Ir ao conteúdo

O Amplificador Operacional (AO) é Falso?

Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Postado

@Sérgio Lembo

Realmente!

Pensei que este operacional possuísse um SR maior, mas no manual consta 0,1V/us mínimo e 0,3V/us típico.

Procurei o gráfico do ganho de loop aberto no manual e encontrei a discrepância. Segue a figura da Analog Devices.

OP07_GBW_crop.jpg.60b8a23c352af67178c2f805d83ad7e4.jpg

Tá legal que na região dos 400kHz existe uma atenuação, mas não cai até 40kHz. Se bem que a minha alimentação é de + - 6V. Acho que mesmo assim, não deveria cair tanto.
Mas funcionou para gerar Vcc/2, com o auxílio do capacitor na saída. 

Não vou jogar mais fora os 95 OP07 que tenho. Vou usá-los onde forem possíveis.

@rmlazzari58

É isso aí! Pedir não ofende.

Agora eu fiz o seguinte. No ML oferecem o CA3240, dois 3140 em um DILP de 8 pinos. Pergunto se são originais, pois para consertar o "aparelho", só o original funciona. Já coloquei um não original e não funcionou!

O vendedor me informou que são originais. De qualquer jeito, agora eu tenho como verificar, hehehe.

MOR_AL

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Colegas!

Ontem chegaram os 10 AOs CA3140 que comprei na AliExpress.

Hoje eu testei eles.

Para minha surpresa, (quase) todas as medidas realizadas ficaram compatíveis com as originais.

O teste de Slew Rate deu um valor menor do que o manual informa. Porém:

1 - O teste de Slew Rate é feito com o ganho de -1. Eu, desconhecendo este detalhe, fiz com ganho 100.

2 - Tenho dois conjuntos de CA3140. Um sabidamente original, pois foi comprado por empresa idônea, no início da década de 80 e outro comprado agora. Ambos tiveram resultados aproximadamente iguais, o que me leva a concluir, que o ganho de 100 que usei, não seja o correto. Mas serviu pela comparação dos dois grupos, que o comprado via Aliexpress também funciona.

Comprei da NEW IC Store, pelo Aliexpress. Segue o link.

https://pt.aliexpress.com/item/1005004521750511.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.28.2d61caa4DqGbMA&gatewayAdapt=glo2bra

Também comprei os AOs LM357, ainda mais rápidos que os CA3140. Quando chegarem realizarei os testes. Antes de comprar, só por desencargo de consciência, eu perguntei ao vendedor se eram originais. Me respondeu que "Sim".

Não sei quanto a vocês, mas estou muito satisfeito por ter feito este circuito de testes. Apesar de não ser o ideal, mas dá para saber se o AO é falso ou não.

Depois de ter feito a placa e alguns testes, eu modificaria o layout:

1 - Tentaria colocar os pontos de medições mais para a periferia da placa.

2 - Trocaria os pinos de conectores para seleção de entrada do sinal via gerador ou terra, por uma chave de um polo e duas posições. O polo vai aos CIs e as posições vão ao gerador e ao terra.

MOR_AL

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 27/07/2024 às 18:47, MOR_AL disse:

Também comprei os AOs LM357, ainda mais rápidos que os CA3140. Quando chegarem realizarei os testes. Antes de comprar, só por desencargo de consciência, eu perguntei ao vendedor se eram originais. Me respondeu que "Sim".

Recebi ontem (07/08/2024) um de dois grupos de LF357. Comprei cada um dos grupos em lojas diferentes. Caso uma delas enviassem AO falsos.

Hoje testei os LF357.... TODOS FALSOS 😫😫😫😫😫

Hoje mesmo fiz um vídeo apresentando as medições para o vendedor DESONESTO, pois me afirmou serem ORIGINAIS.

Tive que fazer o vídeo para comprovar que o produto não presta.

Vamos esperar receber a segunda leva. Quem sabe se eu dou sorte e eles são realmente originais.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado
Em 08/08/2024 às 11:54, MOR_AL disse:

vendedor DESONESTO, pois me afirmou serem ORIGINAIS.

🤔 E se ele fosse HONESTO ia afirmar que era FALSO? 🤪

... se fosse comigo eu ia tentar ver no raio-x que possuímos.. obviamente não ia saber se falso ou não só com isso mas dava pra comparar os interiores do que funciona com o que não.. e claro, ambos teriam que ser por fora do mesmo "fabricante". De fato já ouvi falar que o chinês pergunta o que você quer que imprima no chip... sério...

Se você fosse meu vizinho eu te falar manda 1 de cada pra mim tiro foto no raio-x e publico as fotos. É pra chinezada ficar experta e saber que não lidam com pôcabosta não.  😁

Pra não alimentar viradas de página... e caso vcs recebam notificação de menção do passado...

Em 09/08/2024 às 07:48, rmlazzari58 disse:

Olha o Rei do Som

20 minutos atrás, MOR_AL disse:

Meu antivírus me informa que a conexão não é segura.

Moris se tens receio clique na página 'traduzida' ...

https://www-reidosom-com-br.translate.goog/?_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

Eu faço isso quando quero publicar uma imagem de página não https e o forum bloqueia 😁

• Curtir 2
  • Haha 1
Postado

Às vezes nem o próprio vendedor sabe se são falsos ou verdadeiros. Às vezes o vendedor nem mesmo sabe o que é um amplificador operacional, na sua loja ele vende amplificador operacional e pano de prato... Tempos ruins esses, de tentar ganhar dinheiro agressivamente e a qualquer custo. Nem sempre palavras suaves e sorrisos significam algo sobre a mercadoria... Assim, o que é 100% certeza é que ele vai sempre responder que são verdadeiros, seja esse vendedor de onde for.

