Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador com transistor


miniman12

Posts recomendados

Todos os transistores servem para amplificar sinal?

Não.

Existem transistores que são fabricados para funcionar como elementos de chaveamento (por exemplo vide o transistor de saída horizontal duma TV ou dum monitor).

Qual seria melhor BC ou BD?

Depende...

Se for um amplificador de potência reduzida (alguns miliwatts), pode utilizar os da série BC...

Para potências maiores, pode utilizar os da série BC (como drivers) e os da série BD (como elementos amplificadores de potência)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Coleguinha!, sugiro a você antes de se aventurar em uma construção de um amplificador transistorizado!, a estudar o funcionamentos destes!..., o BD 135 é NPN e não PNP!..., dependendo da polarização? eles são amplificadores, e ou comutadores!!!...

dê uma visitada neste sit...

http://www.feiradeciencias.com.br/

e neste...,

http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/21/35/

click em cada componete e estude sobre eles..., se eu encontrar outros links eu coloco aqui OK?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou apenas na oitava serie...E ja passei de ano não preciso dedicar tanto o meu tempo aos estudos.

Eu fiz um protótipo Bem básico para ver se eu entendi direito como irá funcionar.

attachment.php?attachmentid=61838&stc=1&d=1225733676

Se meu conceito de amplificador estiver errado por favor me avisem se estiver correto postem ai que eu irei criar um circuito mais completo.

post-373337-13884948920873_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok Miniman12!, a configuração darlington te proporcionará um bom ganho de tensão na saida..., porém observe que em seu esquema, a base esta sem polarização, da forma como está o circuito só vai começar a amplificar, quando a tensão de entrada for superior a 1,4V, isso é uma perda considerável no sinal, vá distorcer muito!..., coloque uma resistência da base do 1° TR ao + da bat..., o valor tem que ser calculado de acordo com uma corrente de base Minima a ser confirmada pelos dadasheet do TR utilizado... OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK, para o cálculo da potência, irá dempender da carga (falante), do valor da tensão aplicada ao circuito e da capacidade dos TR's de fornacer corrente a carga..., OK?

Suponhamos que a tensão seja 9V o Falante de 8 Ohms, P=V²/R ,fazendo as contas, terá 10,12W (Potencia Máxima de PICO) (PMPO)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu aplificador terá uma tensão de 12V vinda de uma fonte.

E tambem terá 4 alto falantes 2 grandes e 2 pequenos.

a tensão nos grandes tem que ser maior certo?

Não há perigo de queimar o circuito ou o alto falante se a tensão for muito alta?

E se a corrente for muito alta?

o TR aumenta a tensão ou a corrente?

se eu colocar mais um TR a potencia aumentaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Olá, peguei as partes que mais me interessava num receptor velho de fm e am e fiz um amplificador. É o seguinte: Peguei o Transistor B500, Transistor B501 e um Capacitor de 25v 2200 uF. O problema é que não sei o que está queimado: o B 500, o B 501 ou o Capacitor. Quando ligo fica fazendo um ZUUUUUUHHHH (igual quando se liga com a polaridade invertida) por favor alguém me diz o que está acontecendo!!! Não tenho Multímetro pra medir :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa galera, não quis criar outro topico para o meu problema que é simples(eu acho) então vou postar aqui.

Fiz um amplificador simples, iguazinho o que nosso amigo miniman12 fez! eu fiz ele com transistores 9014.

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/WINGS/9014.pdf

Coloquei ele no som de casa e foi como se não tivesse amplificador, o som do alto falante ficou da altura em que o som da outra caixa do aparelho de som estava (em uma amplitude baixa) , coloquei no celular e ele não tocou, ficou com aquele barulho igual quando se ponha o mesmo direto na energia.

O que pode ser? Sera que a alimentação esta baixa (7,5V)? Ou o problema esta no transistor?

ABS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!