Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Analisando os controles remotos convencionais de TVs, cheguei a conclusão de que eles ficam sempre ligados (alimentados), e quando pressionamos uma tecla ele envia o código determinado via IR.

Mas deve ser um chip específico que consome muito pouco né?

Pergunto pois pretendo desenvolver um controle remoto customizado via Arduino, mas acho que vai ser inviável por conta de deixar ele sempre ligado, acho que vai consumir muito, mesmo na versão 3v do Arduino. O que acham?

 

Outra questão, por vezes tenho dificuldade de achar determinado controle remoto (mesmo que universais), para TVs VCR DVD etc...

As vezes são umas marcas desconhecidas e não encontramos o controle ideal.

 

Os códigos de recepção (de uma TV por exemplo), ficam dentro do processador/micro principal?

Acredito que sim, e neste caso, sabendo qual é o processador na placa, podemos saber qual o CHIP presente no controle seria compatível?

 

Por exemplo: se duas TVs usam o mesmo MICRO, os controles seriam compatíveis? pois vi vendedores vendendo (microprocessador da TV "X") já gravado.

Existe isso de precisar de uma gravação dentro do processador?

E se se sim, neste caso acho que os códigos poderiam ser diferentes mesmo com processador igual.

 

Obrigado.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
17 minutos atrás, Blumer Celta disse:

deixar ele sempre ligado, acho que vai consumir muito, mesmo na versão 3v do Arduino

basta deixar no modo sleep que ele consome quase zero. Programe pra acordar quando sente uma tecla pressionada: interrupt de mudança de estado das portas.

20 minutos atrás, Blumer Celta disse:

processador/micro principal?

É um ci dedicado só. Ele não faz mais nada a não ser gerar os sinais.

20 minutos atrás, Blumer Celta disse:

se duas TVs usam o mesmo MICRO, os controles seriam compatíveis?

Não necessariamente.

21 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Existe isso de precisar de uma gravação dentro do processador?

Pra controle remoto, nunca vi. Mesmo os universais já vêm com cod de todos aparelhos gravados.

Em tempo.. comprei na china há muitos anos um c.rem. que "aprendia" o sinal do outro. Mó legal mas mó caro -- na época. Comprei há poucas semanas um que aprende por R$15,00 no shoppee ... claro que este tipo você tem que ter o original pra copiar. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado

Embora @.if Já tenha sanado suas dúvidas, vou acrescentar mais algumas coisas.

 

Há uns 15 anos, tive essas mesmas dúvidas. Pois eu tinha umas ideias nessa área e no caso, pretendia usar controles remotos que estavam a toa, de eletrônicos que já se foram para controlar outras coisas, desde coisas genéricas a outras coisas mais complexas que eu viria a inventar de fazer.

 

A primeira ideia, foi tentar ver se dava pra usar o que sobrou dos tais aparelhos

De fato consegui um certo sucesso com um aparelho de som, o CI dele respondia ao sinal de seu controle remoto original e dava pra usar alguns botões.

Com o CI de TV já não obtive resultado satisfatório, mas não insisti muito também,

 

A solução mais decente veio em 2014 quando eu resolvi mexer com microcontroladores, no fim do post volto ao assunto.

Antes os seus tópicos....

7 horas atrás, Blumer Celta disse:

Analisando os controles remotos convencionais de TVs, cheguei a conclusão de que eles ficam sempre ligados (alimentados), e quando pressionamos uma tecla ele envia o código determinado via IR.

Mas deve ser um chip específico que consome muito pouco né?

Sim,

Não tem problema o CI ficar ligado direto. O que fica ligado é a parte dele que faz o matricial dos botões, a parte que envia os códigos também fica parada.

E convenhamos que quem realmente consome energia é o LED.

 

É um chip específico sim, ele serve só pra isso e tem mais uma informação interessante nisso:

O mesmo Chip pode servir para vários aparelhos diferentes, pois neles há uma configuração de jumpers que muda os sinais que eles emitem (na prática não tem jumper na placa é apenas a trilha conectando os pinos correspondentes).

O fabricante pode usar o mesmo CI mas com configurações diferentes a cada aparelho.

 

7 horas atrás, Blumer Celta disse:

Outra questão, por vezes tenho dificuldade de achar determinado controle remoto (mesmo que universais), para TVs VCR DVD etc...

As vezes são umas marcas desconhecidas e não encontramos o controle ideal.

