Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

Levantei este bench porque tenho acompanhado o desempenho do cache, principalmente em games.

É notável como o Athlon II x4 não chega nem perto do Phenom II x4 neste game, é quase o dobro. Vemos também i5-750 e i7-920 que são muito servido de cache, tanto é que se levarmos em consideração que um i7-920 processa até 8 threads o dobro do que processa o i5-750 mas ambos tem praticamente o mesmo níve e mesmo Clock, já os novos i com 2MB a menos os quase 1GHz de diferença não traz benefícios, o mesmo se dar para os 2 cores a mais dos x6.

Isso tudo me traz espectativas em relação a FX-6000 com 8MB de cache e PFU melhor elaborado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, quero dar minha humilde opinião aqui do seguinte:

Por anos usei Duron e Sempron depois quando consegui uma graninha melhor fui pros Athlon X2. Recentemente eu comprei o Phenom II X4 920. Sei que não é um processador atual, mas fui confiante em testar o multi-threading no ConvertXDVD e reparei que todos os cores não passavam de 25%. Diminuiu bastante o tempo de conversão, em 20 minutos em relação ao AII. Fiquei decepcionado, pois parece que há um gargalo de sistema, quando se usa 4 CPUs intensamente no micro. A notícia de que o desempenho dos novos possa ser ainda pequeno é mais desanimador!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa-mãe FM1 na Londritech: http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_106552_1623_Placa-Mae-FM1-AMD-A75-Gigabyte-GA-A75-UD4H-USB30-DDR3-2400MHzOC-

Olha, quero dar minha humilde opinião aqui do seguinte:

Por anos usei Duron e Sempron depois quando consegui uma graninha melhor fui pros Athlon X2. Recentemente eu comprei o Phenom II X4 920. Sei que não é um processador atual, mas fui confiante em testar o multi-threading no ConvertXDVD e reparei que todos os cores não passavam de 25%. Diminuiu bastante o tempo de conversão, em 20 minutos em relação ao AII. Fiquei decepcionado, pois parece que há um gargalo de sistema, quando se usa 4 CPUs intensamente no micro. A notícia de que o desempenho dos novos possa ser ainda pequeno é mais desanimador!

Quando não se passa de 25% é porque o programa não é bem otimizado para multicore. Aqui no meu Intel Core i3 não passa de 25% no Microsoft Office. A carga entre os threads é distribuída, mas não passa de 25% de processamento. Já no programa F@H para multiprocessamento (veja detalhes na assinatura) o processamento é total para a quantidade de threads que você configurar como parâmetro. Por exemplo: Se você configurar para 02 núcleos, vai aparecer no Gerenciador o uso total de 02 núcleos (50% de processamento no meu caso), se você configurar para 03 processadores lógicos (threads), vai aparecer nas barras gráficas do Gerenciador de Tarefas 03 threads completamente preenchidos (75% de processamento) e para 04 processadores (threads) vai dar 100% de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, alguém ai sabe onde acho uma placa com o soquete fm1 pois na kabum já esta vendendo o A8?

Saber eu sei, mas os preços estão proibitivos. Vão aí algumas opções:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100316

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100317

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100318

Se eu fosse você aguardaria mais alguns meses para comprar o Llano, pois esses preços de lançamento são muito salgados e com o mesmo preço você pega coisa muito melhor da arquitetura anterior.

Essa aí está até interessante, pois é uma placa de outro nível e com preço adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saber eu sei, mas os preços estão proibitivos. Vão aí algumas opções:

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100316

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100317

http://www.waz.com.br/_produtos/?p=100318

Se eu fosse você aguardaria mais alguns meses para comprar o Llano, pois esses preços de lançamento são muito salgados e com o mesmo preço você pega coisa muito melhor da arquitetura anterior.

Essa aí está até interessante, pois é uma placa de outro nível e com preço adequado.

é vou acabar tendo que esperar mais um pouco mesmo achava que a placa mãe seria mais baratinha !

Agradeço pelas respostas!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pequena duvida Off

os FX suportam memorias 1866mhz,porém algumas mobos para ele(todas menos a serie 900) dizem support 1866 O.C/1600 O.C/1333/1066

Mas afinal,a controladora de memoria nao esta no processador?suponho que era pra ele suportar 1866mhz em qualquer mobo com slots DDR3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola bomdia

Como o colega wencell, posso também trocar somente o processador, e em outra hora, trocar o conjunto, porém, como ja tenho duas memórias DDR3, encostadas, não sei se isso é muito vantajoso. Por isso, a ideia de ja colocar uma mobo mais atual, mas que não fosse tão dispendiosa assim, equivalente a minha para os padrões atuais.

