Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.


Posts recomendados

faller, primeiro parabens pelo post, é difícil ter alguem ajudando os outros "perdendo tempo" desse modo, e eu tenho umas dúvidas...

uma régua de estençãó pode ser conseiderada um estabilizador?

e as oscilaçoes de tensão que vem da tomada não podem danificar a fonte do computador sem um estabilizador, que regula essas oscilaçoes?

e naquelas quedas de energia, tipo o apagao, o estabilizador não ajuda?

valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, primeiro parabens pelo post, é difícil ter alguem ajudando os outros "perdendo tempo" desse modo, e eu tenho umas dúvidas...

uma régua de estençãó pode ser conseiderada um estabilizador?

e as oscilaçoes de tensão que vem da tomada não podem danificar a fonte do computador sem um estabilizador, que regula essas oscilaçoes?

e naquelas quedas de energia, tipo o apagao, o estabilizador não ajuda?

valeu!

Bem amigo, parece que não prestastes muita atenção no primeiro post do faller nesse tópico, onde fala que o estabilizador é inutil para os surtos de tensão, já que quando ele vem agir já é tarde, ele é muito lento, a prórpia fonte é bem mais rápida para isso, hoje em dia não há de forma alguma razão para se ultilizar um estabilizador.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu to com uma duvida aqui

eu tenho o PS3 e ele é 110V (diz 120V nele) então tava precisando de um transformador

mas como o amigo de uma loja tava me devendo eu pegue este estabilizador:

http://www.sms.com.br/produtos/Estabilizador-SMS/Progressive-III (1KVA)

tabela: http://www.sms.com.br//download_center//PortalSms/Tabelas/Estabilizadores/Estabilizador-Progressive-III-da%20SMS-Tabela-Especificacao-Tecnica.pdf

este é so mais um elefante branco???

a duvida principal é que so tenho uma tomada aterrada no quarto então acabou tudo nele 2 monitores(22 e 17) o PS3 e o PC

nunca ta tudo ligado junto porque uso o monitor de 22 junto com o ps3 e tambem pra que as duas coisas

esse estabilizador e estão ruim assim?

eu tenho visto "protetor eletrônico" este é confiavel pelo que li ele é diferente do "filtro de linha(PENTE!!?)

um protetor eletrônico(PC+2monitores) e nele o estabilizador pro ps3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
O uso de filtros de linha, como são chamados aqui no Brasil os protetores contra surtos de tensão, não tem problema nenhum. Não sei de onde você tirou que poderia ter problema seu uso....

Problema tem se você não souber escolher dentre alguns que o mercado oferece. Tem diversos muito ruins. Veja só, como exemplo, o resultado da análise do INMETRO em cima de alguns deles:

Filtros de linha - Relatório do INMETRO

Abraço...

Olá!

Parece que o mais complicado é encontrar um filtro de linha adequado e conforme as normas de segurança... É chato descobrir que comprei um pedaço de plástico com 6 tomadas quase inútil da Clone. Não é à toa que tem loja fazendo promoção de filtros de linha de má qualidade..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá!

Parece que o mais complicado é encontrar um filtro de linha adequado e conforme as normas de segurança... É chato descobrir que comprei um pedaço de plástico com 6 tomadas quase inútil da Clone. Não é à toa que tem loja fazendo promoção de filtros de linha de má qualidade..

Sim é tremendamente ruim descobrir que se comprou um elemento de proteção e ajuste de tensão chamado de estabilizador e ele não serve para nada e ainda atrapalha a fonte do PC. Chato também é saber que se comprou um desses filtros de linha que de filtro pouca coisa tem e de proteção muito menos.. Como isso vai mudar???

Só existe uma forma... Aculturamento..

Quando o lojista morfinar com centenas desses protetores vagabundos, não conseguir vender, ele vai reclamar do fabricante e não mais comprar. Só assim o fabricante acorda para a realidade que se espera...

Veja ai em um magazine dos EUA mais de 300 diferentes marcas/modelos de proteções.. Se fores ver aqui no Brasil as melhores lojas tem uns 10 diferentes, sendo 8 deles tremendamente ruins...

http://www.antonline.com/c_0_8719_2_0_A_1_0.htm

Aculturamento é a chave... Enquanto tiver gente alimentando a indústria do lixo eletrônico essa coisa não muda..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é tremendamente ruim descobrir que se comprou um elemento de proteção e ajuste de tensão chamado de estabilizador e ele não serve para nada e ainda atrapalha a fonte do PC. Chato também é saber que se comprou um desses filtros de linha que de filtro pouca coisa tem e de proteção muito menos.. Como isso vai mudar???

Só existe uma forma... Aculturamento..

Quando o lojista morfinar com centenas desses protetores vagabundos, não conseguir vender, ele vai reclamar do fabricante e não mais comprar. Só assim o fabricante acorda para a realidade que se espera...

