Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Duo ou Phenom X4?


Ninja

Posts recomendados

Em outras palavras, é como se a HD 4870 X2 tivesse que esperar o 5200+ terminar suas tarefas antes de poder realizar novos processos.

É exatamente isso. Mas isso não é uma regra geral, isso é específico de cada jogo. Pode ser que exista um jogo tão detalhado graficamente que uma HD4870x2 trabalhe tanto quanto o x2 5200+. Ou pode ser que haja um jogo com uma IA tão boa ou tanta física que um i7 não consiga calcular a tempo de acompanhar uma 8600GT. São exemplos extremos, mas é para dar a ideia de como funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EU divido a definição de gargalo em duas, mesmo estando intrinsecamente coorelacionadas.

Gargalo por limitação física(por componentes) é quando um componente de uma configuração impede que outro seja usado em seu potencial pleno, independentemente do aplicativo. Ex. VGA pci-ex 2.0 em mobo pci-ex 1.0 , ou VGA forte em mobo com pci-ex 4x. Esta é uma limitação física, e nenhum aplicativo vai mudar isso.

Gargalo por exigência do aplicativo ocorre quando sua configuração não cumpre as especificações exigidas pelo aplicativo. Se o aplicativo exige uma VGA forte e um Processador forte e você tem uma VGA forte e um processador fraco.

São exemplos de gargalo:

Gargalo ocorre quando um processador é fraco para uma placa de vídeo.

Gargalo ocorre quando uma placa mãe não consegue gerenciar todo o potencial de um processador.

Gargalo ocorre quando uma placa mãe reduz ou impede o pleno desempenho de uma VGA.

Gargalo ocorre quando uma memória é insuficiente(pouca) para a execução de aplicativos ou quando por ser lenta compromete o desempenho do conjunto.

Gargalo ocorre também quando Processador X4 HT3.0 em Mobo HT2.0. Memória ddr800Mhz em mobo P5GC-MX que trabalha com memórias em 667Mhz. Esse tipo de gargalo em sua maioria está vinculada à expressão suportar.

EU considero garlalo até uma fonte ruim que alimentando mal um sistema impede que este trabalhe dentro de sua real capacidade. Quem trocou uma fonte real tabajara por uma fonte real boa sabe do que estou falando.

Espero que tenha captado a ideia.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pelo que entendi aqui no topico vocês tentam me dizer que a config Intel(Q6600 + ga-g31m-s2l) é melhor que da AMD(Phenom 9550 + m3a78-em) mas com ela eu poderia fazer um up para os phenom II.

Então agora eu gostaria de saber uma MoBo para um futuro up na config Intel e em qual processador eu poderia investir para não ter que mexer no PC por um bom tempo.

Sei que com o Q6600 esta otimo mas quanto mais tunado o PC melhor:D

falou:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colega

A ideía de configuração forte com futuro up não combinam.

Vamos por parte.

A Intel está mudando sua plataforma. Se comprar um processador, Quad, forte da intel

independentemente da mobo que comprar esta não vai aceitar os novos processadores intel. up intel só seria interessante se sua configuração fosse simples e comprasse um E5200 pensando em daqui um ano pegar um Quad(que é o quad que você pegaria no momento).Os novos processadores intel já foram lançados e se chamam i7.

Se montar uma configuração AMD vai ter um processador um pouco mais barato e um pouco mais fraco (comparados aos da intel), porém devido a mobo M3A78 ser uma ótima mobo custo/benefício e aceitar os novos processadores AMD que será lançados no próximo mês, daqui uns dois anos poderá colocar um X4 mais potente que um Atual quad da intel.

Agora se quer enfiar a mão no bolso vai ter que fazer overclock no processador e esquecer de um futuro Up. Vai ter que pegar um Q6600 e coloca-lo a 3,5Ghz que nessa frequência é bém mais forte que o Q9550 que custa R$1150,00 e duvido que os primeiros X4 phenom II sem overclock seja tão bom quanto o Q6600 3.5Ghz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou pela segunda opcão pois ela está mais equilibrada, a primeira opção fico muito paradoxal, pois o que adianta super peças para uma placa mãe tão fraquinha? A primeira ainda oferece suporte para os novos processadores.

Uma opnião pessoal, espere os novos processadores sairem, janeiro ja saem.

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora se quer enfiar a mão no bolso vai ter que fazer overclock no processador e esquecer de um futuro Up. Vai ter que pegar um Q6600 e coloca-lo a 3,5Ghz que nessa frequência é bém mais forte que o Q9550 que custa R$1150,00 e duvido que os primeiros X4 phenom II sem overclock seja tão bom quanto o Q6600 3.5Ghz.

Concordo, e também acho necessário, no caso de opção pela Intel, pegar uma placa-mãe melhor, esse modelo (GA-G31M-S2L) é muito básico, sequer suporta PCI-E 16x 2.0, e talvez até dificulte a obtenção de um overclock desse nível (o que também exigiria, a propósito, um bom cooler para o Q6600).

