Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado Originalmente por MAUROBLANCO@21 de setembro de 2005, 04:37

Bom di Vitor, ou boa madrugada.

Eu já estou por aqui. Se bater o sono, volto a dormir novamente.

Por favor me ajude! É o audio que não estou conseguindo transformar.

Instalei o programa que você. mandou e nada.  Estou apanhando do inglês meu irmão.

você não por ai um tutorial?

Abraços

Mauro Blanco - Belém.Pa

dBpowerAMP Music Converter.

Free e simples.

É só instalar, vai clicando em next, até aparecer finish aí você clica nele.

Vai ser criado um icone na area de trabalho com esse nome "dBpowerAMP Music Converter", clica nele vai abri uma janela para você selecionar o arquivo. Seleciona o arquivo de audio que você deseja converter para o maestro.

Abriu outra janela, na guia Converting 1 file to: você coloca "wave".

Clica (tica) em compressed, depois em "change format

Abriu outra janela, Em "Formato" você coloca PCM, em Atributos você coloca 48,000; 16 bit; estereo 187kb/s, Agora clica em ok.

Voltou para janela anterior, agora é só clicar em, convert.

Obs.: Vai ser criado audio em dois canais. Em 5.1 não dá pra fazer nele.

Mas como você não especificou qual você queria. Esse daí funciona no maestro, e é fácil de fazer.

Link para download do programa. ".Clica aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mauro

Na verdade eu nunca usei o BeSweet, mandei ele para você porque é free e foi o que você mencionou. Sempre uso o Adobe Audition por isso não tenho como te ajudar a não ser que você especifique o problema. Que audio você tem que ai posso instalar o programa e ver se te ajudo, mas o pessoal por aqui já conhece o Programa......

Bocolo

Uso esse programa de audio que você indicou para converter arquivos ogg e extrair faixas de CD, muito bom, mas para conversão de AC3 nunca tentei....

Me desculpem ter retirado o capacete do Dinho e que ele andou fazendo piadinhas comigo, sou quase vizinho dele, parti direto para o ataque e arranquei aquele capacete dele.....Avisei antes que ira fazer isso :D

Dinho

Tu tá feio. Por isso usava a mascara...hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza rapaziada,

Estou começando no mastero, por isso a ajuda é de muita valia.

Vou testar e depois me comunico com vocês.

O 1º DVD que estou tentando fazer é bem simples: é um show do Marcelo d2 (DIVX), já convertir p/ m2v, e ficou bom o resultado. Só está faltando o audio.

A mídia que estou usando p/ gravar é um dvd +rw dotcom , com capacidade de 4.7 gb.

Vou instalar o programa,depois volto,

Abraços.

Mauro Blanco - Belém.Pa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por bocolo@21 de setembro de 2005, 06:50

dBpowerAMP Music Converter.

Free e simples.

É só instalar, vai clicando em next, até aparecer finish aí você clica nele.

Vai ser criado um icone na area de trabalho com esse nome "dBpowerAMP Music Converter", clica nele vai abri uma janela para você selecionar o arquivo. Seleciona o arquivo de audio que você deseja converter para o maestro.

Abriu outra janela, na guia Converting 1 file to: você coloca "wave".

Clica (tica) em compressed, depois em "change format

Abriu outra janela, Em "Formato" você coloca PCM, em Atributos você coloca 48,000; 16 bit; estereo 187kb/s, Agora clica em ok.

Voltou para janela anterior, agora é só clicar em, convert.

Obs.: Vai ser criado audio em dois canais. Em 5.1 não dá pra fazer nele.

Mas como você não especificou qual você queria. Esse daí funciona no maestro, e é fácil de fazer.

Link para download do programa. ".Clica aqui

Bocolo,o link tá fora do ar. Tem outro por ai??

Mauro Blanco - Belém.Pa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por somaniaco+20 de setembro de 2005, 19:48-->
ô, Coronel, abre um Tópico novo sobre o assunto e vou pedir ao Marcio para transferir tudo isso para lá!!!

PParabéns seu trabalho está muito bom!!