Veja ai em um magazine dos EUA mais de 300 diferentes marcas/modelos de proteções.. Se fores ver aqui no Brasil as melhores lojas tem uns 10 diferentes, sendo 8 deles tremendamente ruins...

http://www.antonline.com/c_0_8719_2_0_A_1_0.htm

Aculturamento é a chave... Enquanto tiver gente alimentando a indústria do lixo eletrônico essa coisa não muda..

É verdade. Por isso que agradeço por sua preciosa contribuição. Estou ajudando a divulgar entre meus amigos também. Se cada um fizer isso, a aculturação atingirá muitas pessoas. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom tópico! Aliás, aproveito para deixar aqui uma dúvida:

O PC aqui em casa foi montado recentemente e por pura desinformação foi adicionado um estabilizador a ele. Fui pesquisar a respeito quando comecei a jogar Assassin's Creed em 1920x1080, com tudo no máximo e notei que nas viradas de cena o estabilizador (um Ragtech de 1000 VA), fazia seus irritantes "tlecs". Aliás, tenho notado que, em jogos mais leves, ele não o faz com tanta frequência. Por quê?

Obrigada!

Edit: De qualquer modo, não perdi tempo! Me livrei logo do estabilizador. Vou providenciar um filtro decente para esse PC assim que puder, porque francamente não confio nesse SMS que tenho aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fahren e todos os demais. Escrevi um post aqui para ser criado um artigo corroborando tudo o que foi falado pelo Fahren, como forma de dar mais ênfase ao que ele disse.

A moderação transferiu ele para a seção de pedidos. Então peço que todos que concordem em que seja feito um artigo sobre isso que comente lá para tornar esse artigo numa realidade.

Segue o link:

http://forum.clubedohardware.com.br/clube-hardware-falando/765311?t=765311

Se a informação do Fahren for corroborada pelo CDH, acredito que muito mais pessoas irão acreditar e abandonar o estabilizador!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
notei que nas viradas de cena o estabilizador (um Ragtech de 1000 VA), fazia seus irritantes "tlecs". Aliás, tenho notado que, em jogos mais leves, ele não o faz com tanta frequência. Por quê?

Obrigada!

Isso é normal, até certo ponto de vista, mas muito ruim, pois como mostrei lá no início desse tópico, a cada tlec seu PC e "semi-desligado" e religado, com todo os problemas lá arrolados.. Por que isso acontece é fácil de entender. Nas cenas de maior brilho de imagem, de maior movimentação, de maior carga tanto por parte da CPU quanto da GPU a demanda de energia é maior e três fatores podem acarretar um aumento na frequência dos Tlecs ai no seu estabilizador, a saber:

1) Rede elétrica até seu PC subdimensionada, causando queda de tensão ao longo da linha, obrigando o estabilizador a tentar buscar uma tensão pouco maior (pouco provável mas possível)

2) Nível de tensão de rede por acaso próximo ao nível em que uma das comutações ocorre, e desse modo muito propício a comutação (Tlec) em variações mesmo pequenas da rede elétrica (comum de acontecer, porém deveria solucionar em algum outro horário, a noite ou de madrugada por exemplo)

3) Estabilizador sub-dimensionado emulando a condição de número 1, pois o mesmo é parte de sua "instalação" elétrica nessa hora.

Essa é uma razão bastante encontrada, ainda mais com o mercado arrochando tentando trazer os preços para baixo e a indústria tendo que fazer milagres para colocar equipamentos corretamente dimensionados. Ai começam os engodos de dimensionar os elementos em VA que ninguém entende, mas que eventualmente 1000 deles não vão representar mais do que parcos 500 Watts. Outro dia abri um estabilizador de 300 VA e pasmem o tamanho do transformador que lá dentro estava.. Ai está a foto do mesmo... Até coloquei a lapiseira para que se pudesse traçar um paralelo:

07EstabilizadorOlhaotamanhominsculo.jpg

Veja bem.. esse transformador dai é quem seguira seu PC, seu monitor e quem sabe eventualmente algo mais.. Pudera não se peidar todo... Para os mais verdes em eletricidade saibam que peso e potência nesses casos de transformador andam juntos. Ora veja, esse transformador dai não é maior que aqueles dos antigos carregadores de celular, ainda movidos a transformador( atualmente as fontes de celular são chaveadas)...

Lhe pergunto... Será que seu PC mais monitor consome a mesma ordem de potência que seu celular????

Fahren e todos os demais. Escrevi um post aqui para ser criado um artigo corroborando tudo o que foi falado pelo Fahren, como forma de dar mais ênfase ao que ele disse.

A moderação transferiu ele para a seção de pedidos. Então peço que todos que concordem em que seja feito um artigo sobre isso que comente lá para tornar esse artigo numa realidade.

Segue o link:

http://forum.clubedohardware.com.br/clube-hardware-falando/765311?t=765311

Se a informação do Fahren for corroborada pelo CDH, acredito que muito mais pessoas irão acreditar e abandonar o estabilizador!!!

