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Boa noite amigos.
Adquiri um carregador de bateria automotivo que possui opção de carga rapida (10ah) e lenta (2ah).
Porém a tensão marcada está dando 18.2v na opção de carga rápida, e 14,2v na carga lenta com o carregador ligado sem a bateria.
Não sei se é defeito, mas parece que a tensão não está sendo regulada como deveria, ainda não testei na bateria com medo de danificar a mesma.
Sei que a tensão cai com a bateria ligada carregando, mas creio que este carregador esteja mandando tensão acima do recomendado.
Alguém saberia me dizer se está correto ou pode estar danificado?

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As informações são insuficientes para julgar. Não sabemos a estratégia de "empurrão" que está embutida no projeto.

 

Também não significa que, funcionando, seu carregador seja dos bons. O básico é que não se carrega com tensão menor ou igual. O pico de tensão pode se distanciar com segurança quando a energia está de alguma forma limitada (por exemplo, pulsante).

 

Se você gosta de assim proceder, pode abrir seu produto, perder alguma garantia que ainda exista, e compartilhá-lo conosco através de boas fotos.

 

Aferições de tensão em circuito aberto e circuito fechado tem suas diferenças conforme as ideias do projetista.

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Boa observação do amigo Xandão corujão. Publique pelo menos marca e modelo bem como leia o manual e/ou publique-o se achar que deve.

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14 horas atrás, marcosdepaulakt disse:

Boa noite amigos.
Adquiri um carregador de bateria automotivo que possui opção de carga rapida (10ah) e lenta (2ah).
Porém a tensão marcada está dando 18.2v na opção de carga rápida, e 14,2v na carga lenta com o carregador ligado sem a bateria.
Não sei se é defeito, mas parece que a tensão não está sendo regulada como deveria, ainda não testei na bateria com medo de danificar a mesma.
Sei que a tensão cai com a bateria ligada carregando, mas creio que este carregador esteja mandando tensão acima do recomendado.
Alguém saberia me dizer se está correto ou pode estar danificado?

 

 

Em oficinas automotivas, os carregadores possuem a opção de carga rápida, que aplica uma tensão elevada.

Os mecânicos geralmente não têm muito tempo para esperar, por isso ativam a carga rápida, que submete a bateria a uma tensão alta.

 

A tensão de 14.2V está correta, mas a bateria não deve permanecer nessa tensão por muito tempo.

Ao conectar o carregador à bateria, a tensão começa a subir a partir de cerca de 12V.

Ela aumenta para 13V, atinge 14V e finalmente chega a 14.2V após algum tempo.

 

Normalmente, a bateria deve permanecer em 14.2V até que a corrente de carga se reduza a alguns miliamperes. Em seguida, a tensão deve ser reduzida para entre 13.5V e 13.7V.

 

para verificar se o funcionamento está correto, conecte o carregador à bateria e observe o comportamento da tensão.

 

curva-UUI-30A.jpg

  • Amei 1
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Obrigado pelo esclarecimento.
O carregador é um Trafotron CV10AH.
https://www.youtube.com/watch?v=m-TiDLj5KA0. Nesse Vídeo de demonstração a tensão mostrada foi muito inferior a que o meu está mostrando o meu, tanto no proprio visor como em multimetro. 18,2v na opção rápida, pensei que poderia estar danificado, ainda vou testar em circuito fechado, ele tem flutuação na opção carga lenta, mas ainda não testei na bateria

  • Membro VIP
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Este tipo de carregador usa não ter capacitor de filtro o que não reduz em nada sua eficácia pra bateria PB. O que pode estar ocorrendo é que sua rede está mais alta algo como >130Vac o que pode fazer aumentar a saída. Além disso ele pode ter algum ajuste interno - trimpot - que pode não ter sido ajustado corretamente em fábrica. Consulte o fabricante com relação à isso. E caso sinta vontade desmontar pra ver, não te esqueças de nos mostrar, ok?

