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Atenuação e SNR (Sinal-Ruído) - análise do seu sinal ADSL


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Alguém pode analisar os dados abaixo e me informar se está td ok?

Aqui é velocidade é de 600Kbps e o modem é um 500B - GII

adslt.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Seu sinal esta excelente, teoricamente com estes parâmetros sua linha ADSL tem capacidade para até 8Mbps, quem dirá de meros 600Kbps.

Abraços, :joia:

Sinal Ruído (SNR) ta bom , mas a Atenuação (ATN) eu considero um pouco

baixo, ideal seria de 12dB e não ultrapassar 52dB...

Diferentemente do sinal-ruído, a Atenuação de linha não tem patamar mínimo e sim máximo, para não comprometer o sincronismo ADSL. Se a Atenuação esta em 7dB, então é um excelente valor. A atenuação quanto mais próximo de zero (0) melhor é; o contrário para sinal-ruído (SNR).

Estude mais sobre ADSL e você entenderá, e será capaz de fazer análises corretamente.

Valeu Spider só mais uma coisa ou quem possa responder,

será que pode ser o filtro de linha que esta com problemas??? tipo eu liguei na TELEFONICA e eles estão me enviando um novo filtro de linha pra ver se resolve, agora esta meio constante as quedas de sinais tanto é que tive que ligar lá, as minhas leituras continuam baixas olhem só:

http://img339.imageshack.us/img339/1...ssinaladsl.jpg

Esses n° de erros são normais? A atenuação esta ridicula não esta?

OPS o link da foto das minhas configurações do modem certa é esse daqui:

http://img339.imageshack.us/i/errossinaladsl.jpg/

Por esta imagem, seus parâmetros estão bons sim. o sinal-ruído em sua linha pode até estar oscilando bastante, mas esta dentro de uma margem tecnicamente aceitável. O problema é oscilar, só isso. Se com a troca do filtro de linha não resolver, a sua operadora deverá interferir já que oscilações tão bruscas no SNR denotam sempre problemas de infraestrutura, seja do lado do assinante - seja do lado da operadora.

Abraços, :joia:

da pra alguem me responder para uma velocidade de 1mega o snr e atenuaçao ta normal ou tem algo errado eu eri. agradeço. adsl 2

Type: Interleave

Line Coding: Trellis On

Status: No Defect

Link Power State: L0

Downstream Upstream

SNR Margin (dB): 13.5 12.8

Attenuation (dB): 55.0 28.4

Output Power (dBm): 18.9 10.9

Attainable Rate (Kbps): 3249 666

Rate (Kbps): 1182 657

K (number of bytes in DMT frame): 5 14

R (number of check bytes in RS code word): 6 10

S (RS code word size in DMT frame): 1 16

D (interleaver depth): 128 4

Delay (msec): 32 16

Super Frames: 263745 266449

Super Frame Errors: 0 0

RS Words: 121322762 1466539

RS Correctable Errors: 938 18

RS Uncorrectable Errors: 0 N/A

HEC Errors: 0 30196

OCD Errors: 0 0

LCD Errors: 0 0

Total Cells: 11880590 1931657869

Data Cells: 35323 465351892

Bit Errors: 0 2883923

Total ES: 1 2713

Total SES: 1 157

Total UAS: 78 4991857

erj. Bem-Vindo ao Clube, :joia:

Sua linha ADSL esta com bons parâmetros para 1Mbps sim, e teoricamente sua linha suportaria sem problemas até 2Mbps.

Abraços,

Spider :aranha:

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beleza Spider muito obrigado você sempre esta tirando as duvidas dos colegas.mas eu li que SNR Margin (dB): 13.5 tinha que ser mais alto tipo 23 a 28 e o Attenuation (dB)55.0 tinha ficar entre 30 a 40 muito bom.isso serve para a minha banda de 1mega

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  • Membro VIP

Por isso disse que teoricamente, sua linha suportaria 2Mbps. Eu sei, por experiência própria de um amigo meu que conseguiu colocar Speedy 2.0 (2Mbps) com uma medição ainda pior que a sua: 11dB de sina-ruído e 54~56dB de Atenuação. Eu calculo que, se colocarem 2Mbps na sua linha, seu SNR deva baixar para uns 11~10dB, com um excelente modem e tratamento de cabos por parte da sua operadora. Claro, eles também "qualificam" a linha para receber maiores velocidades, mas como disse, se você é de Barueri como mostra no seu perfil, deve usar Speedy e, com esse fato do meu amigo ter conseguido Speedy 2.0 com uma medição pior que a sua eu tenho quase certeza que sua linha suporta 2Mbps. Ainda mais sabendo que a Speedy-Telefônica qualifica velocidades com o mínimo de 9dB para SNR (sinal-ruído).