Até os anos 2000 +/- se usavam poucos padrões para controles remotos,

Em sua maioria criado por empresas japonesas. O mais antigo criado pela NEC, uma variante dele criada pela Toshiba e um outro exclusivo da SONY.

Os outros padrões, pelo menos nos equipamentos nacionais não se vê muito.

 

De 2010, depois que começou esse monte de fabricante chinês, isso meio que desandou. Parece que começaram a criar novas codificações em cima dessas já existentes, mas deixamos isso pra lá pois eu não me aprofundei nisso.

 

Um caso interessante de uma TV que ganhei (do tipo LCD, porém antiga. O antigo dono trouxe de fora)

De uma marca desconhecida, chamada PowerPack. Demorou a eu descobrir que o controle da Toshiba funciona nela.

7 horas atrás, Blumer Celta disse:

Os códigos de recepção (de uma TV por exemplo), ficam dentro do processador/micro principal?

Os códigos ficam no controle remoto mesmo.

O processador do aparelho, é algo totalmente personalizado pelo fabricante.

Eles compram Micro controladores virgens (um arduíno mais sofisticado, ou talvez não) para que assim possa ser gravado os códigos de recepção do controle remoto junto com as funções que deve fazer.

 

Por exemplo na TV:

botão power: liga as outras funções do micro e também um pino pra acionar a fonte de alta tensão.

Volume +: Aumenta um valor de tensão em um pino para controlar o CI que trabalha com o audio.

Canal +: Envia sinais específicos (geralmente serial) para o CI da sintonia mexer na tensão do diodo varicap.

 

Veja que são coisas específicas e particulares para cada aparelho, em outro modelo já pode ser diferente.

7 horas atrás, Blumer Celta disse:

Acredito que sim, e neste caso, sabendo qual é o processador na placa, podemos saber qual o CHIP presente no controle seria compatível?

Dado a tantas variáveis que já mencionei isso não é possível, sendo o Micro do aparelho algo que é programado, ele "aceita" qualquer coisa.

Antigamente, até vendiam os Micros já programados para os aparelhos, eram caríssimos. Nos manuais de serviço acrescentavam um número a frente no código principal para saber de qual aparelho era.

 

No entanto, vários fabricantes ainda mantêm o mesmo padrão para certos tipos de aparelhos.

Hoje dia por exemplo, as TVs mais vendidas são as da LG e Samsung. As de LED que vendem atualmente ainda seguem o mesmo padrão usados nas TVs de tubos deles fabricados há 20 anos.

Toshiba e Sony também usa o mesmo padrão até hoje.

7 horas atrás, Blumer Celta disse:

Por exemplo: se duas TVs usam o mesmo MICRO, os controles seriam compatíveis? pois vi vendedores vendendo (microprocessador da TV "X") já gravado.

Existe isso de precisar de uma gravação dentro do processador?

E se se sim, neste caso acho que os códigos poderiam ser diferentes mesmo com processador igual.

Metade eu já respondi....

Como eu já disse, não são processadores e sim micro controladores.

Os fabricantes gostam de usar os Micro que são da própria empresa ou de outra mais tradicional.

De início, só tinha os da NEC. Depois apareceu os da Toshiba, embora eles criaram o seu próprio padrão não usam, fizeram várias réplicas do NEC e venderam a outros fabricantes.

Nas antigas: CCE, Gradiente, Philips, Toshiba, Panasonic e LG usaram o padrão NEC

A Samsung usa um NEC modificado.

 

Quando encontrei todas essas informações, cheguei a uma conclusão:

Não compensa fazer um controle, compensa pegar um que esteja sobrando e criar um receptor pra ele.

E mesmo que precise controlar um aparelho pronto, ainda vale usar o controle original pra isso.No lugar dos botões, facilmente se coloca um transistor para ativar a função que queremos

 

Esse site eu sempre menciono aqui no fórum, tem muita informação e projetos interessantes, sobretudo na área dos controles remotos.

http://picsource.com.br/?s=controle+remoto

A ideia é você mesmo fazer o seu receptor caso precise de um, se entender da programação da pra personalizar a seu gosto.

 

Semana passada mesmo coloquei um no meu computador, pois ele esta ligado a TV pra ver vídeo.

Então o PIC está codificado com botões  da TV que não servem pra nada, no caso aqueles botões coloridos que muitas TVS têm.

Fiz três funções:

Ligar o PC.

