Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler - Refrigeração Liquida - Topico atualizado


Posts recomendados

O pe-grande, esse radiador é de carro? Qual modelo? Se for um de baixa restrição, o problema não deve ser nele.

Eu acho que pode ser a bomba. Nesse caso, ela pode estar "penando" pra fazer o líquido passar pelos 2 blocos e radiador.

Pode ser também que os componentes no geral (você mesmo disse que fez com o que tinha à mão) sejam de baixa qualidade e por isso, não proporcionam o desempenho desejado.

PS: o radiador também pode ter alta restrição para o ar penetrar, fazendo que troque menos calor com o ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!

então xineis o rdiador é do gol ap, ele é enorme, e nao é resistivo na circulaçao de agua, mas as aletas sao densas, so que se fosse falha no radiador, o cpu tambem ia fica quente, e aqui ocpu ta a 47 e vga a 60.o que acha?

a bomba tem vazao de 2300l/h com 2,5mt de coluna, e uso mangueira de 1/2 e mbos os blocks nao sao resistivos, entra creio que bomba nao vai ser problema, sera que o block pode estar dando mau contato ao die da vga?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas temperaturas sao no folding certo, eu nao considero o folding como full.

Monitore a temperatura da VGA no FurMark por uma ou duas horas para ver os resultados, fique de olho se passar dos 70C talvez seja melhor para o teste, configure o FurMark para mostrar a temperatura na tela assim fica mais fácil.

Se houver um aumento progressivo e constante vai ser necessario uma inspecao mais detalhada no sistema a comecar pelo bloco da VGA, tanto se ele esta com um bom contato com o GPU, sujo, etc. para depois is verificando outros componentes, poste os resultados ai, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, primeiramente gostaria de elogiar o Beto pelo ótimo tópico :D ! Agora direto ao ponto: alguém aqui já comprou importado? Gostaria de saber quanto ficaria mais ou menos um bom sistema pro meu pc, cuja cinfiguração vocês podem ver na assinatura. Dinheiro não é exatamento um problema, só não pode ser caro demais... ^_^ No caso não quero um sistema de WC mais ou menos, é de média para alta performance, dependendo somente do preço, e se é compatível com meu case. Obrigado!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Lucas, seja bem vindo.

Quanto fica um sistema de water cooler vai depender do que exatamente voce pretende colocar no seu loop.

Comprar no exterior fica mais barato mas sempre existe o risco de taxacao.

O seu case apesar de ser muito bom, bonito e classificado como full tower nao 'e exatamente amigavel para um sistema de water cooler, então voce deve planejar o seu sistema com bastante cautela, criterio e sempre verificando as dimensoes dos componentes, principalmente o radiador.

Caso voce pretenda colocar um "bom" cooler apenas no CPU para um bom over com tranquilidade talvez o Corsair Hydro H100 seja uma boa pedida e pelo que eu verifiquei o radiador deve caber de boa na parte superior do case, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A performance de um bloco de water cooler em uma VGA 'e muito bom e normalmente bate qualquer alternativa a ar com uma boa margem, alem de garantir um boa reducao no barulho.

Como voce tem um GTX590 que 'e uma placa cara, quente e de grande performance o melhor seria pensar em alguns pontos antes de meter um bloco nela.

1. voce vai perder a garantia sobre a placa se o fabricante "notar" que voce trocou o cooler ou se voce nao tiver condicoes de colocar o cooler original de volta (por exemplo perdeu algum termal pad, parafuso, etc.)

2. O bloco que voce vai comprar sera exclusivo, ou seja, nao vai servir em outra VGA.

3. voce tera dificuldade de encontrar esse bloco no Brasil, talvez o mercado livre ou com uma boa pesquisa, mas o preco no exterior com absoluta certeza sera mais barato.

4. A instalacao de um bloco desse tipo 'e trabalhosa e delicada, o melhor 'e antes de iniciar pesquisar bastante e ler bem o manual de instrucao.

Para fazer o loop da VGA no seu case nao 'e muito complicado, um radiador duplo na parte de cima ja deve dar conta do recado, uma bomba simples, um pequeno reservatorio pode ser acoplado na bomba e o bloco, nada complicado. Algumas fotos do seu computador por dentro pode ajudar a galera a dar opinioes.

A Performance-PCs nos US tem o bloco para sua vga e entregao no Brasil de uma olhada.

