Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fifa 09 - Tópico oficial


kadulourenco

Posts recomendados

Sou fã do Fifa a alguns anos, tenho o 05, 06, 07, 08 e 09. Não tem como negar que o melhor deles é o 07. Porém a partir do 08 o fifa caiu muito no meu conceito.

O 08 eu quase não joguei, porque aquele erro na hora de salvar o replay dos ultimos 10 segundos, me deixava com muita raiva. O 08 já demonstrou o descaso da EA com o fifa para pc. O jogo foi lançado cheio de bugs.

Agora o 09. Baixei a demo dele antes de comprar, e gostei bastante. Acabei comprando, e para minha decepção, o jogo full tinha coisas a mais que a demo na jogabilidade, infelizmente coisas ruins. O que eu particularmente não gostei e o que provavelmente vai me fazer deixar ele de lado, é o sistema de cansaço dos jogadores. Tipo, o Messi com 15 minutos de jogo, já morre em campo se você correr em todas as bolas que ele pegar. Mesmo que seja a primeira bola que ele pegar, se você arrancar de antes do meio de campo, lá perto do gol ele já está mais devagar. Tudo bem, jogador cansa mesmo, mas cansar logo no primeiro pique??? E como disse um colega, pelo menos que o time adversário também fique cansado, o que não acontece.

Os gráficos melhoram muito, mas eu prefiro jogabilidade do que gráficos. E nisso a EA está só piorando, em se falando de pc. Essa frustação com o fifa nessas ultimas versões, está me fazendo deixar ele de lado e testar o PES. Vou testar o PES 09 e ver como é. É melhor a EA parar de uma vez de fazer o fifa para pc, do que ficar piorando a cada ano porque não tem interesse em fazer o fifa para pc.

** Solução para problemas com joystick

- Problema de não aceitar configurar botões para certas ações (VAZIO).

* Atenção: Esses passos abaixo tem que ser feitos com o Fifa fechado.

1) Abra o arquivo "..\Meus documentos\FIFA 09\user\devdata.dat" no bloco de notas.

2) Procure o nome do seu joystick. Ex: [Dual PSX-USB Adaptor |Dual PSX-USB Adaptor]

3) Embaixo do nome do joystick, aparece "DEADZONES=..." e números com | e , entre eles. Isso define os botões e suas ações. Para que funcione os botões no seu joystick, você precisa acrescentar esses códigos ao final das 4 linhas.

,2|4|2,0|5|2,3|6|2,4|7|2

4) Salve o arquivo e Inicie o fifa. No painel de configuração já deverá estar liberado para configurar as ações que estavam bloqueadas.

Vi que algumas pessoas estão reclamando que o carrinho tinha que ser um botão diferente, mas isso não é verdade. você pode configurá-lo como sempre foi usado.

Bom, fico por aqui, muito decepcionado com a EA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae amigo valeu pelas dicas do controle, vou testar aqui pra ver se funciona. =)

Por acaso não sabes fazer funcionar o analógico direito não?

A dica que tem na net de mudar o nome do controle no registro não funciona comigo =/

Corrigindo esses bugs do controle o Fifa09 fica ao menos jogável xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae amigo valeu pelas dicas do controle, vou testar aqui pra ver se funciona. =)

Por acaso não sabes fazer funcionar o analógico direito não?

A dica que tem na net de mudar o nome do controle no registro não funciona comigo =/

Corrigindo esses bugs do controle o Fifa09 fica ao menos jogável xD

A questão do analógico direito, tem a ver com esses códigos desse arquivo que passei antes. Esse esquema de mudar o nome do controle, é para ao abrir o fifa, seu controle seja associado aos códigos correspondendes nesse arquivo. Só que alguns controles, tem o código do botão diferente.

Não sei para qual nome você mudou, mas tente esse:

Dual PSX-USB Adaptor

Caso não funcione, você pode ir testando outros nomes, que você encontra no arquivo "..\Meus documentos\FIFA 09\user\devdata.dat", ou então, aí teria que escrever os códigos manualmente no arquivo.