Desligar o monitor pequeno que fica na escrivaninha

Desligar as caixinhas multimídia, pois aí o som sai pela TV grande.

 

 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Em tempo... certa vez tentei mas não consegui fazer um celular funcionar como controle remoto com um app que gerava o sinal na saída de fone... acho que não dava amplitude pro led. Daria até pra eu analisar com osciloscópio e colocar 1 bc548 pra acionar o led mas tivera preguiça. Daí comprei uma caixinha da china que tem leds pra todo lado e também aprende o padrão do sinal, tem wifi e usa o celular como controle... Foi só de curiosidade mesmo... 1/2 ruim de deixar o cel pra isso.

 

Atualmente está em banho maria um projeto com um sensor de gestos - que comprei alguns e estão no plástico ainda - pra eu fazer um controle com mc pra aumentar volume e mudar de canal com movimentos das mãos. Mas se tiver um app pra isso - acho que até deve ter algum que lê pela câmera - ... acho que até isso vou ficar com preguiça de fazer ... 😁

  • Obrigado 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

@.if , alguns smartphones interpretam gestos. Nunca me interessei, pois estranho a usabilidade. Mas é o caso de você verificar se a ação atribuída a um gesto poderá ser alterada em configurações. Parece-me que a coisa começou engessada: os gestos, nos sistemas que me foram apresentados, eram  pensados para leitura de e-book.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Blumer Celta ,

 

Quanto a consumo de energia, você pode fazer todo o programa pensado para usar o Atmega no modo deep sleep, com todos os módulos internos desabilitados, e "acordando" por interrupção quando você aperta o botão e ai sim executa o comando via IR.

Use o oscilador interno a 32 Khz , de baixíssimo consumo.

Recomendo usar um Atmega com alimentação de 1,8v até 5V , com a bateria de lítio ele vai rodar bastante tempo.

 

 

  • Obrigado 2
Postado

Gravei 25 pulsos de um controle remoto Philips RC5.

Se estiver interessado posso fornecer. 

Com eles eu fiz um projetinho com PIC em linguagem assembler, que está funcionando, mas não me preocupei em redução do consumo e nem sei onde ele está.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 28/05/2024 às 00:41, Renato.88 disse:

pois neles há uma configuração de jumpers que muda os sinais que eles emitem (na prática não tem jumper na placa é apenas a trilha conectando os pinos correspondentes).

O fabricante pode usar o mesmo CI mas com configurações diferentes a cada aparelho

 

Em 28/05/2024 às 00:41, Renato.88 disse:

Eles compram Micro controladores virgens (um arduíno mais sofisticado, ou talvez não) para que assim possa ser gravado os códigos de recepção do controle remoto junto com as funções que deve fazer.

Nossa, realmente muitas informações importantes. então está resolvido ocaso de um cara que me trouxe uma TV (que uma eletrônica tinha condenado o micro), e do dono comprou um micro novo pra trocar (não funcionou), quando voltei o antigo e verifiquei outras coisa na TV, ela voltou a funcionar (o micro que ele trouxe devia ser virgem).

 

Muito bom saber destes jumpers de configuração nos CIs dos controles.

 

 

14 horas atrás, aphawk disse:

Quanto a consumo de energia, você pode fazer todo o programa pensado para usar o Atmega no modo deep sleep, com todos os módulos internos desabilitados, e "acordando" por interrupção quando você aperta o botão e ai sim executa o comando via IR.

Use o oscilador interno a 32 Khz , de baixíssimo consumo.

Recomendo usar um Atmega com alimentação de 1,8v até 5V , com a bateria de lítio ele vai rodar bastante tempo.

Só pra ter uma noção, qual a dificuldade disso num arduino (com o qual estou um pouco mais familiarizado),

daria pra fazer isso somente pela IDE padrão (sem mexer em fusebits, ou descer pro assembly)?

 

 

 

13 horas atrás, MOR_AL disse:

Gravei 25 pulsos de um controle remoto Philips RC5.

Se estiver interessado posso fornecer. 

Com eles eu fiz um projetinho com PIC em linguagem assembler, que está funcionando, mas não me preocupei em redução do consumo e nem sei onde ele está.

MOR_AL

Na verdade estava fazendo um projeto com meu chefe, e neste meio tempo ele evoluiu bem usou um daqueles aparelhinhos (Lcr-t7), que mostra os códigos dos controles, verificou que os códigos da TV que precisávamos era do padrão NEC, verificou também que na biblioteca do Arduino estes códigos estavam meio que "embaralhados", e criou uma tabela.

