Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD4850 - Review Técnico


Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom, parece que depois de 18 meses de uso minha Sapphire HD4850 foi pro vinagre. :(

Usando o PC normalmente a tela ficou preta e o monitor perdeu o sinal. Esperei alguns segundos para ver se era erro de driver, mas o PC travou logo em seguida, e não dava mais post. Removendo a VGA, deu post normal com o onboard.

Levei a VGA em outro PC e nada, ela até faz o post dela normalmente com os LED's mas a ventoinha sequer ligou quando conectei no PCI-E direto da fonte, e a ventoinha fazia um leve ramp up quando liguei com um adaptador nos chicotes molex. Estranho né? Sempre que eu cortava a energia o LED D1602 piscava e a ventoinha dava uma chacoalhada, mas não girava... Enfim, infelizmente em nenhum caso o outro PC deu post com a VGA presente.

No meu a ventoinha gira e a placa de vídeo aparentemente dá o sinal do post, mas também não sai disso porque o PC não dá post. Acho que alguma parte do fim do post da VGA não está completando e o PC não segue adiante.

Provavelmente o GPU core está desligando quando a BIOS tenta ativar o profile 3D com o vcore maior, o que me leva a pensar que alguma fase do VRM foi pro saco, bem, é difícil dizer só olhando...

Agora é absolutamente complicado eu fazer testes mais complexos, então nas férias vou ver se dou um jeito de dissecar este problema. Se alguém tiver alguma ideia ou sugestão, estou à todo ouvidos. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera seguinte meu pc é um

Phenon II X3 720

4gb Ram ddr2 800mhz

HD 4580 512mb

500 Gb Sata II

Andei percebendo uma perda textura nos jogos, como por exemplo o chão esta mais liso e menos detalhados assim como os objetos, e ando aparecento uns ponto preto pequeno no meio da tela mas não é sempre, mas a maior diferença senti ao jogar Gta IV perdeu totalmente as definição esta tudo muito liso. Quero saber que tipo de problema pode ser? Pois estava normal aqui, nao aconteceu nada diferente nos ultimos dias, foi simplesmente sem motivo.

As configurações dos jogos estão todas no máximo com excessao de Gta Iv... Res5 roda a 60.7 Fps. Temperatura sempre abaixo de 60° . Uso Resolução 1980x1080 22' em todos jogos sempre no Full com tudo.

Irei tentar reinstalar um drive mais recente ae para ver se corrige.

Edit : Os ponto preto que estava aparecendo na tela sumiu quando reinstalei o driver novo alem de melhorar o nivel do fps no Res5. Por enquanto tudo ok, só achei muito estranho aqueles ponto preto na tela que percebi que estava diminuindo a textura das coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, parece que depois de 18 meses de uso minha Sapphire HD4850 foi pro vinagre. :(

Usando o PC normalmente a tela ficou preta e o monitor perdeu o sinal. Esperei alguns segundos para ver se era erro de driver, mas o PC travou logo em seguida, e não dava mais post. Removendo a VGA, deu post normal com o onboard.

Levei a VGA em outro PC e nada, ela até faz o post dela normalmente com os LED's mas a ventoinha sequer ligou quando conectei no PCI-E direto da fonte, e a ventoinha fazia um leve ramp up quando liguei com um adaptador nos chicotes molex. Estranho né? Sempre que eu cortava a energia o LED D1602 piscava e a ventoinha dava uma chacoalhada, mas não girava... Enfim, infelizmente em nenhum caso o outro PC deu post com a VGA presente.

No meu a ventoinha gira e a placa de vídeo aparentemente dá o sinal do post, mas também não sai disso porque o PC não dá post. Acho que alguma parte do fim do post da VGA não está completando e o PC não segue adiante.

Provavelmente o GPU core está desligando quando a BIOS tenta ativar o profile 3D com o vcore maior, o que me leva a pensar que alguma fase do VRM foi pro saco, bem, é difícil dizer só olhando...

Agora é absolutamente complicado eu fazer testes mais complexos, então nas férias vou ver se dou um jeito de dissecar este problema. Se alguém tiver alguma ideia ou sugestão, estou à todo ouvidos. :D

Se o problema for no VRM, parece difícil, mas é fácil resolver o problema. No caso mais grave, o problema estaria em algum transistor de potência do VRM e com um ferro de solda e um multímetro dá para retirá-los do PCB e testar os transistores no multímetro e verificar qual(is) deles está com problema. Se o problema estiver em algum capacitor ou bobina, basta uma inspeção visual para identificar.