Se defenderes a causa com o mesmo cuidado com que me nominaste, se por acaso esse tal de Fahren for uma mínima referência a minha pessoa, a causa estará perdida...:o

Assinado... faller

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se defenderes a causa com o mesmo cuidado com que me nominaste, se por acaso esse tal de Fahren for uma mínima referência a minha pessoa, a causa estará perdida...:o

Assinado... faller

Caro Faller, não me referi ao seu nome no meu post, mas sim copiei o nome de outro usuário, que comentou na primeira página do seu tópico!!!

Partindo dessa informação, fica sem erros o meu post inicial e, consequentemente, a causa não estará fadada ao esquecimento!!!!

:lol:

Ao ler seu tópico, vendo a importância do tema e sua complexidade, não me apeguei ao seu nome por ser o autor ou de qualquer outro, mas me desculpe se acreditas que deveria ser direcionado a ti apenas.

Bom, sendo assim, resolvido o problema de "identidade", caso a CDH possa vir a contribuir, acredito que mais pessoas acreditarão, pois nem todos que participam do CDH acreditam em todos os membros do CDH.

Se tornar um membro é tecnicamente simples e não necessita comprovação de honestidade para tal.

Agora, o que disse não significa que não acredito nos dados que informou. Realmente acho que está correto e minha proposta é apenas dar uma outra dimensão ao tema, deixando de ser um post de um membro do CDH para um artigo do próprio CDH.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller

Sobre o uso de estabilizadores...

Recentemente meu nobreak sms pifou e mandei pra assistência (estava em garantia) e como demorou 45 dias até darem uma posição, fiz uma reclamação “pesada” no site reclameaqui e funcionou, resolveram trocar, e por milagre um alto funcionário da própria sms veio pessoalmente aqui em casa me trazer um nobreak novo (recondicionado)em substituição ao defeituoso.

Ficamos conversando por mais de 2 horas sobre diversos assuntos, entre eles sobre a real necessidade de ter um estabilizador, e me baseando em seu tópico, fiz inúmeras perguntas sobre este tema e este me revelou coisas interessantes:

Sobre estabilizadores:

_Perguntei por são “indispensáveis” no Brasil, se em alguns países nem existem para venda....

Disse que em outros países que usam geração elétrica usando carvão ou energia atômica, estes realmente são desnecessários, pois a estabilidade de tensão é tão grande que uma diferença de 2 volts já é motivo de grande alarme e preocupação , mas como no Brasil a geração é através de hidroelétricas e dependem do nível dos rios , quando há cheias por excesso de chuvas , as turbinas aceleram demais e tensão aumenta muito e as redes de baixa tensão sofrem pelo o efeito cascata ,(os transformadores dos postes não diferenciam e na maioria estão defeituosos - manutenção cara que é evitada pelas concessionárias) aumentando em até 30% a tensão em alguns lugares.

Disse que falta de mecanismos nas hidroelétricas que corrijam este efeito praticamente não existem e quem sofre são os equipamentos e as lâmpadas em geral, e que a instabilidade é tanta que tem registros que mostram voltagens que deveriam ser de 127 v ,variando de 80 v até 160 v em Diadema-SP

_Sobre Nobreak onda quadrada e senoidal.... Faz muita diferença?

Disse que têm estabilizadores e nobreaks para todos os bolsos, a linha do “povão”-os mais baratos, são feitos com tecnologia mais simples, por causa dos custos e que existe uma 1ª linha, a qual é senoidal e que custa bem mais caro, mas incorpora todas as tecnologias mais recentes e usadas nos importados de 1ª linha. A diferença depende de você...

_porque filtros linha em geral não têm proteção adequada, e são meras réguas de tomadas , pois a colocação de mais algumas “pecinhas” ajudaria muito na filtragem e em casos de surtos ....

(Esta resposta mostra bem como os fabricantes de equipamentos eletrônicos pensam no Brasil)

Disse que se o cliente comprar um filtro de linha bom, com esta rede elétrica instável do Brasil, iria dar pau no mesmo dia que instalou e depois iria levar na loja dizendo que estava com defeito e esta loja ia trocar e desacreditaria da qualidade do produto e não ia mais fazer pedidos a fabrica......................................que o cliente não acreditaria que estragou para proteger mas porque é ruim e não presta....

OBS: Fiz o filtro do Almeida, coloquei dentro de uma carcaça de um velho estabilizador sms e funciona com uma TV LCD 40”,DVD, sintonizador satélite e um home theater completo ligado a mais de 6 meses sem dar pau e , mostrei pra ele e este disse que era “muita sorte”....

_Perguntei por que as assistências técnicas em geral demoram tanto para consertar aparelhos em garantia, como a LG, Samsung, Philips, Sony, etc...

Disse que faltam técnicos qualificados no mercado de trabalho e que as empresas pagam muito pouco pelo conserto dos equipamentos e ninguém quer pegar esta “bucha”, além da demora para enviar componentes para as autorizadas devido a burocracia e falta de estrutura generalizada.

