Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

Gente, tenho uma dúvida bem estranha.. mas vamos lá...

Vamos supor que eu tenha 3 blocos, um na cpu, um na placa de vídeo e um no chipset ou no mosfet...

Ao ligar o wc, eu sei que é reservatório -> bomba -> radiador -> blocos.

Mas no radiador, o líquido sairia por 3 mangueiras(1 para cada bloco) e retornaria em 3 mangueiras para o reservatório, ou sairia 1 mangueira que vai pra um bloco, e deste bloco sai uma mangueira com o mesmo liquido que vai levá-lo pro outro bloco, e neste acontece a mesma coisa, até retornar ao reservatório em uma única mangueira?

Edit: fotos para explicar:

Opção de 3 mangueiras:

firstoption.jpg

Opção de 1 mangueira:

pilo2kv.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kabum, a Swiftech esta introduzindo essa configuração paralela agora, inclusive tem um bloco para CPU* que faz exatamente essa separacao com uma entrada e ate 3 saidas.

'E algo a se experimentar talvez funcione nada de errado com a segunda opcao tambem mantendo o loop de maneira tradicional, valeu.

*Aparentemente ela tambem esta introduzindo outros componentes para esse tipo de configuração como radiadores, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kabum, a Swiftech esta introduzindo essa configuração paralela agora, inclusive tem um bloco para CPU* que faz exatamente essa separacao com uma entrada e ate 3 saidas.

'E algo a se experimentar talvez funcione nada de errado com a segunda opcao tambem mantendo o loop de maneira tradicional, valeu.

*Aparentemente ela tambem esta introduzindo outros componentes para esse tipo de configuração como radiadores, etc.

em desempenho, a opção 1 não seria muito melhor?

Na opção 2, em cada trajeto, a temperatura do liquido não esquentaria um pouco mais? Tipo.. no ultimo trajeto, o watercooler tem chances de que não seja tão eficiente, to certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, colocar as mangueiras em paralelo é certamente interessante, mas eu vejo a possibilidade do seguinte problema: imagino que com 3 fluxos diferentes, perde-se mais pressão do que com 1 fluxo apenas.

Eu não sou engenheiro nem físico, então não sei explicar. Se tiver algum engenheiro mecânico aqui, por favor manifeste-se! :D

Agora, sobre a eficiência de um sistema de fluxo simples, o calor que a água retira do primeiro bloco realmente diminui a retirada de calor do segundo bloco e assim por diante; afinal, a variação de temperatura diminui, diminuindo também o fluxo de calor (quem lembrou das aulas de termodinâmica? rsrs).

Imagino que para a segunda opção ser viável, será necessária uma bomba mais potente. Sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o xineis com relação a perda de pressão, com tudo para melhorar isso seria necessário duas bombas uma jogando o liquido para o radiador e a outra ficaria puxando o liquido que sai dos block's para o reservatório logico que teria que ter um adaptador com três entradas e uma saída para a segunda bomba.

loop2.jpg

60930267.jpg

OBS: Esboço de conexão tripla para se ter uma ideia como seria a adaptação para o exemplo que dei (peça que leva o liquido dos block's para a bomba-2/reservatório).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os sistemas de wc que possuem mais de um block são, em sua maioria, montados em série e com uma bomba com maior pressão ou "força".

O problema de montá-los em paralelo seria a quantidade de mangueiras dentro do case o que ocasiona em uma estética muito ruim e maior restrição de fluxo eu acho... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

em desempenho, a opção 1 não seria muito melhor?

Na opção 2, em cada trajeto, a temperatura do liquido não esquentaria um pouco mais? Tipo.. no ultimo trajeto, o watercooler tem chances de que não seja tão eficiente, to certo?

Concordo, pois no último bloco o líquido já estaria quente, por causa dos outros dois blocos...principalmente se o primeiro for de um processador com oc... e outra coisa.. pra fazer a primeira opção, com mangueiras em paralelo, é necessária maior quantidade de líquido, né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, pois no último bloco o líquido já estaria quente, por causa dos outros dois blocos...principalmente se o primeiro for de um processador com oc... e outra coisa.. pra fazer a primeira opção, com mangueiras em paralelo, é necessária maior quantidade de líquido, né ?

bom, mas pior que seria complicado, mais liquido, mais necessidade de pressão, quer dizer, mais bomba

como exemplo, supondo que 1 mangueira que serve para 3 blocos e mida 1 metro

não quer dizer que 3 mangueiras, 1 pra cada bloco, cada um irá medir 33cm

há chance, de que cada um mida, mais de 50cm, e no total seja mais de metro e meio (seguindo o exemplo) e mais uma vez, mais mangueira, mais liquido, mais bomba rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe se é possível adicionar block's nos WC's já montados de fábrica, como os H50, H70, H80 e H100 ?

Eu não arriscaria, a bomba que vem nesses wc é projetada para um sistema fechado e possui a pressão necessária para operar um bloco, se for adicionado mais um bloco gerando uma maior restrição a bomba pode não dar conta ou o desemprenho cair drasticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

Gostaria da ajuda de vocês pra saber qual WC comprar pro meu pc.

Tenho um i7 920, 12Gb RAM 1333, HD5770.

Tava pensando em comprar um H100 da Corsair, mas como nao entendo muito sobre WC, gostaria da ajuda de vocês.

Se pretende por só no processador pode ir de H100 mesmo, ou até um H60 ou similar se não pretender um over muito alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já li...

Lá ele só cita 2 bombas.. eu gostaria de conhecer algumas que suportassem 3 block's na boa e não sejam muito caras...

é, no meu caso na verdade é quase igual, quero montar um watercooler completo, mas só teoria não ajuda nada. Falta uns posts que mostram exemplos de wc's e tipo.. que mostrem o preço e mais coisas basicas

mas, todos sabemos que no brasil é difícil achar (quase impossivel) ou a variedade n existe ou o preço é exagerado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De uma olhada nesse topico, que por sinal esta marcado como resolvido, então poste aqui mesmo.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-casemod-projeto/778852?p=4169819

Nele tem as fotos do meu water cooler com duplo loop (separados) com dual-pump no primeiro loop com um total de 3 blocos e o segundo loop somente para vga.

Uma bomba que eu recomendo para multiplos blocos seria a Laing D5, que pode ser encontrada com diferentes sabores/marcas.

Sim de resto o Brasil 'e fraco com fornecedores de componentes e blocos para water cooler mas a LC Water Cooler talvez de uma ajuda para vocês, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!