 

Uma informação interessante pra se ver é a corrente de carga. Se o display for controlado por um mc, bem que ele poderia ter colocado esta informação... algo como alternar o mostrador entre V e I (A). Caso você, caro leitor, seja o fabricante, isso (e algo+), é quase muito fácil fazer (com mc), é barato e é um belo diferencial pro seu produto. MP-me se achar que deve ... 😁

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1 hora atrás, .if disse:

Além disso ele pode ter algum ajuste interno - trimpot - que pode não ter sido ajustado corretamente em fábrica.

 

 

 

😁😄

É só um transformador com dois diodos e um capacitor eletrolítico minúsculo.

Olha só como é por dentro: 

436259058_474328695016839_87812676144531

 

 

 

O fabricante adiciona um voltímetro digital apenas para dar a aparência de um display sofisticado e fazer o produto parecer mais avançado.

  • Triste 1
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Boa França... de fato sei um pouco + sobre este carregador do que você imagina kk. Mas estava acesa e esperança de que o do guri era uma versão 2.0 com ajuste e tal... afinal o dele tem ajuste de cargas rápida e lenta e tal. Ache o Vídeo com desmonte do exato modelo dele pra confirmar pra nós 😁

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3 horas atrás, .if disse:

Boa França... de fato sei um pouco + sobre este carregador do que você imagina kk. Mas estava acesa e esperança de que o do guri era uma versão 2.0 com ajuste e tal... afinal o dele tem ajuste de cargas rápida e lenta e tal. Ache o Vídeo com desmonte do exato modelo dele pra confirmar pra nós 😁

 

 

Esse ajuste é só uma seleção de uma bobina com maior tensão, que proporciona maior corrente na bateria  

Postado

Testei ele na bateria, apenas na carga lenta. A bateria atingiu a tensão de 14,37v (no multimetro externo), e não sei se continuaria subindo, pois eu desliguei.
Esse carregador diz ter flutuação, mas não escutei nenhum relê acionando, apenas a tesão no display do carregador que fica limitada quando atinge entre 14,3 e 14.4v.
Desconfio se ele tem mecanismo de flutuação ou apenas chega na potencia maáxima e para de carregar. Não tenho medidor de corrente pra fazer o teste.

Postado
1 hora atrás, marcosdepaulakt disse:

Testei ele na bateria, apenas na carga lenta. A bateria atingiu a tensão de 14,37v (no multimetro externo), e não sei se continuaria subindo, pois eu desliguei.
Esse carregador diz ter flutuação, mas não escutei nenhum relê acionando, apenas a tesão no display do carregador que fica limitada quando atinge entre 14,3 e 14.4v.
Desconfio se ele tem mecanismo de flutuação ou apenas chega na potencia maáxima e para de carregar. Não tenho medidor de corrente pra fazer o teste.

 

 

Ele apenas é um transformador com dois diodos.

Nem sei se isso pode ser chamado de carregador, já que não tem controle. 

 

Seria igual a uma fonte de sem filtragem.  

  • Obrigado 1
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3 horas atrás, albert_emule disse:

 

 

Ele apenas é um transformador com dois diodos.

Nem sei se isso pode ser chamado de carregador, já que não tem controle. 

 

Seria igual a uma fonte de sem filtragem.  

Mas e o fato da tensão manter os 14,3 , 14,4 no display sem subir ? Seria uma flutuação?
Pode ter flutuação sem relê? tenho pouca referencia sobre carregadores para essas baterias.
Mas se o carregador que diz ter flutuação e não tem, não vale a pena e é perigoso

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  • Membro VIP
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8 horas atrás, marcosdepaulakt disse:

Pode ter flutuação sem relê?

Sim amigo. Pode ser com transistores e diodo zener p.ex.

 

12 horas atrás, albert_emule disse:

isso pode ser chamado de carregador, já que não tem controle

Pode sim querido. Afinal ele carrega e se der partida no motor, missão cumprida.

Pra saber se tem controle ou não, basta desmontar um pra ver. Sugiro ao autor aguardar a fase de garantia, desmontar e mostrar pra nós.