Agora podemos recriar todos os códigos daquela TV problemática.

 

O próximo passo dele, disse que criará um leitor de CR via Arduino, que interpreta e na outra ponta manda o código (para o novo aparelho desejado)

No caso servirá de interpretador, e com isso usaria os controles antigos para comandar novas coisas, (como citado por Renato88)

Numa ponta entra o controle usado antigo, e na outra ponta sai o comando novo.

Obrigado MOR_Al, mas acho que o problema (por enquanto foi sanado).

 

Foi muito interessante este tópico, aprendemos muito nesta jornada. Obrigado.

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
59 minutos atrás, Blumer Celta disse:

um leitor de CR via Arduino, que interpreta e na outra ponta manda o código (para o novo aparelho desejado)

Tipo um extensor para controle remoto? (clique)

shopping?q=tbn:ANd9GcRcQyEgU6xiA3gfrcR1i

mas com um "tradutor" no meio? .. legal

 

1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Na verdade estava fazendo um projeto com meu chefe, e neste meio tempo ele evoluiu bem usou um daqueles aparelhinhos (Lcr-t7), que mostra os códigos dos controles, verificou que os códigos da TV que precisávamos era do padrão NEC, verificou também que na biblioteca do Arduino estes códigos estavam meio que "embaralhados", e criou uma tabela.

Agora podemos recriar todos os códigos daquela TV problemática.

Numa era semidistante gerenciei um projeto semelhante. Só que usou-se osciloscópio pra "aprender" os sinais. E linguagem c pra fabricá-lo.

 

O barato controle que aprende que falei lá atrás (clique)

Há uns 10+ anos comprei deste

shopping?q=tbn:ANd9GcR-l8yF1EFpS-bLVfJAl

e semanas atrás...

shopping?q=tbn:ANd9GcQMAy58O0Sr31JEG-IC3

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, Blumer Celta disse:

O próximo passo dele, disse que criará um leitor de CR via Arduino, que interpreta e na outra ponta manda o código (para o novo aparelho desejado)

No caso servirá de interpretador, e com isso usaria os controles antigos para comandar novas coisas, (como citado por Renato88)

Numa ponta entra o controle usado antigo, e na outra pointa sai o comando novo.

Dentre os velhos aparelhos que desmontei, em dois deles tinham uma situação parecida. 

Ambos fabricados pela gradiente. 

Os controles deles usavam o mesmo CI da NEC o uPD6122G. 

Porém os toca CDs deles usavam Chips da Sony com padrão diferente, indo mais a fundo o NEC trabalha com 8 bits e o Sony com 12 bits. 

Então fizeram o tal tradutor, entre o sensor de IR e o CI principal colocaram outro micro controlador de 18 pinos. Seu nome original não sabemos, a gradiente o renomeou como G5. 

 

O outro aparelho é uma TV que desmontei, descobri que o chassis original é da Telefunken. O tal CI tradutor nessas TVs é uma bolinha de epoxi. 

Essa fica a dúvida em qual padrão original ela trabalha, pois o micro principal é um modelo qualquer da toshiba que aparece em vários TVs de marcas diferentes o TMP47C434N. 

 

Ainda vale outra situação.... 

Ganhei um receptor de TV digital, mas sem o controle. Aí fiz o seguinte, liguei ele em uma TV de tubo e por dentro fiz uma plaquinha com um PIC (gravado o código que tem no site ali em cima) e também um CI 4066.

A ideia era usar o controle da TV pra controlar o receptor e deu super certo. 

No controle da TV tem botões que serviriam pra controlar um vídeo k7, então basicamente ficam sobrando, usei esses botões. 

O CI 4066 foi ligado nas funções básicas do receptor: canal e power. O volume usa o da TV mesmo. 

Fotos desse projeto 

https://imgur.com/a/NnmzpdT

  • Obrigado 2
Postado
8 horas atrás, Blumer Celta disse:

Só pra ter uma noção, qual a dificuldade disso num arduino (com o qual estou um pouco mais familiarizado),

daria pra fazer isso somente pela IDE padrão (sem mexer em fusebits, ou descer pro assembly)?

