Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento. Aterra... o que? ATUALIZADO: 22/10/2010


rau

Posts recomendados

Em uma tomada dupla aonde o pino terra de um está para cima e a outra está para baixo, quando eu for instalar o fase do lado direito no que está com o pino para cima, eu posso ligar também no lado direito do de cima que está invertido ou eu tenho que cruzar o fio da direita para esquerda? Aqui é 220.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma tomada dupla aonde o pino terra de um está para cima e a outra está para baixo, quando eu for instalar o fase do lado direito no que está com o pino para cima, eu posso ligar também no lado direito do de cima que está invertido ou eu tenho que cruzar o fio da direita para esquerda? Aqui é 220.

A norma NBR 14136 recomenda a polarização dessa forma:

post-581068-0-27548000-1421427923.jpg

 

E no caso de tomadas duplas, você pode inverter uma delas para evitar cruzar os fios ou simplesmente cruzar os fios. Veja na imagem:

 

1º Opção:

12217.jpg

Isso é possível porque elas, geralmente, são compostas por partes que são apenas encaixadas e você pode tirá-las e inverter:

ref_ele_tomadas8.jpg

2º opção:

post-581068-0-09048500-1421427765_thumb.

 

Fiz uma busca rápida e encontrei até vídeo explicando de como instalar, só que de maneira ERRADA, apenas "jumpeando" sem observar a polaridade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Mikael Ritlay, hoje troquei a tomada e acabei cruzando os fios mesmo, pois a tomada vagabunda não tem como desencaixar e o engraçado é que verificando no site do fabricante você n encontra dessas invertidas, quer dizer o besta que comprar comprou do lote remanescente, então não sei porque uma das tomadas não pegou, deve ter vindo com defeito, mas o interessante foi que quando abri a tomada tinha um fio fase normal e o fio neutro tava ligado a um fio vermelho vindo de outra tubulação, dai desconsiderei esse fio e liguei só o fase e neutro, deixando esse outro fio de lado, seria um tipo de aterramento que fizeram na construção do prédio em 1990? E em nenhuma outra tomada daqui de casa tem isso, só essa do meu quarto. Logo logo comprarei uma outra tomada e dessa vez com os dois lados iguais.

Sem%2BT%C3%ADtulo-2.jpg

Tó preocupado com esse fio que eu deixei souto, se for um aterramento, sei que tá errado, mas daí qual seria pior, ter um aterramento meia boca desse ou não ter?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal também mostrar o ERRADO, sinalizando com fontes vermelhas?

Não daria para sinalizar pois o @NorrinRadd fez o que muita gente deveria fazer: perguntar antes de executar algum serviço. O vídeo o qual menciono é 

que também não daria para sinalizar, só assistindo para crer.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mikael Ritlay, entendi. Se as duas tomadas estão invertidas uma com a outra, jampear diretamente pelas laterais fará a ligação de uma delas ficar invertida.

 

@NorrinRadd, quer dizer que você não sabe o que é aquele fio vermelho que está saindo sozinho? Homi... num faça isso na doida não!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um aterramento que segue o esquema TN-C-S. Mas tenho algumas duvidas:
 

"A diferença fica de onde derivamos o fio terra, quanto mais longe de uma haste de aterramento, menos seguro."

 


Pelo que entendi, para uma melhor segurança, todos os fios de aterramente de cada tomada tem que vir diretamente ou de um ponto bem proximo de onde está a haste de aterramento. É isso?
 

"A equipotencialização de qualquer superfície condutiva dentro da construção é um outro tema importante ao utilizarmos um esquema TN-C-S, está adicionado um texto mais abaixo onde fala sobre o assunto, mas basicamente devemos equipotencilizar ou seja, ligar à mesma malha de aterramento por exemplo uma tubulação de metal, uma tubulação de gás, banheiras metalicas, dutos de ar-condicionado, esquadrias, box de banheiro que possua hastes de metal tocando no piso, etc. Isso é importante porque se porventura o neutro assumir um valor superior à 25V, o terra poderá também assumir o mesmo nível de tensão e se isso ocorrer enquanto manusei-se um equipamento aterrado e o usuario toque no mesmo instante nessas superfícies condutoras estranhas à instalação elétrica, o choque poderá ser fatal! Mas se ambas superfícies tiverem aterradas no mesmo ponto, não há choque elétrico ou o choque não será fatal! Por isso, EQUIPOTENCIALIZAR É IMPORTANTE"

 


Essa parte eu não entendi muito bem. Eu tenho que aterrar a carcaça dos equipamentosque utilizam o aterramento tn-c-s?
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lucianoxplod: normalmente se instala uma barra de aterramento no quadro de disjuntores e derivamos todo o aterramento dali. Essa barra é conectada ao eletrodo de aterramento na entrada de energia juntamente com o neutro.

