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Ligação entre Fonte 12V e Fita de LED


Ir à solução Resolvido por Ed William Nunes filho,

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2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

fazer seus projetos sem se preocupar com rotinas de desempenho, deixe as grandes performances para outro estágio de aprendizado, não se começa uma casa pelo telhado.

..e quando estiver na fase do acabamento (leia-se: se acabando), retorne ao conforto dos braços do arduino. Pois hás de perceber que o preço do desempenho/eficiência melhores não se compara a uma simples eficácia com menos tempo e menos energias envolvidos. Estou exatamente nesta etapa e ainda não apelei pra IA... ainda...

aaff .. tinha que virar página né... mas trocadilhamente é isso aí... passado é página virada 🤪

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O que eu tinha pensado é algo parecido com isso:

3Dbwd8h.jpg

Algo baseado nisso:

astavel-sk-1024x727.png

substituindo a R1 pela R? (será que precisa?) e a R2 sendo substituída pela string de resistores nas saídas dos TTPs.

Ou talvez conectando-se os pinos 4 e 8 do 555 na saída do 1o. TTP, antes até do seu diodo. O TTP pode carregar até uns 4mA nas costas mas o 555 pode ser do tipo que usa mosfets - e não BJTs - internamente.

 

Que tal?

 

 

6 horas atrás, .if disse:

dezenas, centenas talvez milhares de ci's

Agora, se for outro CI para oscilar... daí, não sei. Será que teria algum mais adequado do que o 555?

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Que tal?

Só funciona pra oscilador. O circuito só altera a frequência. 

 

Pra PWM não serve, pois tem que ter o circuito com os diodos. Porque aí a frequência se mantém, mas quem altera é o Duty Cicle. 

Pra fazer funcionar vira um emaranhado de resistores e diodos.

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Agora, se for outro CI para oscilar... daí, não sei. Será que teria algum mais adequado do que o 555?

Talvez as portas lógicas ou amplificador operacional. Tem inúmeros circuitos de osciladores com eles, deve ter um que facilite essa montagem. 

Agora de cabeça não lembro de nenhum. 

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Insisto que fazer digital é mais simples mas já que insiste no analógico, vamos lá:

Primeiro passo: fazer um circuito que gere uma onda dente de serra ou triangular, tanto faz. A frequência dessa onda será a frequência do seu PWM. Com o gerador montado verifique no osciloscópio o valor máximo e mínimo dessa onda e anote. O valor mínimo deve ter ao menos 2V.

Com 2 resistores faça um divisor na fonte para obter uma tensão pouco abaixo da mínima anotada.

 

 

 

Sem título.png

Configure seu sensor de toque para togle

 

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Em 09/10/2023 às 19:16, Sérgio Lembo disse:

Olhando as opções de mosfet disponíveis encontrei isso:

modulo_driver_pwm_5_36v_15a_400w_3591_1_

Por uma ninharia, R$9,00. Diz suportar até 15A sem refrigeração e 30A com refrigeração. Os mosfets são de 40V, uma boa folga para seus 12V de  trabalho. Mas há um porém: no circuito sugerido pelos colegas é utilizado a saída de potência do seu módulo. Aqui vai ter que puxar um fio do gate ou, se não quiser fazer isso, montar um pequeno circuito (coisa fácil) inversor que pode até ser uma simples porta lógica que trabalhe nos 12V. Nesse caso seria comprar placa ilhada dupla face (as ilhas não descolam fácil, diferente da face simples) e ligar poucos fios, coisa muito simples. Passaria a ter um sistema modular de 15A cada módulo sem limites de ampliação.

Site da Smart Kits

 

@Sérgio Lembo Comprei alguns desses caras aqui para testar, a conversa aqui do forum tomou outro rumo e eu deixei por um tempo, mas agora preciso saber, como montar esse circuito inversor?

 

O @Renato.88 explicou o que era puxar o Fio do Gate no meu caso. Nesse caso eu puxo o fio ali depois do Resistor R5, e ligo ele ao PWN da Placa? o GDN dessa placa, eu preciso alimentar? qual seria meu esquema de ligação?

Desenhei um esqueminha aqui, a duvida é onde vou ligar nessa placa. Fiz um X em uma das saidas porque o sensor que tenho agora só tem uma saida. Aguardo um retorno.image.thumb.png.c48f191f4bf5275c10ac1728318da10e.png

 

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@Ed William Nunes filho

A plaquinha que comprou, substitui o mosfet original do sensor. 

