Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Levando a coisa no sentido de que os 8 registradores do x86 IA-32 são argumento contra, claro... com um register file de 16 fica muito mais difícil afirmar que o x86 não serve para consoles.

O Dreamcast foi o último console com processador RISC e 16 registradores ou menos, os que vieram depois tinha de 32 a 128 registradores, se isso for argumento continua sendo argumento contra x86-64...

Postado

Existe um consenso de que em código x86, arquivos de 32-128 registradores não proporcionam nenhum ganho de performance dramático sobre 16. Já com 16 regs vs. 8, a maioria dos códigos de aplicativos apresenta uma melhora significativa.

Claro, somando-se aí o fator de que as CPUs desses consoles apresenta quantidade menor de regs de renomeação e geralmente possuem buffers e esquemas de reordenação de instruções mais simples, o que exige por tabela maiores arquivos de regs arquiteturais, ou seja, acessíveis diretamente através da ISA. 8 regs colocam pressão excessiva sobre a máquina de execução fora-de-ordem. Partindo de 16 regs numa máquina weakly-ordered há um balanceamento já razoável destes recursos.

• Membro VIP
Postado
o que abre margem pra pergunta: se o xbox original tinha x86 e tantos registradores a mais... que "cola" eles usaram???

O original tinha apenas 8, não era RISC por isso não entra na minha listinha...

Existe um consenso de que em código x86, arquivos de 32-128 registradores não proporcionam nenhum ganho de performance dramático sobre 16. Já com 16 regs vs. 8, a maioria dos códigos de aplicativos apresenta uma melhora significativa.

Existe um consenso de que código x86 não é diferente de outros códigos, já quanto ao número de registradores não existe consenso nenhum, 32 é o número mais usado pela praticidade.

Claro, somando-se aí o fator de que as CPUs desses consoles apresenta quantidade menor de regs de renomeação e geralmente possuem buffers e esquemas de reordenação de instruções mais simples, o que exige por tabela maiores arquivos de regs arquiteturais, ou seja, acessíveis diretamente através da ISA. 8 regs colocam pressão excessiva sobre a máquina de execução fora-de-ordem. Partindo de 16 regs numa máquina weakly-ordered há um balanceamento já razoável destes recursos.

RISCs de console são processadores em ordem sem renomeação.

Postado

Esses testes normalmente foram feitos com VAXes,.. OK, a similaridade existe, e a convenção de que o ótimo está entre 16 e 32 provavelmente é verdadeira com aplicações "convencionais"... enquanto o código de jogos, em um processador simples, me parece um alvo muito melhor para pelo menos 32 registradores. Principalmente registradores SIMD.

De qualquer modo, qualquer que seja o caso, a diferença entre x86-32 e x86-64 é razoável, e a x86-64 é realmente melhor em alguns aspectos. Mas ainda acho as RISCs melhores... só que a ideia de usar um SB no console me parece muito atraente do ponto de vista econômico.

Postado

Existe um consenso de que código x86 não é diferente de outros códigos, já quanto ao número de registradores não existe consenso nenhum, 32 é o número mais usado pela praticidade.

Esses testes normalmente foram feitos com VAXes,.. OK, a similaridade existe, e a convenção de que o ótimo está entre 16 e 32 provavelmente é verdadeira com aplicações "convencionais"... enquanto o código de jogos, em um processador simples, me parece um alvo muito melhor para pelo menos 32 registradores. Principalmente registradores SIMD.

Opa, a ISA influencia sim na necessidade de se ter ou não mais regs. Por exemplo, arquiteturas com suporte a instruções de carga-e-execução (LE) e leitura-modificação-escrita (RMW) como a x86 diminuem bastante a pressão sobre o arquivo de regs, inclusive em código típico de jogos como multiplicação de matrizes, modulação de operações matemáticas transcendentais, armazenamento e recuperação de constantes, etc.

RISCs de console são processadores em ordem sem renomeação.