 

Olha, eu só uso Basic e Assembly kkkk não entendo quase nada da IDE do Arduino, mas ví que ela tem o que você precisa :

 

https://docs.arduino.cc/learn/electronics/low-power/

 

O problema é que mantendo o clock pelo oscilador de 16 MHz, o consumo ainda fica alto se comparado com um clock usando um cristal de 32 Khz. E para usar o clock de 32 Khz precisa sim mexer em fusebits, só que as instruções normais da IDE ( até onde eu saiba ) não vão funcionar a 32 Khz.....

 

Mas usando o Arduino dormindo, sem ADC, sem Timer, sem nada, acordado apenas por uma interrupção externa, vai ter um consumo bem menor sim !

 

Eu já faria em Basic mesmo e usaria um clock de 32Khz, consumo deve ser ainda umas 10x menor !

  • Obrigado 2
Postado
Em 29/05/2024 às 17:27, aphawk disse:

Eu já faria em Basic mesmo e usaria um clock de 32Khz, consumo deve ser ainda umas 10x menor !

Não entendo muito disso, então não sei se estou falando besteira... 

Mas o que sei é que os controles remotos trabalham com um pouco menos de 38 khz, então acho que rodar o micro a 32khz não dá certo. 

Os controles remotos convencionais, usam cristal de 455 khz (o mesmo do rádio AM), e no ci se faz a divisão por 12. Nesse clock é inserido os números binários codificados. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 29/05/2024 às 09:47, .if disse:

mas com um "tradutor" no meio? .. legal

Exatamente.

 

Em 29/05/2024 às 09:47, .if disse:

Só que usou-se osciloscópio pra "aprender" os sinais. E linguagem c pra fabricá-lo.

Show de bola. O osciloscópio ainda não está dentro de nossos orçamentos.

 

Em 29/05/2024 às 09:47, .if disse:

Há uns 10+ anos comprei deste

Legal, muito interessante. Ainda não chegou o original dele para poder copiar.

 

Em 29/05/2024 às 14:27, Renato.88 disse:

Então fizeram o tal tradutor, entre o sensor de IR e o CI principal colocaram outro micro controlador de 18 pinos. Seu nome original não sabemos, a gradiente o renomeou como G5.

Muito interessante, uma espécie de gambiarra "original de fábrica".

 

Em 29/05/2024 às 14:27, Renato.88 disse:

Ainda vale outra situação.... 

Ganhei um receptor de TV digital, mas sem o controle. Aí fiz o seguinte, liguei ele em uma TV de tubo e por dentro fiz uma plaquinha com um PIC (gravado o código que tem no site ali em cima) e também um CI 4066.

A ideia era usar o controle da TV pra controlar o receptor e deu super certo. 

No controle da TV tem botões que serviriam pra controlar um vídeo k7, então basicamente ficam sobrando, usei esses botões. 

O CI 4066 foi ligado nas funções básicas do receptor: canal e power. O volume usa o da TV mesmo. 

Fotos desse projeto 

Show de bola, muito interessante a solução.

 

Em 29/05/2024 às 17:27, aphawk disse:

Olha, eu só uso Basic e Assembly kkkk não entendo quase nada da IDE do Arduino, mas ví que ela tem o que você precisa :

 

https://docs.arduino.cc/learn/electronics/low-power/

 

O problema é que mantendo o clock pelo oscilador de 16 MHz, o consumo ainda fica alto se comparado com um clock usando um cristal de 32 Khz. E para usar o clock de 32 Khz precisa sim mexer em fusebits, só que as instruções normais da IDE ( até onde eu saiba ) não vão funcionar a 32 Khz.....

 

Mas usando o Arduino dormindo, sem ADC, sem Timer, sem nada, acordado apenas por uma interrupção externa, vai ter um consumo bem menor sim !

 

Eu já faria em Basic mesmo e usaria um clock de 32Khz, consumo deve ser ainda umas 10x menor !

Valeu pelas orientações, vou estudar mais, para aprofundar os conhecimentos nos fusebits.

 

Em 31/05/2024 às 14:04, Renato.88 disse:

Não entendo muito disso, então não sei se estou falando besteira... 

Mas o que sei é que os controles remotos trabalham com um pouco menos de 38 khz, então acho que rodar o micro a 32khz não dá certo. 

Os controles remotos convencionais, usam cristal de 455 khz (o mesmo do rádio AM), e no ci se faz a divisão por 12. Nesse clock é inserido os números binários codificados. 

Valeu por mais estas dicas.

 

Outra dúvida que sempre pairou minha cabeça... essa é loucura mesmo.