 

alexandre.mbm: é isso mesmo, todas as massas metálicas de uma edificação devem ser equipotencializadas, inclusive as tubulações de gás, calhas, guarda-corpos e corrimãos, cercas, etc. A equipotencialização é para evitar que ocorra uma diferença de potencial entre a massa metálica e a terra caso ocorra uma a energização acidental da massa metálica. Para detalhes consulte a norma NBR-5410.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar da pergunta parecer um tanto medíocre, mas : 

 

- Se temos tudo "equipotencializado". Terra conectado ao neutro e neutro conectado ao terra, não seria a mesma coisa o aterramento dos equipamentos estarem conectados tanto ao terra quanto ao neutro ? Ou seja : seria então necessário (por assim dizer) termos somente um fio (netro=terra) percorrendo a casa e servindo para os dois propósitos?

 

ps: apesar que eu me lembro que queimei um VERDADEIRO supressor de surtos APC-P8T3V (filtro de linha) POR TER LIGADO O TERRA dele ao neutro  :P. E logo após minha esposa ligar o ferro de passar numa outra tomada, o bicho sobrecarregou. "Sorte" que APC é APC. Full time de garantia...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ps: apesar que eu me lembro que queimei um VERDADEIRO supressor de surtos APC-P8T3V (filtro de linha) POR TER LIGADO O TERRA dele ao neutro  :P. E logo após minha esposa ligar o ferro de passar numa outra tomada, o bicho sobrecarregou. "Sorte" que APC é APC. Full time de garantia...

 

Não há garantia que cubra um evento assim.

 

Alguém já analisou o APC-P8T3V?

 

post-961699-13884965353798.jpg

Fonte da imagem: Quero consertar meu filtro de linha APC P8T3V

Outra: Meus dois APC P8T3V fritaram!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lucianoxplod: normalmente se instala uma barra de aterramento no quadro de disjuntores e derivamos todo o aterramento dali. Essa barra é conectada ao eletrodo de aterramento na entrada de energia juntamente com o neutro.

 

 

Exatamente assim que está...o neutro está aterrado no quadro de entrada e no quadro de distribuição. A haste está ligada por um fio de 10mm ao born do quadro de distrubuição. Pelo que entendi desse born é que devo ligar o fio que irá para a tomada.

Acho que não vou fazer essa parte do aterramento dos metais por enquanto. Vou deixar pra depois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

evidente que para acionar a garantia, como um legítimo brasileiro q sou :P, não mencionei o fato ! hoje depois de 6 anos meu novo APC continua firme e forte !!! - e não repetí mais isso em casa... hehehe


tem um forum se não me engano aqui mesmo, existe um review bem bacana do APC-P8T3V. Pesquise !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se eu for colocar uma tomada dupla aterrada eu devo puxar 2 fios terra do quadro de distribuição? Não é recomendado jumpear?

Passe apenas um condutor. Quanto às massas metálicas, estou só informando. Essa ligação equipotencial não pode ser feita de qualquer forma, é necessário que seja feito por um eletricista qualificado. Veja dicas aqui: http://br.prysmiangroup.com/br/files/manual_instalacao.pdf

Apesar da pergunta parecer um tanto medíocre, mas : 

 

- Se temos tudo "equipotencializado". Terra conectado ao neutro e neutro conectado ao terra, não seria a mesma coisa o aterramento dos equipamentos estarem conectados tanto ao terra quanto ao neutro ? Ou seja : seria então necessário (por assim dizer) termos somente um fio (netro=terra) percorrendo a casa e servindo para os dois propósitos?

 

ps: apesar que eu me lembro que queimei um VERDADEIRO supressor de surtos APC-P8T3V (filtro de linha) POR TER LIGADO O TERRA dele ao neutro  :P. E logo após minha esposa ligar o ferro de passar numa outra tomada, o bicho sobrecarregou. "Sorte" que APC é APC. Full time de garantia...