Lauro A L Brito@20 de setembro de 2005, 20:37

Cria um novo tópico e pede pro Marcio colocar em Destaque como é o do Maestro e outros...

Galera,

O Coronel já fez o tutorial e já destaquei...

Só não posso tranferir estas imagens para lá pois estes posts são mais antigos e ficariam na frente do inicio do tópico...

Vou ver como fazer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Tenho uma dúvida em relação à decodificação:

Eu ripei uns clipes de uns DVDs e fiz todo trabalho no maestro (com alguns problemas e duvidas que já foram solucionadas), então parti pra fase 2:

Tentar decodificar o Divx e conseguir com isso o WAV e o M2V pra começar a brincar com o maestro.

O problema é justamente nessa "conversão", eu usei o programa WINAVI video converter, então ele abre uma tela perguntando o que quero fazer, eu clico em convert any to DVD/MPEG etc..

Escolho o meu video divx e ele pus pra exportar em MPEG2 (que eu presumi ser M2V):

surpresa

ele exportou um video .MPG

então eu pensei, é só renomear!!!

Quando fui ver o video, a qualidade ficou uma ######, ele fez uma recompressão do video e ficou uma ######... parecendo aqueles videos de 1 mb q vem pelo email

Então fiz diferente,

Escolhi a opção DVD;

ele exportou o meu video divx pra um arquivo .VOB (a qualidade ficou razoável) detalhe... um video em divx de 20 minutos ele criou um vob de 1.3 GB - Achei um absurdo.. Uma vez q os clipes que anteriormente eu botei 34 num DVD tinha cada um deles 4 minutos e mais ou menos 130 Mb. Pergunta: Que matemática é essa????

1 minuto do clip tá em torno de 32 Mb (em VOB e apenas o VIDEO)

1 mnuto do divx dá em torno de 65 Mb (em VOB e apenas o VIDEO)

ou esse conversor é uma ######, ou eu estou errando em alguma coisa :(

Socorram-me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que ta.

O Vob não é so video.

O VOB é um sistema de arquivo com estrutura para 9 pistas de videos, 8 pistas de audio, 32 pistas de legendas.

Recentemente eu peguei um xDiv pela net e usei o WinDVD creator. Simplesmente carrega o video na timeline e manda exportar para DVD/NTSC, ele gera um arquivo mpeg2 já no padrão de DVD ai é so usar o VobEdit pra fazer o demux ou seja, separar o video em m2v e o audio no padrão que veio seja wav ou ac3. Aí é so importar tudo no maestro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Vitor Seagull@21 de setembro de 2005, 20:13

Eu uso para conversão dos dvix ou xvid  com o próprio Premiere. Tendo o pacotes de codec's que contem o codec que gerou o divx ou avi ele faz o demux.....

Acredite se quiser...ou se testar

Aqui eu já testei e não consigo, fica tudo preto. Qual pacote de codecs você usa? Eu tenho o K-lite mega codec apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo não fazia a importação de divx, Mpeg4 pelo Premiere isso e fui fazer agora e não funcionou...... :tantan:

Mencionei isso uma vez ao Dinho e ele ficou surpreso, mandei inclusive um trecho do video para ele comprovar, fiz ate exportação via FireWire para o gravador de mesa Philips para fazer o teste se a entrada era in/out , o responsável pela façanha era justamente o pacote de codecs K-lite......

Não sei porque agora não quer funcionar....

Instalei um pacote de codecs do Nero recentemente, talvez seja isso......

Vou verificar o que pode ter acontecido. Por enquanto esquece.....faz com o TMPEnc Plus ...ou Xpress

Vou caçar o post onde comentava isso com o Dinho, para mostrar que é papo de pescador.

Em tempo

Recodifiquei agora um filme feito com o codec Xvid, utilizei o codec 3ivx D4 4 5.1 Pro Video Codec.....O Premiere importou e fez o demux....

Lembrei que era esse o codec utilizado no filme que baixei, mas acho que tambem importei um MPEG4.......