Qual é o seu controle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara consegui fazer o analógico direito funcionar, agora o de configurar os botões como você falou não tá dando em nada =/

Já colei isso que você passou depois do "DEADZONES=0.3,0.3,0.3,0.3", na quarta linha dos códigos, depois das quatro linhas (sendo essa a quinta) e não deu certo de jeito nenhum =/

Mas de qualquer forma já agradeço que com o analógico direito funcionando já é outro jogo xD

*Edit.:

Ferrou, agora o botão de chute e o de cruzamento ficaram invertidos e não dá pra mudar :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara consegui fazer o analógico direito funcionar, agora o de configurar os botões como você falou não tá dando em nada =/

Já colei isso que você passou depois do "DEADZONES=0.3,0.3,0.3,0.3", na quarta linha dos códigos, depois das quatro linhas (sendo essa a quinta) e não deu certo de jeito nenhum =/

Mas de qualquer forma já agradeço que com o analógico direito funcionando já é outro jogo xD

*Edit.:

Ferrou, agora o botão de chute e o de cruzamento ficaram invertidos e não dá pra mudar :mad:

Olá, vou colocar aqui um mini tutorial de como configurar esse arquivo que você mexeu, daí você poderá configurar do melhor jeito. Logo estarei postando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitas pessoas tem problemas com relação à configuração dos joysticks no Fifa. Vou colocar aqui um tutorial explicando como configurar o seu controle diretamente no arquivo devdata.dat do fifa.

Primeiramente, feche o fifa caso esteja aberto, e não esqueça de fazer um backup do arquivo antes de alterar.

1) Abra no bloco de notas, o arquivo "Meus documentos\FIFA 09\user\devdata.dat".

2) Procure pelo nome do seu joystick. (Para saber o nome, vá em "Painel de Controle" e depois abra "Controladores de jogo")

Ex: Caso o seu joystick seja o "Dual PSX-USB Adaptor", você deverá encontrar a seguinte linha:

[Dual PSX-USB Adaptor |Dual PSX-USB Adaptor]

3) Abaixo do nome, vem "DEADZONES". Não mexa nessa parte. Não sei exatamente o que significa, mas já ouvi dizer que é sobre a sensibilidade do joystick.

4) Logo abaixo, vem 4 linhas com números, barras verticais e vírgulas. Essas 4 linhas são as configurações do seu joystick, indicando o que cada botão vai executar.

Ex: 5|24|3,5|25|4,2|26|5...

Cada linha tem conjuntos de funções, que são formatas por 3 números separados por barras verticais. As funções são separadas uma da outra por vírgula.

Pegando o exemplo anterior e colocando uma cor em cada função, fica assim:

5|24|3,5|25|4,2|26|5

Agora vou pegar uma função e explicar o que significa cada número.

Ex: 5|24|3

- O 1º número (5 no exemplo), representa o código do botão do controle.

- O 2º número (24 no exemplo), representa o código da ação no jogo.

- O 3º número (3 no exemplo), representa o tipo do botão. (Não se preocupe com isso, vou passar esses códigos juntamente com a ação)

Como falei antes, existem 4 linhas de funções, normalmente bem parecidas entre si. Abaixo mostro o que cada linha representa no jogo:

1ª Linha - Controles no Menu e Replay (Não é necessário mexer, somente se você realmente quiser)

2ª Linha - Controles Default do Jogo (Existe a opção dentro do fifa de restaurar os comandos. Usando essa opção, o fifa irá copiar o conteúdo dessa linha para a linha de controles que você usará no jogo)

3ª Linha - Controles no Jogo (Essa é a linha que você terá que alterar)

4ª Linha - (Essa linha eu não consegui descobrir para o que é. Foi adicionada somente agora no Fifa 09)

Agora que vocês já sabem qual linha alterar, vamos a explicação de como fazê-lo.

Como já falei, o primeiro número de cada função, é o código do botão do seu controle. Nem todos os controles tem códigos iguais, então caso algum código não funcionar, você deverá descobrir qual é o código do seu controle.

Geralmente o código dos botões, é o número do botão - 1 (menos um). Isso porque os números dos botões começam por 1, e no fifa, os códigos começam por 0.

Como exemplo, vou criar uma função para o botão 1 do meu joystick:

Ex: 0| (Botão 1 - 1 = Código 0, seguido da barra vertical "|" para separação)

O número seguinte, é o código da ação. Ao final do tutorial, vou colocar o significado de cada código.

Vou definir o botão 1 como "Cruzamento", ficando assim:

Ex: 0|3| (Código para Cruzamento é 3, seguido da barra vertical "|" para separação)

O tipo do botão 1 do meu joystick, é um botão clicável, ficando assim:

Ex: 0|3|2 (Código para botão clicável é 2. Reparem que NÃO tem a barra vertical agora, pois a função terminou)

Pronto, você terminou uma função, que é a relação botão x ação. As outras funções vem uma após a outra, sendo separadas por "," (vírgula).

