Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação entre Fonte 12V e Fita de LED


Ir à solução Resolvido por Ed William Nunes filho,

Posts recomendados

9 minutos atrás, Ed William Nunes filho disse:

@Renato.88 O @.if deu uma sugestão de um circuito ali que funcionaria melhor com dois transistores

Aquele circuito ali é meu, eu desenhei. Inclusive já usei em aplicações minhas e não tive problemas. Postei na página anterior, mas como ficou no final lhe passou batido. 

Repara que eu coloquei as letras Y-, VDD e GND que é exatamente o que está na sua placa. 

Na outra página do tópico onde está a postagem original tem mais informações sobre o circuito. 

21 minutos atrás, Ed William Nunes filho disse:

penso em gastar ai uns 10,00 por circuito

Aí depende, pois tem quem vende somente o mosfet por esse preço. 

2 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Perfeito, não vejo nada errado. Pra achar algo errado do @Renato.88 vai ter que procurar bastante kkk.

Não exagera kkkk. Ja postei umas bobagens também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A discussão de como turbinar o dimmer está ótima mas permanece uma questão: destina-se a um espelho onde o usuário estará próximo, não é iluminação ambiente. Muita luz próxima aos olhos incomoda, ofusca, não é desejável. Se o espelho for grande, que se use fita com poucos watts por metro, 36W ou mais de luz próximo olhos do usuário é muita coisa. Replico abaixo a foto com o uso do dimmer.

71ouPHSYZZL._AC_UF894,1000_QL80_.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo te digo que ainda tem cliente que reclama mesmo usando essa fita de 14watts por metro... 

O fato de jatear o espelho para remover a camada de nitrato deixa o efeito de difusor, que acaba ofuscando o brilho do led, hj a maioria dos projetos são grandes, já fiz espelhos de quase 4 metros quadrados. Usei esse sensor de 3A ou seja, estou torcendo pra não me dar dor de cabeça. Por esse motivo a ideota como fala o @.if de turbinar o meu sensor. Esses espelhos são usados com pouca frequência, mas já vendi espelhos também para provadores de loja, aí é uso continuo praticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Ed William Nunes filho disse:

@Sérgio Lembo te digo que ainda tem cliente que reclama mesmo usando essa fita de 14watts por metro... 

O fato de jatear o espelho para remover a camada de nitrato deixa o efeito de difusor, que acaba ofuscando o brilho do led, hj a maioria dos projetos são grandes, já fiz espelhos de quase 4 metros quadrados. Usei esse sensor de 3A ou seja, estou torcendo pra não me dar dor de cabeça. Por esse motivo a ideota como fala o @.if de turbinar o meu sensor. Esses espelhos são usados com pouca frequência, mas já vendi espelhos também para provadores de loja, aí é uso continuo praticamente.

Se o mercado cobra e paga, se faz o fornecimento. Pergunta: há mesmo a necessidade de ser através desse sensor, não pode ser um controle com potenciômetro rotativo ou linear? Construir um PWM é tão simples, mais simples que as adaptações propostas e te proporcionariam várias saídas de 10A  ou mais num único controle com baixíssimo custo.

Ou até mesmo adquirir PWM pronto para não ter esse trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo hj o diferencial que há no mercado é o touch que tem no espelho. Infelizmente é onde nós destacamos da concorrência que até o momento não tem esse mecanismo. Anexo o último projeto que fiz, usei um outro sensor de saída 5A, esse espelho tem +- um consumo de 8A

É por isso que preciso potencializar essa saída, pra eu ficar tranquilo que esse sensor não vai estragar e me dar manutenção. Nunca aconteceu mas eu sinto que uma HR vou ter problema

IMG_20230923_132804.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal. Esses dias comecei a fazer um pequeno layout para PCI do driver pra fita de led versão @Renato.88 pro nosso amigo@Ed William Nunes filho não ficar fazendo com placa perfurada. Mas a plantação de pepinos começou a dar frutos😬 e só hoje dei uma finalizada. Fiz trilhas bem grossas para a parte de alta corrente e coloquei o mosfet de um jeito que dá espaço pra colocar um dissipador se necessário.  Espero que os vídeos do youtube sobre confecção de PCI sejam suficientes para ele fazer, não sei se vou poder entrar aqui por esses dias, qualquer coisa deem uma luz pra ele, abraços! 