Problemas na GPU é muito difícil ser. Existem chances de ser nas memórias, mas nesses casos não haveria salvação para a placa. Mas como ela não está sequer "arrancando", o problema tem tudo para ser na parte elétrica mesmo.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal estou com probleminha .Meu pc da assinatura esta com problema não sei o que é quando estou jogando qualquer jogo coisa de 30 ~ 50 minutos. Meu pc reniciar do nada e cooler VGA acelerar e depois fica normal velocidade e abrir Windows fica normal. Alguem ja tever esse problema fez alguma solução para isso. Minha placa video radeon 4850 Sapphire 512 mb

obs: pc ainda esta garatia menos mau posso ir la troca for coisa grave ^^

agora sera Que é fonte C3tech Puf4050s nois sabemos não vale muita Coisa...

não esta dano alimentação adequada.

Ou é Placa Video ta Reniciando porque esta Esquentado demais ela pega uns 50 - 60 Graus full Jogando qualquer jogo full graficos

desde ja agradeço por tudo galera clube Hardawe .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal estou com probleminha .Meu pc da assinatura esta com problema não sei o que é quando estou jogando qualquer jogo coisa de 30 ~ 50 minutos. Meu pc reniciar do nada e cooler VGA acelerar e depois fica normal velocidade e abrir Windows fica normal. Alguem ja tever esse problema fez alguma solução para isso. Minha placa video radeon 4850 Sapphire 512 mb

obs: pc ainda esta garatia menos mau posso ir la troca for coisa grave ^^

agora sera Que é fonte C3tech Puf4050s nois sabemos não vale muita Coisa...

não esta dano alimentação adequada.

Ou é Placa Video ta Reniciando porque esta Esquentado demais ela pega uns 50 - 60 Graus full Jogando qualquer jogo full graficos

desde ja agradeço por tudo galera clube Hardawe .

60º é esquentar muito?

Cara, calma

Está tudo normal com seu PC, tem gente que joga a mais de ano com HD4850 trabalhando a 85~95º No Full, e nem sinal de pedir arego a placa.

Essa sua fonte, entrega até 360W Com qualidade, e peida acima de 400W, tem picos de 500W.

Ou seja NÃO É FONTE. pois sua config, dificilmente chega aos 350W.

Vá ao Catalyst e sete manualmente a velocidade do FAN para 55% ou mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PuNiShEr;4317852']60º é esquentar muito?

Cara' date=' calma

Está tudo normal com seu PC, tem gente que joga a mais de ano com HD4850 trabalhando a 85~95º No Full, e nem sinal de pedir arego a placa.

Essa sua fonte, entrega até 360W Com qualidade, e peida acima de 400W, tem picos de 500W.

Ou seja NÃO É FONTE. pois sua config, dificilmente chega aos 350W.

Vá ao Catalyst e sete manualmente a velocidade do FAN para 55% ou mais.[/quote']

Eu já acho que pelos aspectos do problema pode ser a fonte. Eu tinha uma fonte que quando era requerido mais energia (100% da vga, ou até mesmo abrir a bandeija do DVD) o micro desligava sozinho. Lidei com isso até a fonte explodir literalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera desmontei pc limpei tudo coloquei nova pasta termica processador. Mais louco de tudo negocio continua a reiniciar . ja formatei pc drivers tudo certinho.

jogo Pes2010 umas 3 partidas futebol negocio reniciar to ficando bravo ja :mad:

alguem tem alguma solução para esse problema .

Você Windows seven né? então ja aconteceu isso comigo de compatibilidade com alguns programas ae descobri que era o Utorrent estava bugando tudo. Mas provavelmente isso deve ser fonte.. 90% de chance de ser isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. Venho aqui pedir uma ajuda ae do pessoal (de novo.)É o seguinte: eu tenho uma HIS HD4850 IceQ4, que parou de funcionar faz uns 6 meses. Do nada, a tela ficava toda rosa e reiniciava. Tanto em jogos, quanto na internet ou até ocioso. Daí mandei pro RMA, mas não deram garantia pois tinha passado do prazo e tal. Fui eu, de curioso, tentar ver o que eu poderia fazer eu mesmo. Depois que eu instalei ela, liguei o cabo de alimentação, e percebi que ela esquentava, mas não dava imagem. Então pluguei uma VGA PCI pra ver se dava pra fazer alguma coisa. Pra minha surpresa, foi reconhecida pelo windows, a VGA PCI e a HD4850, até ai beleza. O problema e que eu não consigo fazer o sistema bootar só com a HD4850. E no GPU-Z está com várias informações corrompidas, e em 3 versões do GPU-Z diferentes. Mas no Everest tá tudo ok. Segue screens:

GPU-Z 0.4.3

gpuz043.gif

GPU-Z 0.4.0

gpuz040.gif

GPU-Z 0.2.8

gpuz028.gif

E o Everest

everestl.png

Já atualizei a BIOS da mobo pela mais atual, troquei a BIOS da VGA, por outras diferentes, mas mesmo assim não funcionou.