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O SNR pode saldavelmente oscilar até 2dB, que não representa problemas. Mas, se o SNR oscila tão bruscamente, no seu caso quase 15dB, então com certeza algo de muito errado existe na infraestrutura do local: seja no seu modem, passando pelos cabos (internos - externos), até à central ADSL (DSLAM). Se por exemplo, você trocar de modem e rever toda o seu cabeamento telefônico interno incluindo microfiltros, e mesmo assim não surtir efeitos positivos, então é certo que o problema esta no lado da operadora e ela deverá tratar a rede.

Abraços,

Spider :aranha:

Olá Spider, obrigado por responder tão prontamente.

Vou fazer umas verificações aqui antes de entrar em contato com a operadora, a começar pelo modem.

Atualmente utilizo um SpeedStream 4200. Que modem você me indicaria pra eu testar aqui? Já estava pensando mesmo em comprar um novo e deixar o SS de reserva.

Outra coisa, você falou sobre filtro. Eu uso apenas um filtro antes do aparelho telefônico. Antes do modem não uso nada, o cabo telefônico entra direto no modem... Eu deveria usar algo entre a linha telefônica e o modem? Em caso afirmativo o quê e qual você me indicaria?

Abraço e mais uma vez obrigado!

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  • Membro VIP
Olá Spider, obrigado por responder tão prontamente.

Vou fazer umas verificações aqui antes de entrar em contato com a operadora, a começar pelo modem.

Atualmente utilizo um SpeedStream 4200. Que modem você me indicaria pra eu testar aqui? Já estava pensando mesmo em comprar um novo e deixar o SS de reserva.

Outra coisa, você falou sobre filtro. Eu uso apenas um filtro antes do aparelho telefônico. Antes do modem não uso nada, o cabo telefônico entra direto no modem... Eu deveria usar algo entre a linha telefônica e o modem? Em caso afirmativo o quê e qual você me indicaria?

Abraço e mais uma vez obrigado!

Bom, comprar um novo modem acho que não é bem exatamente um bom negócio. Pelo menos não antes de a sua operadora atestar com esta o estado e condições de funcionamento da porta da sua linha ADSL no DSLAM. E outra, o SpeedStream 4200 com um bom firmware é um modem praticamente imbatível quando o assunto é estabilidade de conexão. Então, por ora apenas teste o modem em outra linha ADSL ou pegue um modem de qualquer marca e teste na sua linha. Eu se tivesse um SpeedStream 4200 não teria comprado um D-Link 500BII.:D

Quanto ao microfiltro, continue como esta: telefones com microfiltro e modem sem nenhum filtro. Mas, se o cabo de telefone sair da mesma tomada telefônica que o cabo do modem, aí melhor colocar um microfiltro duplo, aquele com duas entradas: uma tem até desenho de um PC ou a sigla ADSL, e a outra entrada um desenho de telefone: atualmente é assim que utilizo aqui em casa na minha linha da Telefônica, com um microfiltro duplo na única tomada de telefone da casa. Estável em qualquer momento.

mais uma vez muito obrigado.é na experiencia de outros que agente aprende. e sem falar que esse forum é da hora. Spider um abraço::D pode ter serteza qualquer duvida que eu tiver eu posto aqui falouu
É isso mesmo, mente sempre aberta para aprender coisas interessantes e importantes. Sempre Bem-Vindo caro erj. :joia:

Abraços,

Spider :aranha:

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o SpeedStream 4200 com um bom firmware é um modem praticamente imbatível quando o assunto é estabilidade de conexão

Caro Spider,

Que firmware você me indicaria? Algum software alternativo?

Atualmente utilizo a última versão de firmrware disponibilizada pela Siemens.

Vou testar o microfiltro pra ver o que acontece. Quero testar todas as opções antes de entrar de sola na operadora, pois aí não terei dúvidas que é problema dela.

Pra você ter uma ideia como a coisa tá esquisita aqui, semana passada o SNR tava oscilando entre 31 e 17 e ontem bateu a casa dos 13...