 

Em alguns casos não tenho a necessidade de um controle remoto completo (usaria apenas uns 2 botões dele e que não constam no painel da TV).

 

Seria possível fazer a seguinte gambiarra:

 

TV e controles originais:

Remove-se o LED-IR do controle e sensor receptor do Televisor.

Encontra na placa do controle, o terminal do LED que recebe o sinal para os pulsos.

Encontra-se na placa do televisor a saída do sensor.

Liga-se o pino de saída do controle, no pino de entrada do televisor.

Pega-se/ou cria um ponto de 3v na placa do televisor e alimenta a placa do CR.

Desta forma o controle ficaria embutido no televisor, e nunca mais precisaria de pilhas.

(o objetivo não seria usar como CR mesmo, e sim embutir na TV os comandos faltantes no painel original).

 

Obrigado.

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De fato a ideia é semi insana... 🤪.. colar o controle na tv por 2 míseros botões/sinais a+?? !! . E não dá muito certo pois o sinal que sai do controle é modulado. Pilhas/baterias são baratas e duram muito no controle.

Mas se quiser embutir mesmo o controle na tv, pode virar o receptor em 90° - ou nem pois o sinal é bem reflexivo - e fundir o controle na tv apontando pra ele. E sim .. tv usa ter ponto de 3V.

  • Obrigado 2
Postado
2 horas atrás, Blumer Celta disse:

Muito interessante, uma espécie de gambiarra "original de fábrica".

Pois é, creio eu que tinham muitos CIs no para fazer controle remoto e também para comandar as TVs. 

Então fazer a gambiarra saía mais barato do que comprar CIs novos que fizessem a comunicação direta. 

2 horas atrás, Blumer Celta disse:

Seria possível fazer a seguinte gambiarra:

 

TV e controles originais:

Remove-se o LED-IR do controle e sensor receptor do Televisor.

Encontra na placa do controle, o terminal do LED que recebe o sinal para os pulsos.

Encontra-se na placa do televisor a saída do sensor.

Liga-se o pino de saída do controle, no pino de entrada do televisor.

Pega-se/ou cria um ponto de 3v na placa do televisor e alimenta a placa do CR.

Desta forma o controle ficaria embutido no televisor, e nunca mais precisaria de pilhas.

(o objetivo não seria usar como CR mesmo, e sim embutir na TV os comandos faltantes no painel original).

Sim é possível, cheguei a testar em um DVD que só tinha 3 botões no painel (power, eject e play). 

Mas tem que fazer umas adaptações. 

A parte de conseguir 3V é fácil. 

Todo aparelho desses tem 5V, aí é só colocar 3 diodos 1N4148 em série. 

Outros mais novos, tem 3,3V, aí basta um diodo só. O CI já é previsto pra funcionar com menos de 3V porque existe a questão de pilha fraca. 

A segunda questão é transformar o nível 1 do CI de 3V para 5V.

E a terceira, é analisar se o receptor trabalha com sinal invertido, isso acontece em alguns aparelhos. 

Nesse caso, O sensor receptor é quem entrega o sinal invertido. 

  • Obrigado 2
Postado
2 horas atrás, .if disse:

colar o controle na tv por 2 míseros botões/sinais a+

é que tem TVs onde faltam botões importantes, como MENU ou TV/AV por exemplo, e cada vez precisa ficar apertando no controle. fora o caso de ter mais de uma TV igual junto, e apertar em um e acionar a função em todos.

Conheço alguns colecionadores que tem mais de 5 TVs (de tubo ainda em 2024), e as usam juntas numa mesma sala.

Mas, relacionado ao preço, e por ser somente umas poucas unções, acho que um PIC 12f629 poderia dar conta do recado né?

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

A segunda questão é transformar o nível 1 do CI de 3V para 5V.

Acho que consigo.

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

E a terceira, é analisar se o receptor trabalha com sinal invertido, isso acontece em alguns aparelhos. 

Nesse caso, O sensor receptor é quem entrega o sinal invertido. 

Acho que também seria simples (colocando um CI de porta lógica inversora como o 7404 por exemplo)

Acho que só precisaria então saber se a TV trabalha com TTL ou CMOS, e verificar se este CI dá conta da velocidade necessária.

 

Obrigado a todos, estou aprendendo muito.

