Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS P5Q-E - Tópico Oficial


Posts recomendados

Bom, Vecchi..

Vamos ao seu caso...

Primeiramente fazer seu PC inicializar mais rápido...

Ao entrar no SETUP do seu PC...

* Você deve entrar nas opções de boot, e colocar como primeiro boot, o HD em que o sistema operacional está instalado...

Em seguinda desabilite, todos os outros boots, você só deve habilitá-los, quando for reinstalar o sistema operacional...

* Outra opção seria...

Verificar se o suporte RAID está habilitado no SETUP de sua placa mãe, se o mesmo estiver habilitado, desabilite-o também, a não ser que você esteja utilizando RAID, caso contrário, não á necessidade de deixá-lo habilitado...

* A terceira opção, seria você diminuir também no SETUP, você procurar a opção ACHI CD/DVD Boot Time Out...

Por padrão, essa opção possivelmente estando habilitada estará no valor 15...

você pode diminuir esse tempo, colocando apenas 5, não há necessidade de ter mais que isso...

* Deixte também desabilidado, onde estão as redes on-boards de sua placa, o boot, pelas duas, tanto pela Marvel, quanto pela Atheros...

ATENÇÃO: desabilite apenas os boots, e não as redes em si, se fizer isso, ficará sem conexão com a Internet.

* Se no SETUP de sua placa, tiver também a opção de configurar o Express Gate, se tiver, coloque ele por padrão no valor 1 second, para ter uma inicialização mais rápida...

Depois salve as alterações e veja se o seu PC inicializa mais rápido...

Boa Noite Dj Rayke.

Primeiramente venho aqui agradecer a você amigo pela ajuda. Peguei todas as suas dicas e fiz inúmeros testes até conseguir finalmente reduzir e muito o tempo de boot da P5Q. Tem algumas opções como por exemplo “ACHI CD/DVD, RAID, etc” que não consegui localizar na Bios. Se ainda puder me indicar onde encontrá-las, lhe agradeço. Demais opções fui testando até chegar a um tempo de boot muito bom. Sem contar que o PC agora está rodando super leve e estável, justamente depois q desabilitei algumas opções. Segue resumo...

p5qbioscfg.th.jpg

Depois de aplicadas as alterações acima o tempo de boot que antes era de 90 segundos caiu para 32 :D ficando assim:

00 SEGUNDOS... - BEEP

16 SEGUNDOS... - INICIO TELA BOOT XP

32 SEGUNDOS... - TELA LOGIN XP

Outra coisa, comprei uma placa de som Sound Blaster Live 5.1, que certamente antes instala-la terei que desabilitar o som onboard da P5Q. Onde faço isso? E quanto ao conector de Áudio Frontal “AC97” do Gabinete Elite 331, que está ligado na P5Q conforme imagem abaixo, deve ser desconectado para não ser mais usado quando a SBLive for instalada? Caso a resposta seja sim (deve-se desconecta-lo), onde então eu espeto este conector “AC97” do áudio frontal do Gabinete?

ac97elite331p5q.th.jpg

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Outra coisa, comprei uma placa de som Sound Blaster Live 5.1, que certamente antes instala-la terei que desabilitar o som onboard da P5Q. Onde faço isso?

Não, há necessidade de desabilitar o seu som on-baord não, de uma olhada aqui no início desse tópico, que você verá que eu estou utilizando duas placas de som, a on-board, e a off board, no caso a Audigy 2 ZS...

E no seu caso, não será diferente, basta seguir o tutorial, e marcar a opção, usar apenas o dispositivo de som padrão, escolhendo no Painel de Controle, qual placa de som, o Windows irá utilizar para sua saída de aúdio...

E quanto ao conector de Áudio Frontal “AC97” do Gabinete Elite 331, que está ligado na P5Q conforme imagem abaixo, deve ser desconectado para não ser mais usado quando a SBLive for instalada?

Também, não há necessidade de fazer isso, observando pelo meu gabinete, que postei nesse tópico, no início, você verá que o cabo do meu áudio frontal, está conectado, e está funcionando tudo sem problemas...

Como estão as temperaturas dessa placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia todos, problema muito inusitado o meu, nunca vi isso pelo menos!!! to ficando de cabelo em pé já, pequei esses dias uma asus P5Q-E , C2D8400, 2x2gb ocz 800mhz, VGA saphire 4870 , fonte corsair 650 .