O terminal entrada pwm no caso desta foto, tem duas opções. 

Pode ser no resistor R5 ou R7. 

O terminal GND também se faz uma conexão entre eles, estão presentes nas duas placas. 

 

Se você tiver outros sensores, o mosfet original deles é sempre a mesma coisa. 

Um terminal é a saída, ali no exemplo marcado com o Y. 

O outro é o GND, e o terceiro é o Gate que no caso é a tal entrada pwm das plaquinhas. 

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A ideia ainda é um botão no espelho que troque efeitos ou intensidade quando apertar o botão?
Caso sim, você vai precisa de um cara assim https://www.saravati.com.br/placa-arduino-nano-v3-atmega328p-micro-usb-pinos.html?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA3uGqBhDdARIsAFeJ5r2WfUubUByDEoMI_iqjMxN3lrPY5fP8fobYEY3t_XfTQY_HIV-9WA0aAkLbEALw_wcB p/ pegar o aperto do botão e de quebra já dar o sinal pwm que você regulará a intensidade da luz.

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  • Solução

@Renato.88

Em 18/11/2023 às 13:45, Renato.88 disse:

@Ed William Nunes filho

A plaquinha que comprou, substitui o mosfet original do sensor. 

O terminal entrada pwm no caso desta foto, tem duas opções. 

Pode ser no resistor R5 ou R7. 

O terminal GND também se faz uma conexão entre eles, estão presentes nas duas placas. 

 

Se você tiver outros sensores, o mosfet original deles é sempre a mesma coisa. 

Um terminal é a saída, ali no exemplo marcado com o Y. 

O outro é o GND, e o terceiro é o Gate que no caso é a tal entrada pwm das plaquinhas. 

Seria isso então a minha ligação??image.thumb.png.0cf3df76504d69a0adc9ee21e0304d92.png

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Pessoal, eu novamente.
Por traz do espelho eu colei a plaquinha com cola quente, porém essa plaquinha esquenta (Acredito que é normal) e a cola quente amolece. tem alguma ideia para eu fixar essa plaquinha atrás do meu espelho? seria interessante eu colocar um pedaço de aluminio para dissipar o calor dela? com uma pasta termica?

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2 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

seria interessante eu colocar um pedaço de aluminio para dissipar o calor dela? com uma pasta termica?

Seria. Com o tempo a plaquinha em contato com a parte de trás do espelho vai fazer aparecer uma mancha do lado do vidro. Ser der talvez seja legal colocar uns mini dissipadores autocolantes sobre os mosfets e colar a placa sem que ela toque o espelho: duas "minhocas" paralelas de silicone para apoiar as beiradas da plaquinha e, depois de curadas, a plaquinha fixada sobre esses duas "minhocas", também com silicone.

 

Olha os dissipadores aqui:

 

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5 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

essa plaquinha esquenta (Acredito que é normal)

Me toquei... Não é normal. O princípio teórico do pwm é zero tensão se saturado e zero corrente se cortado. Sendo P=V*I então P tende a zero em ambos os casos. Na prática uma mornadinha eu permito, ok?

E além do silicone tem a fita dupla face...

5 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

ideia para eu fixar essa plaquinha atrás do meu espelho

 

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Dois palpites impertinentes

 

Uma que talvez seja melhor fixar tudo - fonte, sensor, plaquinha de mosfet, controle etc. - o mais na borda possível. Vai que desses dispositivos escape algum elétron mais ousado que, com o tempo, cause alguma alteração no metal de trás do espelho... pelo menos a mancha não fica bem no meio, no meio da cara de que se olha no espelho.

 

E o segundo é, seguindo a orientação do mestre, usar

 

5 horas atrás, .if disse:

Silicone

 

em lugar da cola quente para tudo. Até para colar o dissipador (ou um mero

 

6 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

pedaço de aluminio para dissipar o calor

 

no mosfet, uma camada fina, como nos isolantes de silicone que a gente encontra em todo lugar, em vez da mica.

 

O silicone comum transparente é para até uns 100°C (se bem que tem uns para até 270°C) e uma vez curado não reage mais com nada. Se bem que tem silicone neutro e silicone com ácido acético. O que tem ácido acético, até curar pode ser que prejudique o metal... teria que experimentar numa beiradinha do espelho, acho. O neutro não reage com nada...

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  • 2 semanas depois...