layout_driverled.thumb.jpg.120eaa9475c213fff4749f82e6d66deb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando as opções de mosfet disponíveis encontrei isso:

modulo_driver_pwm_5_36v_15a_400w_3591_1_

Por uma ninharia, R$9,00. Diz suportar até 15A sem refrigeração e 30A com refrigeração. Os mosfets são de 40V, uma boa folga para seus 12V de  trabalho. Mas há um porém: no circuito sugerido pelos colegas é utilizado a saída de potência do seu módulo. Aqui vai ter que puxar um fio do gate ou, se não quiser fazer isso, montar um pequeno circuito (coisa fácil) inversor que pode até ser uma simples porta lógica que trabalhe nos 12V. Nesse caso seria comprar placa ilhada dupla face (as ilhas não descolam fácil, diferente da face simples) e ligar poucos fios, coisa muito simples. Passaria a ter um sistema modular de 15A cada módulo sem limites de ampliação.

Site da Smart Kits

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pessoal, dei uma sumida aqui, mas ainda não desisti de fazer essa amplificação do meu sensor, Mais fácil do que o desenho que da PCB que o @Andreas Karl fez impossível. Vou retomar aqui o projeto e posto o resultado aqui para vocês.


@Sérgio Lembo, acredito ser esse o circuito pronto que me apresentou, esse puxar um fio do Gate, o que necessariamente seria?  image.png.e4e3070ca79ade80fba514636206cdfd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ed William Nunes filho disse:

esse puxar um fio do Gate, o que necessariamente seria?  

Significa pegar os fios antes de entrarem nos MOSFETs originais. 

La na placa, são as trilhas que passam pelos resistores R5 e R7. 

Teria que soldar os fios ali, naquela linha pra fazer essas plaquinhas funcionarem corretamente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal, cá estou eu novamente... andei pesquisando mais opções encontrei esse tipo de sensor

 

image.png.f451d0c9841f9694e41031147e532d17.png

 

Ele vai operar entre minha Rede 110/220 e minha fonte de 12V, acredito que resolveria meu problema, porém, fico pensando que toda vez que a pessoa acionar o Led ele vai demorar alguns segundos para acender pois a fonte vai levar alguns segundos para ligar, acredito que para carregar o capacitor, e vai demorar um tempinho para desligar tambem e,  tambem perderia a função de Dimmer, mas estou pensando seriamente nessa função de DImmer, pois tenho percebido que o pessoal quase não usa o Dimmer.

 

o que pensei, para projetos maiores onde exigam mais que 60W eu usar esse sensor, e para os projetos menores usar aquele meu sensor de 5A.

 

Aguardo vossas opiniões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

função de Dimmer

 

Pensando num potenciômetro "touch" para um amplificador, encontrei esse dispositivo aqui:

https://br.mouser.com/ProductDetail/SparkFun/PRT-13144?qs=WyAARYrbSnZRTI7clGqkSg%3D%3D

 

13144-action.jpg

A ideia, no meu caso, seria aumentar ou diminuir o volume correndo o dedo sobre uma superfície e esse potenciômetro pode ser configurado como estéreo... mas também com apenas 1 canal.

 

Ainda não realizei, não sei como se usa esse dispositivo.

 

Também estou considerando fazer um "strip" com alguns touch sensor do tipo TTP223.

71ev3zVbKHL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg

 

Como essas plaquinhas medem ~1cm de largura, um "percurso" do dedo em ~10cm daria 10 diferentes gradações. E na saída, cada TTP teria um resistor diferente e todos eles excitando a base de um único transistor. Dependendo da resistência, esse transistor saturaria ou não.