Tô achando bem estranho isso.

Abraço e obrigado companheiro!

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  • Membro VIP

Com relação à atualização de firmwares, no caso do SpeedStream 4200 indico o Tópico Central desse modem, tópico bastante avançado por sinal:

> Modem SpeedStream 4200 resetando?: dicas, dúvidas e soluções.

Com relação às oscilações bruscas, é aquilo que eu já postei: sempre é problema de infraestrutura, e na minha própria experiência aqui no meu Speedy 2.0 eu tenho fortes razões para corretamente deduzir que o seu problema nasce na central ADSL da sua operadora, veja:

Certo dia meu Speedy amanheceu com constantes quedas de sincronismo e conexão. Fui verificar e o meu SNR oscilava de 18dB para até -1dB, isso mesmo, menos um decibel. A linha ficou chiando até ficar muda. Acionei o suporte técnico do Speedy, abriram o tal bilhete de defeito, técnico veio em casa e tal... foi no DG (Distribuidor Geral) onde esta o meu par-metálico e pimba!, dali meia-hora tudo voltou à funcionar como deveria. E este problema se repetiu pelo menos umas três vezes depois, mesmo eu trocando de modem: um Thomson TG508 por um D-Link 500BII. A troca de modens melhorou bastante meu SNR, mas mesmo com o D-Link as quedas ocorreram.

Oscilações bruscas no sinal-ruído quase sempre ocorrem por causa do mal-aterramento do DSLAM no DG, ou até mesmo por causa de algum alarme na placa desse DSLAM que não foi corrigido, e não raro um problema na própria porta onde esta seu par-metálico, enfim são vários fatores dentro da central telefônica que corroboram para a instabilidade do sinal-ruído. O laudo técnico da sua operadora deve por fim à essa desconfiança. Até lá eu sugiro não fazer o upgrade de firmware no seu modem, só depois do laudo da sua operadora.;)

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Olá pessoal, boa tarde.

Caros colegas, há cerca de duas semanas consegui uma linha com disponibilidade de Velox para minha residência, porém fui informado que, devido a distância de minha residencia (modem) à central (DSLAN) na qual está instalada a linha (cerca de 3Km), a velocidade máxima que eu poderia contratar seria de 300 Kbps. Fiquei muito triste com a notícia, mas mesmo assim aceitei.

Minha conexão estava caindo com frequencia. Quando isso ocorria o SNR estava em -5.

Estava com uma oscilação muito alta. Entre 13 e -5.

Não me conformei e comecei buscar as causas. Acabei detectando uma folga na tomada do telefone. Ajustei tudo direitinho e agora o SNR está variando pouco, alem de minha conexão não cair mais.

Quero agora solicitar uma nova avaliação na linha para ver se suporta ao menos 1Mb, 600k na pior das hipóteses. Liguei para o serviço de atendimento e fui informado que a linha so suporta os 300k mesmo.

Nesse momento meu modem está desta maneira:

SpeedStream 4200

SNR: Oscilando entre 19 e 26 (Oscilação muito lenta)

Atenuação: Fixa em 50,5

ATU-C 320000

ATU-R 160000

Tx CRC Tx FEC Rx CRC Rx FEC LOS SEF LOS (sec)

6 136 1048 0 0 0 0

SEF (sec) Err (sec) Rx (blocos) Tx (blocos) SNR Att.

0 735 53305 53305 24 50,5

Com base nestes dados, quanto de velocidade minha linha pode suportar?

Grato a todos pela força!

post-739730-13884956067297_thumb.jpg

post-739730-13884956067559_thumb.jpg

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Ontem eu estive numa Lan House de um colega e verifiquei a configuração do modem dele que por sinal é o mesmo que eu estou aqui. Um SpeedStream 4200, mudando apenas o Firmare que é: 004-D240-A3L, e no meu modem é: 004-D241-A18.

Ele tem 1Mb. SNR variando entre 8 e 15. Att Fixo em 51. Porém verifiquel que não tem nenhum erro de CRC e FEC, como mostrado a fig. 1

Já no meu caso, hoje estou com 300k. SNR variando entre 13,5 e 22. Att Fixo em 52,5. Porém aqui ocorre muitos erros de CRC e FEC, como mostra a fig. 2.

O que pode está causando estes erros?

Problema no modem?

No Firmware?

Problema na Rede Telefonica?

O que faço para zerar estes erros?

Me ajudem!