@rmlazzari58 Colei as plaquinhas em cima de uma chapa fina de mdf de 2,8,, com silicone neutro, e depois colei esse MDF por traz do espelho com cola quente, a principio ficou top. voce disse que não é normal esquentar os mosfets?
Eles esquentam legal, não da pra ficar segurando nos dedos por muito tempo quando acionados.

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Em 04/12/2023 às 11:20, Ed William Nunes filho disse:

porém essa plaquinha esquenta

Está jogando quantos watts nela?

Tenha uma coisa em mente: atrás do espelho a placa não terá ventilação, vai ficar um forno. Quanto pior a questão da ventilação menos corrente pode passar pela placa.

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Em 15/12/2023 às 15:16, Ed William Nunes filho disse:

voce disse que não é normal esquentar os mosfets?
Eles esquentam legal, não da pra ficar segurando nos dedos por muito tempo quando acionados.

 

Em 15/12/2023 às 16:03, Sérgio Lembo disse:

Está jogando quantos watts nela?

Tenha uma coisa em mente: atrás do espelho a placa não terá ventilação, vai ficar um forno. Quanto pior a questão da ventilação menos corrente pode passar pela placa.

 

Os mestres sabem bem melhor que eu. Mas uma vez, seguindo o conselho do mestre @Sérgio Lembo, em vez de um dissipador desses comerciais, fixei um chip - no caso, um amplificador - numa placa de cobre de mais ou menos 1mm de espessura e 120mm de cada lado e não é que o amp parou de soluçar? Em vez do dissipador - que era de alumínio - esquentar por inteiro, perto de onde o chip está fixado, esquenta bem mas na medida que a placa vai se afastando desse ponto, nas beiradas dessa chapa, a temperatura apenas amorna...

 

Só um cuidado: cobre é molenga, quase pastoso. Para furá-lo não pode fezer muita força senão ele empena, fica meio que afundado ao redor do furo e aí o "tab" de metal do componente não fica totalmente em contato com o cobre.

 

Mais à notinha trago uma foto mas não tem mistério.

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Como fixar um chip numa placa de cobre: deixei a placa fixada apenas pelas beiradas o resto não toca em nada exceto o ponto em que o chip foi fixado. Embaixo da placa de cobre tem uns furos iguais os outros, no fundo da caixa.

Facilitou o fato de que a parte metálica desse chip é ligada internamente ao terra. No caso do mosfet, se não me engano, essa parte metálica é o dreno.

 

XTucBHD.jpg

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@Sérgio Lembo

Em 15/12/2023 às 15:03, Sérgio Lembo disse:

Está jogando quantos watts nela?

Tenha uma coisa em mente: atrás do espelho a placa não terá ventilação, vai ficar um forno. Quanto pior a questão da ventilação menos corrente pode passar pela placa.

Então, vou fazer um teste agora, nesse em questão que disse que esquentou eu alimentei a placa com uma fonte de 200Watts, no anuncio dessa placa diz que é ate 15Amp sem refrigeração e ate 30Amp com refrigeração. Se eu pluguei 200Watts nele eles esta passando esses 200Watts? Mesmo que a fita de LED não consuma metade dessa potencia?

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Em 21/12/2023 às 11:45, Ed William Nunes filho disse:

Se eu pluguei 200Watts nele eles esta passando esses 200Watts? Mesmo que a fita de LED não consuma metade dessa potencia?

Não. É a mesma situação da tomada da sua residência. Mesmo aguentando um secador de cabelos (1000W) se for colocado um abajour de 6W teremos apenas 6W. O que vale é a carga colocada.

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  • mês depois...

Pessoal, reabrindo aqui a conversa,

 

O modulo relê esta funcionando perfeitamente. Queria saber agora uma alternativa para automatizar esse controle da iluminação. Andei Pesquisando soluções baratas achei o Sonoff, porém ele só aceita input 110V, ai eu teria que fazer a instalação antes da Fonte, assim, inutilizando o meu sensor. teria alguma outra opção, que integre com alexa e google e via app para automatizar? que ao mesmo tempo eu deixe o meu sensor operante?

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Pelo que sei, aproveitando o que você fez, acho que não teria nada simples que funcionaria em conjunto c/ o botão sensor.

Do ponto de vista de hardware, um ESP32 entre o sensor e o controlador PWM resolveria, mas você teria que programar ele (existem exemplos de servidor c/ a função dimmer na net, mas você teria que adaptar a programação lendo o comando enviado do seu sensor, vendo se ele mudou etc...).

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