Felizao da vida com o pc novo , fui ligar tudo pra ver qual é... beleza, funcionou tudo otimo, mas ae está malucona pra desligar, nao desliga!!!!!!!!!!!!

instalo o windows , reset vai tudo certo, na hora de desligar... nao desliga! ae o sinistro, a VGA "desliga" , tipo pelo menos ela fica gelada e acende 3 leds vermelhos nela! ou seja, é como desligasse mesmo, o windows ate faz certinho a funçao dele de mandar desligar, mas o porém agora, pra "forçar" a desligada, não vai! seguro o botao q seja, 20 segundos, nao desliga, no windows mesmo ele ja chama o shutdown sozinho, a vga aparentemente se desliga e fica gelada.... mas todos os coolers por exemplo, continuam girando la dentro! (mouse continua aceso tb por ex.) nao importa o tempo q eu deixe assim.

Tá difícil até explicar o problema de estão sinistro. Nem o power que vem embutido na placa-mãe faz ela desligar, só do on-off la atras na fonte pra desligar!!!! descartei o windows pois até com o hd desligado isso ocorre!

Vai que é uma opção ***** na bios que alguem sabe o que é :D:lol:

help!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas perguntas:

1° você montou esse pc, verifique se não colocou o pino do gabinete onde fica o power na posição incorreta da placa-mãe.

2° Pode ser um pequeno problema no Windows, se houve alguma falha na instalação o Windows pode estar corrompido e mandando o computador reiniciar automaticamente, teste isso: Vá no Painel de Controle, Desempenho e manutenção, Sistema e na guia avançado clique na última opção e desmarque a caixa reiniciar automaticamente. verifique se vai funcionar dessa maneira você desligar normalmente. Ok?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao, o problema persiste mesmo sem o HDD!! nao é coisa do SO, citei o SO. pra exemplificar que o botao "existe" pro SO tambem, mas desligar de verdade, nao desliga hehe

eqto a ligaçao errada, pode descartar isso, pois essas asus possuem botao power e o reset imbutidos na MOBO :) e nem ali funcionou :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To com uma duvida:

qual é a melhor placa? Uma ASUS p5q-e ou uma intel dp45sg? Tenho quase certeza que a resposta será a ASUS, mas já que ela é super difícil de achar e muito mais cara, queria saber a diferença entre as duas se é melhor esperar achar a ASUS ou pegar logo a INTEL?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Tokkenn

A DP45SG utiliza-se memórias DDR3, e a P5Q-E utiliza memórias DDR2....

Fora essa característica, a P5Q-E, é superior nos outros opcionais...

Não sei aí, mas aqui, a Asus, está mais barata do que esse modelo da INTEL, lembrando que o que você economizar na INTEL, no valor, você vai gastar mais nas memórias, já que, por enquanto, memórias DDR3 estão mais caras do que as DDR2...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se faz questao de DDR3 vai de asus p5q3 então :D

ou algo no meu pc veio MUITO RUIM ou a placa-mãe ta com algo bichado mesmo, mudei o fsb de333 pra 350 só pra fazer uma graça, nem iniciava mais, tive q desligar e ligar de novo pra voltar pra bios :(

e8400 rev e0 ,

ddr2 800 ocz performance (veio em uns pacotinho bacana ate, mas sem dissipador, nao conhecia, 5-6-6-18 se n to enganado, parecem boas) enfim, nem um oczinho estupido desses funcionou,então ja desistidela e vou pedir pra trocar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, há necessidade de desabilitar o seu som on-baord não, de uma olhada aqui no início desse tópico, que você verá que eu estou utilizando duas placas de som, a on-board, e a off board, no caso a Audigy 2 ZS...

E no seu caso, não será diferente, basta seguir o tutorial, e marcar a opção, usar apenas o dispositivo de som padrão, escolhendo no Painel de Controle, qual placa de som, o Windows irá utilizar para sua saída de aúdio...

Também, não há necessidade de fazer isso, observando pelo meu gabinete, que postei nesse tópico, no início, você verá que o cabo do meu áudio frontal, está conectado, e está funcionando tudo sem problemas...

Como estão as temperaturas dessa placa mãe?

Boa Noite Dj.Rayke

Sobre ter os dois dispositivos de áudio habilitados, você não acredita ser melhor desativar o áudio onboard na bios para não ter que ficar bootando toda vez dois dispositivos de áudio, evitando assim uma provável pequena perda desnecessária de desempenho na MBO?

Ainda sobre o áudio, aqui ainda não chegou minha Sound Blaster Live 5.1, mais confesso que decepcionei e muito com o som onboard da P5Q. Eu que já tive uma SBL5.1 digo com total segurança que a qualidade de som é infinitamente superior ao som onboard da P5Q (Realtek ALC 1200). Vou até pegar está atualização de driver http://drivers.softpedia.com/get/SOUND-CARD/REALTEK/Asus-M4A79-Deluxe-Realtek-ALC1200-Audio-Driver-51005657-60156-for-XP-Vista.shtml pra ver se melhora alguma coisa.

