Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor microcontrolador para manusear Eletrônica


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Bom amigos, estou no ultimo ano do curso de eletrônica e preciso de ajuda a respeito do tão famigerado tcc. Preciso de ajuda em relação a qual micro controlador usar em substituição do arduino, assim ter alguma ideia de projeto para demostrar ao professor. Ao longo do curso, gostei de fazer projetos como um amplificador de som, fonte de bancada e entre outros. Quem puder ajudar ficarei grato 🙏, claro, visando sempre em evitar projetos já prontos da net e aprendendo com os erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais usado é o PIC. Ele é quem estava sendo utilizado antes de aparecer o Arduino.

 

Sua linguagem natural é o Assembly, mas Tem muitos compiladores diferentes que ele aceita, assim ele suporta várias linguagens.

 

Além disso, dependendo do tamanho, ele tem preço mais em conta do que os ATmega que são usados nos arduínos.

Mas claro, devemos levar em conta suas limitações. Por terem uma arquitetura mais antiga são bem mais simples

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito da linha STM32, um ARM de 32 bits produzido pela STMicroeletronics. São muitos modelos, todos com uma gama de timers com muitos recursos, a maioria com DMA (acessório de performance muito interessante); a linha F4 (STM32F4XX) vem até com ponto flutuante e operações de 64 bits na ALU. A IDE da ST por oferecer muitos recursos talvez te confunda, o mesmo vale para outras IDEs parrudas. O bom dessa linha é que pode ser facilmente programada pela IDE do Arduino que você já conhece. O custo não é elevado e são fáceis de se encontrar. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Boa ideia, tava pesquisando a respeito dele. Mas minha dúvida é será q é possível fazer projetos com eles q surpreenda os professores ou algo muito da hora...

@Sérgio Lembo Vou dar uma pesquisada, parece que é possível fazer inúmeros projetos com ele. Vi um comentário seu que TCC igual lego, juntar peça por peça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O telhado é a última coisa se se coloca na casa. A escolha do processador e versão também. Pense no que vai fazer, na forma como pretende construir e controlar seu projeto, os recursos de periféricos que irá utilizar. No momento de escolher o processador veja qual modelo possui os requisitos do projeto. Em um mesmo modelo vai encontrar versões de 20 pinos a 144 pinos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um projeto simples que dá para fazer é um controlador de velocidade de motor por PWM. O lixo que se vende por aí são controladores de tensão por PWM para controlar o motor. Se na operação a carga sobre o motor subir a rotação cai. Um verdadeiro controlador de velocidade mantém a rotação independente da carga sobre o motor. São 2 as soluções: retorno de rotação e retorno de corrente. Controladores mais sofisticados utilizam ambas informações. O retorno de rotação pode ser obtido por encoder  ou tacômetro de precisão (caro pra dedéu). O encoder pode ser feito com peças do SCROLL que tem no mouser. O retorno por corrente é um barato resistor de shunt para medir a corrente sobre o motor.

A equação é simples: em um motor DC ideal sua resistência interna é zero. Estando estabilizado o campo (ímã nos motores pequenos) a rotação é proporcional à tensão aplicada e a corrente varia em função da carga sem alterar a rotação. No motor real a resistência interna existe e é considerada como estando em série com o motor ideal. Assim sendo a tensão sobre o motor ideal (e por consequência sua rotação) é a tensão aplicada menos a queda de tensão sobre a resistência interna. Conhecendo-se a corrente sempre que esta variar (houve variação de carga) altera-se a tensão aplicada para manter constante a tensão sobre o motor ideal. Em máquinas com campo bobinado consegue-se uma precisão de velocidade de 1% com esta técnica simples. Na máquinas com ímã nunca testei mas com certeza será bem melhor quer as tranqueiras vendidas por aí. O kit de demonstração será um módulo do processador escolhido, transistor mosfet, resistor shunt, o motor e um hélice no eixo, tal qual um mixer. Pra ficar legal um display 16X2 com informações. Vai também um potenciômetro para ajuste de velocidade e outro para ajuste da resistência interna do motor. Na demonstração um copo com água para ter carga variável (mixer girando no ar ou dentro dágua). Sai uns R$ 200,00 a brincadeira.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Só pra constar, arduino não é um mc e sim uma plataforma de desenvolvimento que suporta vários mc sob mesma linguagem.