Até recentemente, sim, mas a tendência é incluir recursos cada vez mais relaxados de processamento, como é o caso do ARM Cortex-A8, e atualmente o A9 MPCore. Pode ser mais adequado referirmo-nos às CPUs de consoles de última geração como strongly-ordered devido a alguns truques oriundos da filosofia fora-de-ordem (buffers intermediários, arbitração um algo sofisticada no acesso aos barramentos, etc.) que no entanto não as tornam CPUs fora-de-ordem de fato.

• Membro VIP
Postado

http://www.xbitlabs.com/news/mainboards/display/20101217172356_Four_Large_Mainboard_Makers_to_Support_AMD_Brazos_Platform_Next_Quarter_AMD.html

4 grande fabricantes de placas-mãe trabalharão com o Brazos no próximo trimestre.

Asus, Gigabyte, MSI e Sapphire.

http://www.xbitlabs.com/news/other/display/20101217104136_New_Insider_Trading_Scandal_Involves_Employees_of_AMD_Dell_Flextronics_and_TSMC.html

Parece que pegaram alguns figurões da AMD, Dell, TSMC e Flextronics vendendo dados confidenciais pra outras empresas..

Postado
Não tanto uns figurões, Evandro, tá mais para coordenadores das seções de logística e etc.

Caras em nível mais baixo que isso em pelo menos uma grande transnacional ganham mais de 1 milhão de reais por ano. Se eu ganhasse isso, queria ser chamado de "Doutor Figurão Thiago", no mínimo...

Um Audi legalzinho, umas garrafas de whisky Pure Malt e umas minifestinhas à Berlusconi também não iriam mal :)...

Postado

Hahaha! Eu toparia de boa também, Sr. Figurão Thiago.

Depois do brocha que foram as HD6900 que devem ter feito a AMD 'contratar' 3000 crianças chinesas para raspar o conector garantindo uma boa disponibilidade, só o BDz e os Fusion me empolgam.

Srs. Figurões, poderiam chegar a um consenso sobre se "o x86 viria a ser interessante ou não para o éks bóks"?

Ténquis

Postado

O Sr. Eng. Dirk "O Poderoso Chefão" Meyer optou por um mestrado na área de Administração. Conheço gente apenas com o diploma em Administração que bate qualquer Doutor Eng. em termos de aptidão técnica... e ainda por cima gerencia bem um negócio!

Como se vê, saber gerenciar a confidencialidade das informações transeuntes é um requisito essencial que não é nada fácil e pode ser um pouco demais de responsabilidade, mesmo para Workaholics. Mas as festinhas aliviam ;-)

Postado
Srs. Figurões, poderiam chegar a um consenso sobre se "o x86 viria a ser interessante ou não para o éks bóks"?

Se eles forem usar um processador convencional, parece uma ideia bem razoável. Os problemas são os custos, maiores para um dado desempenho, e a dificuldade de convencer a empresa de GPUs e a de CPUs a miniaturizarem a coisa, e a desenvolverem-na nas fábricas adequadas. Com a unificação ATI/AMD e a criação da GF, talvez essas dificuldades sejam mitigadas...

O Sr. Eng. Dirk "O Poderoso Chefão" Meyer optou por um mestrado na área de Administração. Conheço gente apenas com o diploma em Administração que bate qualquer Doutor Eng. em termos de aptidão técnica... e ainda por cima gerencia bem um negócio!

Eu concordo com ele, um MBA ajuda muito mais que qualquer doutorado nisso. Doutorado é bom para pesquisa, e mais como diploma e experiência que como aquisição de conhecimento mesmo. Mas quem falou em doutorado? Se donos de terras e advogados podem se chamar doutor, porque não o diretor lá :)?

Como se vê, saber gerenciar a confidencialidade das informações transeuntes é um requisito essencial que não é nada fácil e pode ser um pouco demais de responsabilidade, mesmo para Workaholics. Mas as festinhas aliviam ;-)

Acho que foi bem nas festinhas que esse acordo foi feito, hein...

Postado
Eu concordo com ele, um MBA ajuda muito mais que qualquer doutorado nisso. Doutorado é bom para pesquisa, e mais como diploma e experiência que como aquisição de conhecimento mesmo. Mas quem falou em doutorado? Se donos de terras e advogados podem se chamar doutor, porque não o diretor lá :)?