Postado
1 hora atrás, Blumer Celta disse:

Acho que também seria simples (colocando um CI de porta lógica inversora como o 7404 por exemplo)

Acho que só precisaria então saber se a TV trabalha com TTL ou CMOS, e verificar se este CI dá conta da velocidade necessária.

Estava olhando uns esquemas velhos aqui. 

Na época eu usei o 74LS14.

A frequência disso é 38 khz, é barbada pra qualquer CI desses. 

  • Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, Blumer Celta disse:

um PIC 12f629 poderia dar conta do recado né?

Sim desde que você aprenda os sinais pra ensinar pra ele... mas algo me diz que você gastar mais recur$o$ do que a aquisição do controle original, ou um universal ou até mesmo aquele que aprende que mencionei latrás.. Mais recurso, mais tempo mas mais aprendizado... 🙂

 

12 horas atrás, Blumer Celta disse:

colecionadores que tem mais de 5 TVs (de tubo ainda em 2024), e as usam juntas numa mesma sala.

Cada mania com seu lôko. 🤪.. Há menos de 30 anos atrás eu tinha uma a válvula.. que funcionava!

31274dc2c57275f66ca714020494fe93.jpg

e o tempo levou... 😪

 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Postado

Uma vez, eu era menino ainda, fui com meu pai na casa de um amigo dele e esse amigo tinha uma TV dessas que você nos mostra, @.if, de pernas finas, que tinha um controle remoto - se não me falha a memória - que acho que não usava sinal de rádio nem de luz e sim um sinal sonoro. Tinha um mecanismo que fazia disparar diferentes tons de uma espécie de "pléin" para cada coisa: mudar de canal, aumentar ou diminuir o volume... Será que tinha um "pléin" que ligava e desligava? Sei não, nesse tempo acho que não se falava em "stand by"...

 

Mas o som desse controle remoto parecia o som que fazem as kalimbas, aqueles instrumentos musicais que são uma cabaça e umas lâminas, como esse aqui:

 

 

24c745e3a8.jpg

Hoje penso que... e se passasse na TV alguém tocando kalimba? A TV mudaria de canal ou mexeria no volume automaticamente? rs...

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Eu já tinha lembrado mas esqueci de registrar... Meu professor me falava que tivera uma tv de controle remoto muito antiga. O curioso, dizia ele, é que eram motores a controlar os pots de volume, cor, brilho, canal e etc. Avançada (e cara) d+ pra época, com olhos brilhando ficava eu apenas a imaginar a complexidade da eletro-mecano-eletrônica...provavelmente era tocado a [ultra]som mesmo... Pois sim, [off on] também sou fã da mecânica, pneumática, sensores, atuadores e etc.. tenho projetos em mente, entre eles um robô 100% mecânico com movimentos e motor tocado a pressão da água a irrigar meu quintal [off off] 🤪

  • Obrigado 1
  • Haha 3
Postado
16 horas atrás, Renato.88 disse:

Estava olhando uns esquemas velhos aqui. 

Na época eu usei o 74LS14.

A frequência disso é 38 khz, é barbada pra qualquer CI desses. 

Valeu por mais estas dicas.

 

6 horas atrás, .if disse:

mais aprendizado

Sei que estou indo na contramão da evolução, mas tenho paixão por estas coisas antigas, e tenho aprendido muito. Estou muito feliz em aprender eletrônica na prática com estas antiguidades. Este fórum me é muito útil como fonte de aprendizado. Agradeço a vocês pelas explicações e tempo.

 

6 horas atrás, .if disse:

Cada mania com seu lôko

Sim, tem bastante, sigo uns grupos no face de aficionados por TVs antigas, vários são colecionadores. Também tem a leva dos que colecionam para poder usar videogames antigos (nas TVs originais para as quais foram projetados).

Muitos destes tem enfrentado problemas com o conserto das tais TVs, seja por falta de componentes, ou técnicos qualificados para mexer com elas, e quando encontra um, nem sempre tem vontade de pegar (pois não vale a pena financeiramente, enquanto ele conserta uma destas já teria "trocado placas" de três novas e ganho muito mais dinheiro).

Os mais novatos que se arriscam a pegar as TVs, as vezes terminam de estragar.

 

4 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Hoje penso que... e se passasse na TV alguém tocando kalimba? A TV mudaria de canal ou mexeria no volume automaticamente? rs

Este é meu medo com os controles remotos... pelo fato de já ter visto vários (dos IR mesmo) funcionando de uma TV no outro, acho que eu jamais usaria controle remoto em algo importante, como um motor de serra, ou algum equipamento de sustentação à vida. Acho muito perigoso, fico com eles no campo dos projetos menores mesmo.