 

13 horas atrás, marcosdepaulakt disse:

A bateria atingiu a tensão de 14,37v (no multimetro externo), e não sei se continuaria subindo, pois eu desliguei.

A medida que a V sobe a I cai. Por isso era quase bom medir a I. P.ex. se ela for menor que 0.5A quando em 14V, é pouco prejudicial a uma bateria maior que 40Ah. O que não te impede de remover da carga e recolocar no automóvel... afinal ela já carregou.

 

8 horas atrás, marcosdepaulakt disse:

Mas se o carregador que diz ter flutuação e não tem, não vale a pena e é perigoso

É bom ver o que diz o manual...

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14 horas atrás, marcosdepaulakt disse:

Não tenho medidor de corrente pra fazer o teste.

A maioria dos multímetros já traz um medidor de corrente contínua embarcado, podendo medir até 10A.

 

Uma vez fiz um teste com uma bateria de lítio dessas 18650. Coloquei-a para carregar em uma fonte ajustada em 4,2v sem nenhum "mecanismo de flutuação" e monitorei a tensão - colocando o multímetro em paralelo à fonte e à bateria - e a corrente - colocando um outro multímetro em série entre a fonte e a bateria. Eram multímetros desses amarelinhos de R$ 10 (que agora custa uns R$ 15, R$ 20 cada).

 

A tensão ficou oscilando mais ou menos nesses 4,2v do início até o fim da recarga, mas a corrente, com a bateria descarregada, começou em 1A mais ou menos e foi caindo. Hora depois a corrente estava em 0,005A (5mA) e daí não baixou mais. ficou nesses miliamperes pelo menos durante o tempo que deixei ali (que paciência tem limite, né? rs...). A bateria, que mostrava acho que uns 2v no início da experiência, agora mostrava 4,2v cravados...

 

Não sei se estou falando certo mas lembrando da indefectível analogia com a água é como se os níveis de dois recipientes comunicantes entre si inicialmente diferentes acabassem se estabilizando de tal forma que, no final, os dois ficassem com o mesmo nível.

 

Não considero essa uma forma bacana de carregar bateria, só fiz porque a bateria estava mesmo no bico do corvo. Talvez essa forma de carregar a estrague, até. Mas talvez isso possa ajudar a entender que nem sempre precisa de um "mecanismo de flutuação". Ou não...

 

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12 horas atrás, marcosdepaulakt disse:

Mas e o fato da tensão manter os 14,3 , 14,4 no display sem subir ? Seria uma flutuação?
Pode ter flutuação sem relê? tenho pouca referencia sobre carregadores para essas baterias.
Mas se o carregador que diz ter flutuação e não tem, não vale a pena e é perigoso

É bateria de chumbo ácido que é pra carregar. 

O alternador do carro mesmo, já não tem isso de flutuação. 

Você pode andar com o carro o dia todo que ele está lá fornecendo 14V na bateria e com uma corrente bem maior que esta fonte aí. 

A questão é que a própria bateria não aceita carga quando já está carregada. 

Tenho 2 carregadores desse aí, o que fiz foi colocar um timer neles, pois com 14v duas horas já é o suficiente pra dar a partida. 

 

 

O que não pode usar por muito tempo ou sempre, é a tensão de 18V lá. Essa aí sim pode estragar a bateria. 

Pro seu caso, acho desnecessário esse recurso. 

 

  • Obrigado 1
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14 horas atrás, marcosdepaulakt disse:

Mas e o fato da tensão manter os 14,3 , 14,4 no display sem subir ? Seria uma flutuação?
Pode ter flutuação sem relê? tenho pouca referencia sobre carregadores para essas baterias.
Mas se o carregador que diz ter flutuação e não tem, não vale a pena e é perigoso

Não. Isso não é flutuação. 

A flutuação da bateria é de no máximo 13.8V, mas recomendado uns 13.7V. 

Uma bateria estacionaria não pode ficar constante em 14.3V, pois estraga, vai vazar, secar, ou mesmo explodir. 

 

Essa tensão aí é só a máxima tensão do trafo. Tensão estabiliza nisso aí. 