Um forte abraço a todos!

post-739730-13884956074113_thumb.jpg

post-739730-13884956074383_thumb.jpg

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Olá PATURI seja Bem-Vindo ao Clube,

Seu caso é típico, comum e infelizmente crônico: fruto do descaso das operadoras. Mas o caso é que, se você já fez aí a correção dos problemas da rede telefônica interna, e o problema de oscilação no SNR ainda ocorre significa que o cabeamento e infraestrutura da sua operadora na sua cidade é bem precária, pra não dizer calamitosa do ponto de vista técnico.

Juntando isto com outros fatores, como uma central ADSL (DSLAM) também precários e antigos, classificados DSLAMs ATM, os erros em FEC e CRC ocorrem com mais frequência devido ao problema que existe na linha ADSL, que é a integridade que compõem uma célula: diferentemente de outras redes, uma rede ADSL baseada em ATM precisa de encapsulação com VPs e VCs (depois VCIs e VPIs), que por inconsistência dos equipamentos das operadoras, deixam 'escapar' as tais células e no seu modem aparecer os ditos erros em FEC e CRC.

Com isso, é fácil concluir que a linha do seu amigo pertence à outro tipo de rede: redes ETH ou Metro-Ethernet onde a incidência de erros deste tipo são extremamente raros devido ao funcionamento muito diferenciado tecnologicamente falando. E é fácil também ver qual a velocidade na sua conexão e na do seu amigo, isto é a velocidade máxima alcançável, acentuando ainda mais as diferenças tecnológicas de rede em que a sua linha e a dele estão instaladas veja:

Na sua linha aparece este dado > ATU-C Taxa de transmissão atual (bits/s) > 320000. Transformando este dado em Kbps > 320000/1000 = 320 > então 320Kbps é a capacidade máxima em downstream na sua linha ADSL.

Na linha do seu amigo aparece este dado > ATU-C Taxa de transmissão atual (bits/s) > 1024000. Transformando este dado em Kbps > 1024000/1000 = 1024Kbps ou 1Mbps.

Perceba a diferença: enquanto você mesmo com um SNR instabilíssimo tem menos velocidade máxima teórica que o seu amigo, a linha ADSL dele mesmo tendo um SNR menor que o seu e uma Atenuação de linha maior tem ao mesmo tempo mais velocidade teórica e uma melhor qualidade do sinal ADSL (ausência de erros). Com estes dados, é fácil concluir o que foi dito anteriormente: sua linha ADSL (ou seu par-metálico) esta instalada em um DSLAM do tipo ATM onde problemas surgem mais facilmente, enquanto a linha do seu amigo esta instalada em um DSLAM ETH, onde estatisticamente falando os erros são bem menos recorrentes e mais facilmente detectáveis e corrigidos.

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  • Membro VIP

PATURI, provavelmente sua rede telefônica é antiga, cabos antigos, possui emendas, etc... Isto tudo causa ruído, o que interfere no sinal ADSL. Vistorie seu cabeamento desde a caixa de entrada telefônica até seus terminais dentro de casa. Lembre-se tmb que o recomendado é que o modem deve ser o primeiro a ser conectado na rede, ou seja modem > telefone 1 > telefone 2 e assim por diante. Qual splitter você utiliza aí?

Aqui em São Paulo, uma distância de 2~3Km para a DSLAM resulta em no mínimo 2Mb de conexão. Claro que temos que levar em conta a estrutura da rede de telefonia, etc.

[]'s

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Olá PATURI seja Bem-Vindo ao Clube,

Seu caso é típico, comum e infelizmente crônico: fruto do descaso das operadoras. Mas o caso é que, se você já fez aí a correção dos problemas da rede telefônica interna, e o problema de oscilação no SNR ainda ocorre significa que o cabeamento e infraestrutura da sua operadora na sua cidade é bem precária, pra não dizer calamitosa do ponto de vista técnico.

Juntando isto com outros fatores, como uma central ADSL (DSLAM) também precários e antigos, classificados DSLAMs ATM, os erros em FEC e CRC ocorrem com mais frequência devido ao problema que existe na linha ADSL, que é a integridade que compõem uma célula: diferentemente de outras redes, uma rede ADSL baseada em ATM precisa de encapsulação com VPs e VCs (depois VCIs e VPIs), que por inconsistência dos equipamentos das operadoras, deixam 'escapar' as tais células e no seu modem aparecer os ditos erros em FEC e CRC.