Não posso dizer por motivos obvios com quem conversei , mas posso afirmar que é um cara que entende muito de proteção eletrica , pois disse que usa centelhador a gas em seus projetos e até me passou um simples que eu vou aindar arrumar para depois postar.

Depois disto tudo, fiz um teste aqui em casa, peguei um filtro de linha antigo com VU que vai de 0 a 300v e um multímetro , liguei e fiquei “encarando” os dois por mais de uma hora pra ver ser realmente tem variações de tensão e me surpreendi com piques de 10v de vez em quando , mas não chovia ou relampejava...NO OUTRO DIA REFIZ O TESTE NO MEIO DE UMA CHUVA E DE RAIOS CAINDO PROXIMOS E TAMBEM NÃO VARIOU MUITO...

Faller

Sei que você entende do assunto, mas só não tenho agora meu PC ligado direto na tomada por causa do nobreak , e enquanto ele este “fora” , ficou junto com o monitor no filtro de linha do Almeida e nada aconteceu de estranho , somente uns zumbidos aleatórios na fonte ,mas depois desta “explicação” sobre eletricidade de um técnico sênior da maior fabricante de estabilizadores do Brasil , será que realmente o estabilizador é totalmente dispensável nos rincões deste continente chamado Brasil ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre estabilizadores:

_Perguntei por são “indispensáveis” no Brasil, se em alguns países nem existem para venda....

Disse que em outros países que usam geração elétrica usando carvão ou energia atômica, estes realmente são desnecessários, pois a estabilidade de tensão é tão grande que uma diferença de 2 volts já é motivo de grande alarme e preocupação , mas como no Brasil a geração é através de hidroelétricas e dependem do nível dos rios , quando há cheias por excesso de chuvas , as turbinas aceleram demais e tensão aumenta muito e as redes de baixa tensão sofrem pelo o efeito cascata ,(os transformadores dos postes não diferenciam e na maioria estão defeituosos - manutenção cara que é evitada pelas concessionárias) aumentando em até 30% a tensão em alguns lugares.

Pois vou te dar uma ajudinha ai para conheceres um pouco das gerações de eletricidade dos ditos países do primeiro mundo.. Veja ai, a começar pelos EUA, olhando somente as plantas com geração hídrica..

Alabama (8)

Alaska (1)

Arkansas & Missouri (4)

Arizona & New Mexico (4)

California (11)

North Carolina (17)

Colorado (7)

Florida & Georgia (9)

Idaho (7)

Kansas, Nebraska & the Dakotas (6)

Kentucky (4)

Maine (7)

Michigan, Minnesota & Wisconsin (4)

Montana (5)

New Hampshire (1)

New York (8)

Ohio & West Virginia (4)

Oregon (11)

Pennsylvania (6)

South Carolina (3)

Tennessee (22)

Utah (3)

Virginia & the Carolinas (9)

Washington (20)

Pumped-storage (11)

Se não errei na soma só ai são 191 plantas de geração hidroelétrica nos EUA.. Não estou vendo nada diferente daqui.. do nosso bom Brasil.. Não é portanto a geração de energia a explicação deles não usar o estabilizador..

Desse modo se vê que o processo de defesa desse seu conhecido técnico parece ser partir para um "bolodório" que dificilmente alguém, mesmo com conhecimento muito bom até, dominaria. Sabe como é...

Ora meu amigo, dizer que não se usa lá fora no primeiro mundo pois a energia deles não é igual a nossa pois não tem eles muitas hidroelétricas. Só ai, nos EUA te mostrei, com fotos, 191 usinas hidroelétricas desde as menores até as grandes. Levando em consideração que num país desses até o cachorro e o papagaio tem PC e mesmo assim não se encontra estabilizador para vender, é demais para a minha beleza...

Já vimos que o chute, da geração térmica e nuclear é bolodório puro, papo furado.

_Sobre Nobreak onda quadrada e senoidal.... Faz muita diferença?

Disse que têm estabilizadores e nobreaks para todos os bolsos, a linha do “povão”-os mais baratos, são feitos com tecnologia mais simples, por causa dos custos e que existe uma 1ª linha, a qual é senoidal e que custa bem mais caro, mas incorpora todas as tecnologias mais recentes e usadas nos importados de 1ª linha. A diferença depende de você...

Até ai nem somou nada nem subtraiu coisa alguma. Saber que existem no-breaks de todos os tipos, preços e tecnologia até a faxineira do prédio acho saber (sem demérito algum a mesma). Agora critica ou validação dos mesmos isso nem pensar... Seria muito para ele??? Comentar vantagens desvantagens isso é irrelevante, Riscos e possíveis distúrbios que uns apresentam se comparados aos outros?? Para isso que é o que interessa e o que foi perguntado não houve resposta nem sequer pronunciamento..

