Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux: Porque usar, quando usar, qual melhor distro. Mas porque Linux?


Posts recomendados

 

🙂

 

17 horas atrás, Mega Blaster disse:

Qual sua versão favorita (aos que ainda não opinaram). Acha que tem uma que é melhor?

 

ok ok. meu voto: Sempre usei Suse e Fedora/Centos/RedHat, porque eram mais familiares para mim inicialmente. Mas esse lance de distribuição só aparecia pra mim na hora de lembrar qual a p$#%# do gerenciador de pacotes. Seria o yum? o dnf? o zypper? o app-get? Um porre. Houve época em que era cpio e rpm apenas. 

 

E no geral o sistema é só um driver para rodar algo, e o interesse ou necessidade do usuário está nesse algo e não no sistema, então  a distribuição não é assim um critério. 

 

Se você tem uma máquina Linux para fazer uma certa coisa vai provavelmente ser bem desconfiado de atualizações por exemplo. Mesmo reboots podem trazer calafrios. Desligar a força então pode ser traumático.

 

Suas atualizações, se não forem de algo que você escreveu, serão obtidas do próprio desenvolvedor do produto. Não vai esperar pelo pacote aparecer no repositório da distribuição. E se aparecer uma versão nova talvez você não instale mesmo.

 

Se você usa SQLite, o banco de dados mais usado no planeta, e usa por acaso em Linux e compilado a partir da fonte por alguma razão, e tem lá centenas de gigabytes de dados em bancos, não vai querer mudar a versão de compilador, não vai querer mudar nenhuma dependência, tipo mudar versões de openssl ou algo assim. Mesmo versões novas ou atualizações no próprio SQLite só serão instaladas depois de muito pensar, e se você for vítima conhecida de algo que a versão nova corrige ou melhora.

 

Se você usa Asterisk como seu servidor VOIP e tem lá seu hw de telefonia e tudo compilado certinho, vai ver com desconfiança mensagens dizendo que tem que atualizar o kernel do Linux porque tem não sei quantas versões mais novas. Se atualizar o kernel vai ter que recompilar todos os drivers. E se tiver mudado a versão de compilador e aparecerem 500 linhas de erro então?  O mais provável é que não vai mexer em nada...

 

Se você usa algo como dockers, containers para aplicativos, vai pegar os containers prontos e não vai querer mexer em nadinha.

 

É como numa empresa você mudar a versão de BIOS de um modelo de desktop. Você não quer fazer isso. versões de BIOS aparecerem para corrigir problemas. Se você tem esses problemas então você quer. Só nesse caso. 

 

Muitos usuários não tem tempo ou intenção de configurar ou usar sistemas operacionais. 

 

17 horas atrás, Mega Blaster disse:

Ajudem a abrir mais o horizonte de alcance do Linux como um meio gratuito e livre de chegar no mesmo futuro com um nível de qualidade superior ao Windows. Se for belo e coeso, melhor ainda, mas que continue gratuito e transparente, personalizável e aberto. Gostaria que alguém competente fizesse um Famelix robusto como Red Hat, Confiável como o Kali, rápido como Arch e Manjaro, Estável como o Debian, enfim... entenderam.... A soma de todos os fatores de qualidades de cada um mas sem seus medos e defeitos.

 

Sei que eu já escrevi isso, mas o Linux --- grátis e transparente --- é uma cópia intencional e descarada de um sistema proprietário e pago, e foi colocado assim em domínio público de modo então não dá pra culpar tanta gente ao mesmo tempo.

 

E entenda que MacOS é Linux, Android é Linux e Windows tem um kernel Linux incluído e um subsistema Linux embutido, onde distribuições como Debian, Kali, Ubuntu e SUSE podem ser instaladas a partir da loja da microsoft, com um click. E grátis.

 

A Microsoft licenciou Unix para o Xenix, a HP pagou algo para usar o Unix no HP-Ux, a Sun pagou para usar o Unix no Solaris, a Digirede no Brasil pagou para usar o Unix no Digix, a IBM pagou para usar no Aix... E aí alguns se revoltaram com os custos de licenciamento e a escassez de plataformas para rodar Unix, e criaram a noção de que software deve ser livre e gratuito e clonaram o Unix da AT&T e colocaram em domínio público.

 

Pode ser hoje poético e grátis mas foi uma clonagem pura e simples de uma aplicação comercial de enorme sucesso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Em 18/03/2024 às 19:08, arfneto disse:

Imagino que sequer seja possível falar em coesão no Linux, já que tem um número incontável de distribuições que coordena algum empacotamento de alguns (mesmos) milhares de pacotes. E ainda tem duas interfaces gráficas dominantes. E ainda tem o X-Windows vs Wayland.

É perfeitamente possível. Pois, como você mesmo disse, no Linux, existem dois ambientes de interface predominantes (GNOME e KDE Plasma). E a coesão a que me refiro trata do aspecto visual deles. Basicamente, falta de coesão seria isto:

 

image.png

 

Wayland e X11 são protocolos para a exibição da GUI. Não têm, portanto, relação com isso.

 

Em 18/03/2024 às 19:08, arfneto disse:

Bem, celulares Samsung de ponta vendem bem no planeta todo. E Samsung Dex não roda em Linux. E monitores da LG vendem bem. Monitores de várias marcas costumavam vir com programas de calibração. Acer, Samsung, Visio, LG. Nunca vi nada para minhas estações Linux. E a opção do colorímetro não sei dizer. DataColor é um grande fornecedor e acho que não tem nada para Linux. 