 

A diferença é que o neutro possui corrente (cargas em movimento) e o condutor de aterramento não (em uma situação normal). Isso muda tudo, por isso o neutro não pode ser usado como condutor de proteção.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera, acabei de instalar uma fonte da evga 500w no meu PC, porém to com receio de usar um adaptador na tomada pois a tomada aonde fica meu PC não tem o 3 pino que seria para ligar o cabo de força, tem problema ou risco de queimar a fonte ou componentes do PC ??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, acabei de instalar uma fonte da evga 500w no meu PC, porém to com receio de usar um adaptador na tomada pois a tomada aonde fica meu PC não tem o 3 pino que seria para ligar o cabo de força, tem problema ou risco de queimar a fonte ou componentes do PC ??

Sua pergunta está mal formulada,  "não tem o 3 pino que seria para ligar o cabo de força"

 

Não dá para saber se a tomada usa o padrão antigo ou o novo. O pino ao que se refere é o de aterramento? Está ligando direto na tomada ou usando alguma proteção contra surtos?

 

Se a falta desse pino ocasionasse a queima da fonte, a minha fonte não tinha durado 4 anos e ainda funcionando até agora. O que se recomenda é que use um bom DPS ligado nessa tomada, agora seria de grande importância, se está realmente preocupado com a segurança da fonte e dos componentes, que faça um aterramento com um profissional qualificado, um eletricista de preferência. Lembre-se quem quer segurança tem que investir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá

 

Primeiro sou leigo no assunto, dei uma boa olhada no forum, gostaria por favor de confirmar três coisas com o pessoal daqui, se eu se estiver errado me corrijam por favor;

 

 

1- Cores dos Cabos

 

preto = fase

vermelho = fase

azul= neutro

branco = fase

amarelo= ?

verde e amarelo = terra

verde= terra

 

2- Pode ser que minhas tomadas antigas padrão nema estejam invertidas, pois em alguns espelhos o terra fica em cima, em outros o terra fica em baixo. Para confirmar se as tomadas nema estão corretas, eu comprei um aparelho para medir tensão,  daqueles parecidos com chave de venda. Em casa é tudo 110, ai encaixo o aparelho nos buracos da tomadas e o que aparecer tensão é o Fase(110 ou 125), Terra e neutro irão estar com 0 de tensão, é isso mesmo?

 

3-  Por exemplo:

 

Tem uma tomada nema assim

 

Neutro   ----------- Fase

               Terra

 

Irei ligar um aparelho na tomada que tem pino duplo arredondado, tanto faz eu colocar o cabo do jeito normal ou de ponta cabeça? ou os pinos do cabo tem que ser colocados no lado certo?


Obrigado!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. É preciso verificar se as cores foram usadas corretamente pelo instalador. As cores são definidas em projeto seguindo a norma técnica, mas a identificação pode ser feita com anilhas e etiquetas também. Se uma instalação não tem projeto é preciso cuidado redobrado. As cores citadas estão corretas, à exceção do Neutro que deve ser azul-claro. O amarelo pode ser Fase ou Retorno de interruptores.

 

2. Sim, a chave-teste vai acender no Fase. Existem tomadas 220 V bifásicas que tem 2 fases, neste caso vai acender nos 2 pinos e não acende no Terra. Note que a polarização Nema é inversa a polarização do padrão brasileiro.

 

3. A polarização é importante para as tomadas de 3 pinos. As tomadas de 2 pinos podem ser ligadas em qualquer das posições.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

boa tarde a todos, instalei um filtro de linha da clamper (super proteção) na rede que montei no escritorio (No-breack + impressora multifuncional + telefone sem fio + modem + monitor)

 

e outro (i clamper pocket) na geladeira

 

minha rede de casa é bifasico, estou propenso a nao fazer o aterramento visto que o eletricista afirmou que teria que "rachar o chao" e praticamente quebrar paredes da casa para fazer o aterramento, ja que nao dá para passar o cabo.

 

opção que me sobrou foi usar o filtro de linha da clamper (super proteção) e o I Clamper pocket, indicado por um amigo de brasilia, ja que la a coisa nao é boa na parte eletrica (ele sempre reclama da companhia de energia eletrica).