* Minha mobo é a P5Q, e só tem 1 slot PCI-E, minha fonte é uma Seventeam 750zaf modular (onde agora está instalada uma Sapphire HD4890 OC) e meu SO é o W7 x64.

Alguém tem alguma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se ela foi mesmo pro espaço, dava pra botar ela no forno uns minutos pra ver no que da, que tem inumeros realtos de vgas que voltaram a funcionar apos serem aquecidas no forno.

so da uma pesquizada no google que aparece.

também to com uma vga aqui com o mesmo problema.

valeu!

Minha nossa :eek:, eu nunca ouvi falar disso, é até meio tosco não? Mas o que não fazer para fazer a VGA voltar a funcionar :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Não sei se isso já foi solucionado aqui, mas comprei uma TV LCD Philips 5604D há 2 meses e ontem fui tentar ligar ela via CABO HDMI usando o adapatador DVI-HDMI.

Ocorreu tudo bem até iniciar o Windows, depois ficou tudo preto, ou seja, apareceu o LOGO da Mobo, depois a tela de Inicialização do Windows, e após isso ficou tudo preto.

Liguei o monitor juntamente com a TV, aconteceu a mesma coisa, após entrar no Windows, tudo PRETO!

Alguem sabe como solucionar esse problema, já dei um Googleada mas nada resolveu e vi que tem uns amigos como o mesmo problema...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bro, voce já tentou gerenciar pelo catalyst? acho que por padrão fica desativado no windows mesmo. Acredito que voce precisa ativar e configurar a partir do catalyst.

Um abraço!

Eu revirei o Catalyst ontem e não achei nada, marquei algumas opções que não me lembro agora e nada!

você sabe de algumas opção que é preciso marcar especificamente?

Estou no trabalho agora, mas quando chegar em casa continuarei a pesquisar...

Obg...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, me fala a versão do driver e do windows. Muda um bocado de umas pras outras.

Notei que algumas versões de drivers eram realmente problemáticas para ativar a tv (que no meu caso era video componente, nada de hdmi, essas coisas de rico, hahaha).

Tenho uma VGA dessa no outro pc. Ela é da Shappire.

sabendo a versão posso ver se o passo a passo daqui serve pra tí!

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ainda estou com o problema para ligar o cabo HDMI na minha TV. Uso o adaptador DVI-HDMI.

Esse final de semana, consegui alguns avanços, entrando em modo de segurança consigo ter imagem via HDMI, agora se entro normalmente não sobe a imgem de jeito nenhum.:confused:

Com essa constatação concluo que o problema é no CATALYST. Não sei o que tem que SETAR no DRIVER para que suba a imagem FULL HD via HDMI.

Continuo na luta.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se já aconteceu com alguém.... A fan da minha 4850 começou a dar umas falhadas...

Ela não pára totalmente, mas fica com a rotação bem baixa.... está setada em 55% no ATI Overdrive e fica mais perceptivel quando coloco em 90%, dá pra ouvir a fan aumentando e baixando de rotação.

O valor da velocidade no mostrador não muda, mas o barulho dá pra perceber que diminui, aumenta, diminui... do nada.

Alguém sabe o que pode ser???

Costumo limpar as placas pelo menos uma vez por mês pra tirar o pó, mas não abro a proteção da 4850. Apenas passo um pincel.

Atualizei os drivers e tudo, não resolveu.

Agradeço qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A variação que tu nota é muito grande, a ponto de incomodar?

Se não, acho que não tem nada demais.

fans variam em até 10% a velocidade de rotação, dentro da velocidade atual setada.

traduzindo: Se uma fan estiver configurada pra rodar em 2500 rpm@55%, ela pode variar entre 2350, e 2750 rpm, sem fugir dos padrões especificados pelo fabricante/ montador do cooler.

Agora se passar disso, pode ser que a mesma esteja precisando de uma lubrificação ou limpeza mais pesada.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguem tem uma solução para o problema do CATALYST em TVs Full HD Philips?

Tentei em outra TV, tb Philips que tenho em casa e aconteceu a mesma coisa.

Estou pensando em comprar um cabo DVI-HDMI pra ver o que acontece...

Mas se alguem souber de alguma solução favor me informar, já googleei demais...;)

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!