Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Shanghai/Deneb, Istanbul/Thuban - Tópico Oficial


jonasnoia

Posts recomendados

  • Membro VIP
USP vai montar um novo HPC para o departamento de astronomia. Vai usar o SGI Altix ICE 8400.

http://blogs.amd.com/channel/2011/02/16/sgi-and-amd-increasing-the-scale-and-scope-of-computing-research/

http://www.sgi.com/company_info/newsroom/press_releases/2011/february/usp.html

---

Quanto é um bichinho desse? Lembro que tem um professor da universidade daqui (conhecido meu) que a pesquisa dele depende de computação bruta assim e ele se virava com vários desktops mesmo, uma parede inteira. Um bichinho desse tem capacidade trocentas vezes superior em bem menos espaço (e consumo também)?

Aliás, alguém poderia me comentar como é a refrigeração dum rack desse? A empresa (ou universidade) precisa criar um sistema de refrigeração próprio?

O último monstro que a USP comprou foi 650 mil doletas:

http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2007/espaco78abr/0notas.htm

Sim, em racks ocupa menos espaço, o consumo vai depender da máquina, mas a refrigeração é assunto delicado, dependendo das baias.. os "1U" são bem fininhos e usam blowers bem potentes nos processadores, o barulho é muito irritante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
http://www.techpowerup.com/142432/AMD-Readies-3.70-GHz-Phenom-II-X4-980-Black-Edition-Processor.html

AMD preparando Phenom II X4 980 @ 3.7 GHz.

E eu achando que a AMD não conseguiria ir muito mais longe que os 3.4 GHz do 965. Realmente impressionante.

AMD tirando leite de pedra com esses K10.5, impressionante mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Com direito a Review...

imageview.php?image=30228

E mais um aqui:

http://www.anandtech.com/show/4310/amd-phenom-ii-x4-980-black-edition-review

AMD tirando leite de pedra com esses K10.5, impressionante mesmo.

Na verdade mostra o refinamento do processo de fabricação dos PH2 e mostra o limite onde deve começar o Bulldozer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20110503235455_AMD_Introduces_Its_Fastest_Quad_Core_Chip_Slashes_Pricing.html

Hora da limpeza de estoque para a chegada das novidades :D

AMD also adjusted pricing onto all of its desktop CPUs by 10% in general. Some positions got 2% more affordable, whereas some others lost 25% or even 40% of the price. AMD's most affordable six-core chip now costs $165, as a result of the price-cut.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Comprei uma nova placa mãe e processador Phenom II X6 1100T. Tenho me questionado se essa tecnologia "turbo" disponibilizada pela AMD e Intel não vai reduzir a vida util do processador, ou seja, após três anos (fim da garantia oficial), bye bye Phenom II X6 1100T ? Aqui na bios, o turbo está desligado. Fico com pé atras, já que hoje tudo é considerado descartavel ou sucateado após 2 anos. Não observei uma performance significativa com a opção do turbo ativada, isso nos programas que utilizam um único núcleo. Opiniões são bem-vindas. Abraços a todos !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma nova placa mãe e processador Phenom II X6 1100T. Tenho me questionado se essa tecnologia "turbo" disponibilizada pela AMD e Intel não vai reduzir a vida util do processador, ou seja, após três anos (fim da garantia oficial), bye bye Phenom II X6 1100T ? Aqui na bios, o turbo está desligado. Fico com pé atras, já que hoje tudo é considerado descartavel ou sucateado após 2 anos. Não observei uma performance significativa com a opção do turbo ativada, isso nos programas que utilizam um único núcleo. Opiniões são bem-vindas. Abraços a todos !

Pode manter habilitada a opção, processador tem vida útil longa, não precisa se preocupar com isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi RobsonS !

Estava observando o "VID" ( Programmed operating voltage) com o programa "core temp".

Quando o "turbo" na BIOS está ativado, a frequencia de alguns núcleos são elevadas a 3.7GHz, certamente por alguns milisegundos e fica alternando entre os núcleos, de acordo com um percentual de carga no momento (me parece algo em torno 20%) Com este "overclock", o VID chega a 1,4750 V. Desativando o "turbo" na BIOS, a tensão do VID não ultrapassa a 1,350V com carga maior 20% ou em "full throttle".

Com certeza, o tal turbo mode deve causar um "envelhecimento precoce" do processador.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Evandro ! Olha eu não notei diferença em termos de performance nos vários programas que utilizei. Talvez em testes sintéticos isso possa aparecer, mas na real, não se aparece.

Talvez tenha me expressado de forma inadequada, então substituindo "com certeza" por "muito provavelmente".

Muito marketing rolando com "turbo" ou "boost", etc, e na real este "overclock de fabrica" não traz quase nenhuma vantagem, e gera um aumento de consumo de energia.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi Evandro ! Olha eu não notei diferença em termos de performance nos vários programas que utilizei. Talvez em testes sintéticos isso possa aparecer, mas na real, não se aparece.

Ou os programas que você utilizou, da forma como estavam confiurados, não vão mostrar a diferença.

Talvez tenha me expressado de forma inadequada, então substituindo "com certeza" por "muito provavelmente".

Como eu disse, se a tensão estiver dentro do padrão e a temperatura também, SE isso ocorrer, a redução de vida útil será mínima.

Muito marketing rolando com "turbo" ou "boost", etc, e na real este "overclock de fabrica" não traz quase nenhuma vantagem, e gera um aumento de consumo de energia.

Abraços

O aumento de consumo de energia é pequeno, e se você pegar uma tarefa de longa duração, ele vai se mostrar útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Evandro ! Não tem como alterar a configuração dos programas, porque são implementados para single core, ou seja, utilizam somente um único núcleo, alias a maioria deles não tem suporte para multicore. O "turbo mode" foi feito exatamente para isso, compensar processos de programas single core, mas em termos de performance real, não dá para percerber diferença, tanto em processos simples ou mais complexos que não venham exigir muita peformance, porque neste caso, o turbo é desativado automaticamente. Quando a CPU está em 100%, o turbo não interfere, fica desativado.

Nem esquenta com isso, de qualquer forma, não pretendo ativar o turbo, não vale a pena. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!