LOL! Para se ganhar bolsas de pesquisa, especificamente. Mas caso torne-se o chefe de um departamento de P&D multibilionário antes de iniciar um doutorado, para que a concessão da bolsa mesmo? ;-)

Acho que foi bem nas festinhas que esse acordo foi feito, hein...

Ex., o Charlie pode viajar no barato de vez em quando mas é de confiança, caso contrário não seria confidente de tantas infos, o que infelizmente não é o caso de alguns dos próprios executivos dessas empresas de TI! Como ele faz muito o social, deve até ter visto o momento exato que algum figurão amoleceu a língua.

• Membro VIP
Postado

Espero que ela dê conta disso tudo, e também que seus produtos sejam tão bons quantoe sta espectativa dos fabricantes de placas-mãe.

Mas.. ganhar mercado em notes com o Zacate não é bem o que vai nos animar tanto. Acho que anima mais pelo Atom perder mercado. ^_^

Postado

Nem tanto, Evandro. Acho que muita gente aqui (e fora claro) pensou ou pensa em comprar um netbook (ou um tablet hoje em dia) para usar quando fora de casa, estudo/internet/trabalho básico, etc.

Tem a comodidade do tamanho, mas a diferença de desempenho é às vezes terrível, então parte do pessoal nem chega perto. Isso mudando, com o Zacate, é bom pra gente também.

O mercado pode até crescer por causa disso.

Ou era exatamente isso que você quis dizer quando mencionou a perda de mercado do Atom?

• Membro VIP
Postado
Nem tanto, Evandro. Acho que muita gente aqui (e fora claro) pensou ou pensa em comprar um netbook (ou um tablet hoje em dia) para usar quando fora de casa, estudo/internet/trabalho básico, etc.

Tablet eu quero (quem ainda não colocou as mãos num iPad, continue assim :D), mas netbook com os de hoje eu to fora, desempenho horrível.

Tem a comodidade do tamanho, mas a diferença de desempenho é às vezes terrível, então parte do pessoal nem chega perto. Isso mudando, com o Zacate, é bom pra gente também.

Bom ponto, mas mesmo que o Zacate seja ótimo, pra ser um note legal ele ainda terá que ser mais forte do que apontam as previsões.

O mercado pode até crescer por causa disso.

Se for barato. ^_^

Ou era exatamente isso que você quis dizer quando mencionou a perda de mercado do Atom?

Não meu caro, foi o que você citou, se o Zacate for um chip legal, o Atom perde mercado, mas eu não considero o atom um processador de notebook e os caras que pesquisam as cotas de mercado consideram.

Como o netbook que eu vi usando um Atom andava como meu K6, pra mim ele fica de fora. Até o iPad funciona sem problemas.. ou então os atoms de hoje são muito melhores que o desse netbook que eu vi.

Postado

Evandro, meu primo comprou um desses netbooks com atom, até já vendeu na verdade, mas até que não foi tão mal, apesar de só com 1gb de ram e com o windows 7 e o video intel, rodou uns joguinhos bem melhor que um P4 com FX5200. O que eu senti foi falta de RAM mesmo, o processador até não pareceu tão mal, abria msn e outras coisas meio devagar, mas ia.

Eu pessoalmente pra uso em faculdade ou sei lá o que não me incomodaria de ter um desses, lento mas funcional .. mas claro, um zacate provavelmente cairia muito melhor, principalmente pelo video AMD, se eu quiser arriscar alguma jogatina.

Mas comprar mesmo, só se fosse por pura necessidade, coisa que não ocorre por enquanto, talvez no proximo semestre, mas se preciso e possivel enrolarei pelas novidades. hehe

Postado

É, estes são meus maiores motivos para eu não fazer um upgrade imediato no meu pc. Mas eu gostaria de saber em termos técnicos para os mais experientes daqui qual seria o grande avanço do AM3+ em relação ao AM3, pois eu li as diferenças entre o atual AM3 e os Zambezi/Bulldozer e eu não vi muito de diferente.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!