Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led UV faz mal a saúde?


rreimao

Posts recomendados

bem se ele realmente imetir algum radiação ele tem que estar dentro das Normas da ABNT mas acho difícil que ele seja comercializado se for prejudicial, ele pode causar pequenos dados a sua visão se ficar olhando muito tempo para ele e muito proximo ai realmente ele pode danificar suas corneas....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não sei porque mas luz UV me dá tontura, não posso ir em lugar nenhum que tenha luz UV porque depois de 5 minutos fico parecendo bêbado, não consigo nem ficar em pé direito, e nem preciso ficar olhando direto pra lâmpada, basta ter uma no ambiente. Agora, isso acontece com lâmpadas grandes, nunca encarei um led de frente pra ver o que acontece, vou tentar ver o que acontece, mas pra mim a luz UV de boate ou coisa do gênero deixa tonto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

a luz UV (ultra violeta ) de acordo com termos fisicos e uma onda eletromagnetica de alta freqüência sendo assim cancerigena pois ela quebra ligações do corpo ou do material exposto, mas ela e menos cancerigena que os raios X e os raios Gama.

eu acho que esta havendo um exagero quanto o ultra violeta lembrando que os raio x são muito mais cancerigenas que os ultra violeta e no entanto todo mundo ja fez uso seja para tirar uma chapa no dentista ou no medico sei la!! tomamos ultra violeta todos os dias nas exposições ao sol em casas noturnas tem muito luz UV e nem por isso tivemos um surto de cancer ou algo prejudicial a saude relacionado ao uv mas e bom se evitar um pouco a exposição sem duvidas principalmente dos olhos !!!!!!! acho que o uso moderado não faz mal agora encher o pc e o quarto de luz UV e ainda tomar UV durante o dia no sol isso pode acarretar laguns problemas futurosss usem UV mas não abusem aconselho intalarem nos cases um interruptor exclusivo para os leds assim evita a exposição excessiva ao UV espero ter ajudado abraçossss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Achei este tópico muito interessante e resolvi dar a minha contribuição.

Foto

São fotos especiais tiradas por telescópios com filtro para um só comprimento de onda, indicado na faixa de espectro com uma seta. A primeira foto (azul), por exemplo, é uma foto do Sol com filtro UVC de 17.1(!)um, que seria extremamante nocivo aos seres humanos, por exemplo. Apesar de estar bem degradada, a camada de ozônio ainda é muito importante, não? Essa primeira foto teve, obviamente, suas cores reprocessadas para que fosse possível vê-las.

:bandeira: Falou!

Edit: Troquei a foto por um link pois ficou muito grande e pesada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por um acaso... eu trabalho em uma gráfica que usa uma lampada em uma Curadoura UV, para secar as tintas e verniz, ou seja, é um UV tão forte que sai uma luz branca e que chega a quase 200° C.

No caso então, seria um UVC? existe a possibilidade de problemas mais tarde, mesmo sem olhar para a lampada?

falou! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por DJ-WEBMASTER@12 de julho de 2005, 12:57

a luz UV (ultra violeta ) de acordo com termos fisicos e uma onda eletromagnetica de alta freqüência sendo assim cancerigena  pois ela quebra ligações do corpo ou do material exposto, mas ela e menos cancerigena que os raios X e os raios Gama.

eu acho que esta havendo um exagero quanto o ultra violeta lembrando que os raio x são muito mais cancerigenas que os ultra violeta e no entanto todo mundo já fez uso seja para tirar uma chapa no dentista ou no medico sei la!! tomamos ultra violeta todos os dias nas exposições ao sol em casas noturnas tem muito luz UV e nem por isso tivemos um surto de cancer ou algo prejudicial a saude relacionado ao uv mas e bom se evitar um pouco a exposição sem duvidas principalmente dos olhos !!!!!!!

Seria um ponto, mas depende...tudo depende do espectro da luz e o tempo de exposição. De forma nenhuma, considero um exagero. você alega que os raios X são mais perigosos que os raios UV, mas mesmo assim ele é amplamente usado. Isso esta correto. Mas o que é determinante nesse caso, é o tempo de exposição a esses raios. Numa sessão de raio x, o paciente é exposto por apenas SEGUNDOS. E eu nunca vi ninguém tirar 2 chapas toráxicas NO MESMO DIA! No caso de por exemplo, uma lâmpada UV, essa exposição pode chegar a HORAS. Como em toda radiação, seus efeitos são cumulativos. No final, por exemplo, o dano maior seria dado pela radiação UV, que pode ser menos destrutiva, mas foi potencializada pelo seu longo tempo a exposição. E mais, essas lâmpadas UV dessas casas noturnas, estão na área do expectro VÍSIVEL (roxa), passando para UV...ou seja, uma parcela muito, mas muito pequena mesmo de radiação no espectro UV são emitidas por essas lâmpadas...diferentemente da radiação proveniente do sol, onde uma parcela da radiação efetivamente está no espectro UVA...

