual ao da foto, os outros todos tem 2 saidas somente.

 

@Sérgio Lembo as fitas de Led que eu trabalho pela especificação do fabricante diz que ela tem 14watts por metro, vou mandar a foto tambem em anexo. se eu for pela especificação do fornecedor com esse sensor eu consigo alimentar com esse sensor no maximo 2,5mts  de fita de Led , é isso ou estou enganado?

WhatsApp Image 2023-09-27 at 08.02.58.jpeg

WhatsApp Image 2023-09-27 at 08.10.50.jpeg

@Thiago Miotto Sobre as 3 saidas quando do Estilo 4 funciona assim: Aciono o sensor pela primeira vez ele fecha o circuito com o primeiro negativo, se aciono novamente o sensor ele fecha com o segundo negativo, e se aciono pela terceira vez ele fecha com os dois negativos, no quarto acionamento ele desliga.

o que mais uso é o Estilo 2 IN/OFF+ DImmer, ele funciona assim, liga e desliga normal a cada toque no sensor, se quero dimmerizar a fita eu simplesmente com o sensor ligado fico com o dedo apoiado sobre o sensor e ele dimeriza.

@.if Gosto de Desafios sim, se for algo acessivel da pra gente tentar modificar. Mas se tiver algum componente ou circuito extra que podemos usar para fazer isso tambem ja ajudaria.

@Andreas Karl Me falaram de um Rele de potencia para amplificar a saida, o que encontrei foram aqueles via RadioFrequencia para controle sem fio. Não acredito que funcionaria para meu caso. Se tiveres sugestões serei grato

 

Aguardo novas ideias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso amigo.

Perceba Q1a e Q2a que são a saída de potência pros leds

WhatsApp Image 2023-09-27 at 08.02.58.jpeg

Vê o que está impresso neles. Lembrando que devem suportar 3A ou + portanto devem ser mosfet mesmo. Perceba também que há opção pra mosfet formato SO8 mas acho que você não deve achar com facilidade.

Uma ideota é você adaptar um quase fácil transistor pnp de potência tipo um tip42 que suporta 6A. Uma outra é um circuitinho driver para um mosfet tipo irlz44 35A. Fácil, estou com ele na minha cabeça mas estou sem tempo, papel e lápis pra lhe desenhar, ok? Quiçá alguém se inspire na ideota e lhe desenhe... ficarei a disposição pra vos conferir, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto estava compondo a resposta  a @.if respondeu mas tá muito calor aqui (36 graus ninguem merece) e eu estou com preguiça de editar o meu texto kkk.@Ed William Nunes filho, o@Sérgio Lembo tem razão, 100 W de  led deve ter o mesmo brilho de uma lampada palito halógena de 500w ou mais. E o cálculo está certo, 2,5 metros = 35 watts , 2,9 amperes. Considerando que as  lâmpadas led no supermercado tem em média 10 watts...

image.png.b1dc47a41af2f6266ce67b0a5c97173d.png

 

Bom, pela foto PARECE que temos dois mosfets SMD, Q1a e Q2a que controlam o aterramento de w e y. A placa pelo jeito foi desenhada para usar também mosfets encapsulados no formato de CIs Dil de 8 pinos. O CI principal manda o comando de ligar ou os trens de pulso do PWM através de R5 e R7 para os gates dos mosfets , terminal esquerdo. Os terminais do lado  direito deve ser os Drains cujas trilhas devem se conectar com o GND pelos furos metalizados com a outra face da placa e os terminais no outro lado deve ser os Sources ligados nas saidas. Portanto acredito que podem ser substituídos por uma gama enorme de mosfets canal N como o IRFZ44, IRF640 etc...
Se esquentarem muito com a corrente mais alta pode ser que tenham que ser montados externamente em dissipadores de calor. 

46 minutos atrás, .if disse:

Vê o que está impresso neles.

Se der pra ler é bom para conferir.

3 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

Me falaram de um Rele de potencia para amplificar a saida, o que encontrei foram aqueles via RadioFrequencia para controle sem fio.

Não, nada complicado assim. A gente nem usa falar em reles de potencia, são caixinhas plásticas com simples contatos  movidos por eletroímãs, é difícil até encontrar para correntes de menos de 10 amperes. Bom, acho que o(s) rele(s) não vão ser necessários, em todo caso basta procurar no Google rele 12 volts 15 A e vai achar algo parecido com isso:

image.png.a72e0a000a3540a6037b2dd00a0e6ada.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

Me falaram de um Rele de potencia para amplificar a saida

Relé não serve pro seu propósito. 

Eles são feitos pra circuitos diretos, sem dimmer. Apenas ligar e desligar. 

 

5 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

Mas se tiver algum componente ou circuito extra que podemos usar para fazer isso tambem ja ajudaria

Temos. 

Como o circuito é do tipo SMD, na minha opinião convém muito mais a colocar um circuito externo. 

A ideia do @.if em colocar um barato TIP42 por fora é boa, mas se não me engano a corrente máxima dele é de 6A nas melhores condições possíveis. Existem outros transistores da mesma linha que suportam mais corrente, mas costumam aquecer bastante 

 

Seria mais interessante um arranjo pra acoplar um MOSFET, pois tem uns muito baratos que suportam muito mais que 10A.