Com isso, é fácil concluir que a linha do seu amigo pertence à outro tipo de rede: redes ETH ou Metro-Ethernet onde a incidência de erros deste tipo são extremamente raros devido ao funcionamento muito diferenciado tecnologicamente falando. E é fácil também ver qual a velocidade na sua conexão e na do seu amigo, isto é a velocidade máxima alcançável, acentuando ainda mais as diferenças tecnológicas de rede em que a sua linha e a dele estão instaladas veja:

Na sua linha aparece este dado > ATU-C Taxa de transmissão atual (bits/s) > 320000. Transformando este dado em Kbps > 320000/1000 = 320 > então 320Kbps é a capacidade máxima em downstream na sua linha ADSL.

Na linha do seu amigo aparece este dado > ATU-C Taxa de transmissão atual (bits/s) > 1024000. Transformando este dado em Kbps > 1024000/1000 = 1024Kbps ou 1Mbps.

Perceba a diferença: enquanto você mesmo com um SNR instabilíssimo tem menos velocidade máxima teórica que o seu amigo, a linha ADSL dele mesmo tendo um SNR menor que o seu e uma Atenuação de linha maior tem ao mesmo tempo mais velocidade teórica e uma melhor qualidade do sinal ADSL (ausência de erros). Com estes dados, é fácil concluir o que foi dito anteriormente: sua linha ADSL (ou seu par-metálico) esta instalada em um DSLAM do tipo ATM onde problemas surgem mais facilmente, enquanto a linha do seu amigo esta instalada em um DSLAM ETH, onde estatisticamente falando os erros são bem menos recorrentes e mais facilmente detectáveis e corrigidos.

Olá Spider. Em 1º lugar: obrigado pelos votos de boas vindas. 2º: muito obrigado por responder minhas questões, pois estava aqui torcendo para você responder, visto que demonstra ter um conhecimento aprofundado sobre o assunto.

Bom, surgiram outras dúvidas: a central na qual está meu colega não é a mesma minha. Estamos em centrais distintas. É possível através da interface do modem, ou outros comandos (quais?) descobrir se a minha DSLAM é ATM ou ETH?

Estes erros em FEC e CRC prejudicam muito? Em que?

Este "ATU-C Taxa de transmissão atual (bits/s) > 320000" no caso de minha linha, e "ATU-C Taxa de transmissão atual (bits/s) > 1024000" no caso da linha de meu colega, não seria a taxa (Velocidade) setada na DSLAN, a contratada pos nós, ao invés de ser a taxa (Velocidade) máxima suportada pela linha?

Mais uma vez, muito obrigado pela força. Abraço!

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PATURI, provavelmente sua rede telefônica é antiga, cabos antigos, possui emendas, etc... Isto tudo causa ruído, o que interfere no sinal ADSL. Vistorie seu cabeamento desde a caixa de entrada telefônica até seus terminais dentro de casa. Lembre-se tmb que o recomendado é que o modem deve ser o primeiro a ser conectado na rede, ou seja modem > telefone 1 > telefone 2 e assim por diante. Qual splitter você utiliza aí?

Aqui em São Paulo, uma distância de 2~3Km para a DSLAM resulta em no mínimo 2Mb de conexão. Claro que temos que levar em conta a estrutura da rede de telefonia, etc.

[]'s

Olá Phoenix.

Minha rede interna era um pouco antiga (7 anos aproximadamente), porém ontem, juntamente com um técnico, conseguimos colocar um fio diretamente da caixa de distribuição do poste até minha tomada telefonica sem emendas. A rede da minha rua tambem não é muito antiga. Deve ter uns 2 anos que a empresa a fez, porém não sei a situação do cabeamento a partir do DG do bairro até a central. Em casa eu estou usando apenas o modem sem nenhum telefone, enquanto realizo os testes para melhorar a conexão.

Pesquisando na internet vi que a tecnologia ADSL consegue uma conexão de 1,5Mb a uma distancia de até 5 Km. Por isso não concordo em a operadora me dizer que devido a distancia de minha casa à central (cerca de 3Km), minha linha suporte uma velocidade maxima de 300k.

Outra coisa: meu modem não é novo. Já tem um certo de tempo de uso. peguei ele empretado para testar o Velox. Será que ele ja não está legal está causando esta oscilação de SRN e estes erros de CRC e FEC?