_porque filtros linha em geral não têm proteção adequada, e são meras réguas de tomadas , pois a colocação de mais algumas “pecinhas” ajudaria muito na filtragem e em casos de surtos ....

(Esta resposta mostra bem como os fabricantes de equipamentos eletrônicos pensam no Brasil)

Disse que se o cliente comprar um filtro de linha bom, com esta rede elétrica instável do Brasil, iria dar pau no mesmo dia que instalou e depois iria levar na loja dizendo que estava com defeito e esta loja ia trocar e desacreditaria da qualidade do produto e não ia mais fazer pedidos a fabrica......................................que o cliente não acreditaria que estragou para proteger mas porque é ruim e não presta....

OBS: Fiz o filtro do Almeida, coloquei dentro de uma carcaça de um velho estabilizador sms e funciona com uma TV LCD 40”,DVD, sintonizador satélite e um home theater completo ligado a mais de 6 meses sem dar pau e , mostrei pra ele e este disse que era “muita sorte”....

Será que também eu (e todos os meus amigos mais aproximados) tivemos também muita sorte em termos adotado, de larga data, bons dispositivos de proteção, como o foi meu primeiro deles, importado dos EUA, que pode ser visto ai, da Tripp-Lite:

1Myhouse02.jpg

Com excelente proteção interna:

6Fusvelbaixopontodefuso.jpg

Com proteção para rede telefônica e cable:

4Proteocoaxial.jpg

3LinhaTelefnica.jpg

É devemos ter tido também muita sorte desses equipamentos não terem evaporado com a variação imensa que somente ele sabe ter a rede, mas que jamais presenciei pelo menos em meu site e que também não viste ai no seu...

Devo ter tido também muita sorte pois após eu mesmo ter montado o meu dispositivo de proteção e filtro de linha, em meu conceito melhor até que esse antigo que tinha, da Tripp-Lite, também não ter evaporado e veja, ele é lá de 2007 se não me falha a memória... Está ai firme e produtivo... Ai está ele, que foi montado dentro de uma caixa de estabilizador:

ProteoeFiltro.jpg

5Filtrodentrodacaixa.jpg

Ele entretanto não falou que anteriormente a 2009 os estabilizadores não eram obrigados a incorporar nada de proteção e realmente não o faziam, como bem pode ser visto ai:

9C2C3C4VZ1Reduzido.jpg

06_PlacalgicaReduzido.jpg

Estabilizadorsemproteo.jpg

E mais, deixavam lá a furação, o lugar para colocar os varistores no impresso, para colocar os capacitores de filtragem, o indutor, tudo direitinho, mas como não era obrigado a colocar, tal qual fontes genéricas, sacavam fora tudo o que era custo... Ora diga a esse seu conhecido técnico que se sabe sim que agora, após a nova legislação que versa sobre a obrigatoriedade da colocação de proteção e filtro de linha em estabilizadores sim esses passaram a ter um mínimo necessário desse tipo de proteção e assim, desse modo, pela força da lei agregam alguma proteção e filtragem...

Entretanto isso só os torna parecidos com uma régua de proteção barata, das bem fajutas, das mais vagabundas, pois a mesma legislação que obriga a ter proteção e filtragem absolutamente não rege, não disciplina, não oferece parâmetros mínimos de proteção nem tampouco de filtragem. desse modo um capacitor de R$ 0,05 passa a ser o filtro desse estabilizador e a lei estará cumprida..

De qualquer modo, e voltando ao cerne do tópico, se bem lembras, senão voltes para ler, em nenhuma ocasião citei a falta de proteção bem como a falta de filtragem como ofensores às fontes dos PCs por parte do estabilizador... A nova regulamentação em nada muda aqueles três ofensores por mim citados lá no início do tópico..

_Perguntei por que as assistências técnicas em geral demoram tanto para consertar aparelhos em garantia, como a LG, Samsung, Philips, Sony, etc...

Disse que faltam técnicos qualificados no mercado de trabalho e que as empresas pagam muito pouco pelo conserto dos equipamentos e ninguém quer pegar esta “bucha”, além da demora para enviar componentes para as autorizadas devido a burocracia e falta de estrutura generalizada.

Não posso dizer por motivos obvios com quem conversei , mas posso afirmar que é um cara que entende muito de proteção eletrica , pois disse que usa centelhador a gas em seus projetos e até me passou um simples que eu vou aindar arrumar para depois postar.

Depois disto tudo, fiz um teste aqui em casa, peguei um filtro de linha antigo com VU que vai de 0 a 300v e um multímetro , liguei e fiquei “encarando” os dois por mais de uma hora pra ver ser realmente tem variações de tensão e me surpreendi com piques de 10v de vez em quando , mas não chovia ou relampejava...NO OUTRO DIA REFIZ O TESTE NO MEIO DE UMA CHUVA E DE RAIOS CAINDO PROXIMOS E também NÃO VARIOU MUITO...