 

Também dá para bolar, no lugar do transistor, um 555 que receba, no pino 2, diferentes tensões para variar a saída via PWM. Acho que dá para bolar algo por aí...

 

Talvez não seja adequado, por exemplo, para espelhos em provadores de loja, em que a intensidade da luz de fundo do espelho não precisa ser tão elaborada assim. Mas para espelhos domésticos, poder graduar a luz correndo o dedo sobre uma tira ou até uma marcação no próprio espelho, poderia ser, como a turma brinca, "um plus a mais"...

 

Tem mais umas ideias nesse sentido aqui (clique)...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, rmlazzari58 disse:

um "percurso" do dedo em ~10cm daria 10 diferentes gradações

Olha isso que fofo .. e caro...

e12-bms00040-_.jpg

https://www.bestmodulescorp.com/bms00040.html

 

Via googe imagens capacitive touch slider. (clique)

Me fez lembrar um projeto da microchip que vi há + de 1 década atrás... Na época quase senti vontade fazer. Mas isso é literalmente coisa do passado. "Recentemente" comprei alguns sensores de gesto pra elevar o conceito de wireless pra outro nível: a ideia foi usar pra colocar num controle remoto pra mudar canal e volume apenas passando a mão por ele. O projeto está em banho maria e as peças ainda estão no plástico.. sério.. nem seu onde deixei kk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

a fonte vai levar alguns segundos para ligar

Algumas fontes fazem isso porque tem um circuito de proteção. Quando liga, ele analisa se tem algo errado, se tiver certo liga. 

Existem fontes que não tem esse tipo de coisa, ou quando tem funciona mais rápido. Se você encontrar delas pode acoplar ao aparelho que mencionou. 

 

18 horas atrás, Ed William Nunes filho disse:

vai demorar um tempinho para desligar

Nesse caso sim, pode ser obra do capacitor. 

15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Também estou considerando fazer um "strip" com alguns touch sensor do tipo TTP223.

Creio que pra isso funcionar bem, precisa de um circuito a parte ligado aos sensores. Algo como flip-flops e derivados como memórias ou contadores. 

Pois se deixar "na mão" dos sensores dependendo de como a pessoa passar o dedo vai virar uma bagunça de resistores ligados ou não em sequência errada e não vai acionar o transistor ou circuito de PWM de modo correto. 

15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

na saída, cada TTP teria um resistor diferente e todos eles excitando a base de um único transistor. Dependendo da resistência, esse transistor saturaria ou não.

Não funciona bem assim, precisa de mais transistores e outros componentes. Mas entendi que deu uma explicação resumida que chamamos aqui de "à grosso modo". 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria do parecer dos mestres para essa ideia:

 

zPnvcOo.jpg

 

O datasheet do sensor de toque TTP223 está aqui (clique).

 

Esse sensor seria setado para funcionar como um botão com trava: tocou uma vez, sua saída fica 1; tocou a segunda, a saída fica 0.

 

Já os diodos poderiam ser de germânio (1n34a ou 1n60) para diminuir a queda de tensão nas suas saídas.

 

Quanto ao mosfet, coloquei um dos mais populares. Mas acho que poderia ser outro, que vocês acham?

 

Pode ser que operação fique um pouco

 

Em 10/11/2023 às 12:54, Renato.88 disse:

uma bagunça

 

mas como é para um simples espelho, oras... se não der certo na primeira é só a pessoa passar o dedo de novo. Para desligar, seria só tocar no primeiro TTP223, o de cima. Ou bolar alguma outra coisa para que o primeiro não seja parte da fileira, que sirva só para ligar e desligar a fileira...

 

Se conceitualmente a ideia estiver boa, aí seria questão da calcular os resistores.

 

Me baseei nessa ideia aqui (clique) onde tem o vídeo abaixo:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Já os diodos poderiam ser de germânio

São ultrapassados... 

Quando quiser uma queda de tensão menor têm os diodos rápidos, aqueles das fontes chaveadas que são mais modernos. 