Se der, faço um esboço depois de como deve ser. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue as fotos dos modelos dos componentes em Q1 e Q2WhatsAppImage2023-09-27at13_46_47.thumb.jpeg.6d06ce1ad2e47790e6d2417c9123b743.jpeg

Não sei se resolve, mas essa á aparte da frente do sensor, onde tem uma especie de detector de toque, e as luzes de ON e OFF

WhatsApp Image 2023-09-27 at 14.17.28.jpeg

Se tiverem o diagrama do circuito externo eu corro atrás para monta-lo. Esses sensores usamos para colocar atras de espelhos para acionamento dos Leds pelo toque no mesmo.. se tiverem alguma outra sugestão de alguma alternativa que poderia tambem usar para esse fim, como disse la no começo da conversa, foi o unico modelo que encontrei, achei um de 5A, ON/OFF e Dimmer. mas isso me limita pela potencia do LED que uso.

Sobre essa potencia, sim é bem forte, porque se não for assim, não temos claridade na frente do espelho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

AO4410

AO4410.png... carinho [no m.l.]

33 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

colocar as fitas de led atrás dos espelhos para que sua luz atravesse a tinta espelhada

Provavelmente não né. Mas se sim, não deve ficar nada bom. Coloque no contorno.

 

2 horas atrás, Renato.88 disse:

outros transistores da mesma linha que suportam mais corrente

Quais? Suponho que o garoto não é do ramo e pode ter dificuldade em se localizar.

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

Enquanto estava compondo a resposta

@Ed William Nunes filho respondeu...

 

2 horas atrás, Andreas Karl disse:

eu estou com preguiça de editar

também 🤪

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A0LA ou AOLA... Quem escarafunchar a internet vai acabar chegando a conclusão que provavelmente é um  mosfet  AO3414 (20V 3A) ou um

image.png.af3e49c6ecfdc3872588da4020900155.png

30 Volts e corrente I(a) =X sendo que 2,7<X<5,9🤔

e até informações que dizem que é um Mosfet canal P🤯

Outro dia gastei os dedos pra tentar descobrir que raio de diodo é esse:

image.png.52af3e224a98e6924884f51c271e289f.png

e não cheguei a nenhuma conclusão definitiva.

Fora a complicada codificação dos eletrolíticos de alumínio que nem tentei decorar, todas as vezes que topo com um assisto um vídeo no YT que explica de novo. 

image.png.7ccb721d704087aefb149b242653b13b.png

 

Quando eu era mais novo via os mais velhos dizendo "no meu tempo era mais fácil" e pensava comigo "ihh velho chato". Cuspi pra cima kkk

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, .if disse:

Quais? Suponho que o garoto não é do ramo e pode ter dificuldade em se localizar

TIP33, TIP35, TIP142, TIP3055 são alguns de mesma linha. Também tem os 2N3055, 2N3773, MJ15001... Mas esses últimos não são boas sugestões devido as falsificações.

 

Mas não sugeri BJT antes, pois a minha intenção é de sugerir mosfets como os IRFZ44N, IRF3205, ou algum da linha STP que é bem explorada no mercado desses componentes.

5 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

troco então e soldo todos os pinos desse componente AO4410 no slot da placa? 

Na teoria, sim.

5 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

fazendo essa troca eu teria algum problema em algum outro componente eletrônico da placa?

Não deveria.

Porém o maior desafio é trocar os componente sem danificá-la.

Essas placas são muito frágeis, sendo assim, mesmo com a troca bem sucedida, o único problema que pode aparecer é a trilha da placa não suportar a corrente alta drenada pelos leds.

 

Se esse projeto fosse meu, eu não mexeria na placa. Faria a sugestão que apontei antes em deixar o circuito que vai acionar os leds por fora.

Desse jeito:

imagem010.gif.2fe66d9c7637e5c589edecd734fc6fb8.gif

Se quiser usar as duas saídas, deverá montar dois circuitos desses.

Esses componentes acham fácil nas casas de eletrônica, ou até mesmo "de graça" nas sucatas, pois não precisam ser exatamente os mesmos, esse tipo de circuito aceita muitas outras alternativas.

 

9 horas atrás, .if disse:

... carinho [no m.l.]

Também achei. Acho que como o valor de dois AO4410 desse dá pra montar os circuitos acima.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, .if disse:

um circuitinho driver para um mosfet tipo irlz44 35A.

 

5 horas atrás, Renato.88 disse:

a sugestão que apontei

 

18 horas atrás, .if disse:

alguém se inspire na ideota e lhe desenhe

 

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Desse jeito:

imagem010.gif.2fe66d9c7637e5c589edecd734fc6fb8.gif

 

13 horas atrás, Andreas Karl disse:

um Mosfet canal P

Pela posição na foto do garoto é canal N mesmo. O mesmo que Serjão sugeriu com propriedade.

5 horas atrás, Renato.88 disse:

TIP33, TIP35, TIP142, TIP3055 são alguns de mesma linha. Também tem os 2N3055, 2N3773, MJ15001

Só vale tipo PNP pro caso do garoto. Seria quase fácil adaptar por fora sem mexer com nada interno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Renato, esse esquema na teoria é o que eu precisaria para fazer o poder "potencializar" a minha saida sem mexer na placa, Certo... Vou procurar esses componentes aqui na minha cidade, poderia por acaso me passar mais alternativas caso não encontre um componente especifico? Resistores são faceis de achar, agora os transistores acredito que seja mais difícil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Se não for pedir muito, ja que estão me ajudando pra caramba, vocês teriam o esquema de montagem para eu fazer em uma placa perfurada? eu tenho placas la em casa da época que eu estava começando a aprender a programar no arduino.
Eu fiquei com duvida na ligação que faria com esse circuito, anexo hoje a forma que eu ligo utilizando o sensor pra acionar somente uma fita, onde eu conectaria esse circuito adicional?

Ligação Sensor.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!