Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

  • Membro VIP
Faller, queria lhe contar a minha história.

Tenho uma fonte de 1000w da Seventeam. Montei um pc pesado e acabei necessitando de uma fonte grande. Pensando nisso comprei um nobreak de 1400 Va. Eu não havia lido seu Topico, então eu acha que era interessante comprar um nobreak.

O nobreak tem valor-potencia de 0,7 então teóricamente ele consegue aguentar 980W, o que ficaria padrão com relação a fonte que tenho no pc (isso pensamento de leigo).

Diante disso reparei o seguinte: Se faltar energia, o nobreak aguenta meu pc durante 30 minutos mais ou menos (isso jogando, se tiver só fazendo documento dura mais), porém, se o meu pc tiver ligado e tiver faltado energia, o nobreak não dá conta de ligar o pc.

Bom eu já tinha alguma ideia de que ao ligar o pc o consumo roda lá em cima, como na física, pra tirar qualquer coisa exige mais energia do manter alguma coisa funcionando.

Troquei toda a fiação do quarto, por uma bitola de fio maior e cheguei com os fios até a distribuição principal, assim como fiz com a fiação do ar-condicionado, mas ainda assim a luz do quarto pisca quando ligo o pc.

Dada a Historia queria levantar algumas indagações:

1º Li em posts anteriores que você também condena os nobreaks, porém eu acho que o sistema de seleção do nobreak é diferente. Suponho que no nobreak a margem de variação do fornecimento de energia direto seja maior, e que fora dessa faixa o nobreak abre o fornecimento pelas baterias. Exemplo entre 95V e 130 V ele deixa a energia fornecida entrar direto, fora dessa faixa trabalha com as baterias. Existe esta hipótese? e nesse caso não mudaria tudo?

2º No caso do nobreak, o problema não se resolveria dando um intervalo de 1 minuto entre ligar o nobreak e ligar o computador? (fiz este teste aqui em casa e a luz não piscou). Penso nessa hipotese porque ao ligar o nobreak, alguns circuitos da fonte entram em ação e deixam a minha placa mãe em stand-by.

Grato.

Tem algumas partes desse seu texto que não consegui entender... Por exemplo...

Você literalmente escreveu:

... se o meu pc tiver ligado e tiver faltado energia, o nobreak não dá conta de ligar o pc.

Mas meu amigo, se seu PC estiver ligado, prá que raios você vai querer ligar um PC que já está ligado????

Outra:

Você literalmente escreveu:

- porém eu acho que o sistema de seleção do nobreak é diferente. Suponho que no nobreak a margem de variação do fornecimento de energia direto seja maior, e que fora dessa faixa o nobreak abre o fornecimento pelas baterias. Exemplo entre 95V e 130 V ele deixa a energia fornecida entrar direto, fora dessa faixa trabalha com as baterias. Existe esta hipótese? e nesse caso não mudaria tudo?

Sistema de seleção do no-break??? Mas seleção do quê??

Sim, dentro de uma determinada faixa o no-break se comporta como um estabilizador, tentando corrigir (infelizmente) o valor da tensão de saída... Transgredida essa faixa, para baixo ou para cima, ele passa a gerar a energia a partir de suas baterias.. Se for um no-breaks desses baratos, com geração de forma de onda semelhante a senoidal essa geração com certeza será de uma forma de onda retangular, da qual não gosto nada...

Mas mudaria o quê????

Tente colocar sua duvida de modo que eu possa entendê-la para que possa tentar ajudar, se eu souber responder...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Faller, mas fica aqui uma pergunta:

Uma vez em minha casa, um eletricista veio aqui e conseguiu criar um curto pela casa inteira, eu escutei meu estabilizador começar a 'chiar' e estalar, e nesse ponto eu vi q ele queimou, ai fico pensando, se eu não tivesse o estabilizador, nesse caso, teria queimado meu computador? Uso uma fonte Seventeam modelo ST-450-CG.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa Faller, mas fica aqui uma pergunta:

Uma vez em minha casa, um eletricista veio aqui e conseguiu criar um curto pela casa inteira, eu escutei meu estabilizador começar a 'chiar' e instalar, e nesse ponto eu vi q ele queimou, ai fico pensando, se eu não tivesse o estabilizador, nesse caso, teria queimado meu computador? Uso uma fonte Seventeam modelo ST-450-CG.