--------------------------

Ações das teclas durante o jogo (Vou passar o código da ação juntamente com o tipo de botão. Nesse caso, você precisará somente colocar o número do botão que você escolher, antes de algum dos códigos abaixo.)

|0|2 - Saída Goleiro

|1|2 - Finalizar/Chutão

|2|2 - Passe

|3|2 - Cruzamento/Passe Longo

|4|2 - Dividida em Pé

|5|2 - Carrinho

|6|2 - Bola Enfiada

|7|2 - Ativar corrida

|8|2 - Escape (Esc)

|9|2 - Mentalidade do Time

|10|2 - Trocar Jogador

|11|2 - Cancelar/Driblar

|12|2 - Modificar Movimento de Habilidade (Shift)

|13|2 - Correr

|14|2 - Controle de Ritmo

|16|19 - Liga/Desliga Tática da Esquerda

|17|20 - Liga/Desliga Tática da Direita

|18|21 - Liga/Desliga Tática de Cima

|19|22 - Liga/Desliga Tática de Baixo

|20|3 - Movimento Alavanca Esq. para Esquerda

|21|4 - Movimento Alavanca Esq. para Direita

|22|5 - Movimento Alavanca Esq. para Cima

|23|6 - Movimento Alavanca Esq. para Baixo

|24|3 - Movimento Alavanca Dir. para Esquerda

|25|4 - Movimento Alavanca Dir. para Direita

|26|5 - Movimento Alavanca Dir. para Cima

|27|6 - Movimento Alavanca Dir. para Baixo

Ex: Associar o botão 1 para Cruzamento.

0|3|2

Ex: Associar o botão 2 para Chute.

0|3|2,1|1|2

--------------------------

As alavancas e o direcional, geralmente não necessitam ser alteradas, somente no caso de estarem invertidas. Por isso, vou passar as funções completas logo abaixo, para que vocês copiem como estão aqui.

5|24|3,5|25|4,2|26|5,2|27|6 (Alavanca Direita)

1|22|5,1|23|6,0|20|3,0|21|4 (Alavanca Esquerda)

0|18|21,0|19|22,0|16|19,0|17|20 (Direcional)

Caso a Alavanca da direita esteja invertida, você deverá trocar o código da tecla (primeiro número) pelo código da outra direção. No caso, você verá que temos duas funções que começam com 5 e outras duas que começam por 2. Então nesse caso, onde tem 5, você troca por 2 e vice-versa.

Importante: Caso vocês forem alterar as funções do teclado, lembrem que no teclado, são todos botões clicáveis, então o tipo de botão será sempre 2, ou seja, o último número da função será 2, e não o código que passei juntamente com o código da ação.

--------------------------

Bom, caso não esteja bom esse tutorial, peço desculpas. Não sou bom para escrever tutoriais.:)

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

instalei o jogo, td beleza...apos iniciar jogo, td beleza tb, s/ problemas...o unico problema que encontrei foi que na hora da partida nao aparecem os jogadores nem o juiz e os bandeirinhas, só aparecem as sombras deles...como o jogo esta rodando bem no meu PC e o unico problema que encontrei foi esse, nao sei se o problema esta no PC ou nao...eu testei em um site e lá diz que meu PC está bem além do necessário para rodar o jogo. Eu já reinstalei o jogo, mas nada adianta...então queria saber se alguem sabe como resolver isso...

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma ligada para a EA... Fala co o SAC deles, caso a copia não seja original, não podemos trtar aqui no forum...

fnmagri, QUE EXPLICAÇÃO DO "B"ARALHO!!! MUITO BOA!!! VOU TESTA ELAS HOJE!!!

só tem um problema, meu controle é uma imitaçãodo de ps2 da leadership, e o vista classifica como controlador usb generico XD vou mudar lá no generico e ver o que resulta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem como modificar o teclado e tirar a movimentacao das setas e colocar em qqr outra tecla mas considerando q vou ultilizar somente o teclado??

pow o povo da EA e brincadera nem pra deixar usar as teclas do teclado numerico e mudar as direcoes aff.

Dá para mudar sim, só não sei se dá para usar o teclado numerico. Por exemplo, você pode definir teclas para os movimentos especiais como se fosse a alavanca direita do joystick.

Pelo teclado normal, eu acho que não dá para fazer os dribles parados. Então você pode acrescentar os códigos da alavanca direita e definir teclas para elas que você poderá fazer os movimentos especiais sem precisar apertar shift, e fazer os movimentos parados tb.