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_971_240_579&products_id=31177

http://www.performance-pcs.com/catalog/index.php?main_page=product_info&cPath=59_971_240_587&products_id=30776

Eu ficaria com o bloco da EK apesar de ser mais caro, nada contra o da XSPC uma escolha apenas pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa!

bom, fiz tudo como pediram no post, e baixei o furmark,e botei roda com a 5750@ 870/1390mhz, e o x2 550 @ 3.9ghz com 1.4 de vcore, rodei por algumas horas a uma temperatura ambiente de 23°c, e no furmark habilitei ainda a opção extreme burn-in.

vai ai o print das temperaturas durante o teste:

fur.jpg

antes do teste fiz um limpeza no wc, lapidei a base de aluminio da vga, e desta vez montei ele fixado a vga usando 4 molas, junto dos parafusos, so que nao sao muito fortes, mas ainda esssa semana pretendo troca-las por molas com mais pressao.

e o que acham?

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante o furmark minha GPU atinge uns 86°C mais ou menos(isso com ar ligado). Sendo assim Beto, que gabinetes Full Tower você acha melhor pra um loop completo no sistema?, posso considerar mais pra frente fazer um upgrade geral trocando de gabinete também. valeu! Os Hafs sao bem espaçosos e ventilados... seriam uma boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Pe-Grande se voce rodou o Furmark por 2 horas e a temperatura estabilizou em 40C esta no meu ponto de vista muito bom, agora 'e checar esses picos que pode ser um problema no sensor devido a utilizacao do computador por longo periodo.

Hi Lucas, a temperatura na agua da sua VGA deve cair pela metado do que esta hoje.

Gabinetes mais amigaveis para water cooler tem muitos, ai vai muito de gosto os HAF sao bastante utilizados, mesmo que eu pessoalmente nao ache eles os melhores para water cooler. Os Corsair D800 e D700 eu acho melhor e novo Xigmatek Elysium tambem 'e muito amigavel para water cooler.

Mas voce tem um otimo gabinete e tem varios projetos de water cooler involvendo ele, de uma pesquisada que voce vai encontrar muitos exemplos, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu estou querendo comprar um WC da ANtec, H20 620, mas estou com algumas duvidas, eu vi nas fotos e tal, que o sistema de WC é MUITO mais complexo que este da antec, ele funciona bem?

eu tenho um HAF 912 e iria colocar o WC no PC1 da minha assinatura, ele se encaixaria bem? teria um ganho de desempenho bom comparado ao CM v6?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, vocês sabem algum radiador triplo (com lugar para 3 fans de cada lado) que tenha um bom Custo x Benefício?

Se possível, fazer uma recomendação de um radiador disponível no brasil e outro disponível por importação.

Nos próximos 12 meses estou considerando a ideia de montar um WC, então já estou querendo ter uma noção de valores.

E uma dúvida, existe muita diferença de desempenho entre radiadores finos e aqueles grossos?

Obrigado.

OBS: o gabinete é um HAF932 e a intenção é congelar um Phenom II X4 955 para ver se passo a marca dos 4.6Ghz, além de ter uma boa base para plataformas futuras, trocando a penas o block em caso de incompatibilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, eu estou querendo comprar um WC da ANtec, H20 620, mas estou com algumas duvidas, eu vi nas fotos e tal, que o sistema de WC é MUITO mais complexo que este da antec, ele funciona bem?

eu tenho um HAF 912 e iria colocar o WC no PC1 da minha assinatura, ele se encaixaria bem? teria um ganho de desempenho bom comparado ao CM v6?

Olha, o princípio de funcionamente do dois é igual. Um ser mais "complexo" que o outro é apenas por ter mais blocos ou radiadores.

Tudo que um sistema WC precisa é: bomba, radiador, bloco, reservatório (tem gente que dispensa, eu não recomendo) e obviamente, os tubos e líquido (pode ser água deionizada, bidestilada, ou mesmo "coolants" especiais com algicida e outras cositas mas).

Sobre o seu gabinete, dei uma olhada e parece que caberia bem na parte de cima. Peço que meça o espaço entre as ventoinhas e a placa mãe nessa parte superior para não haver problemas de incompatibilidade.

Sinceramente, acho que o Antec 620 teria melhor desempenho que o V6, principalmente por ser radiador duplo (suficiente para resfriar satisfatoriamente um CPU).

Olá pessoal, vocês sabem algum radiador triplo (com lugar para 3 fans de cada lado) que tenha um bom Custo x Benefício?

Se possível, fazer uma recomendação de um radiador disponível no brasil e outro disponível por importação.

Nos próximos 12 meses estou considerando a ideia de montar um WC, então já estou querendo ter uma noção de valores.