Se algum curto for estabelecido na rede elétrica o esperado é que a tensão caia de seu valor nominal, ficando algo abaixo, muito ou pouco vai depender do curto..

Uma boa fonte desligará seu PC e tudo ficará bem..

Uma fonte ruim, genérica da vida, sem proteção contra baixa tensão, poderá abrir o bico. Danifica a fonte geralmente nada a mais..

Uma fonte boa com PFC ativo, ainda operaria seu PC por um bom tempo numa boa. Dê uma olhada ai em um experimento que fiz mostrando uma fonte com PFC ativo que operou a ponto de bem alimentar um PC mesmo tendo a tensão de entrada caído a míseros 34 Volts AC.. Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Desse modo acho, pela fonte que tens (sem PFC ativo mas com proteção contra sob tensão) que seu PC desligaria, nada mais..

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é verdade Faller, acabei de me lembrar q nesse dia meu computador estava ligado DIRETO na tomada, e meu monitor ligado no estabilizador, o estabilizador como disse, estalou e pifou, e com minha radeon 4870 nesse computador com essa fonte ainda a seventeam 450W (a radeon pede uma fonte de 500W reais) meu computador simplesmente desligou, tornei liga lo mais tarde e uso ele a mais de 6 meses sem nenhum problema inclusive sem danos no monitor!

valeu um abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde.

Como profissional em T.I, fiquei surpreso ao ler o artigo, pois realmente quebrou todos meus preceitos sobre estabilizadores, pois sempre coloquei os estabilizadores como normas de seguranças criticas para o funcionamento das maquinas.

Bem, então indaguei a SMS, ( lider de vendas ), sobre os assuntos contidos nesse artigo.

Eles responderam da seguinte maneira.

Prezado Senhor Kelseyn:

Primeiramente gostaríamos de informar que a proteção de um estabilizador é muito mais completa que a proteção de um filtro de linha, pois segundo a norma de estabilizadores NBR14373:2006 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) todo estabilizador de tensão deve possuir filtro de linha e protetor contra surtos, além de sua função principal que é corrigir as oscilações da rede elétrica. Sendo assim, podemos concluir que um estabilizador de tensão fornece uma proteção mais completa, pois além de possuir as proteções de um filtro de linha ele também estabiliza o valor de tensão da rede elétrica.

Além das funções descritas acima, a norma NBR14373:2006 também exige que todo estabilizador possua proteção contra subtensão, sobretensão e sobrecarga. Essas proteções garantem mais segurança aos equipamentos conectados ao estabilizador e não estão presentes nos filtros de linha.

Vale também informar que uma associação internacional que representa os maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletro-eletrônicos (CBEMA - Computer and Business Equipment Manufacturers Association) realizou estudos para definir quais são os valores de tensão ideais para os equipamentos eletrônicos operarem de forma segura, sem riscos de danos ou perda de vida útil (desgaste prematuro).

Estes estudos geraram um gráfico que descreve tensões de operação aceitáveis em termos de variação de magnitude ao longo do tempo, conforme representado abaixo:

cbema3.jpg

Com base no exposto acima, concluímos que qualquer equipamento eletro-eletrônico que seja conectado a uma rede elétrica com oscilação superior a -10% / +10% (em uma rede 115V, oscilação superior que 103,5 a 126,5V) pode sofrer danos em seus circuitos. Muitas vezes esta oscilação de tensão pode não gerar um dano imediato, porém irá diminuir drasticamente a vida útil dos equipamentos.

A função de um estabilizador de tensão é justamente corrigir as oscilações da rede elétrica, fornecendo uma energia estabilizada dentro de uma região segura para os equipamentos eletro-eletrônicos operarem, conforme a curva CBEMA representada acima, protegendo os equipamentos e preservando sua vida útil.