Outro detalhe. Assim que ligo o modem ou reinicio-o ele está com o SNR nas alturas, 23, até 25 de SNR já foi apresentado. Depois ele vai caindo aos poucos e oscilando. Apesar da faixa de oscilação ser extensa 13 -25, isso não ocorre rapidamente.

Numa hora oportuna eu postarei uma imagem com os registros do mesmo para melhor entendimento. vocês sugerem outro Firmware para ver se melhora?

Muito obrigado pela resposta amigo! Abraço!

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  • Membro VIP

Muito estranho o seu SNR variar tanto assim. Uma pequena variação pode ocorrer nos horários comerciais, já que mais pares na rede estarão sendo utilizados, aumentando o ruído em todo o sistema. Veja se isto não está acontecendo no período da manhã, compare os valores com o período da madrugada.

Você tmb poderia testar com um modem novo, já vi relatos de melhoras na qualidade do sinal, melhora na correção de erros... Se bem que quando eu utilizava ADSL testei minha linha com uns 3 modems diferentes e não detectei nenhuma discrepância.

[]'s

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Muito estranho o seu SNR variar tanto assim. Uma pequena variação pode ocorrer nos horários comerciais, já que mais pares na rede estarão sendo utilizados, aumentando o ruído em todo o sistema. Veja se isto não está acontecendo no período da manhã, compare os valores com o período da madrugada.

Você tmb poderia testar com um modem novo, já vi relatos de melhoras na qualidade do sinal, melhora na correção de erros... Se bem que quando eu utilizava ADSL testei minha linha com uns 3 modems diferentes e não detectei nenhuma discrepância.

[]'s

Concorco com o que você citou. O SNR tende a ficar mais baixo no horário comercial. Eu liguei o modem agora e está com SNR 22,4 e Att. 53,5.

Vou deixa-lo ligado durante a noite e amanhã eu posto uma imagem com os registros do mesmo.

Mais uma vez, obrigado pela força.

Boa noite, fica com DEUS!

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Olá o tecnico da oi esteve aqui e falou que não é possivel ter 8mb porque esta fraco o SNR margin, será que vou ter problemas usando 8mb com snr entre 16.8 a 17.0? grato.

SNR Margin (dB): 16.8~17.0 24.0

Attenuation (dB): 45.0 20.0

Output Power (dBm): 12.2 -25.6

Attainable Rate (Kbps): 15188 45488

Rate (Kbps): 8191 415

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Caros colegas. Hoje eu consegui um modem DLINK 500B. Com ele minha conexão não ficou muito diferente com relação ao SpeedStream 4200 não.

Mas uma coisa me chamou atenção:

Na imagem abaixo, circulado em vermelho diz o seguinte:

Attainable Rate (kbps) Downstream 4032

Upstream 1052.

Pelo que andei pesquisando, estes valores aí é a taxa máxima que minha linha suporta, ou seja: Downstream 4Mb Upstream 1Mb.

Logo abaixo RATE (kbps) 320. É a taxa que eu contratei.

Estou certo?

Mais uma vez, obrigado pessoal.

post-739730-13884956081735_thumb.jpg

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Olá pessoal,

estou tendo problemas com minha conexao velox de 8mb e queria saber como descobrir esses dados de SNr e atenuacao do modem?

o modelo dele é um linksys WAG200G.

pesquisei na internet e nem achei... abri o "console" do meu modem e não achei nada lá que me desse enssa info.

já aproveitando o ensejo, mudei de 2mb pra 8mb a mais ou menos um mês. O velox fica caindo direto, tem dias que nem cai, mas tem dias que eu não consigo nem ver meus emails direito.

Queria saber como descobrir esses dados pra poder fazer uma análise junto a vocês e tentar identificar algum problema.

Abraço.

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opa encontrei, obrigado.

pelo que vi nos outros topicos o valor de attenuation parece estar um pouco alto:

DSL Connection

DSL Status: Connected

DSL Modulation Mode: MultiMode

DSL Path Mode: Interleaved

Downstream Rate: 8544 kbps

Upstream Rate: 576 kbps

Downstream Margin: 5 db

Upstream Margin: 14 db

Downstream Line Attenuation: 39 db

Upstream Line Attenuation: 10 db

Downstream Transmit Power: 11 db

Upstream Transmit Power: 18 db

existe mais algum problema que vocês conseguem ver?