Entendeu o ponto???...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Para saber se há risco de radiação UV perigosa de lâmpadas ou led's “desconhecidos”, basta obter o espectro de emissão da mesma. Se houver emissão abaixo de 320 nm (comprimento de onda em nanômetros), esta é potencialmente perigosa.

É bom lembrar que o “brilho” de uma lâmpada/led (parte visível) não tem nada a ver com o risco UV (que é invisível).

Assim, por exemplo, uma lâmpada germicida (lampadas UV são usadas na medicina!!!), que tem seu espectro com praticamente 100% da radiação no comprimento de onda de 253,7 nm (nanômetro), é altamente perigosa para pessoas nas suas proximidades, mesmo por poucos minutos, causando eritemas ou querato-conjuntivite.

Para relembrar o espectro: Comprimentos de onda acima de 780 nm já estão no

infravermelho, a luz (visível) está entre 400 e 780 nm e a radiação ultravioleta fica

posicionada abaixo dos 400 nm. A primeira porção do espectro UV, 400 a 320 nm, é a da luz negra ou UVA, e não causa normalmente efeitos agudos. Abaixo dos 320 nm teremos os efeitos agudos citados.

Qualquer led pode, portanto, ser analisada quanto ao seu risco, se soubermos qual é o seu espectro de emissão (este é um dado que o fabricante deve fornecer)

Como faço para medir as luzes do meu case?

:blink: Ele tem 4 leds azuis, luz negra, 1 fan de 12cm com leds e 1 de 8cm (AKASA) também com leds. Agora fiquei bolado porque você compra produtos pra embelezar o micro e acaba arrumando dor de cabeça. :sne:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Medx@16 de abril de 2005, 20:35

Eu acredito que possa danificar a cornea, se você olhar diretamente, principalmente se o ambiente for pouco iluminado. A pupila estará dilatada e como o seu olho não percebe este espectro a exposição da cornea será total.

Evite olhar diretamente, não só esses Leds como lasers e leds de alto brilho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Sem querer desmerecer o tópico ou as pessoas que postaram, acho que toda essa polêmica é um pouco exagerada... Se você realmente ficar pensando que vai ter cancer de pele ou problemas de visao por causa de ondas eletromagneticas você realmente esta mais propicio a ter. conheço pessoas que vivem dia e noite na frente de um monitor a anos e nunca tiveram minima descompensaçao das funçoes visuais perceptiveis; assim como existem pessoas que passam a vida inteira debaixo do sol e não tem cancer de pele.. :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por e-spyko@16 de abril de 2005, 21:58

Excelente tópico!

E agora me deu medo de encher meu casemod dos meus projetos de leds. Uma dúvida, os leds UV são os populares leds de alto brilho? Minha placa mãe Abit NF7 vem com um led vermelho para indicar se ela está recebendo alimentação eletrica, esse led tem um brilho muito forte mesmo, se eu olhar para ele percebo um halo muito forte, chega a se parecer a 1/10 da intensidade do halo do sol! (halo

s. m. 1. Círculo luminoso que, por vezes, envolve o Sol e a Lua.)

Eu pensava em instalar uns 5 leds vermelhos de alto brilho + 15 leds vermelhos de baixo brilho em todo meu case, pensando em até leds embaixo do teclado, nos pés do gabinete e dentro de cada caixa de som.

Será que tem problema usar tantos leds, eu não quero ter minah visão danificada por uns leds desgraçados, já basta o monitor que me faz pensar que quando eu estiver com 20 anos já vou estar usando óculos de grau, e se eu nunca tivesse usado um PC na vida talvez só usasse oculos de grau após os 30 anos...

Pô cara, é melhor então comprar um pisca pisca no camelô por 3 pila! Vem com 50 luzinhas e não fazem mal nenhum! He he he :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...

seguinte povo, eu comprei uma lâmpada de luz negra (uv) da foxlux de 27W para uso pessoal mesmo e entrei no site deles e como não havia nada inerente à questão de riscos à saúse eu deixei uma pergunta a eles e quando eles me responderem eu posto aqui, ok? caso alguém queria ver o site: www.foxlux.com.br

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por cereau@22 de março de 2006, 11:49

ql a vantagem de encher o pc de leds.. atrapalha e fica feio.. pra ve um filme no escuro então é uma tortura..

case é bom pra você te uma boa ventilaçaum por exemplo..

se pelo menos ficasse bonito..