Estamos a disposição para mais informações.

Atenciosamente,

SAC - Suporte Técnico

Bem, o que vocês acham da resposta da SMS ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hann... Segundo o que a SMS explicou, uma fonte com PFC ativo resolveria o problema?

Hannn. Continuando com a explicacao da SMS, o uso de uma fonte com PFC ativo eliminaria o uso do estabilizador, já que a fonte regularia muito mais do que os 10% ?

Hannnnnn. Com a diferenca da nao compra de um estabilizador qualquer um poderia criar vergonha na cara e comprar uma boa fonte com PFC ativo e dormir feliz? Ou fazer como eu e ser feliz em ainda ter a mesma fonte do meu vovohacker (um k6-2 original) por nunca ter utilizado um estabilizador?

Parabéns ao colega kelsin pelo email enviado a sms, agora, tá mais do que ultra claro que o estabilizador é só para gastar dinheiro.

E realmente reforco o que já falamos atrás, só o hemisfério sul parece utilizar estabilizador, porque aqui no Peru as pessoas tem medo de ficarem sem ele. O estabilizador de um cunhado pegou fogo o conector. O meu outro cunhado fica desesperado quando digo que estabilizador é bobeira e que aqui a energia oscila muito. Bah, logo estarei de Antec Basiq 430W e mostro para o tolo ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como profissional em T.I, fiquei surpreso ao ler o artigo, pois realmente quebrou todos meus preceitos sobre estabilizadores, pois sempre coloquei os estabilizadores como normas de seguranças criticas para o funcionamento das maquinas.

Devo lhe lembrar de que o tópico em que estamos nada fala a respeito de proteção e sim das agressões que o estabilizador faz às fontes em geral, discussão essa a qual argumentei extensamente e de um modo técnico até mais elevado do que gostaria de tê-lo feito.

Nenhuma dessas agressões foi contestada nem sequer tocada pela resposta da SMS..

Sim que os modernos estabilizadores conseguem até, em proteção, se apresentarem tão bons ou melhores que alguns filtros de linha. Não deixam entretanto de agredir a fonte dos equipamentos nos modos como citei, e, o que é pior, numa ação totalmente desnecessária, uma vez que boas fontes chaveadas conseguem bem operar qualquer equipamento com ampla variação de tensão de entrada.

Isso entretanto não é válido para refrigeradores e equipamentos de ar condicionado, no que sim a SMS, se estivesse se referindo aos mesmos, teria toda a razão..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaríamos de informar que a proteção de um estabilizador é muito mais completa que a proteção de um filtro de linha, pois segundo a norma de estabilizadores NBR14373:2006 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) todo estabilizador de tensão deve possuir filtro de linha e protetor contra surtos

Esqueceram de falar que a proteção contra surtos dentro dos estabilizadores SMS parece piada quando comparada com proteções verdadeiras.

além de sua função principal que é corrigir as oscilações da rede elétrica.

Função essa necessária para equipamentos de 40 anos atrás.

Sendo assim, podemos concluir que um estabilizador de tensão fornece uma proteção mais completa, pois além de possuir as proteções de um filtro de linha ele também estabiliza o valor de tensão da rede elétrica.

Teria sido mais honesto dizerem: "pois além de possuir (ter na verdade) as proteções de um filtro bem ordinário..." e "...ele tambem agride a fonte de alimentação corrigindo em torno de +6 ou -6V o valor da rede elétrica, que tem variação perfeitamente normal em torno de 10%, não sendo em absoluto necessário fazer alguma correção". Muito menos quando se usa uma fonte full range, que trabalha num range de 90 a 264V sem o menor problema.

Além das funções descritas acima, a norma NBR14373:2006 também exige que todo estabilizador possua proteção contra subtensão, sobretensão e sobrecarga.