Uma coisa que detectei ontem é que as vezes quando alguem liga e atendemos o telefone a internet cai. Mas não é sempre, e sim, todos os telefone tem filtro de linha e isso não acontecia quando eu tinha 2mb.

Agradeço desde já.

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isso tb acontecia comigo tb moro no rj em campo grande mas depois q eu mexi na fiação de casa nunca mais aconteceu o meu problema era q o fio de energia da campanhia passava pelo mesmo conduite do de telefone dando interferencia ai eu mexi um pouco troquei o filtro de linha do tel e melhorou pelo menos não reinicia mais(mesmo eles estando no mesmo conduite ainda mais vou comprar uma campanhia sem fio ai deve melhorar mais ainda) e o modem nem cai mais quando toca o tel...

antes minha atenuação era 12 hoje é 6

a margin antes era 23 hoje é 28

vou dar alguns exemplos de atenuação ruim e boas

# Ao visualizar a ATN e SNR é comum ter 2 valores para cada, um de "Down" e um de "Up". O valor de "Down" é o valor que você envia para sua central, o valor de "Up" é o valor que você recebe. Veja alguns exemplos:

# ATN Down: 00 dB - Up: 00 dB/ SNR Down: 31 dB - Up: 31 dB

Esse exemplo acima seria o sinal perfeito, 0 dB de ATN em "Down" e "Up" e o melhor sinal tanto para enviar quanto receber. Provavelmente ninguem tem esse sinal.

# ATN Down: 62 dB - Up: 44 dB/ SNR Down: 25 dB - Up: 38 dB

Esse exemplo acima mostra uma "ATN Down" de 62 dB, quer dizer que você envia um valor acima do padrão, mais recebe 44 dB, dentro dos padrões. O SNR, tanto de "Down" quanto de "Up", estão normais. Nesse caso é muito provável que o problema esteja dentro de sua casa/empresa. Pode ser algum fio ou plug com mal contato, micro-filtro no lugar errado ou com defeito, ou o modem. Se tentar conectar com esses parâmetros vai dar erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista) e se conectar vai ficar com lentidão ou quedas de conexão. Geralmente quando a ATN está acima de 60 dB a luz DSL do modem nem acende.

# ATN Down: 58 dB - Up: 63 dB/ SNR Down: 28 dB - Up: 29 dB

Esse exemplo acima mostra uma "ATN Up" 63 dB, quer dizer que o problema está no envio do sinal, provavelmente não está dentro de sua casa/empresa. O SNR, tanto de "Down" quanto de "Up", estão normais. O problema deve estar no cabeamento entre a estação e sua casa/empresa, ou a distância do modem até a estação está além dos limites. Nesse caso só trocando sua porta para uma estação mais perto. Se a luz DSL do modem acender e quando tentar conectar com esses parâmetros vai dar erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista) e se conectar vai ficar com lentidão ou quedas de conexão.

# ATN Down: 12 dB - Up: 7 dB/ SNR Down: 14 dB - Up: 31 dB

Esse exemplo acima mostra os valores de ATN normais, mais o "SNR Down" está 14 dB, significa que é provável que dentro da sua casa/empresa tenha um problema que interfere na qualidade do sinal. Pode ser algum fio ou plug com mal contato, micro-filtro no lugar errado ou com defeito, ou o modem. Se tentar conectar com esses parâmetros, deve até conectar, mais com lentidão, talvez de o erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista), talvez cause quedas de conexão também ou lentidão.

# ATN Down: 49 dB - Up: 35 dB/ SNR Down: 27 dB - Up: 10 dB

Esse exemplo acima mostra os valores de ATN normais, mais o "SNR Up" está 10 dB, significa que provavelmente não tenha problema dentro da sua casa/empresa. O problema deve estar no cabeamento entre a estação e sua casa/empresa. Se tentar conectar com esses parâmetros deve apareçer erro 678 (Windows XP) ou Erro 815 (Windows Vista), se conectar terá lentidão ou quedas constantes.

da uma olhada nesse blog q eu tirei de la essas informações ele explica direito o que eu falei

http://house-info.blogspot.com/2010/01/atenuacao-e-ruido-do-sinal.html

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Galera ligo pra oi tentando assinar 1mb de internet e eles alegarão primeiro que eu morava distante da central ai aleguei que morava a 2 quarteirões da central, então disseram que a linha não suportava então vi que o ruido era 30,5 db com esse ruido posso ter uma net de 1mb?

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