Questão de gosto também...dependendo de como é feito, fica muito bom...o ruim é quando alguns transformam o PC em uma árvore de natal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Poxa, ninguém aqui deu ideia de mandar sundown no case.. :bandeira:

Ou por insulfilme que bloqueia UV

Ferreira, excelentíssima sua explicação ! :-BEER

Complementando.. (sem desmerecer)

A exposição de raio-X numa chapa é de frações de segundo, o recomendando é de 2 ou 3 máximas por ano, e geralmente chapa do pulmão tem de frente e de lado.. Existem fórmulas pra calcular a rose maximo, mas eu colei nessa prova B) .

O UV não penetra além da pele, mas ele tem o "poder" de modificar os tijolinhos (bases nitrogenadas, as famosas A, C, T e G) do DNA e originar um câncer de pele, que são dos piores.

O raio-x é uma onda mais curta e bem mais energética, atravessando o corpo (menos os ossos) e detonando muito mais que pele e DNA..

Existem estudos (que comprovam e desmentem) sobre efeitos maléficos de magnetismo sobre animais, então DELIGA O COMPUTADOR que faz mal.

Nada provado.. nem desmentido (frase do meu prof de física)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por Evandro Xita@30 de março de 2006, 16:28

Poxa, ninguém aqui deu ideia de mandar sundown no case..  :bandeira:

Ou por insulfilme que bloqueia UV

Ferreira, excelentíssima sua explicação !  :-BEER

Complementando.. (sem desmerecer)

A exposição de raio-X numa chapa é de frações de segundo, o recomendando é de 2 ou 3 máximas por ano, e geralmente chapa do pulmão tem de frente e de lado.. Existem fórmulas pra calcular a rose maximo, mas eu colei nessa prova  B) .

O UV não penetra além da pele, mas ele tem o "poder" de modificar os tijolinhos (bases nitrogenadas, as famosas A, C, T e G) do DNA e originar um câncer de pele, que são dos piores.

O raio-x é uma onda mais curta e bem mais energética, atravessando o corpo (menos os ossos) e detonando muito mais que pele e DNA..

Existem estudos (que comprovam e desmentem) sobre efeitos maléficos de magnetismo sobre animais, então DELIGA O COMPUTADOR que faz mal.

Nada provado.. nem desmentido (frase do meu prof de física)

Valeu...mas essa explicação estava "meia-boca"...o "tópico completo" está em outro fórum...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

:bandeira:

Só pra concluir: Como já li o tópico inteiro fui procurar esclarecer-me e dar mais uma informação a todos aqui.

Verifiquei no Mercado L., site que vende estes Leds também e verifiquei o comprimento da onda destes, que é de 380 a 395 nm, então segundo nosso colega ele faz parte do UVA e é o menos prejudicial.

Obrigado por esclarecerem minhas dúvidas e espero que esta informação seja útil também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 meses depois...

chegou meu led UV da BIVAR.... tá bom q eu pedi 3 leds UV e 2 verdes, mias veio só 1 UV... mais num tem problema... vamos ao q interessa:

chegou a embalagem do led uv, tal, e na embalagem tahva escrito q o led emitia radiação UV , para protejer os olhos durante o uso, e que os raios UV poderiam causar serios danos a saude(aqueles velhos que todo mundo sabe dos riscos de tomar sol, por causa dos raios UV) ...tipo, até onde eu sei, leds UV , emitem uma freqüência UV inofenciva para o homem (porque c fosse perigoso eles não distribuiriam como samprles e seria algo controlado) ele é bem mais forte q um led UV comum... eu tenho 3 leds UV de 5 mm comprados no ml... o led de 3 mm que chegou da bivar emite uma luz = a esses 3 leds JUNTOS .. (até umpoko mais forte) ... o comprimento da onda desses 5mm comprados no ml é 395nm , e dos da bivar é 405nm...

então, resumindo, faz mal ou não ?

Não deu para ler todas respostas.

Se o Led for branco, transparente, faz mal sim.

A Lâmpada ultravioleta para te proteger tem que ser Preta, é a única que protege, porque tem o filtro protetor.

Informação de fonte segura e conhecedor do assunto.

Se não for "preta", mesmo o reflexo ou a luz indireta vai estas emitindo raios que prejudicam.

Coloquei Led UV no painel do carro, tive que trocar, a vista formigava.

Tem muita coisa que é distribuida sem controle ou detalhes de uso.

abs Baruch.

Ps.:

Sobre o último post, tem uma rede wireless em casa para, vez que ligo o microondas os downloads viram do avesso.

Minha cabeça está no meio.

Quem tem celular? Como será que aquelas ondas vão e vem daquela antena tão longe, atravessam paredes, carros, etc.. rsrs. atravessam os miolos igual pudim.rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!