38 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Quanto ao mosfet, coloquei um dos mais populares. Mas acho que poderia ser outro, que vocês acham?

Mosfet ou BJTs fica bom trabalhando com pwm. 

Desse jeito aí, trabalhando linear fica ruim. 

Pois a faixa de tensão pra dar os tons de meia luz é muito pequena, além dele esquentar bastante. 

O transistor comum, dependendo da forma como instalar tem uma variação maior. Apesar de esquentar a mesma coisa. 

Circuitos lineares são interessantes em casos específicos. 

49 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

mas como é para um simples espelho, oras... se não der certo na primeira é só a pessoa passar o dedo de novo. Para desligar, seria só tocar no primeiro TTP223, o de cima. Ou bolar alguma outra coisa para que o primeiro não seja parte da fileira, que sirva só para ligar e desligar a fileira..

Se for para o seu uso, até funciona. Pois você sabe como funciona. 

Mas para alguém que nunca viu, não dá certo. 

Se a pessoa toca o dedo em um sensor qualquer o led acende. 

Se toca no do lado ou em outro qualquer vai continuar aceso. 

E depois pra desligar? 

Vai ligando um, desligando o outro e nada dos leds apagarem. 

Talvez, se colocar um led ao lado de cada sensor pode ajudar. Mas não fica 100% funcional. 

Seria mais interessante, se só funcionar um sensor de cada vez. Cada um acionando seu resistor e controlando um oscilador PWM. 

Por isso eu disse que seria necessário um circuito de flip-flops. Dessa forma, os TTPs devem trabalhar em modo pulso. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato pwm é bem melhor. Mas caso queira fazer experimentos lineares com ele e aproveitar os milhares de

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

TTP223

que você tem, pesquise e entenda o conceito de seguidor de emissor. Seguindo sua emissão...

zPnvcOo.jpg

... olha isso...

transistor-emitter-follower-circuit-04.s

https://blog.raisa.com.br/circuito-seguidor-de-emissor-com-transistor-amplificador-de-coletor-comum/

O do carinha do Vídeo pode até funcionar mas tem as questões de

52 minutos atrás, Renato.88 disse:

dele esquentar bastante

o que não deve ser diferente com bjt... por isso dissipador lhe cai bem

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal mesmo seria montar um circuito de PWM... mas esse nível não é para o bico de "dummies" como eu. Quem sabe dá para tentar algo mais simples?

 

Li algumas vezes a lição sobre

Em 11/11/2023 às 16:24, .if disse:

seguidor de emissor

procurei em outros sites mas não entendi nada. Esse transistor ficaria no lugar do mosfet, é isso? Ou cada TTP teria um transistor desses em sua saída? Fiquei realmente boiando...

 

 

Bem... quanto à queda de tensão nos diodos, de fato os schottky são melhores e mais fáceis de encontrar que os de germânio. Tem os 1N5817/18/19, que tem características, preço e disponibilidade bem legais.

 

Mas quem sabe dá para conviver com quedas um pouco maiores, ainda mais considerando que os resistores nas saídas dos TTPs já são para isso, mesmo, para modular a tensão no gate? Questão de ir calibrando, acho...

 

E quem sabe, em vez de diodos comuns dê para conviver com

Em 11/11/2023 às 15:33, Renato.88 disse:

um led ao lado de cada sensor

?

 

 

Quanto a

Em 11/11/2023 às 15:33, Renato.88 disse:

E depois pra desligar?

quem sabe dá para montar tudo isso num temporizador?  Algo parecido com isso:

 

Na beirada do espelho, numa parte desmetalizada teria uma pequena faixa pintada com tinta por trás do vidro e, atrás dessa faixa, escondida, a fileira de TTPs. Numa sofisticação, em vez de pintar essa faixa, ele poderia ser uma tira de filme de plástico opaco, branca talvez, colada por trás do vidro e sobre a qual estivessem impressos números indicando o nível de brilho. Ao lado do número (ou sobre ele, um led para cada TTP...