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@20 de setembro de 2005, 21:39

faverojunior

Eu não tenho do DVD menu e nem tenho a minima ideia de como é ele mas pelos relatos tudo o que ele faz você faria no photoshop. Se conhece o photoshop vai ser um caminho talvez mais fácil, basta compor a sua imagem lá em 720x480 tomando cuidado com as safe areas (eu costumo fazer um screen do menu do maestro pra demarcar no photoshop as safe areas e uma coisa muito interessante a respeito do photshop está não em menu estático pra por no maestro mas em menu animado.

Por exemplo: voce separa um trecho de 30 seg do seu video e coloca na timeline do premiere pro.

Cria seus botões ou máscaras com todos os efeitos desejados no photoshop e salva como psd sem fazer o achatamento mas remove o background do phoshop, deixando somente as camadas.

Esses layers são importados pelo pro e em se tratando de camadas, naquelas areas onde você não colocou nada fica livre para o video que ta na timeline e será o fundo animado do menu. Imagine quantas opções voce tem aí.

Feito isso é so renderizar e exportar em m2v pra carregar tudo no maestro sem se preocupar com subpictures e tal. É so criar os links la. Eu costumo inclusive escrever os titulos no photoshop e no maestro em vez de circundar toda a imagem do botão eu faço uma linha em baixo do titulo e uso as paletas de cores pra navegação.

Olá Lauro boã noite, na realidade não sei mexer em nenhum dos dois programas nem fotoshop nem dvd menu.

eu baixei o dvd menu porque no tutorial cita ele, mas conhecer mesmo não conheço, achei que seria mais fácil seguindo as dicas postadas ali, mas não imaginaria que fosse dar erros, mas valeu pela dica acho que não tem como eu perguntar tantas duvidas que tenho porque não conheço nada de autoração, ai vocês ficariam Bravo respondendo minhas duvidas (que sao muitas) , beleza Lauro muito obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, eu tenho o k-lite instalado e recentemente peguei um filme na net (ufa 30hs de dow) mas o filme valia a pena e é muito difícil de encontar pra comprar pois é de 1992.

Terminado o down vejo que é um xDiv alguma coisa, dois arquivos de 700 e poucos megas. Carreguei o bicho no pro e ele já jogou o audio la pra uma pista 5.1 e ficou no maldito conforming dele pois quase 1 hora. Fui tomar café, assisti um pouco de tv e deixou o cavaliho troteando la.

Quando terminou a primeira coisa que fiz foi o demux do audio. Pensei 5.1?

O pro não importa AC3 nem 2.0 será que importou 5.1?

Deixa pra lá, mandei exportar em ac3 5.1 e lá se foi mais um tempo esperando.

Vou testar o ac3, primeiro carreguei no nuendo pra ver ser era real ou fajutado. Era real seis canais com freqüências diferentes que me animou mas quando dou play no nuendo.

Caracas o som parece que saiu de um bolachão 78rpm. é mole?

Não sei que droga o pro fez aumentou a velocidade do audio em pelo menos 50%.

Vou testar o video no pro e nada também.

Resumindo. O pro carregou o video sem reclamar mas não entendeu bulhufas no fazer com eles.

Pior que foram umas 4 horas perdidas nesta brincadeira ai.

Ai um amigo falou: carrega tudo no WinDVD Creator que ele reconhece todas essas p. de codecs avi.

Dito e feito, puxo os dois arquivos no Win e tá lá o video bunitinho e o audio tambem só que somente em dois canais. O Win não tá preparado pra trabalhar com 6 canais.

E ai. Jogo tudo no lixo?

Não melhor em dois canais que em nenhum - certo?

Juntei os dois avis e em menos de 2 horas tinha um arquivão MPEG de 6GB no hd so esperando fazer demux. Eu preciso dar mais uma fuçada nesse cara pra ver se ele não gera um m2v direto. Arre égua.

Depois de alguns trancos e mais algumas centenas de cabelos brancos. consegui finalmente autorar no maestro com ac3 2.0 e duas pistas de legendas.