Faller

Sei que você entende do assunto, mas só não tenho agora meu PC ligado direto na tomada por causa do nobreak , e enquanto ele este “fora” , ficou junto com o monitor no filtro de linha do Almeida e nada aconteceu de estranho , somente uns zumbidos aleatórios na fonte ,mas depois desta “explicação” sobre eletricidade de um técnico sênior da maior fabricante de estabilizadores do Brasil , será que realmente o estabilizador é totalmente dispensável nos rincões deste continente chamado Brasil ?

Absolutamente irrelevante ao tópico a não ser a afirmativa de teres mensurado a tensão de rede e visto que a coisa ão é assim tanto ao céu nem tanto a terra.. Variações de 10 volts as fontes tiram de letra como pode ser visto ai num compilado das características das principais fontes de alimentação comercializadas no Brasil, tanto com PFC ativo quanto comuns.

FaixadeentradadefontesparaPC.jpg

Note que mesmo as fontes comuns toleram variações da ordem de 42 Volts de extremo a extremo da faixa de tolerância (90 a 132 VAC) e as fontes com PFC ativo toleram de 90 a 265 VAC (ai são 175 Volts de tolerância) aonde então esses seus 10 Volts notados ai não passarão de poeira de cisco no olho das mesmas...

Sobre a afirmativa..

"Mas depois desta “explicação” sobre eletricidade de um técnico sênior da maior fabricante de estabilizadores do Brasil , será que realmente o estabilizador é totalmente dispensável nos rincões deste continente chamado Brasil ?"

Tenho a te dizer o seguinte..

Técnico por técnico quem te fala aqui é um engenheiro eletrônico formado em 1979, tendo uma vasta experiência nos mais diferentes ramos da Eletrônica. Projetista e depois gerente de laboratório de desenvolvimento em eletrônica em empresa de telecom, diretor de indústria de equipamentos eletrônicos e por ai afora. Acho que já passei da classificação de Sênior, mas não parei na busca do conhecimento e ainda opero com projetista independente e trabalho como consultor na área de eletrônica.. Tenho vivência e respiro eletrônica tem mais de 40 anos e digo: Não o estabilizador não é um elemento indispensável e tem sua aplicação lá no mais remoto dos rincões na eletrificação rural por exemplo, aonde o transformador de distribuição fica tão distante do site de uso que a energia às vezes cai abaixo, ou sobe acima, de 20 a 30 Volts de seu valor nominal. Ai até se justifica adotar um estabilizador para qualquer equipamento que necessite, menos o PC. Para o PC adote uma fonte com PFC ativo e estará resolvido. Os monitores, em sua maioria já tem ou PFC ativo ou são equipados com fontes com larga faixa de entrada AC. Esqueça do estabilizador no PC portanto. Coloque-o no refrigerador, na batedeira elétrica, na escova de dentes elétrica, no raio que seja, mas o último lugar a colocar é o PC...

Se não viste veja ai uma fonte com PFC ativo operando com condições de bem alimentar um PC com a alimentação primária, AC em somente 32 Volts e variando desses 32 Volts até 254 Volts, e tudo isso sem estabilizador algum...

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Veja também as minhas considerações nesse tópico aqui:

As doenças Elétricas e seus Remédios

Se puderes alcance essa literatura ao nosso amigo técnico sênior..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

foi para :

http://forum.clubedohardware.com.br/estabilizadores-veja-evolucao/765647?p=4099127#post4099127

Já vimos que o chute, da geração térmica e nuclear é bolodório puro, papo furado.

Concordo com voce , estas empresas querem vender a qualquer custo sua tralha eletronica e ensaiam seus funcionários a perpetuar a ladainha de que a energia é ruim e vai pifar e tudo vai incendiar a qualquer momento.(desculpe o exagero)

Se pc funcionasse movido a agua , iam inventar um estabilizador de H2O, como foi o caso dos filtros que ionizavam agua nos anos 70/80 e sumiram do mercado porque ninguem queria ter uma torneira saindo agua com um fio ligado pra dar choque....

faller

Obrigado mesmo por comentar esta minha colocação.agradeço de coração

O tal projeto do super tecnico da sms nada mais é do que um centelhador a gas + uma resistencia pra colocar no cabo coaxial da antena parabolica (que atrai raio de verdade ! , eu já vi 2 vezes isto) e se você tiver algum deste tipo de proteção para antena -CATV poderia postar por favor, nós da galera que temos antena parabolica precisamos muito nestes dias "raiudos" aqui da baixada santista ( Foram mais de 3 mil raios só em 15 dias deste ano , tá caindo raio até em barco de pesca !

Aquele que tem no filtro da APC seria otimo pra gente fazer se soubessemos quais são as peças ...Transorb - calcular a bobina , um desafio...

tvtelefonemt4.jpg

closetvteljs0.jpg

Obrigado

Veja também as minhas considerações nesse tópico aqui:

As doenças Elétricas e seus Remédios

Se puderes alcance essa literatura ao nosso amigo técnico sênior..