Sobre as temperaturas da P5Q acredito que estejam normais conforme imagem abaixo. O porque do questionamento sobre a temperatura da MBO? Algo que esteja configurado ou jumpeado errado aqui?!

p5qtemperatura.th.jpg

cpuido.th.jpg

Dj.Rayke, sobre configurações das memórias na bios aqui ta tudo padrão (default). Gostaria de saber porque tanto se comenta em outros tópicos setar na mão cilcos de 5-5-5-15, tensão 2.1 a 1066mhz (isso no caso para CORSAIR 2X2GB DDR2 1066MHZ PC8500). Você recomenda fazer isso aqui? Esta configuração seria feita nesta tela aqui?

p5qaitweaker.th.jpg

cpuido.th.jpg

E por último, estou usando a conexão de rede onboard, neste caso também não seria melhor usar uma placa de rede PCI e desativar a rede onboard pra folgar ainda mais a MBO? Digo isso porque tenho aqui uma placa de rede novinha guardada aqui.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara qual a bios que você ta usando ae ?

eu toda vez que eu desligo o pc eu tiro o cabo de energia

testa isso ae tambem e me fala

me adiiciona no msn

[email protected]

tira o cabo de energia ? teu problema tá como o meu então, o pc nao desliga no power ne

q droga, nao quero atualizar a bios ainda pois vai q perde a garantia por causa disso :P vou acho q tentar trocar a minha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu estiver errado em postar o tópico no lugar errado me corrija ADM...

Tipow,eu to querendo comprar uma GTX 260 no lugar da minha HD 4670...

e eu fiquei sabendo ke ela ocupa 2 Slots (o.O)

e eu quero saber se ela serve na minha ASUS P5Q-E...

segue uma foto:

http://tech4pc.net/wp-content/uploads/2008/04/000000069970.jpg

GTX 260:

http://www.beyond3d.com/images/reviews/gt200-arch/gtx260-big.jpg

Obrigado quem me ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode instalar a GTX 260 sem problemas, a unica diferença que vai fazer, vai ser na hora de colocar no gabinete, você vai precisar tirar mais uma tampinha da parte de trás... e ela vai ocupar aquele slot pci express... se isso não for problema (e alguem usa alguma coisa nesses slots? o.O) pode instalar sim =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera gostaria de aproveitar esse topico para pedir uma ajuda:

Depois de tudo instalado inclusive drivers da mb, no gerenciador de dispositivos ainda tem um "dispositivo desconhecido" e não consigo achar o driver e nem o que é, será que alguém pode me ajudar segue abaixo a configuração e tudo que está ligado na maquina:

P5Q-E / Q8200 / 2x2GB Kingston 800 / HD Seagate barracuda SATA 32MB buffer 1 TB / VGA Zotac GTS250 512MB / Fonte Seveteam 550W / Gravador DVD SATA / LG 22'' ligado com cabo DVI.

e está ligado atrás apenas teclado, mouse e monitor.

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Não que eu me importe muito mas, o conector do led Power na placa mãe é diferente do conector que veio no gabinete! :huh: Veja a foto:

conector.png

Coloquei esses contornos para demonstrar que a placa mãe espera um conector tipo: [PINO][ESPAÇO][PINO] e o gabinete é [PINO][PINO].

Existe algum adaptador pra isso ou eu teria que fazer uma gambiarra muito feia?

Valeu! .o/ :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera gostaria de aproveitar esse topico para pedir uma ajuda:

Depois de tudo instalado inclusive drivers da mb, no gerenciador de dispositivos ainda tem um "dispositivo desconhecido" e não consigo achar o driver e nem o que é, será que alguém pode me ajudar segue abaixo a configuração e tudo que está ligado na maquina:

P5Q-E / Q8200 / 2x2GB Kingston 800 / HD Seagate barracuda SATA 32MB buffer 1 TB / VGA Zotac GTS250 512MB / Fonte Seveteam 550W / Gravador DVD SATA / LG 22'' ligado com cabo DVI.

e está ligado atrás apenas teclado, mouse e monitor.

Muito Obrigado

Fala ai Simpsom,

Se você estiver usando Windows XP, esse dispositivo pode ser o driver de som High Definiton.

Existe um método pra instalar ele corretamente, porém não me lembro como. Se eu encontrar voltarei a postar aqui.

De qualquer forma, tente pegar o driver mais atualizado no site da Asus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Oi pessoal, minha P5K SE/EPU morreu e resolvi pegar outra Asus. Achei a P5Q Deluxe, já comprei e estou esperando chegar. Sei que aqui não é um tópico da deluxe mas vocês podem me ajudar. Essa placa tem o conector eps de 8 pinos, mas a minha fonte é velha (Cooler Master RP 600 PCAR) e não tem o conector. Será que vai ter problema se eu colocar só o ATX de 4 pinos? E outra pergunta, esses 4 pinos a mais servem pra quê? Vejam minha configuração e me respondam por favor. Obrigado a todos e parabéns pelo tópico!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!