Proteções essas desnecessárias. Eu jamais terei problema de sobrecarga no meu estabilizador, visto que não tenho um estabilizador. Para quem usa é menos mau existir essa proteção, já que os antigos pegavam fogo, incendiavam. Subtensão e sobretensão ocorrem em casos de anomalia grave na rede elétrica. Boas fontes desligam nos casos de subtensão, fontes ruins podem sofrer algum dano apenas quando a tensão baixa por longo tempo além de 90V, problema esse que um SMS não resolveria.

Essas proteções garantem mais segurança aos equipamentos conectados ao estabilizador e não estão presentes nos filtros de linha.

Essas proteções trazem dores de cabeça enormes a usuários que insistem no uso da tralha, basta ver a quantidade que vem nos fóruns de informática reclamar de computador desligando. No caso da sobretensão estou para ver um teste mostrando os benefícios ou a capacidade de um SMS lidar com a coisa. Nunca pude testar por mim mesmo já que em 18 anos de uso de informática nunca vi problema de sobretensão ocorrer. Seria a energia ficar acima de 10% do valor nominal. Se isso acontecer e causar dano, a concessionária indeniza.

Vale também informar que uma associação internacional que representa os maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletro-eletrônicos (CBEMA - Computer and Business Equipment Manufacturers Association) realizou estudos para definir quais são os valores de tensão ideais para os equipamentos eletrônicos operarem de forma segura, sem riscos de danos ou perda de vida útil (desgaste prematuro).

Tal associação internacional, que desconhece e não recomenda o uso de estabilizadores, em seu gráfico mostrou o que todo mundo já sabe: Uma fonte com PFC ativo é a melhor segurança que pode ser dada a um computador e a eletrônicos modernos em geral. Aliás a CBEMA é aquela organização que há alguns anos pediu embargo de produtos brasileiros nos EUA e que certamente não tem nenhum interesse, hoje, de ver os estabilizadores da SMS por lá.

A CBEMA, aliás, parece bem mais preocupada com a imunidade dos equipamentos a sags, que seriam subtensões (sags) ou sobretensões (swell) curtas, com duração de meio ciclo de até 3 segundos, correspondendo a 87% de todos os distúbios na rede elétrica. Nenhum SMS faria algo a esse respeito. Aliás, nenhum estabilizador faria, com o tempo de resposta que oferece. O que protege no caso de swells são justamente os protetores contra surtos.

surgeimunidade.jpg

The green line on the graph shows the sag immunity suggested by CBEMA.

The sags above, shown as blue dots, were collected at world-wide semiconductor plants

For more information, see SEMATECH TT#99063760B-TR. Clearly, many of these sags were

deeper and longer than the CBEMA recommendation.

This observation led the semiconductor industry to establish its own voltage immunity standard, SEMI F47.

CBEMA has developed into ITIC; check the Tutorials & Info page for more information.

Power Standards Testing Labs specializes in testing to this SEMI standard, and offers

sag generators to people who want to do their own testing.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Power Standards Testing Labs specializes in testing to this SEMI standard, and offers

sag generators to people who want to do their own testing.

Será que eles enviam para o brasil? :lol:

Ai era só espetar isso a um estabilizador e este a um computador (com componentes velhos para evitar prejus. exceto a fonte, se não vão alegar que é velha) e filmar o estrago.

Parece meio utópico... mas seria uma boa para acabar com essa palhaçada no brasil.

Como diria o apresentador do Vrum, Isto é pi ca re tagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que não. Mas o bicho é este aqui, um Industrial Power Corruptor:

http://www.powerstandards.com/saggen.htm

Vai ter que ficar para depois da minha facul de eng.elétrica mesmo... (isso se eu quiser esse curo mesmo e se eu passar) a não ser que lá tenha um desses :D

Não quero nem imaginar o preço disso... bem que o INMETRO poderia pegar um desses para por os produtos brasileiros a prova, ia dar mais uma matéria no fantástico com o cara da vós grossa (esqueci o nome) falando que todas as marcas foram reprovadas ^_^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa curva postada pelo colega lá em cima

cbema3.jpg

me foi apresentada como a curva ITIC.

É mais ou menos uma convergência dos produtores de fontes com os clientes de produtos tecnológicos, onde você tem as garantias das operações de funcionamento.