Só uma perguntinha básica, um E7300 com overclock + 4 gigas de ram + ga-g31m-s2l + atihd4850 não rodam numa boa o GTA 4 num monitor de 22°???

O GTA IV é um jogo que não apenas depende muito do processador como também se beneficia de múltiplos núcleos, muito mais que a grande maioria dos jogos lançados até o momento. Para obter um desempenho satisfatório, clocks altos certamente ajudam, mas ainda assim um quad-core é praticamente uma exigência. Além disso, na configuração que você citou, eu trocaria a placa-mãe por uma um pouco melhor (só não me peça qual :seila:).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha intenção seria dar um overclock no E7200 para uns 3,1ghz (usando a ga-g31m-s2l) e usar a hd4850 numa tv de plasma na resolução 1280x720. Será que rodaria o game com todos os filtros ligados e sem lag??

Como dito pelo soul_decoder, é necessario ter um processador de 4 núcleos para rodar o GTA4 tranquilamente, mas não é só a intel que disponibiliza processadores desse tipo.

Dê uma lida nesse topico mesmo que tem varias dicas.

falou:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, e também acho necessário, no caso de opção pela Intel, pegar uma placa-mãe melhor, esse modelo (GA-G31M-S2L) é muito básico, sequer suporta PCI-E 16x 2.0, e talvez até dificulte a obtenção de um overclock desse nível (o que também exigiria, a propósito, um bom cooler para o Q6600).

Pois é quando me referí em colocar a mão no bolso esqueci de dizer que era pra comprar uma placa mãe boa de overclock.Valeu. A GA 31m-s2l se dér é 3.0Ghz no Q6600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou mais um amd

essa frase ai dever ser mais por preferência..mas se você for analisar os 2 conjuntos..fica assim no meu ponto de vista..

AMD

M3A78-EM muito boa sim em suporte...cheia de recursos bom desempenho e boa qualidade de construçao..faz jus ao preço R$330+-

M2N68-AM boa sim em suporte qualidde de construçao..posui raid, rede gigabit audio razoavel e barata R$180+-

phenom x4 9550 bom preço bom em desempenho oitmo pros jogos atuais ou futuros q suportao o quad cores bom em multi tarefas. R$480+-

Intel

ga-g31m-s2l bom desempenho, boa qualidade de contruçao, boa pra over boa sim em suporte..audio razoavel e barata R$180+-

(particurlamente nao acho essa placa boa pros quads mas e a melhor nessa faixa de preço...rcomendaria gasta um pouco mais e pegar ua melhor;])

q6600 bom em desempenho oitmo pros jogos atuais ou futuros q suportao o quad cores bom em multi tarefas..desempenho superior ao phenom x4..mas meio salgado no preço R$650+-

q8200 e o capadao dos quads da intel cache bem reduzido e menor clocks de todos quads da intel..mas bom em multi tarefas arquitetura de 45nm esquenta e consome menos e muito bom pra over...mas é mais caro q o da amd e desempenho inferior ao q6600 R$590+-

traduzindo se você nao quiser meter a mao no bolso fique com o amd bom em custo/benefício..mas se você for querer maior poder de fogo e tiver um dimdim extra pegue um q6600 ou q9300:):cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa frase ai dever ser mais por preferência..mas se você for analisar os 2 conjuntos..fica assim no meu ponto de vista..

AMD

M3A78-EM muito boa sim em suporte...cheia de recursos bom desempenho e boa qualidade de construçao..faz jus ao preço R$330+-

M2N68-AM boa sim em suporte qualidde de construçao..posui raid, rede gigabit audio razoavel e barata R$180+-

phenom x4 9550 bom preço bom em desempenho oitmo pros jogos atuais ou futuros q suportao o quad cores bom em multi tarefas. R$480+-

Intel

ga-g31m-s2l bom desempenho, boa qualidade de contruçao, boa pra over boa sim em suporte..audio razoavel e barata R$180+-

(particurlamente nao acho essa placa boa pros quads mas e a melhor nessa faixa de preço...rcomendaria gasta um pouco mais e pegar ua melhor;])

q6600 bom em desempenho oitmo pros jogos atuais ou futuros q suportao o quad cores bom em multi tarefas..desempenho superior ao phenom x4..mas meio salgado no preço R$650+-

q8200 e o capadao dos quads da intel cache bem reduzido e menor clocks de todos quads da intel..mas bom em multi tarefas arquitetura de 45nm esquenta e consome menos e muito bom pra over...mas é mais caro q o da amd e desempenho inferior ao q6600 R$590+-

traduzindo se você nao quiser meter a mao no bolso fique com o amd bom em custo/benefício..mas se você for querer maior poder de fogo e tiver um dimdim extra pegue um q6600 ou q9300:):cool:

Qual a diferença entre a M3A78-EM e a M2N68-AM para justificar 130 reais mais cara??? Eu vi que existe a M3A78 (sem video onboard) que custa 309 reais.

Seria jogo pegar uma M3A78 + Athlon X2 5000+ por 139 reais e meter um overclock nele até sairem os novos phenon e ficarem num preço acessível? Essa configuração com uma ati hd4850 daria pra jogar o GTA 4 numa boa?

