Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito integrado para uma lanterna de cabeça


Steaumpunk
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Bom dia, Boa tarde, Boa noite!

 

Gostaria de uma ajuda para achar um circuito integrado de uma lanterna de cabeça.

Recentemente eu comprei uma lanterna de cabeça e ela deu queimou, eu gostaria de manter o circuito original, a lanterna é xing ling, (NÃO TEM GALANTIA, COMPLÔ PORQUÊ QUIS), enfim, esta é a placa de circuito e a forma como ela é ligada e o CI só tem estas informações escritas "0705 190764", não achei nada sobre ele na internet. Alguém poderia me ajudar por favor? ou se tem algum CI equivalente que possa substituir.

 

1 - O LED acende 100%

2 - O LED acende 100%

3 - O LED pisca

4 - O LED apaga

 

 

photo_2023-10-16_19-31-18.jpg

LANTERNA DE CABEÇA.jpg

photo_2023-10-16_19-51-53.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steaumpunk Esses CI chineses são ruins de achar, e pelo desenho da placa não tem nenhum indutor, o que me faz pensar que o CI usava algum tipo de regulador linear pra carregar a bateria e a corrente do LED era limitada pelo resistor R1 de 20 ohms apenas, e a placa não tem nenhum plano de terra embaixo do CI pra ajudar dissipar o calor, mesmo se trocar ele queima de novo, a menos que você faça alguma gambiarra pra colocar um dissipador nele.

 

Eu pra salvar essa lanterna, usaria uma plaquinha TP4056 com proteção, pra carregar a bateria e o resistor de 20 ohms/1W pra limitar a corrente, dai adaptava uma chave gangorra pequena pra ligar e desligar o LED e pronto, isso manteria o carregamento USB, e a plaquinha protegeria a bateria contra sobre descarga, só ia perde a função pisca pisca.

 

 

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Steaumpunk disse:

eu gostaria de manter o circuito original

Difícil... 

27 minutos atrás, Steaumpunk disse:

Alguém poderia me ajudar por favor? ou se tem algum CI equivalente que possa substituir

Pra vender, não tem. 

Esses CIs são feitos lá na China por encomenda da empresa que faz as lanternas.

Até mesmo por lá, creio que não tem pra vender.

 

A única chance é retirar o CI de outra lanterna que esteja com a carcaça quebrada ou leds queimados. 

 

Pelas funções que diz.... 

29 minutos atrás, Steaumpunk disse:

1 - O LED acende 100%

2 - O LED acende 100%

3 - O LED pisca

4 - O LED apaga

É algo comum, já vi as mesmas funções em outros tipos de lanternas. 

Um empecilho é caso encontrar outra lanterna, a pinagem do CI ser diferente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A história completa é:

 

Eu comprei esta lanterna e o carregamento dela era de uma fonte de 4,2V - 0,500mha de pino redondo, então adicionei a plaquinha TP4056 USB-C para carregar as baterias litokala pois as que vem com a lanterna são muito ruins. A lanterna durava mais de 4 horas ligada e nisso derreteu um plástico que ficava colado ao LED e isso fazia a lanterna esquentar muito e sem falar que o LED estava colado com uma fita dupla face no dissipador de calor pra piorar tudo, então removi o plástico, passei pasta térmica cinza, e com o tempo depois o CI queimou.🥲

mas será que dá pra criar uma plaquinha do zero com as mesmas funções? usando um CI diferente? talvez um 555?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Steaumpunk disse:

mas será que dá pra criar uma plaquinha do zero com as mesmas funções? usando um CI diferente? talvez um 555?

Aí pode ser. 

Com o 555 até funciona, mas aí teria que colocar outro tipo de chave pra ligar, desligar e piscar. 

Com a chave que está, é possível usar o 555 só pra ligar e desligar. 

 

Uma opção que pode deixar idêntico ao original, é o uso de um micro controlador. Um tipo de ci "vazio" que via computador você pode colocar ele pra fazer o que quiser. 

 

CIs maiores, como as portas lógicas de 14 ou 16 pinos também podem fazer as funções, mas aí vai precisar de bastante componentes adicionais. Nesse caso o circuito ficaria grande. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Steaumpunk disse:

aproveito a plaquinha

Vai ser bem complicado, o 555 tem uma ligação diferente. O trabalho de ficar serrando as trilhas pra adaptar os novos componentes vai acabar não compensando. 

Outra coisa que tem que ver é a corrente do led, pode ser que a saída do 555 não suporta e ele vai acabar queimando. 