 

para nao ter que colocar um fitro de linha em cada repartição da casa, usar o VLC como disjuntor geral é o suficiente? Protegeria todas as tomadas?

 

isto porque eu tenho dois disjuntores gerais: uma perto do portao e outra dentro da sala no barramento. Se desligar um ou outro, corta a energia.

 

outra questao é sobre o VLC da  Siemens e a Schneider Eletric sao melhores do que a da clamper?

 

qual é a diferença dos tres?

 

usado o VLC em um unico ponto substituindo um dos disjuntores gerais pelo VLC protegeria todas as tomadas?

 

como saber se os varistores do multiproteção ou do clamper pocket ja foi pro espaço?

 

outra situação foi apresentada pelo usuario Onera na pagina 2 deste mesmo topico: mora no 11º andar em um apartamento e apresentou impossibilidade de fazer um aterramento, respondido pelo usuario Leohartmann que "a falta de aterramento não é nenhum impedimento", bastava usar um filtro de linha.

 

para carater de informação, na minha residencia so tem aterramento no relogio do lado de fora que pertence a cia eletrica.

aguardo a treplica
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

[instalei um filtro de linha da clamper] (i clamper pocket) na geladeira

Posso estar equivocado, mas não me parece que motor de geladeira seja carga indicada para esse tipo de dispositivo.

minha rede de casa é bifasico, estou propenso a nao fazer o aterramento visto que o eletricista afirmou que teria que "rachar o chao" e praticamente quebrar paredes da casa para fazer o aterramento, ja que nao dá para passar o cabo.

 

Existem vários esquemas de aterramento. Um deles significa usar, dedicado a equipamento protegidos, objeto de cobre dentro do solo. Nesse esquema, retirar uma pequena cerâmica de 20x20 cm² pode ser suficiente para preparar um buraco a ser preenchido com sais e destinado a ali ser fincado um varão de cobre.

para nao ter que colocar um fitro de linha em cada repartição da casa, usar o VLC como disjuntor geral é o suficiente? Protegeria todas as tomadas?

 

isto porque eu tenho dois disjuntores gerais: uma perto do portao e outra dentro da sala no barramento. Se desligar um ou outro, corta a energia.

 

"VLC" me parece ser o nome do dispositivo na marca Clamper. Tenho a impressão de que seja mais adequado chamar aqueles dispositivos de "DPS para quadro de energia".

 

Seu eletricista deve ter a certeza da carga que tais circuitos suportam. Ele pode descobrir isso fazendo uma analise minuciosa das ligações e dos materiais, ou simplesmente consultando o projeto elétrico do lugar. O DPS deve ser adquirido (escolhido) e instalado tendo tudo isso em vista. Um eletricista realmente capacitado será a melhor pessoa para lhe orientar. Ou você pode começar a estudar seriamente a respeito. Eletricidade é assunto grave! O menor descuido pode oferecer risco de vida.

outra questao é sobre o VLC da  Siemens e a Schneider Eletric sao melhores do que a da clamper?

 

qual é a diferença dos tres?

 

Eu trouxe esses nomes à conversação mas não tenho tais respostas.

usado o VLC em um unico ponto substituindo um dos disjuntores gerais pelo VLC protegeria todas as tomadas?

 

DPS de quadro de energia não substitui disjuntor, até onde sei. Você deve descobrir o porquê de aparentemente ter dois disjuntores gerais em sua instalação. Deve haver um motivo.

outra situação foi apresentada pelo usuario Onera na pagina 2 deste mesmo topico: mora no 11º andar em um apartamento e apresentou impossibilidade de fazer um aterramento, respondido pelo usuario Leohartmann que "a falta de aterramento não é nenhum impedimento", bastava usar um filtro de linha.

 

Nessas condições, é uma das opções resta. Também porque, muito provavelmente, como instalação projetada, essa instalação de condomínio já faz uso de algum esquema de aterramento (que não aquele do varão de cobre no solo junto ao computador ou ao chuveiro elétrico).

para carater de informação, na minha residencia so tem aterramento no relogio do lado de fora que pertence a cia eletrica.

 

Como leigo, não lhe digo com certeza que trata-se de um esquema de aterramento cobrindo sua residência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!