 

Impressoras comuns de marcas como HP e EPSON vem com utilitários para alinhamento e limpeza. Elas rodam em Linux "sem instalar nada", via CUPS, mas pode esquecer esses programas, que tem só pra Windows. E impressoras mais sofisticadas quando usadas em Linux podem ficar sem recursos, como eu disse, coisas como seleção de escaninhos, uso de duplex, seleção de gaveta pra pegar o papel, coisas que rodam sem stress em Windows.

 

Mouses 3D são coisas bem apreciadas por quem usa... 3D. 

O Samsung Dex eu não conheço (e nem sei qual é a popularidade dele). Sei que existem alternativas para interligar funções (como notificações) e espelhar a tela do celular no Linux. Quanto a colorímetros e programas de calibração, acho que poucas pessoas sequer sabem da existência deles (algumas configurações de imagem do monitor eu altero via GUI no Linux usando o DDC Control). Mouses 3D, por sua vez, são bem específicos.

 

É claro que a falta de recursos como esses é um problema grave e que limita muito a utilização por parte de determinados públicos. Contudo, são coisas mais raras para a maioria dos usuários. Citei aqueles exemplos lá atrás apenas para mostrar que problemas com drivers e suporte - algo que se atribui toda hora ao Linux - ocorrem também no Windows (inclusive, o driver da RX 570 quebrou novamente no outro computador aqui após atualização via Windows Update 🥴).

 

Quanto às impressoras, muitas delas permitem realizar tarefas de manutenção pelos próprios botões no painel frontal (é o caso da minha EPSON L375, por exemplo). E creio que há modelos com suporte a funções como limpeza via GUI no Linux. As HP, por exemplo, têm o HPLIP com o HP Toolbox:

 

image.png

 

Em 18/03/2024 às 22:31, Mega Blaster disse:

Ajudem a abrir mais o horizonte de alcance do Linux como um meio gratuito e livre de chegar no mesmo futuro com um nível de qualidade superior ao Windows.

 

Continuem.... merecemos mais. Qual sua versão favorita (aos que ainda não opinaram). Acha que tem uma que é melhor?

Sendo sincero, eu não acho que o Linux chegará, algum dia, ao patamar de popularidade do Windows. A maioria das pessoas compra um computador não para usar um sistema, mas para usar os programas que rodam nele. E, nesse ponto, já vir instalado no equipamento também faz muita diferença.

 

A realidade é que o Linux é pouco relevante no mercado desktop, já que o Windows é uma solução bem suportada e que funciona bem para a maioria das pessoas. O Linux vem sendo mais conhecido, é claro. Mas não acho que chegará sequer perto de "concorrer". E nem sei se seria esse o objetivo.

 

Quanto a "nível de qualidade", acho que se trata de um conceito relativo e problemático.

 

Sobre distro favorita, bem... Em termos de experiência desktop acessível, podendo funcionar bem do usuário iniciante ao avançado, eu realmente acho que o ZorinOS tem se destacado bastante. É uma solução "pronta" e bem mais polida que o tão famoso Ubuntu. Para servidores, gosto do Debian Stable. 🙂

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, KairanD disse:

É perfeitamente possível. Pois, como você mesmo disse, no Linux, existem dois ambientes de interface predominantes (GNOME e KDE Plasma). E a coesão a que me refiro trata do aspecto visual deles.

 

pois é. não falamos da mesma coisa. E mesmo restringindo a ideia à interace ainda não enxergo nada de coeso nessas duas interfaces. Só funciona e acho que basta. Por outro lado no Windows parece mais limpo e profissional. Isso sem considerar o que se usa, porque muito do uso do sistema em si, no meu caso. se trata de administração e organização de arquivos e isso no Linux é bem fraquinho...

 

6 horas atrás, KairanD disse:

Sendo sincero, eu não acho que o Linux chegará, algum dia, ao patamar de popularidade do Windows. A maioria das pessoas compra um computador não para usar um sistema, mas para usar os programas que rodam nele.

 

Não poderia ser de outro modo. O sistema é só um driver. É o mesmo caso dessas intermináveis discussões sobre Android/IOS. Windows Phone/Symbiam... Quem usa o sistema como alvo é gente como eu, quando é paga para desenvolver algo para algum cenário particular. E hoje ainda tem o caso de Dockers, containers que mudam a relação do desenvolvedor com o sistema

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, arfneto disse:

E mesmo restringindo a ideia à interace ainda não enxergo nada de coeso nessas duas interfaces. Só funciona e acho que basta. Por outro lado no Windows parece mais limpo e profissional.

 

Há um esforço por parte do GNOME nos últimos anos para polir o ambiente na parte do design. Eu não consigo encontrar nada equivalente à salada da imagem postada pelo @KairanD na minha instalação (versão 45). Pelo menos no que diz respeito aos componentes do ambiente.

 

Recomendo o blog do Allan Day, que é um dos ativos membros do time de design:

 

https://blogs.gnome.org/aday/

 

E o blog de desenvolvimento do GTK:

 

https://blog.gtk.org/

 

Algo notável é que a migração de GTK 3 para 4 está sendo bem menos disruptiva do que foi da 2 para 3 quinze anos atrás.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!