Sobre o título: não existe o mais melhor nem pior. Existe o mais adequado e audaciosamente indo onde você ainda nem foi, o mais eficiente financeiramente falando. Falando na eficiência financeira e mais, somando ao que Serjão adicionou, um pic10f(clique) 8 bits, 1k de flash, 16 bytes de ram, 4Mhz 4 pinos pode custar mais caro do que um raspberry pi pico (clique)  rp2040 32bits, 100+MHz, milhares de KB, dezenas de pinos e muitos etc.

Sobre a linguagem é algo como discutir religião ou política: melhor ficar na sua.🤪

Escolha não só aquela que te apetece mas sugiro a que é mais popular. A plataforma arduina trabalha com algo como c, c++, phyton ... as que usei... talvez + outras.

Sobre o projeto: não reinvente a roda. Pesquise/baseie em pre-existentes. A não ser que você tenha algum dna de steve jobs, bill gates e afins... Falando nisso..

[off..

Sim moro no mato. Entre o entardecer e anoitecer as vezes fico na varanda mexendo com coisas. Mas uma nuvem de mosquitinho borrachudo quer me levar. Coloco daqueles repelentes espirais pra ajudar mas um ou outro me sugam. Daí me veio uma iluminação: misturar um amaciante ou sabão em pó com repelente... ao lavar a roupa ele fica incrustado na roupa fazendo seu efeito... Pena que não sou do ramo da química senão dava até pra inventar algum... fica aí a dica pra algum químico. Uma boa oportunidade de negócio principalmente nesta época de dengue e afins... quero meus royalites hein...

 

Quase on... invente um repelente de maritaca pra mim. As f.d.p. fazem ninho na minha cabeça e mente. Certa feita imaginei um sinal de ultrasom modulado com um áudio de uma águia faminta p.ex. E torcer pra que a maritaca ouça mentalmente o sinal demodulado e caia fora 😁. Se algum biólogo estiver me lendo, e aí... dá liga? 🤪

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/02/2024 às 07:21, .if disse:

Quase on... invente um repelente de maritaca pra mim. As f.d.p. fazem ninho na minha cabeça e mente. Certa feita imaginei um sinal de ultrasom modulado com um áudio de uma águia faminta p.ex. E torcer pra que a maritaca ouça mentalmente o sinal demodulado e caia fora 😁. Se algum biólogo estiver me lendo, e aí... dá liga?

Acho que nunca fez tanto sentido aquela expressão que aprendi aqui "usar um canhão pra matar um passarinho", acho que agora cairia bem. kkkkkk

 

Quanto ao tópico, sobre o que inventar, acho que esta é fácil, pois tem muito exemplo por aí,com os arduínos da vida, o difícil é saber o que não foi inventado ainda para impressionar o professor.

 

Talvez se você usar o mais difícil de programar deles, e fazer algo legal com o que possui menos recursos, será que o professor não ficará impressionado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
42 minutos atrás, Blumer Celta disse:

um canhão pra matar um passarinho

Se o canhão for o tempo de pesquisa, custo da equipe multidiscplinar, laboratórios, testes e etc até que pode considerar. Mesmo assim se resolver o problema, tem quem pague o preço que for pra mandar estas f.d.p. e o prejuízo da comilança de fios, sujeita, mrd e etc pra longe. Há ainda a questão da cópia chinesa depois.

Mas se for algo open source sem interesse financeiro, nem tanto. De fato, depois de definir um suposto sinal ultrasônico que detona este bicho, um mc de menos de u$1,00 pode dar conta de gerar ou controlar ele.

Ah... Há também um canil que tem num vizinho que p.q.p. de latição! Penso seriamente em mandar um ultrasom direto pro ouvido do cão. O sistema detectaria latido e ziiimmmmm...😁

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!