Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estou com uma mesa de som Wattsom AMBW12 aqui pra arrumar, ela está com um defeito que eu já fuçei em tudo e ainda não entendi, ela tem um ruído branco no canal master dela, até então eu estava achando que era problema na fonte, visto que a saída de fone dela fica no mesmo circuito da fonte, e isolando ele do resto, o ruído ocorria na saída de fone também, mas não tenho certeza, será que procede a possibilidade de ser um problema na fonte ocasionando o ruído? A fonte usa dois reguladores de tensão L7815 e L7915 e eles estão esquentando bastante, mas até aí não sei se é um aquecimento normal ou não por nunca ter mexido com algum desse tipo. Se alguém puder me ajudar, dar um palpite ou uma dica, agradeço!

Postado

Há ruídos muito parecidos com o "Ruído Branco" disponíveis pelo ar, vindo por ondas de rádio... não sei se ainda existe mas antes era um ruído bem parecido com o "Ruído Branco" que antigas TV reproduziam quando a estação transmissora ficava fora do ar, lembra um barulho de chuva, bom para dormir porque é constante e "monótono".

(Na verdade é "panótono", rs... o oposto de monótono)

Já verificou aterramento? Aterramento falho pode causar ruídos nas saídas de equipamentos de áudio... Tem vários vídeos no Youtube falando sobre essa sua mesa de som, especificamente...

Quanto a reguladores de tensão, é normal que esquentem. Se estão bons ou não, aí já precisaria medir as suas saídas, se tem mesmo 15v positivos na saída do 7815 e 15v negativo na do 7915...

• Curtir 1
Postado

Tá cheirando a operacional com problema. Eu já vi muitos ainda funcionando mas gerando ruído. Se estiver saindo apenas por uma das saidas esquerda ou direita é o caso.

4 horas atrás, luameve disse:

visto que a saída de fone dela fica no mesmo circuito da fonte, e isolando ele do resto, o ruído ocorria na saída de fone também

Não deu pra entender direito essa parte, explica melhor. Em todo caso se "isolando ele do resto" significa que o ruído saia pela saida master e pela saida de fone e quando você desligou a fonte do resto do circuito  o ruído passou a sair SÓ pela saida de fone provavelmente um dos reguladores de tensão está gerando o ruído.

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Andreas Karl disse:

Tá cheirando a operacional com problema.

Sim, ruído branco nesses equipamentos é característico de semi condutor ruim. 

Pode ser transistor ou diodo com fuga também. 

Já vi esse defeito em vários equipamentos de áudio e o defeito é sempre CI, transistor ou diodo. 

Tem que isolar os setores onde o defeito não aparece, usando algum aparelho como osciloscópio, ou gerador e pesquisador de sinais. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Publique o som do ruído. O ruído é nos 2 canais? São idênticos?

Em 08/09/2024 às 09:47, luameve disse:

reguladores de tensão L7815 e L7915 e eles estão esquentando bastante, mas até aí não sei se é um aquecimento normal

No meu pequeníssimo . de vista conceitual [pois não sou do ramo sonorização], eles deveriam mornar apenas pois não há potência envolvida.  Eles têm dissipador? Aquecem igual?

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!