Se ligar esse carregador numa rede elétrica mais alta, essa tensão aí sobe muito mais 

  • Membro VIP
Postado

.. portanto pelo exposto pelos nobres colegas, uma coisa é certa: seu carregador é um pouco melhor do que este...

maxresdefault.jpg

Só que este é mais fácil levantar o esquema...

art1979_0002.png

😁

  • Haha 3
Postado
12 horas atrás, albert_emule disse:

Uma bateria estacionaria não pode ficar constante em 14.3V, pois estraga, vai vazar, secar, ou mesmo explodir. 

Esse tipo de carregador, não deve chegar nem perto de baterias estacionárias.

 

Mas pra automotiva está de boa. Conforme eu disse acima, mesmo na carga lenta umas 2 horas já é suficiente pro carro dar a partida.

 

Quanto ao carregador da @.if Sério mesmo que ainda tem pra vender?

Difícil mesmo é achar uma incandescente de 150W pra colocar nesse treco. Uns 30 anos atrás me lembro do meu pai com um desses.

A bendita da lâmpada ficou clareando a cozinha a noite toda, atrapalhando a gente dormir (o quarto era ao lado) e no fim a bateria não carregou foi nada! :lol:

17 horas atrás, rmlazzari58 disse:

A maioria dos multímetros já traz um medidor de corrente contínua embarcado, podendo medir até 10A.

Pra coisa grande, nesses multímetros baratos é melhor nem usar isso. Pois é jogar os 20 conto fora!

Os cabos, conexões, placa... Malemá aguenta 5A

 

 

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Os cabos, conexões, placa... Malemá aguenta 5A

Uma alternativa conceitual (apesar que já fiz algo como uma vez *) mais segura pra medir - ou melhor, ter-se noção dela - é colocar o multímetro na escala 200mV ou menor e medir a V num mesmo cabo p.ex. fio vermelho entre a saída na placa do carregador e sua garra. A R do cabo vai servir como um shunt 1/2 boca.

(*)De fato em alguns cm de fio já se encontra uma V mensurável de dezenas a centenas de uV... foi o experimento que fiz há muit.. alguns anos com sucesso: medi com linearidade, precisão, estabilidade até uns 50Aac. Usei lm324 como ampop e retificador ideal.

  • Obrigado 1
Postado

Alguma indicação de um carregador simples que tenha a tensão de saída melhor regulada e com sistema de flutuação funcional? só pra não perder a bateria caso esquecer. 

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Postado
1 hora atrás, marcosdepaulakt disse:

Alguma indicação de um carregador simples que tenha a tensão de saída melhor regulada e com sistema de flutuação funcional?

Com esses recursos já deixa de ser simples. 

1 hora atrás, marcosdepaulakt disse:

só pra não perder a bateria caso esquecer

Se procura algo barato, faz que nem eu coloca um timer pra não esquecer ligado. 

  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Com esses recursos já deixa de ser simples. 

Se procura algo barato, faz que nem eu coloca um timer pra não esquecer ligado. 

 

 

 

Existe uma espécie de relé monitor de tensão.  O relé desliga uma carga AC, mas monitora em DC.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-870135098-controlador-tenso-monitor-carga-descarga-rele-de-proteco-_JM#position=5&search_layout=stack&type=item&tracking_id=29251105-1a52-4965-a3c2-3f9cd3358bd2

 

Ele pode programar para desligar em 14.2V. 

  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
Em 03/06/2024 às 15:03, albert_emule disse:

Uma bateria estacionaria não pode ficar constante em 14.3V, pois estraga, vai vazar, secar, ou mesmo explodir. 

 

Quais seriam os sintomas, na circunstância?

Postado
Em 07/06/2024 às 14:25, alexandre.mbm disse:

 

Quais seriam os sintomas, na circunstância?

A bateria pode aquecer excessivamente.

Pode haver emissão de gás hidrogênio, levando a um risco de explosão se não houver ventilação adequada.

O eletrolito pode evaporar mais rapidamente.

Vida útil reduzida 

  • Obrigado 1

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