Vou explicar como:

Os movimentos especiais são esses:

|24|3 - Movimento Alavanca Dir. para Esquerda

|25|4 - Movimento Alavanca Dir. para Direita

|26|5 - Movimento Alavanca Dir. para Cima

|27|6 - Movimento Alavanca Dir. para Baixo

Porém como falei no tutorial, o código de tecla clicável é "2", portanto ficará assim:

|24|2 - Movimento Especial Teclado para Esquerda

|25|2 - Movimento Especial Teclado para Direita

|26|2 - Movimento Especial Teclado para Cima

|27|2 - Movimento Especial Teclado para Baixo

Um exemplo colocando as setas como movimento especial seria esse:

203|24|2,205|25|2,200|26|2,208|27|2

Depois vou procurar uma lista completa dos códigos das teclas num teclado, daí fica mais fácil fazer as alterações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fnmagri esse foi o melhor tutorial que eu já vi sobre como configurar os controles do Fifa!!!

Fantástico cara! Consegui deixar tudo do jeito que eu queria! Agora sim tá massa de jogar!!!

Valeu mesmo por compartilhar teus conhecimentos!!!

***Esse tuto merecia até um tópico fixo por aqui, já vi muita gente quebrando a cabeça por conta dos malditos controles do FIFA! XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada... faz um tempão que não jogo fifa...

Depois que comecei a jogar PES...achei o jogo da Konami bem mais real...

Dessa vez tive curiosidade por baixar o FIFA 09... mas achei muito ruim... graficos.....jogabilidade,.... não sei se deu algum erro na instalação..

Todo mundo fala que os graficos do FIFA são bem melhores.... mas eu não consegui ver isso aqui....

Se vocês triverem algumas imagens do jogo pra postar eu agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moçada... faz um tempão que não jogo fifa...

Depois que comecei a jogar PES...achei o jogo da Konami bem mais real...

Dessa vez tive curiosidade por baixar o FIFA 09... mas achei muito ruim... graficos.....jogabilidade,.... não sei se deu algum erro na instalação..

Todo mundo fala que os graficos do FIFA são bem melhores.... mas eu não consegui ver isso aqui....

Se vocês triverem algumas imagens do jogo pra postar eu agradeço...

Cara na minha opinião, o gráfico do PES ainda tá, no geral, bem melhor que o do FIfa 09, que realmente melhorou bastante em relação ao 08.

O PES continua na mesma em relação aos gráficos, praticamente.

O FIFA evoluiu muito mais, mas ainda assim, acho que ainda tá mais fraco que o PES (Estou falando da versão de PC obviamente).

Apenas nos replays que os gráficos do FIFA brilham um pouco mais, mais ainda assim, acredito que a EA deveria contratar melhores artistas gráficos para reproduzirem melhor os jogadores xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

Meu controle é uma imitação do de ps2 da multlaser, que o vista classifica como generic usb joystick, já modifiquei ele no data e nada acontece.. não sei qual mais tentar... ja mudei o [Dual PSX-USB Adaptor |Dual PSX-USB Adaptor] tambem mais nada muda.. alguem sabe qual pode ser??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,

Meu controle é uma imitação do de ps2 da multlaser, que o vista classifica como generic usb joystick, já modifiquei ele no data e nada acontece.. não sei qual mais tentar... ja mudei o [Dual PSX-USB Adaptor |Dual PSX-USB Adaptor] tambem mais nada muda.. alguem sabe qual pode ser??

O meu é um controle genérico (USB Vibration Joystick no windows), então eu mudei lá no REGEDIT o nome dele para Dual PSX-USB Adaptor e ele começou a funcionar com as configurações desse controle no Fifa 09, daí pra customizar o que não estava funcionando, segui o tutorial dos comandos no devdata do Fnmagri e deu tudo certo cara.

Tenta aí e diz se conseguiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara dentro lá da pasta que configurações de joystick tem provavelmente várias pastas, né?

Então, vai passando de uma a uma e olhando para a janela a direita que em uma delas vai aparecer o nome do seu controle lá na última linha se não me engano (aqui o meu controle tá logo na primeira pasta).

Daí você clica duas vezes na linha onde tá o nome do teu controle e renomeia na janela que vai aparecer.

*Se não encontrar tenta o comando "localizar" lá no menu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já mandei locaizar e nada...

não encontro, já tentei mudar o nome de todos, mas todas as pastas só aparecem 2 arquivos: um com as figura "ab" com nome ( padrão)

outro com nome flags2

você pode configurar direto no arquivo devdata.dat do fifa, sem modificar no registro. Olhei nesse arquivo, e já tem o "Generic USB Joystick" definido lá. É o 4º joystick de baixo para cima.

Sendo assim, você pode só modificar os códigos dos controles para o que você achar melhor. Dê uma olhada no tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!