A curva diz quanto tempo a fonte tem que funcionar nas condições dadas.

Não estamos falando necessariamente de PROTEÇÃO, mas sim de GARANTIA DE FUNCIONAMENTO EM SITUAÇÕES ADVERSAS.

Falar que "todo capacitor já tem um filtro" é quenem falar "todo ser humano tem dois pulmões". A qualidade deles, e até onde você pode ir com eles, ai sim muda muito.

Claro que os caras vão defender o ponto de vista (leia-se bolso) deles.

Estabilizadores podem até garantir a curva ITIC para alguns ciclos de rede, agora colegas, para 0.01 ciclo, só a fonte é capaz de segurar.

Eu acho estabilizador um desperdício de dinheiro, por isso não uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde

Eu entendi os problemas que o estabilizador trás, mas tenho uma duvida caso utilizando um estabilizador e caia um raio bem em minha casa e não exista um aterramento, logo o circuito elétrico da casa é comprometido, a energia que viria pela tomada em meu computador não queimaria apenas o estabilizador? Assim o problema seria apenas trocar o fuzil do estabilizador? Ou queimaria o estabilizador e minha fonte?

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se um raio atingir a rede elétrica de sua casa não existe estabilizador que segure. também acho que não existe filtro de linha que segure...

Afinal, estamos falando de 10 milhões de volts e algo entorno de 80 a 250 mil amperes.

A melhor proteção contra um raio é tirar da tomada, mas se bem que se cair um na sua casa talvez nem isso adiante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde

Eu entendi os problemas que o estabilizador trás, mas tenho uma duvida caso utilizando um estabilizador e caia um raio bem em minha casa e não exista um aterramento, logo o circuito elétrico da casa é comprometido, a energia que viria pela tomada em meu computador não queimaria apenas o estabilizador? Assim o problema seria apenas trocar o fuzil do estabilizador? Ou queimaria o estabilizador e minha fonte?

Obrigado

É interessante como na crença comum o uso do estabilizador faz milagres! Questionei um eletricista certa vez do porquê ele não ter deixado as tomadas todas polarizadas de acordo com a norma NBR e ele me disse que não fazia diferença pros computadores porque o estabilizador corrigia isso! O aterramento é outra coisa muito mal compreendida! Aterramento é utilizado em muitas aplicações diferentes, mas a principal não é proteger contra raios e sim contra choques elétricos, esse é outro conceito que na cabeça das pessoas está mal entendido. Sim, o aterramento também faz parte da proteção contra raios, mas ele sozinho não faz nada para proteger contra eles e estabilizador também não faz nada pra ajudar nessa proteção ou faz pouco, muito pouco, quase nada eu diria. Filtros com especificação ou classificação do tipo "DPS" são mais eficientes com relação a raios, mas também sozinho não dão conta de tudo.

Existe um conjunto de medidas e práticas que devem ser utilizadas para se proteger contra raios, desde pessoas e equipamentos eletro/eletrônicos, medidas essas que envolve desde para-raios prediais (que são aterrados), aterramentos equipotencializados (ligados à um ponto único), uso de protetores elétricos DPS em quadros de força (Classe 1 e 2) e de sinal, coodernação entre protetores e por ultimo o uso de protetores locais do tipo filtros de linha classificados como DPS (Classe 3). Essas são medidas básicas para proteger eletrônicos contra os efeitos dos raios. Mas sim, há descargas e DESCARGAS elétricas, as mais corriqueiras são do tipo indireta e "distantes", sendo que muitas vezes mesmo sem aterramento é possível se conseguir um nível de proteção, mas não com estabilizadores. O uso de DPS no quadro de força, um filtro do tipo DPS e protetores de sinal do tipo E-clamper (www.clamper.com.br) é o suficiente pra se proteger contra os picos de tensão mais corriqueiros gerados por raios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a fonte da assinatura, que chegará em breve, e tenho uma dúvida. No momento, estou utilizando um estabilizador Enermax 300VA, já há 3 anos que ligo nele Fonte + Monitor + Caixa de Som e tudo está tranquilo até hoje. O modem e o roteador ligo em um filtro de linha ''simplizão'', daqueles que você compra nas Casas Bahia. Com a vinda dessa fonte com PFC ativo, devo ligá-la direto no filtro de linha, mesmo ele sendo de baixa qualidade? Ou direto na tomada?