E uma dúvida, existe muita diferença de desempenho entre radiadores finos e aqueles grossos?

Obrigado.

OBS: o gabinete é um HAF932 e a intenção é congelar um Phenom II X4 955 para ver se passo a marca dos 4.6Ghz, além de ter uma boa base para plataformas futuras, trocando a penas o block em caso de incompatibilidade.

Se não me engano, todo radiador triplo suporta fans dos dois lados.

Bons radiadores triplos:

Swiftech MCR 320 - excelente custo x benefício. É relativamente barato e possui desempenho muito bom. É meio difícil de achar aqui no Brasil, mas é bem popular lá fora.

Black Ice Pro III - não tenho muito pra falar sobre ele, tirando que possui excelente performance (só tome cuidado porque os tubos entram de um lado e saem do outro, então deves ver se há espaço). Eu achei um no ML. É só procurar por radiadores > informática.

Black Ice GT Stealth - é bem compacto mas garante uma boa performance também. Parece que não possui aletas muito densas, então possibilita boa passagem de ar.

LC Watercooling 360D - é nacional. Não conheço, mas os produtos deles tem boa reputação. É uma boa solução se trazer os outros de fora ficar muito caro.

Tem os "grandões" também, mas eu particularmente não gosto muito deles. Apesar de possibilitarem maior eficiência, ocupam muito espaço e demandam fans melhores (e mais barulhentos) para fazer o ar passar. Recomendo ficar com os mais finos mesmo, a não ser que espaço e silêncio não sejam problema.

Sobre o seu gabinete, seria legal colocar o radiador na parte de cima se puder. Tem gente que coloca o radiador lá na frente, fica a seu critério. Outra coisa, recomendo montar o reservatório ali na parte da frente, pois há uma abertura na parte de cima do seu gabinete que permite fazer o "refil" do líquido. Creio que facilita bastante.

Espero ter ajudado os dois. Qualquer coisa, podem perguntar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, o princípio de funcionamente do dois é igual. Um ser mais "complexo" que o outro é apenas por ter mais blocos ou radiadores.

Tudo que um sistema WC precisa é: bomba, radiador, bloco, reservatório (tem gente que dispensa, eu não recomendo) e obviamente, os tubos e líquido (pode ser água deionizada, bidestilada, ou mesmo "coolants" especiais com algicida e outras cositas mas).

Sobre o seu gabinete, dei uma olhada e parece que caberia bem na parte de cima. Peço que meça o espaço entre as ventoinhas e a placa mãe nessa parte superior para não haver problemas de incompatibilidade.

Sinceramente, acho que o Antec 620 teria melhor desempenho que o V6, principalmente por ser radiador duplo (suficiente para resfriar satisfatoriamente um CPU).

Eu estou querendo colocar aqui no meu PC, este reservatório seria o que? ja vem junto do Antec 620? e o liquido é o tal "refrigerante", eu teria que comprar separado, ou ele vem junto do WC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou querendo colocar aqui no meu PC, este reservatório seria o que? ja vem junto do Antec 620? e o liquido é o tal "refrigerante", eu teria que comprar separado, ou ele vem junto do WC?

Perdão, esse modelo é aquele se possui radiador simples. Bem parecido com o Corsair H50.

Ele já vem prontinho. Como ele é um compacto, não precisa de reservatório (mas talvez o tenha no radiador).

Ele é um kit pronto, ou seja, não precisa completar com peça alguma. É só comprar e montar. O líquido já vem dentro dele e NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO. O kit é SELADO e se abrir qualquer parte dele, perderá a garantia.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdão, esse modelo é aquele se possui radiador simples. Bem parecido com o Corsair H50.

Ele já vem prontinho. Como ele é um compacto, não precisa de reservatório (mas talvez o tenha no radiador).

Ele é um kit pronto, ou seja, não precisa completar com peça alguma. É só comprar e montar. O líquido já vem dentro dele e NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO. O kit é SELADO e se abrir qualquer parte dele, perderá a garantia.