Ficou muito bom emboras algumas legendas parecem fora do lugar.

Mas caramba heim. Vocês são guerreiros. Quanta luta pra poder ver um filme no DVD comendo pipoca....

Vitão. Eu fiquei curioso a bessa - Quem é o frango de macumba que você sempre se refere.

Cara se juntar você, o Kimo e o capeto numa mesa sai de baixo.... heheheh

Um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Frango de Macumba

Olá Lauro

Tirou o terno e afroxou a gravata..hehehehe...Falei ao Dinho que ia bagunçar...

Informação é o principal, mas com humor é muito mais gostoso, duplo prazer...

Tai o Frango de Macumba...

Carlos Portela, ele chama isso de coração rubro negro (alem do avatar feio é flamenguista...9 meses), mas na verdade é uma foto tirada na encruzilhada e tratada com o Photoshop..... :D .

Com relação ao Premiere e o demux dos divx, só usei mesmo quando começei a estudar o maestro, depois parei e agora voltei pois deu uma tregua nos trabalhos. Mas tá começando a chegar mais coisa....

Atualmente uso o Diko e o DVD lab para fazer DVD a partir do dvix...menu básico, bem bobinho,gravo em RW, assisto espero todos da casa assistirem e erase......

Quando tiver algo especial posso pegar os arquivos do Diko e trabalhar melhor

Agora só vou usar para estudo os videos gravados no gravador de mesa ou clips de DVD. Por enquanto edito no Studio que é o que eu domino mais e tenho muitos efeitos nele, mas pretendo subir nesse cavalo e deixar a Pinnacle chorando..... :cry:

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@21 de setembro de 2005, 23:20

Vitor, eu tenho o k-lite instalado e recentemente peguei um filme na net (ufa 30hs de dow) mas o filme valia a pena e é muito difícil de encontar pra comprar pois é de 1992.

Terminado o down vejo que é um xDiv alguma coisa, dois arquivos de 700 e poucos megas. Carreguei o bicho no pro e ele já jogou o audio la pra uma pista 5.1 e ficou no maldito conforming dele pois quase 1 hora. Fui tomar café, assisti um pouco de tv e deixou o cavaliho troteando la.

Quando terminou a primeira coisa que fiz foi o demux do audio. Pensei 5.1?

O pro não importa AC3 nem 2.0 será que importou 5.1?

Deixa pra lá, mandei exportar em ac3 5.1 e lá se foi mais um tempo esperando.

Vou testar o ac3, primeiro carreguei no nuendo pra ver ser era real ou fajutado. Era real seis canais com freqüências diferentes que me animou mas quando dou play no nuendo.

Caracas o som parece que saiu de um bolachão 78rpm. é mole?

Não sei que droga o pro fez aumentou a velocidade do audio em pelo menos 50%.

Vou testar o video no pro e nada também.

Resumindo. O pro carregou o video sem reclamar mas não entendeu bulhufas no fazer com eles.

Pior que foram umas 4 horas perdidas nesta brincadeira ai.

Ai um amigo falou: carrega tudo no WinDVD Creator que ele reconhece todas essas p. de codecs avi.

Dito e feito, puxo os dois arquivos no Win e tá lá o video bunitinho e o audio tambem só que somente em dois canais. O Win não tá preparado pra trabalhar com 6 canais.

E ai. Jogo tudo no lixo?

Não melhor em dois canais que em nenhum - certo?

Juntei os dois avis e em menos de 2 horas tinha um arquivão MPEG de 6GB no hd so esperando fazer demux. Eu preciso dar mais uma fuçada nesse cara pra ver se ele não gera um m2v direto. Arre égua.

Depois de alguns trancos e mais algumas centenas de cabelos brancos. consegui finalmente autorar no maestro com ac3 2.0 e duas pistas de legendas.

Ficou muito bom emboras algumas legendas parecem fora do lugar.

Mas caramba heim. Vocês são guerreiros. Quanta luta pra poder ver um filme no DVD comendo pipoca....

Vitão. Eu fiquei curioso a bessa - Quem é o frango de macumba que você sempre se refere.