Nesses casos se usa um transistor pra amplificar o sinal. 

O circuito em questão seria assim:

images?q=tbn:ANd9GcRtN_KVJfTYoEiR2ujpUIz

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vou vou fazer todos estes testes, vou testar qual é a tensão e corrente que o LED trabalha para adaptar corretamente.

Assim que eu terminar de fazer algumas manutenções, vou começar a testar e vou postando aqui. Eu ia hoje comprar os componentes, mas estava chovendo e também nem tive tempo de desenhar o esquema no EasyEAD para saber como ficaria. eu também observei bastante a placa e não seria legal ter que raspar as trilhas,

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Me deparei com um outro problema, eu vou usar uma bateria de litio 3,7V 18650 com as baterias em paralelo, e o 555 a tensão mínima dele é 4,5 então o circuito vai parar de funcionar quando as baterias ficarem descarregasdas

 

 

Estava vendo outras opções usando mosfets NPN e um transistor, mas será que tem algum mosfet NPN que funcione na faixa de 1V a 5V?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um tipo de 555 que funciona a partir de 2v, o 7555 ou TLC555, um exemplo aqui, que em vez de internamente usar BJTs, usa mosfets. E o mosfet IRLZ44N também funciona a partir de 2 volts.

 

Mas tava pensando... não vai ter um regulador elevador de tensão para aumentar desses 3,7v para 5v? Algo como um MT3608, aqui? Digo, no mínimo para que a intensidade da luz não varie na medida em que a carga for terminando?

 

E também estava pensando... quem sabe dá para adaptar uma chave HH de 3 posições? Desligado, piscando e ligado direto? Conheço até umas chaves HH com 4 posições (100%, 50%, piscando e desligado) mas não são tão pequenas quanto as de 3 posições...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não faço questão do pisca alerta já que me incomoda demais, mas pelo menos que fosse [ON-100%], [ON-50%], [OFF], mas no mesmo botão e também é questão de espaço, não sei se caberia o MT3608 + o BMS + circuito "FLIP FLOP" na carcaça onde vão as baterias.

lanterna.jpg

photo_2023-10-18_17-55-592.jpg

photo_2023-10-18_17-56-05.jpg

photo_2023-10-18_17-56-09.jpg

o BMS ainda tive que raspar as laterais para poder encaixar de baixo do circuito da lanterna. Como vou ter que tirar o circuito queimado para colocar novos, talvez dependendo de como ficar o projeto possa ser que acabe encaixando ali dentro, mas tem que ser tudo SMD. 

Se eu tiver [ON-100%], [ON-50%], [OFF] seria maravilhoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Steaumpunk disse:

Se eu tiver [ON-100%], [ON-50%], [OFF] seria maravilhoso.

Num único botão de pulso e nesse espaço que tem aí, acho difícil. Tem uns CIs contadores como o CD4017, que a cada pulso mudam a saída, em até 10 pinos, mas são um pouco grandes. Mas como já vi os mestres daqui dando nó em pingo d'água...

 

Agora, o conjunto

22 minutos atrás, Steaumpunk disse:

MT3608 + o BMS

sem o flip-flop, se for aceitável adaptar uma chave HH de 3 posições, é bem fácil:

 

Posição 1 - corta tudo

Posição 2 - aciona o 555 em determinada frequência

Posição 3 - altera umas resistências do oscilador 555 fazendo com que ele vibre numa outra frequência

 

Aprendi a montar osciladores com o 555 justamente com o pessoal daqui mas não me sinto capaz de adequar, só fiz copiar receita de bolo...

 

Por outro lado, agora que você sabe que há 555 e mosfet de média potência ambos para 2v, talvez nem precise do elevador de tensão, dê para conviver com tensões menores no final da carga das baterias.

 

Vamos ver o que dizem os mestres, @Steaumpunk...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
53 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

adaptar uma chave HH de 3 posições

Se fosse minha Eu faria somente isso. 

Com posição de liga, desliga e meia luz com resistor série. 

Sem eletrônica, só o dispositivo BMS. 

 

Lanterna eu vejo como uso em emergência, não vale a pena ficar inventando moda. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

É possível que seu CI seja um microcontrolador. Caso você tivesse a "oficina", gravaria outra caixa preta.

É um CI dedicado mesmo, pois os leds são ligados diretamente. 

Se fosse um microcontrolador, teria um transistor pra amplificar a corrente. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!