Pretendo comprar um bom APC, mas no momento a grana está curta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Comprei a fonte da assinatura, que chegará em breve, e tenho uma dúvida. No momento, estou utilizando um estabilizador Enermax 300VA, já há 3 anos que ligo nele Fonte + Monitor + Caixa de Som e tudo está tranquilo até hoje. O modem e o roteador ligo em um filtro de linha ''simplizão'', daqueles que você compra nas Casas Bahia. Com a vinda dessa fonte com PFC ativo, devo ligá-la direto no filtro de linha, mesmo ele sendo de baixa qualidade? Ou direto na tomada?

Pretendo comprar um bom APC, mas no momento a grana está curta.

Como te digo de forma simples: ligue direto na tomada e seja feliz. Se tua fonte tiver PFC ativo sejas ainda mais feliz. Pode aposentar o seu estabilizador e nem precisa sentir saudades dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito ler estes fóruns, já fui convencido a não utilizar-me de estabilizadores (no máximo, transformadores para aparelhos que não aceitem os 220V aqui da minha área).

Aprendi que filtros de linha também não são lá essas coisas, mas funcionam como uma extensão para ligar vários aparelhos a uma tomada única.

E MIE não são indicados, a não ser que sejam apenas MI (sem o "E" de Estabilizado) para evitar improváveis choques elétricos.

Estou correto nessa linha de raciocínio?

Surgiu uma dúvida: na minha sala, tenho 3 aparelhos que só funcionam em 110V (roteador, XBOX e decodificador). Pergunto: é adequado ligar um transformador na tomada (p/converter os 220V em 110V) e um filtro neste transformador para então plugar os aparelhos no filtro?

Para finalizar, sendo proprietário de um deste MIE da Microsol, gostaria de compartilhar algo que já aconteceu comigo em mais de uma oportunidade.

Eu estava usando o PC quando, de repente, houve uma queda de energia (não sei se é a terminologia correta; o fato é que a energia foi cortada por 1 segundo ou menos). As luzes se apagaram e reacenderam. Quando olhei para o meu rádio-relógio, ele estava piscando em 12:00 (que é o padrão de quando ele é desligado completamente e religado).

Contudo, meu monitor e meu PC (que estavam ligados ao MIE) continuaram funcionando sem interrupção. O MIE chegou a gerar um estalo quando as luzes se apagaram, mas aparentemente ele segurou a onda. E eu nem sabia que o bicho poderia fazer isso.

Alguém já tomou conhecimento de algo parecido?

Será que os MIEs mais novos podem ter sua utilidade afinal?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito ler estes fóruns, já fui convencido a não utilizar-me de estabilizadores (no máximo, transformadores para aparelhos que não aceitem os 220V aqui da minha área).

Aprendi que filtros de linha também não são lá essas coisas, mas funcionam como uma extensão para ligar vários aparelhos a uma tomada única.

E MIE não são indicados, a não ser que sejam apenas MI (sem o "E" de Estabilizado) para evitar improváveis choques elétricos.

Estou correto nessa linha de raciocínio?

Surgiu uma dúvida: na minha sala, tenho 3 aparelhos que só funcionam em 110V (roteador, XBOX e decodificador). Pergunto: é adequado ligar um transformador na tomada (p/converter os 220V em 110V) e um filtro neste transformador para então plugar os aparelhos no filtro?

Para finalizar, sendo proprietário de um deste MIE da Microsol, gostaria de compartilhar algo que já aconteceu comigo em mais de uma oportunidade.

Eu estava usando o PC quando, de repente, houve uma queda de energia (não sei se é a terminologia correta; o fato é que a energia foi cortada por 1 segundo ou menos). As luzes se apagaram e reacenderam. Quando olhei para o meu rádio-relógio, ele estava piscando em 12:00 (que é o padrão de quando ele é desligado completamente e religado).