Cara se juntar você, o Kimo e o capeto numa mesa sai de baixo.... heheheh

Um abração.

Lembra que eu falei a poucos dias sobre fontes em divx, fazendo os arquivos com o winavi, apenas 50 minutos, e já te da o dvd pronto. você pode gravar e ver no dvd, sem menu e sem legendas, para colocar a legenda, também seria muito simples (legenda e filme com nomes iguais na mesma pasta com o programa vobsub instalado). Ou fazer demux dos arquivos gerados na video_ts e autorar no maestro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bocolo, eu realmente tinha esquecido.

Essa parada de DivX, xDiv não é muito a minha praia mas baixei o programa lá no link que você colocou e vou fazer um teste também, apesar que o maior problema meu não era o MPEG em si pois isso o WinDVD dava conta do recado mas tirar o audio em 5.1 do xDiv não. Ele só reconhecia como AC3 2.0. Tive que recorrer a vários amigos dessa área mas consegui retirar o surround original e agora só falta acerta o framerate dele. Tá tudo guardadinho aqui na pasta pra eu fazer uma segunda autoração quando tiver mais tempo, pois o filme é um clássico e vale a pena ter na estante ou outros que já tenho.

Vou deixar o projeto em banho maria por enquanto, pois tenho nada mais nada menos que 25 fitas em PAL-N (Filmes alemães e ingleses sem legendas é mole?)aqui pra capturar e autorar e quero fazer isto rápido pois tem outros projetos estourando por ai.

Valeu - Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Lauro A L Brito@22 de setembro de 2005, 00:20

Ai um amigo falou: carrega tudo no WinDVD Creator que ele reconhece todas essas p. de codecs avi.

Dito e feito, puxo os dois arquivos no Win e tá lá o video bunitinho e o audio tambem só que somente em dois canais. O Win não tá preparado pra trabalhar com 6 canais.

E ai. Jogo tudo no lixo?

Não melhor em dois canais que em nenhum - certo?

Juntei os dois avis e em menos de 2 horas tinha um arquivão MPEG de 6GB no hd so esperando fazer demux. Eu preciso dar mais uma fuçada nesse cara pra ver se ele não gera um m2v direto. Arre égua.

Depois de alguns trancos e mais algumas centenas de cabelos brancos. consegui finalmente autorar no maestro com ac3 2.0 e duas pistas de legendas.

Ficou muito bom emboras algumas legendas parecem fora do lugar.

Mas caramba heim. Vocês são guerreiros. Quanta luta pra poder ver um filme no DVD comendo pipoca....

Vitão. Eu fiquei curioso a bessa - Quem é o frango de macumba que você sempre se refere.

Cara se juntar você, o Kimo e o capeto numa mesa sai de baixo.... heheheh

Um abração.

Lauro , existe um programa , ele é pequeno você nem acredita o que ele faz ,

você adiciona o Xvid , pode ser dual audio e AC3 5.1 , ele separa o audio, os dois audios , do video e se você quiser você adiciona a legenda também, não a legenda não fica fixa no filme....bom....depois que você mandar ele converter para DVD , o que é bem mais rápido que muitos programas de renome , fica tudo bonitinho...os 2 audios separados , a legenda selecionável.

Se o audio for em AC3 5.1 ele faz com 5.1 mesmo.

É o VSO DivxtoDVD , se não me engano a página é http://www.vso-software.fr experimenta ele você vai gostar, eu uso ele para fazer os DVDs , depois jogo no DVDLab pro , ele faz o demux bem rápido....dai você pode trabalhar o som no Nuendo como você preferir.

Quando você adicionar o Xvid ou Divx para ele , você clica no sinal de + ao lado do video , vai abrir tudo e mostras os audios, você clica com o botão direito na trilha de audio e aparece as opções " Definir linguagem / trocar audio /opções de audio.

a mesma coisa para legenda , clica com o botão direito e seleciona adicionar legendas , e coloque o arquivo srt e manda converter.