Abraço...

Já mandei este link e espero que ele leia como eu li e reli quase todas suas postagens e porisso me incentivou em postar alguma coisa aqui .

Gostaria que você olhasse meu topico a respeito dos estabilizadores que tenho e abri para as suas considerações...

Percebi um retrocesso , espero sua opnião:

http://forum.clubedohardware.com.br/estabilizadores-veja-evolucao/765647?p=4099127#post4099127

Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, esse "técnico" da SMS aí soltou tanta pérolas que fica difícil não rir! Geradores que giram mais rápido causam elevação de tensão na rede??? Aff... Cara, a regulagem de tensão da redes de distribuição e outros parametros é algo monitorado de perto! Não digo após os transformadores abaixadores dos clientes, mas antes disso há reguladores de tensão espalhados pela rede sim, inclusive alguns automáticos!

As usinas só produzem o que é consumido e isso é estritamente monitorado!

Nossa! Será que esse cara nunca ouviu falar da Hoover Dam dos EUA?? Uma das represas de Usinas Hidrelétricas mais famosas do mundo?

E nunca que alguém de uma empresa que produz estabilizadores e vive disso, com uma grande renda vindo disso, assumiria a verdade. NEM MESMO EU OU O FALLER, se nosso ganha pão viesse disso!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As usinas só produzem o que é consumido e isso é estritamente monitorado!

Na verdade na verdade mesmo as usinas de energia tem que produzir muito mais o que é consumido, devido às enormes perdas de energia elétrica nas quedas de tensão e efeito Joule nas redes de transmissão. ;)

Mas claro que tudo é diretamente proporcional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, inclusive nos lares, comercios e industrias há diversos tipos de perdas como a eficiência de reatores eletrônicos, motores elétricos, fontes de alimentação eletrônicos... que são tudo em essência um consumo elétrico, logo é produzido o que está sendo demandado pela rede tenha sido essa energia perdida ou ou realizado um trabalho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal beleza??

Desculpem-me se eu estiver postando minha pergunta no lugar errado, sou leigo nisso. :unsure:

Eu já entendi que é desnecessário (e comprometedor) usar o estabilizador com o computador (gabinete), mas, e como ficam os outros equipamentos: Monitor LCD, Impressora, Modem ADSL e Roteador Wireless (é importante ressaltar que todos são Bivolt)?

Afinal, esses citados acima também possuem uma fonte suficientemente rápida como a fonte chaveada do gabinete?

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E aí pessoal beleza??

Desculpem-me se eu estiver postando minha pergunta no lugar errado, sou leigo nisso. :unsure:

Eu já entendi que é desnecessário (e comprometedor) usar o estabilizador com o computador (gabinete), mas, e como ficam os outros equipamentos: Monitor LCD, Impressora, Modem ADSL e Roteador Wireless (é importante ressaltar que todos são Bivolt)?

Afinal, esses citados acima também possuem uma fonte suficientemente rápida como a fonte chaveada do gabinete?

Abraços.

Sim amigo. Todo e qualquer equipamento tem a sua fonte, chaveada ou não, com a devida tolerância à variação de tensão de entrada AC. Na enorme maioria dos casos não se faz necessário o uso de estabilizador. Se porventura sua rede quer interna, quer da distribuidora tiver problemas de modo a fazer com que esse equipamento não apresente o desempenho declarado ou pretendido, busque alternativa, mas nesses casos e somente nesses casos. Não saia da loja com um PC numa mão e um estabilizador na outra... Veja primeiro, constate o problema, para somente após isso buscar solução
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim amigo. Todo e qualquer equipamento tem a sua fonte, chaveada ou não, com a devida tolerância à variação de tensão de entrada AC. Na enorme maioria dos casos não se faz necessário o uso de estabilizador. Se porventura sua rede quer interna, quer da distribuidora tiver problemas de modo a fazer com que esse equipamento não apresente o desempenho declarado ou pretendido, busque alternativa, mas nesses casos e somente nesses casos. Não saia da loja com um PC numa mão e um estabilizador na outra... Veja primeiro, constate o problema, para somente após isso buscar solução

Meu muito obrigado por esclarecer a minha dúvida, fico grato mesmo.

+1 Incomodo: Teria como você me repassar o link de um site onde eu possa comprar um Filtro de Linha (ou Surge Supressor) barato, funcional e confiável.

Desde já obrigado novamente :D. Valeu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, como podemos saber se o estabilizador é necessário?

Ele não é necessário, e a primeira página do artigo fala N motivos pra manter essa tese, que é um FATO.

Só essa graça, pela graça de Deus, já fiz 4 amigos meus largarem de vez essa joça; largaram muito obrigados e desconfiados, mas largaram kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa... Passei vários dias estudando este e vários outros posts sobre o tema (obrigado faller e todos os outros!) e creio que chegou a hora de fazer minha lição de casa.