Espero ter ajudado!

beleza, brigadão!

ae, cara, eu estava vendo o seu review do seu WC, como eu ja vi e pesquisei e você mesmo sitou, é muito similar ao Antec 620 que eu pretendo comprar, eu estou usando agora, um CM v6 estou com um over de 4009 Mhz (243x16.5) usando a CPU em Full, com o programa Prime95, eu tenho uma temperatura maxima de 52Cº, temperatura ambiente de 24~28 Cº, tenho um HAF 912 que é MUITO bem ventilado, mas, vendo os seus resultados não estou convencido de que o WC compensaria, você com 3.5Ghz, ficou com uma temperatura de 53Cº... será que teria alguma diferença pelo meu gabinete ser diferente do seu? acha que eu teria temperaturas melhores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza, brigadão!

ae, cara, eu estava vendo o seu review do seu WC, como eu ja vi e pesquisei e você mesmo sitou, é muito similar ao Antec 620 que eu pretendo comprar, eu estou usando agora, um CM v6 estou com um over de 4009 Mhz (243x16.5) usando a CPU em Full, com o programa Prime95, eu tenho uma temperatura maxima de 52Cº, temperatura ambiente de 24~28 Cº, tenho um HAF 912 que é MUITO bem ventilado, mas, vendo os seus resultados não estou convencido de que o WC compensaria, você com 3.5Ghz, ficou com uma temperatura de 53Cº... será que teria alguma diferença pelo meu gabinete ser diferente do seu? acha que eu teria temperaturas melhores?

Olha, cada CPU é um CPU. O meu nem chega a 4,0GHz pra começar...

O seu, provavelmente, é uma revisão mais nova que a minha: mais estável e com temperaturas melhores aparentemente.

O meu gabinete não tem a intenção de ter um alto fluxo de ar. Em compensação, ele é excepcional para WC (que eu ainda pretendo fazer dentro de pouco tempo). Por WC eu quero dizer um sistema custom, com radiadores maiores, pois ele tem espaço para os colocar separadamente do resto dos componentes.

O seu gabinete, como o nome diz é de "High Air Flow".

Agora, as suas temperaturas então muito boas. Eu deixaria do jeito que está. Se você ainda não tivesse comprado o cooler, aí sim valeria a pena comprar o Antec 620. Mas como você já possui o V6, deixa quieto.

Por outro lado, se um dia pensar em montar um sistema, ou comprar um sistema WC mais apropriado, aí sim, ele deixaria suas temperaturas melhores e bem mais estáveis.

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, cada CPU é um CPU. O meu nem chega a 4,0GHz pra começar...

O seu, provavelmente, é uma revisão mais nova que a minha: mais estável e com temperaturas melhores aparentemente.

O meu gabinete não tem a intenção de ter um alto fluxo de ar. Em compensação, ele é excepcional para WC (que eu ainda pretendo fazer dentro de pouco tempo). Por WC eu quero dizer um sistema custom, com radiadores maiores, pois ele tem espaço para os colocar separadamente do resto dos componentes.

O seu gabinete, como o nome diz é de "High Air Flow".

Agora, as suas temperaturas então muito boas. Eu deixaria do jeito que está. Se você ainda não tivesse comprado o cooler, aí sim valeria a pena comprar o Antec 620. Mas como você já possui o V6, deixa quieto.

Por outro lado, se um dia pensar em montar um sistema, ou comprar um sistema WC mais apropriado, aí sim, ele deixaria suas temperaturas melhores e bem mais estáveis.

Espero ter ajudado!

então vou deixar para pensar neste sistema de WC quando estiver mais com grana, e mais disposto a me aventurar com um desse, realmente comprar sistemas simples não é muito vantajoso visto que eu ja tenho o v6, que tem um bom desempenho...

valeu pela ajuda, vou começar a estudar um pouco mais sobre os sistemas de WC de verdade, ai mais para frente eu penso em fazer um! valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, eu não tenho, então não posso te dizer se é boa ou ruim.

A pasta térmica dele deve ser (digo isso por causa da experiência que tenho com o Corsair H50) melhor que a do cooler stock, mas não é uma Artic MX-3 ou equivalente.

Se puder, compra um tubo pequeno de uma pasta térmica BOA. Noctua, Artic Cooling, entre outros, fazem excelentes pastas térmicas que chegam a influenciar bastante na temperatura final.

Se não puder, relaxe. O Antec 620 ainda vai dar conta do seu processador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, eu não tenho, então não posso te dizer se é boa ou ruim.

A pasta térmica dele deve ser (digo isso por causa da experiência que tenho com o Corsair H50) melhor que a do cooler stock, mas não é uma Artic MX-3 ou equivalente.

Se puder, compra um tubo pequeno de uma pasta térmica BOA. Noctua, Artic Cooling, entre outros, fazem excelentes pastas térmicas que chegam a influenciar bastante na temperatura final.

Se não puder, relaxe. O Antec 620 ainda vai dar conta do seu processador!

Valeu Xineis, estou na esperando do produto Antec 920 vou ver quando chegar e eu montar se não der problema deixarei com a pasta que vem mais se eu ver que não esta legal eu compro uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!