Contudo, meu monitor e meu PC (que estavam ligados ao MIE) continuaram funcionando sem interrupção. O MIE chegou a gerar um estalo quando as luzes se apagaram, mas aparentemente ele segurou a onda. E eu nem sabia que o bicho poderia fazer isso.

Alguém já tomou conhecimento de algo parecido?

Será que os MIEs mais novos podem ter sua utilidade afinal?

Apenas algumas correções:

Bons filtros de linha adiantam MUITO.

Vide Upsai FHT-1200

Para ligar o xbox coloque o filtro na tomada, o transformador no filtro e o xbox no transformador.

E no caso foi sua fonte que segurou o tranco e não o MIE. Os relés são lerdos demais para ajudar neste caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito ler estes fóruns, já fui convencido a não utilizar-me de estabilizadores (no máximo, transformadores para aparelhos que não aceitem os 220V aqui da minha área).

Aprendi que filtros de linha também não são lá essas coisas, mas funcionam como uma extensão para ligar vários aparelhos a uma tomada única.

E MIE não são indicados, a não ser que sejam apenas MI (sem o "E" de Estabilizado) para evitar improváveis choques elétricos.

Estou correto nessa linha de raciocínio?

Surgiu uma dúvida: na minha sala, tenho 3 aparelhos que só funcionam em 110V (roteador, XBOX e decodificador). Pergunto: é adequado ligar um transformador na tomada (p/converter os 220V em 110V) e um filtro neste transformador para então plugar os aparelhos no filtro?

Para finalizar, sendo proprietário de um deste MIE da Microsol, gostaria de compartilhar algo que já aconteceu comigo em mais de uma oportunidade.

Eu estava usando o PC quando, de repente, houve uma queda de energia (não sei se é a terminologia correta; o fato é que a energia foi cortada por 1 segundo ou menos). As luzes se apagaram e reacenderam. Quando olhei para o meu rádio-relógio, ele estava piscando em 12:00 (que é o padrão de quando ele é desligado completamente e religado).

Contudo, meu monitor e meu PC (que estavam ligados ao MIE) continuaram funcionando sem interrupção. O MIE chegou a gerar um estalo quando as luzes se apagaram, mas aparentemente ele segurou a onda. E eu nem sabia que o bicho poderia fazer isso.

Alguém já tomou conhecimento de algo parecido?

Será que os MIEs mais novos podem ter sua utilidade afinal?

Acho que isso não tem nada a ver com o MIE e sim com a fonte que conseguiu degurar a parada. Isso já me aconteceu umas 5 vezes.

A energia caiu por algum segundo, todas as luzes se apagaram, a hora do som foi resetada para 12:00, meu monitor desligou mas o computador não.

Outra vez foi quando chutei a tomada frouxa e desligou com um instante o micro. Só o monitor desligou (claro, voltou a ligar), o computador continuou tranquilo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ligar o xbox coloque o filtro na tomada, o transformador no filtro e o xbox no transformador.

O problema deste esquema é que tenho 3 aparelhos que precisam de mudança na tensão. Logo, se for ligar os aparelhos direto ao transformador, precisarei de 3 transformadores.

Ao contrário, se não for prejudicial ligar o transformador na rede elétrica e o filtro no transformador, poderia utilizar apenas um transformador e conectar os aparelhos ao filtro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema deste esquema é que tenho 3 aparelhos que precisam de mudança na tensão. Logo, se for ligar os aparelhos direto ao transformador, precisarei de 3 transformadores.

Ao contrário, se não for prejudicial ligar o transformador na rede elétrica e o filtro no transformador, poderia utilizar apenas um transformador e conectar os aparelhos ao filtro.

Então faça o seguinte:

Ligue o filtro de linha bom na tomada (como o Upsai FHT-1200).

Ligue o transformador no UPSAI.

Ligue um filtro de linha qualquer (ou uma extensão de tomadas mesmo. só evite o famoso "t") no transformador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...