O QUE FAZER PARA PROTEGER SEU MICRO ANTES DE LIGÁ-LO NA TOMADA

1. ESSENCIAL: Uma fonte de boa qualidade com PFC ativo. Existem várias alternativas. Custo mínimo: em torno de 150 reais.

2. ESSENCIAL: Um bom filtro de linha (ou régua de proteção). Alternativas mais facilmente disponíveis: APC (para redes de 110v) e Clamper (para redes de 220v). Custo mínimo: 33 reais (um APC P6B sem proteção para linha telefônica).

3. ESSENCIAL MAS NEM SEMPRE POSSÍVEL: Aterramento adequado do sistema elétrico onde a máquina será usada.

4. OPCIONAL: NO BREAK

4.1 PRIMEIRO CENÁRIO DE USO DE NO BREAK: você somente precisa de alguns minutos para terminar o que está fazendo e para desligar o computador. Exemplo: você joga pôquer online e pode perder uma boa grana se for desconectado durante uma rodada. Solução: um NB barato (que fornece uma onda do tipo "senoidal por aproximação", ou seja, quadrada). Custo: a partir de 300 reais. Aspectos negativos: estresse da fonte.

4.2 SEGUNDO CENÁRIO DE USO DE NO BREAK: Você precisa manter seu PC ligado até que a energia seja restabelecida. Exemplo: você trabalha com edição de vídeo. Solução: um NB que forneça energia em forma de onda senoidal "pura". Custo: a partir de 1.500 reais. Solução ideal: um NB que além de fornecer onda senoidal "pura" seja também "online" (alimenta o PC somente a partir da bateria e não mais a partir da rede elétrica). Custo: quase tão caro quanto aquela cirurgia plástica que sua mulher lhe pediu de presente de Natal.

5. EVITE A TODO CUSTO: Estabilizadores de tensão, mais popularmente conhecidos como "estabilizadores". Simplesmente não use. Dê o seu para aquele antigo desafeto ou use como peso de papel.

6. EPÍLOGO OU COMO LIGAR SEU PC NA TOMADA :lol:: Ligue o PC e os periféricos no filtro de linha, e ligue o filtro de linha na tomada. Caso use No break, coloque-o entre o PC e o filtro de linha.

* * *

É claro que tudo isso não passa de uma "receita de bolo" para leigos. É como apresentar as conclusões sem as premissas... Não há aqui nenhuma explicação técnica, e nem poderia haver, já que sou leigo no assunto. Mas para isso já temos os nossos gurus.

Os preços são aproximados mas mostram o mais importante: podemos proteger o nosso PC adequadamente com algo em torno de 200 reais, ou pouco mais do que isso. Levando-se em conta que uma fonte genérica custa algo em torno de 40 reais e que quase ninguém liga seu PC direto na tomada (e lá se vão de 30 a 50 reais em proteções que vão do ineficaz ao francamente daninho), o custo mínimo (adicional) de uma boa proteção fica em torno de 100 e tantos, talvez 150 reais. Em termos de relação custo/benefício, é uma tremenda pechincha.

Se eu disse alguma bobagem, por favor me corrijam. Farei a divulgação desse pequeno "manual para leigos", com os devidos atalhos para os artigos relevantes (de faller, Morimoto e outros) assim que ele estiver bem correto e enxuto.

Pelo que entendi - é difícil assimilar tanta informação de uma só vez - o uso de um NB, mesmo aquele de onda senoidal "pura", que é ótimo, ainda não é o ideal, já que o mesmo, nao sendo "online", também funcionará como "estabilizador". Ou seja, em termos ideais, as melhores soluções estão nas duas pontas: ou uma boa fonte e um bom filtro de linha e mais nada, ou isso e mais um NB que serve até cafezinho. Isso está correto?

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi - é difícil assimilar tanta informação de uma só vez - o uso de um NB, mesmo aquele de onda senoidal "pura", que é ótimo, ainda não é o ideal, já que o mesmo, nao sendo "online", também funcionará como "estabilizador". Ou seja, em termos ideais, as melhores soluções estão nas duas pontas: ou uma boa fonte e um bom filtro de linha e mais nada, ou isso e mais um NB que serve até cafezinho. Isso está correto?

Abraços

O ideal é aquilo que te traz um benefício comprovado e se mesmo junto com uma desvantagem, se o benefício for maior, você sai no lucro.

Se formos pensar em tudo ideal, nos só dirigiriamos carros com ar-condicionado, direção hidraulica, controle de tração, air-bags frontais e laterais, freios ABS na 4 rodas, computador de bordo, etc, etc. Se formos pensar no ideal pra alimentar um equipamento eletrônico, teríamos que gerar energia no local, como faz um Nobreak Online Dupla Conversão. Qual o custo disso? Alto! Qual a vantagem pra um usuário doméstico? NENHUMA! O valor de uma fonte queimada é muito menor que um nobreak desse tipo junto com sua manuteção que é inevitável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!