Vi também que a M2N68-AM não tem HT3 e nem pci2.0 e hdmi. Isso seria ruim para rodar os novos processadores phenom??

Ah e qual é o melhor athlon x2 para over???

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a diferença entre a M3A78-EM e a M2N68-AM para justificar 130 reais mais cara??? Eu vi que existe a M3A78 (sem video onboard) que custa 309 reais.

Seria jogo pegar uma M3A78 + Athlon X2 5000+ por 139 reais e meter um overclock nele até sairem os novos phenon e ficarem num preço acessível? Essa configuração com uma ati hd4850 daria pra jogar o GTA 4 numa boa?

Vi também que a M2N68-AM não tem HT3 e nem pci2.0 e hdmi. Isso seria ruim para rodar os novos processadores phenom??

Ah e qual é o melhor athlon x2 para over???

Grato pela ajuda.

possui e-sata, firewire, rede gigabit e outros recursos q uma placa mid-end ou end tem pelo preço de uma mid ela nao e nenhuma santa ja q tb tem alguns defeitos mas e uma boa escolha tb pode ser o q você disse pega um x2 e depis coloca em phenom II.. mas isso de o preço fica baixo vai levar de 18~24 meses (acho)..mas é um boa opção com certeza:)

obs. por causa do custo brasil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só não recomendo a M3A78 sem sufixo porque ela não está na lista de compatibilidade dos Phenom II. Procure mobos com chipset 780G pra frente.

Ela( a M3A78 ) tá na lista da ASUS das mobos que suportarão os novos Phenoms

tá ai o Link.

http://event.asus.com/mb/AM3_CPU_Support/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

possui e-sata, firewire, rede gigabit e outros recursos q uma placa mid-end ou end tem pelo preço de uma mid ela nao e nenhuma santa ja q tb tem alguns defeitos mas e uma boa escolha tb pode ser o q você disse pega um x2 e depis coloca em phenom II.. mas isso de o preço fica baixo vai levar de 18~24 meses (acho)..mas é um boa opção com certeza:)

obs. por causa do custo brasil

Além disso, a M3A78-EM tem outras vantagens, em comparação à M2N68-AM:

- suporta os processadores com TDP de até 140W;

- suporta o HyperTransport 3.0 até 5200 MT/s para os processadores socket AM2+;

- possui interface PCI-Express 2.0;

- dispõe de 4 slots para as memórias (a M2N68-AM possui 2);

- e outras pequenas vantagens, considerando que o chipset dela, no geral, é um pouco melhor e mais atual.

No que diz respeito ao preço, de fato o custo-Brasil somado ao dolár elevado acabam superdimensionando as diferenças de preços por aqui, é bem complicado mesmo. Não fossem essas condições adversas, nós não cairíamos nesses dilemas de "custo :unsure: benefício" com tanta freqüência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além disso, a M3A78-EM tem outras vantagens, em comparação à M2N68-AM:

- suporta os processadores com TDP de até 140W;

- suporta o HyperTransport 3.0 até 5200 MT/s para os processadores socket AM2+;

- possui interface PCI-Express 2.0;

- dispõe de 4 slots para as memórias (a M2N68-AM possui 2);

- e outras pequenas vantagens, considerando que o chipset dela, no geral, é um pouco melhor e mais atual.

No que diz respeito ao preço, de fato o custo-Brasil somado ao dolár elevado acabam superdimensionando as diferenças de preços por aqui, é bem complicado mesmo. Não fossem essas condições adversas, nós não cairíamos nesses dilemas de "custo :unsure: benefício" com tanta freqüência...

A M2N68 (sem video onboard) suporta HT3.0, tem 4 slots de memória e suporta TDP de 140W. Só não consegui descobri se o pci-express dela é 2.0 também, só sei que ela custa uns 100 reais mais barato e parece ser a melhor opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu ja tinha perguntado em outro topico, mas como tem relação com o assunto desse tb vamos lá:

É vantagem pegar um Phenom ao invés do X2 e daqui a 2 anos atualizar ele (já que a placa-mãe dá suporte), ou isso seria desperdicio de dindin? Ou talvez seria melhor pegar um X2 melhor de 5600+ e daqui a uns 2, 2,5 anos pegar os Phenom novos que irão sair..........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu ja tinha perguntado em outro topico, mas como tem relação com o assunto desse tb vamos lá:

É vantagem pegar um Phenom ao invés do X2 e daqui a 2 anos atualizar ele (já que a placa-mãe dá suporte), ou isso seria desperdicio de dindin? Ou talvez seria melhor pegar um X2 melhor de 5600+ e daqui a uns 2, 2,5 anos pegar os Phenom novos que irão sair..........

Cara, segundo alguns topicos que visitei os Phenom II vão sair em janeiro. Na minha opinião compensaria esperar até lá e comprar tudo de uma vez, sem desperdicio de comprar processadores AMD X2 e X4.

falou:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!