A única coisa que você tem que fazer , antes de tudo , é ir em definições e em formato de TV e colocar em standart vídeo colocar para NTSC , que vem como automático , como tem muitos Divx em Pal ele deixa em pal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

É o seguinte: peguei na net varios clips também peguei as letras para fazer as legendas, mas estou tento um trabalho pra por elas no DVD maestro. Os clips estão na maioria em 25 fps, crio as legendas no Subtitle Workshop, separadas, musica por musica, e antes de iniciar coloco em 29,97 fps no campo que esta logo acima de "trabalhar com" na esquerda, inicio o clip que peguei da net no WorkShop e vou sincronizando a letra usando as teclas alt+c e alt+v para exibir, e para salvar, salvo em "Spruce Subtitle File", isso para cada musica. E como no DVDmaestro não da para inserir legendas uma atras da outra como fiz nos clips - que nos quais fiz o DEMUX com o programa proprio (e não o plug-in do Premiere) "MainConcept MPEG Encoder", para .mpv - usei a função de unir legendas do Wokrshop, aqui a unica coisa que fiz foi adicionar as legendas na ordem dos filmes que estão no DVDmaestro, formato de saida novamente em "Spruce subtitle file" e FPS de saida : 29,97 (num campo logo em cima não mexi deixei como estava 29,97), "UNIR", ate aqui nenhum problema, mas quando vou inserir no DVDmaestro o arquivo com todas as legendas agrupas fica sobrando um bom espaço no final.

Em tempo: quando DEMUX os clips (avi's e mpeg's da net) configurei o format de saida para o MPEG type: DVD, Video Mode: NTSC, me mostrando DVD, 720x480 pixel, 29,97 FPS, e somente o video no stream type.

Bem, sei que algumas coisas são primarias, mas estou começando a autorar agora os DVD. espero que tenhão paciência comigo!!

Vladimir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perai, Galera..... Há um tópico só para DivX....esse Gaivota zonea a parada mesmo!!! Vou falar pro Frango de Macumba fazer um despacho lá na entrada da Linha Amarela.. Tem uns moleques que ficam soltando Pipa e atravessando a aAvenida: vou pedir a eles para passar um Cerol bem forte só pra cortas as asas do Gaivota!!! heheheheh

Tudo bem... Tudo explicado...o Divix é uma porcaria... Mas agora vamos dá um tempinho!!!!

Quem quiser fazer suas transformações de Divx/Xvid para Mpeg2 façam uma visita lá no Tópico do assunto depois voltem para cá e VAMOS FALAR DE MAESTRO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vladimir.. o Wokshop é um bom programa para edição de legenda... mas ainda há neles uns bugs quanto a mudança de fps com relação ao vídeo apresentado!!!! Caso você tenha feita as legendas e elas continuam dessincronizadas, não tem jeito: você terá que fazer a sincronização através do Time Code do Maestro. Ou seja: anote o tempo da primeira fala e da última fala no visor TimeCode do Maestro. De posse desses dois números, volte no Worshop vá em sincronizar e entre com esses tempos, da primeira e da última legenda... Com isso o Worshop irá sincronizar usando o tempo o fps real do Vídeo que estiver na timeline do Maestro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.... sou novo aqui e tenho um problema que ta me tirando o sono....

Aquele velho problema das legendas no maestro (ficam atrasadas depois da metade do filme), tentei mudar o FPS de saída no Subtitle workshop várias vezes, quando eu mudo de 23,976 para 29,97 ele adianta demais as legendas - inclusive as do começo que estavam certas!!!

Quando coloco o filme no workshop as legendas estão sincronizadas do começo até o final....

Só que eu usei o TMPgenc plus para criar o arquivo .m2v com o template KDVD, já fiz com FPS 23,976 (internally 29,97) e com 29,97...será que é isso!?

O áudio fica perfeito....

Foi tudo (vídeo, áudio e legenda) tirado do dvd...

ALguém me ajude, por favor....tô ficando lôco.... :muro:

Abraços,

cmarido

em tempo, PARABÉNS pelo excelente tutorial somaniaco!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!