 

Se a pessoa tocar em qualquer um desses números, a fita de leds acende na intensidade correspondente ao número. Aí a pessoa pode ir mudando a intensidade a gosto.

 

Depois de um tempo - digamos 10 ou 15 minutos - se nenhum TTP for excitado, a fita de led se desliga sozinha.

 

Isso seria possível usando um truque: a cada 15 minutos o sistema todo apaga por um tempo mínimo, ns talvez, e volta a ligar, ressetando a fileira toda de TTPs... ou algo assim. Se a pessoa não tocar pelo menos no primeiro TTP da fileira, a fita toda apagada.

 

(Mas já pensou que o toque para ligar a fita pode ocorrer faltando 10 segundos para o próximo resset? Aí o usuário pode dar uma resmungada e tocar de novo no lugar desejado, rs...)

 

***

 

Pensei também em um sistema de um único "botão", um único ponto sensível. Você chega na frente do espelho, dá um toque no lugar certo e a fita de led bilha no nível 1 (pouquinho). Um segundo toque, e a intensidade vai para 2 (intermediário). Um terceiro toque e o brilho é máximo. Num quarto toque, desliga tudo.

 

Quem sabe usando um CD4017/22? De toda forma, essas propostas todas, dados meus parcos conhecimentos, esbarram na dificuldade de PWMizar, já que as saída desses contadores, no nível de conhecimento que tenho, também seriam usados para cutucar a base (ou o gate) de transistores...

 

Bom, ficam aí essas, como diz a @.if, ideotas, rs...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Esse transistor ficaria no lugar do mosfet, é isso?

É isso amigo:

led-seg-emissor.svg

 

É que eu (eu) tenho dificuldade em mentalizar mosfet no modo linear. Imagine o seu circuito controlando esta base acima...seus R's e etc. Claro ndv arduino e 5V. Também ndv germanio e tal. Diodo comum mesmo. Também transistor de potência tipo darlignton lhe cai bem.

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

um toque no lugar certo e a fita de led bilha no nível 1 (pouquinho). Um segundo toque, e a intensidade vai para 2 (intermediário). Um terceiro toque e o brilho é máximo. Num quarto toque, desliga tudo.

 

Quem sabe usando um CD4017

É isso aí amigo. o 4017 é um bom candidato.

Outra opção pra você googlar é 555 pwm led dimmer . É quase bem simples... aí sim... mosfet.

_b6i93s0x9I.blob?auto=compress&w=900&h=6

 

Apesar que tem mc que tá ficando com muita vontade ficar + barato que um 555

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Depois de um tempo - digamos 10 ou 15 minutos - se nenhum TTP for excitado, a fita de led se desliga sozinha.

A ideia do temporizador é boa. 

Mas 2 ou 3 minutos já tá de sobra, a não ser que seja espelho pra maquiagem ou corte de cabelo. :lol:

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

O ideal mesmo seria montar um circuito de PWM... mas esse nível não é para o bico de "dummies" como eu. Quem sabe dá para tentar algo mais simples?

O caminho do pwm começa no 555. Pra você é fácil, já fez um circuito com ele antes. 

Se colocar vários resistores na saída dos seus TTPs e ligar no pino 7 não precisa de transistor. Somente o transistor do pino 3 lá na saída, aí pode ser o mosfet. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

procurei em outros sites mas não entendi nada. Esse transistor ficaria no lugar do mosfet, é isso? Ou cada TTP teria um transistor desses em sua saída? Fiquei realmente boiando...

Seguidor de emissor é somente ligar o positivo da carga no emissor de um npn. 

Dessa forma se controla a tensão na carga mediante a corrente que circula na base. 

Se faz assim com fontes de alimentação variáveis e amplificadores de áudio do tipo classe B e seus derivados. 

A forma tradicional de ligar o transistor npn com o emissor no negativo, não permite regular a tensão na carga de maneira simples. Fica uma tensão só, semelhante a um relé. 