Tempos estranhos...

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

na sua loja ele vende amplificador operacional e pano de prato

Pior que é bem assim mesmo... 

Um dia desses comprei uns componentes eletrônicos na Internet, aí fui acrescentar mais coisas do mesmo vendedor pra não pagar frete. 

Em meio a capacitor, diodos, agulha e cápsula de vitrola também tinha meias, cuecas, sapatos, relógios e por aí vai... 

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Às vezes nem o próprio vendedor sabe se são falsos ou verdadeiros

Não mesmo. Alguns nem sabem que isso existe. 

• Curtir 3
Postado

Saudades dos atendentes de balcão da Trancham, rs...

E eu estava lembrando aqui, @MOR_AL... há pouco tempo atrás comprei uns componentes do Edson, do "Rei do Som", uma vendedor das antigas mas que, usando um termo da moda, "dá a letra" sem dourar a pílula. Ele usa os correios regulares e é um cara extremamente rigoroso quanto à qualidade do que vende. Não tem de tudo mas tudo o que tem é de boa qualidade. Pelo menos era... Se ele ainda estiver por lá, é uma das poucas lojas em que nunca me arrependi de comprar, que recomendo.

Olha o Rei do Som aqui (clique).

• Curtir 1
Postado

A jogada do @.if 

Em 08/08/2024 às 13:28, .if disse:

Moris se tens receio clique na página 'traduzida' ...

https://www-reidosom-com-br.translate.goog/?_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=auto&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=wapp

Eu faço isso quando quero publicar uma imagem de página não https e o forum bloqueia 😁

dá certinho. De fato não é uma conexão https, só agora que você falou reparei no cadeado, aqui...

h4lwTgi.png

Um fofoca, rs... uma vez me contaram, acho que alguém da Sta. Efigênia mas não lembro quem, papo de balcão, que o Edson, do Rei do Som, é primo irmão do NCB, e que cresceram juntos. Foi assim que descobri a existência dessa loja, procurando um potenciômetro de fio que eu não estava achando em lugar nenhum...

P.S.: No mundo todo, só o @.if, além do Dr. Emmet Bown, tem um capacitor de fluxo, rs... Vai ver são a mesma pessoa.

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado

@rmlazzari58

Consegui abrir o link, que você informou.... Porém (sempre tem um porém), ao clicar em qualquer título de componentes, eles informam que "Não há suporte para este formulário". Acesse a URL original, o que recai no problema.

Parece ser uma loja completa, pena que não posso abri-la. 

Tudo bem.

9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

P.S.: No mundo todo, só o @.if, além do Dr. Emmet Bown, tem um capacitor de fluxo, rs... Vai ver são a mesma pessoa.

Sei que não são a mesma pessoa, mas deve ter nascido no mesmo ano. 🤣🤣🤣🤣

MOR_AL

Postado

Ontem eu testei rapidamente os 10 novos LF357 que comprei da china. 

Dois não deram sinal de vida e oito tiveram o produto ganho x resposta em frequências reduzida.

Apesar de não ter observado uma distorção típica de amplificador classe AB para baixos sinais, como na compra anterior, eles não são originais.

Aliás, parece que este AO não é mais fabricado. Não encontrei na Mouser e nem na Digikey.

MOR_AL

Postado
5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

A série LFx57 (LF157, LF257  e LF357) é obsoleta. 

Pois é!!

Não sei porque o tornaram obsoleto. O LF357 é excelente e melhor que todos os que eu já usei, como pude comprovar com o teste em meu vídeo..

Outro AO, que não deveria ter se tornado obsoleto é o LM709. Ele não apresentava o tal capacitor interno, para manter a estabilidade. A estabilidade tinha que ser colocada externamente, conforme o manual. Era um AO difícil de estabilizar, mas uma vez usando a estabilidade externa, poder-se-ia (o corretor me corrigiu) obter um ganho de 1000 linear até 500KHz (ganho x banda passante melhor que 500MHz). E era bem barato.

MOR_AL

Postado
16 minutos atrás, MOR_AL disse:

Outro AO, que não deveria ter se tornado obsoleto é o LM709. Ele não apresentava o tal capacitor interno, para manter a estabilidade. A estabilidade tinha que ser colocada externamente, conforme o manual. Era um AO difícil de estabilizar, mas uma vez usando a estabilidade externa, poder-se-ia (o corretor me corrigiu) obter um ganho de 1000 linear até 500KHz (ganho x banda passante melhor que 500MHz). E era bem barato.

Redução de custo (estabilizador externo). Não consigo imaginar qual aplicação necessita de tanto ganho combinado com tanta velocidade, mas a eletrônica é uma área muito vasta. 

Postado
1 minuto atrás, Sérgio Lembo disse:

Não consigo imaginar qual aplicação necessita de tanto ganho combinado com tanta velocidade,

Por exemplo, o detector de metais Polonês, muito famoso, originalmente usava o LM709 como pré-amplificador.  Ainda hoje ele é respeitado junto aos aficionados, por ser de boa qualidade a um custo baixo. O problema é que já usaram diversos AO como substituto. Nenhum chegou aos pés dele. A exceção são alguns AOs bem mais caros.

E quando digo mais caros, eles custam cerca de US$ 10.00 cada um. Eles TEM que ser comprados em lojas de renome, como Mouser e Digikey. Cada um custa R$ 50,00O problema é o custo do frete e o imposto. Aí passam de R$ 100,00 cada um. Comprar na China, nem pensar. 😫😫😫😫😫.

MOR_AL

• Obrigado 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!