 

21 minutos atrás, .if disse:

O curioso, dizia ele, é que eram motores a controlar os pots de volume, cor, brilho, canal e etc

Tive um som 3 em 1 da Sony (modelo bem mais novo que a TV citada), onde o controle remoto (na questão do volume) comandava um potenciômetro que tinha um motor atrás.

A título de curiosidade, hoje em dia temos mesas de som digitais, comandadas por celulares tablets etc... onde os potenciômetros se movem mecanicamente através de wireless.

 

exemplo do potenciômetro Sony:

image.png.e67ac948bd0b534b620acd269600af54.png

  • Curtir 3
Postado
11 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Sei que estou indo na contramão da evolução, mas tenho paixão por estas coisas antigas, e tenho aprendido muito. Estou muito feliz em aprender eletrônica na prática com estas antiguidades. Este fórum me é muito útil como fonte de aprendizado. Agradeço a vocês pelas explicações e tempo

Faço das suas palavras, as minhas. 

Eu também gosto de eletrônica antiga, e como ela não é meu ganha pão, não tenho necessidade nenhuma de aprender as coisas novas, a não ser que eu tenha alguma utilidade pra elas. 

14 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Este é meu medo com os controles remotos... pelo fato de já ter visto vários (dos IR mesmo) funcionando de uma TV no outro,

Isso só acontece quando é da mesma marca. 

E também uns casos raros de aparelhos importados, o controle do DVD que mencionei no post anterior tinha alguns botões dele que funcionava em um receptor de parabólica, eram algumas funções bem aleatórias. Tipo o botão play ativava algum canal pelo teclado numérico. 

16 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Tive um som 3 em 1 da Sony (modelo bem mais novo que a TV citada), onde o controle remoto (na questão do volume) comandava um potenciômetro que tinha um motor atrás

Tenho um da Gradiente com esse mesmo sistema, ainda tem o controle e funciona. 

Tem também o som que eu construí (tem até um tópico sobre isso aqui no fórum) e coloquei esse sistema, comprei um potenciômetro igual esse da foto e coloquei lá foi 10 conto em 2015 numa loja da Sta. Ifigenia. 

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Muito legal mesmo estas "Questões sobre controles remotos IR". Permiti-me viajar mais 1 pouco...Vou somar mais uma ideota que me foi apresentada pelo tico agora (pois o teco tá dormindo) : uma mão boba, ou melhor dedos bobos a controlar um pot rotativo ou deslizante com um motor.. algo como sua foto acima mas com o motor na frente acoplado, adaptado. Controle via um wireless da vida qualquer. Adaptadores personalizáveis feitos em impressora 3d e tal.. Quase nada muito útil ou semi inútil pra coisas antigas onde havia só controle manual. Uma boa conexão entre meus hobbies supracitados... 😁

Conexão:

Em 04/06/2024 às 13:56, Blumer Celta disse:

mesas de som digitais, comandadas por celulares tablets etc... onde os potenciômetros se movem mecanicamente através de wireless.

🤪

Mas... Em tempo: estou alternando em automicroaulas esporádicas do soliworks e sketchup há meses mas p q p ...! Trem difícil sô.! Pow não consegui fazer nem um cubo até agora! 

 

 Edit .. pra não alimentar off topic...

Em 04/06/2024 às 14:45, aphawk disse:

Autodesk Inventor parece bem mais amigável .

Vi umas figuras e videos e até baixei só porque você falou... e não instalei ... me parece tão complexo quando o solid works. Já o sketchup me pareceu mais humano. Consegui fazer um cilindro nele... preciso imprimir na 3d pra ver que merdadá.. Mas antes, preciso comprar uma impressora 3d 😩... ou um router cnc.. meus sonhos de consumo atuais... 😉

  • Obrigado 1
Postado

@.if ,

 

Olha, eu estou sofrendo com isso do Solidworks, um amigo meu está fazendo uma caixa para um novo produto meu, e como a coisa tá demorando resolvi ir ver e já opinar sobre as mudanças, mas depois que ví trocentos sketchs com vínculos de pedaços da caixa impedindo que se arrumasse uma simples medida horizontal em um furo, andei pesquisado e vi que o Autodesk Inventor parece bem mais amigável ... enfim te falo daqui uns dias ..... 

  • Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...