O mesmo vale para os MOSFETs de canal N. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pensei também em um sistema de um único "botão", um único ponto sensível. Você chega na frente do espelho, dá um toque no lugar certo e a fita de led bilha no nível 1 (pouquinho). Um segundo toque, e a intensidade vai para 2 (intermediário). Um terceiro toque e o brilho é máximo. Num quarto toque, desliga tudo.

Existe um CI que faz isso. 

Ele é antigo, a primeira vez que eu vi foi em 1996.

Acho que já comentei aqui, trata-se do TT6061A (uma espécie de TTP223 mais completo) ele tem a entrada de toque com o dedo, e a saída é feita pra usar triac. 

Esse circuito vinham em abajures importados da China, as lâmpadas eram incandescentes. 

Ainda tenho um desses nas minhas coisas, qualquer dia vou ver se é possível adaptar leds e MOSFETs no lugar do triac. 

Ele funciona originalmente com 9V, na placa tem um resistor e diodo zener. No caso tenho que ver como são os sinais que ele trabalha 

Atualmente dá pra comprar no aliexpress, tirando o frete de 20 reais o CI é barato. 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Quem sabe usando um CD4017/22?

Tem o 4024 também, funciona de maneira diferente mas é possível usar também. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sempre quis saber como controlar o pwm do 555 por fora com V e ignorar o pot. Sério que funciona?

10 horas atrás, Renato.88 disse:

colocar vários resistores na saída dos seus TTPs e ligar no pino 7

P.ex. pra regular chaveadamente uma V de saída pegando amostra dela e aplicando no 7. De fato é só pra brincar mesmo.. afinal existe ci especialista nisso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A automação pretendida pelo @rmlazzari58 até dá para ser implantada de forma analógica mas vai ficar um circuito monstro para pouca coisa. Um Arduino simplifica e muito, torna o projeto mais elegante e simples. É verdade que tem a parte da programação e eu indico o Arduino por conta disso. A IDE é simples, não necessita de muitos conhecimentos para andar ali.

Ao contrário de outras IDEs que por pretenderem dar muitos recursos fazem os novatos se perderem no Arduino tudo foi feito para o entusiasta que não possui grande formação dar seus primeiros passos, daí a sua grande popularidade. O processador AVR 358P não é o melhor, prefiro mais os STM32, mas a quantidade de memória disponibilizada e o imenso numero de tutoriais disponíveis na internet dá ao novato a possibilidade de fazer seus projetos sem se preocupar com rotinas de desempenho, deixe as grandes performances para outro estágio de aprendizado, não se começa uma casa pelo telhado.

Invista num Arduino para aprendizado, com pretende ligar cargas compre módulos de relé e de mosfet, fica um conjunto de LEGO de ir encaixando peças sem se preocupar com detalhes de elétrica e afins.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, .if disse:

Sempre quis saber como controlar o pwm do 555 por fora com V e ignorar o pot.

Pois é, também já me deparei com essa questões várias vezes. Pensei num arranjo, mais tarde escaneio, aqui, mas acho que ficou estranho...

 

4 horas atrás, .if disse:

existe ci especialista nisso...

Qual?

 

56 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Arduino

Aff... apelou, hehe...

Mas sem dúvida é o melhor, o mais

57 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

elegante e simples

 

 

E descobri um dispositivo que não só dimeriza fita de led atrás do espelho como também traz um pequeno quadradinho que se cola no centro do espelho, pela parte de trás, para desembaçá-lo, acho que o aquece levemente...

 

Parece bem prático mas não tem graça porque já vem prontinho. Sem fazer propaganda nem dele (deve ter outras marcas por aí) nem do vendedor ou do site de vendas, só como exemplo, olha ele aqui (clique).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
27 minutos atrás, rmlazzari58 disse:
4 horas atrás, .if disse:

ci especialista nisso...

Qual?

São dezenas, centenas talvez milhares de ci's amigo. Uma simples busca ci pwm fonte chaveada te leva a eles. Curiosamente na busca aparece até com 555 ...

image.thumb.png.35a1b71426b64d5a73a9234f3f96a7f7.png

obs: não vi o Vídeo... 🙃

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!