E como quero uma onboard, vocês sugerem o Llano, então acho que seria este mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que atraso o que, o CdH comfirmou no ultimo boletem que sai dia 19 de setembro:

Trecho do boletim 1055 29/07/2011

7. Confirmada data de lançamento dos processadores “Bulldozer”

Chega de especulação. Os primeiros processadores da AMD baseados na

microarquitetura Bulldozer (codinome Zambezi) serão lançados no dia 19 de

setembro. Esses processadores farão parte da série FX.

A princípio, quatro modelos serão lançados: dois modelos de oito núcleos

(FX-8100 e FX-8150), um modelo de seis núcleos (FX-6100) e um modelo de

quatro núcleos (FX-4100). No primeiro trimestre de 2012 a AMD lançará

outros modelos.

Lembrando que os processadores da série FX terão multiplicador de clock

destravado e serão baseados no novo padrão de soquete AM3+.

Um pequena duvida Off

os FX suportam memorias 1866mhz,porém algumas mobos para ele(todas menos a serie 900) dizem support 1866 O.C/1600 O.C/1333/1066

Mas afinal,a controladora de memoria nao esta no processador?suponho que era pra ele suportar 1866mhz em qualquer mobo com slots DDR3

Exato a controladora está no processador e como na época do lançamento da mobo a controladora era de 1333MHz (processadores AM3) qualquer memo acima disso teria que fazer over na controladora, mas já nos FX a controladora é 1866MHz nativa sem necessidade de over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Memória:

Suporta Dual Channel DDR3

Suporta até 64GB de memória

4 slots DDR3 SDRAM (240 pinos)

Suporta memórias DDR3 1.066 / 1.333 / 1.600 / 1.866MHz (O.C.)

Nossa, imagina um Llano com over pra 3.6ghz e 32gb de RAM DDR3 1866 kkkkkkkk

Pra quê? Eu mesmo aumentei a quantidade de memória aqui, que era 4GB, pus mais 8GB, completando 12GB e o desempenho praticamente não mudou. Hoje em dia, por conta da lenta transição de 32 bits para 64 bits, é muito raro achar algum aplicativo que aproveite mais de 4GB de RAM. Ter 12GB ajuda ao carregar vários aplicativos ao mesmo tempo e vai ser interessante quando jogos de 64 bits forem comuns, mas por enquanto faz pouca diferença. 32GB então nem comento!

é vou acabar tendo que esperar mais um pouco mesmo achava que a placa mãe seria mais baratinha !

Agradeço pelas respostas!!

Lançamento é isso mesmo, colega. Os preços, principalmente aqui no Brasil, chegam bastante salgados. Mas até que essa GIGABYTE GA-A75-UD4H ( http://www.londritech.com.br/ecommerce_site/produto_106552_1623_Placa-Mae-FM1-AMD-A75-Gigabyte-GA-A75-UD4H-USB30-DDR3-2400MHzOC- ) que o colega Nav01 citou, está na faixa de preço correta, pois é uma placa-mãe mais top que as outras que eu citei. Mas essas aí da WAZ estão custando simplesmente o dobro do que deveriam custar, na minha opinião. Então o ideal é aguardar mais se quiser pegar um AMD Fusion com placa barata.

Bem adiaram de novo essa data?

É, meu AMD-FX ta demorando pra chegar :angry:

Será que ocorreu algum erro de novo?

OFF-TOPIC: Me ajudem sobre as fontes aqui por favor: http://forum.clubedohardware.com.br/duvida-extrema-fonte/958539

Já respondi seu tópico. Dê uma olhada.

Um pequena duvida Off

os FX suportam memorias 1866mhz,porém algumas mobos para ele(todas menos a serie 900) dizem support 1866 O.C/1600 O.C/1333/1066

Mas afinal,a controladora de memoria nao esta no processador?suponho que era pra ele suportar 1866mhz em qualquer mobo com slots DDR3

Isso pode ser erro de impressão. Esses fabricantes de placa-mãe tem horas que escrevem cada absurdo nessas caixas... Me lembro de ter lido até uam matéria aqui do Clube do Hardware falando de uma placa da ASROCK que tinha um monte de erros de ortografia. Só não me recordo no momento qual modelo que era, senão postaria o link aqui.

Exato a controladora está no processador e como na época do lançamento da mobo a controladora era de 1333MHz (processadores AM3) qualquer memo acima disso teria que fazer over na controladora, mas já nos FX a controladora é 1866MHz nativa sem necessidade de over.

Faz sentido sua explicação sobre essa informação sobre as memórias. Realmente se colocar um Phenom II nessas placas novas as memórias trabalharão em overclock, caso coloque memórias com esse clock.

EDIT: Na verdade é o controlador de memória dos processadores que trabalhariam em overclock. Me expressei mal acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pistigrilo só corrigindo o final do seu raciocínio (acho que voce entendeu certo e expressou errado):

O over é na controladora e não na memória, caso utlize um AM3 em placa AM3+ e memória 1866MHz nativa (nada de XPM e afins).

Exatamente isso que eu quis dizer. Já até corrigi meu post. Obrigado. =P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os FX-Série o controlador de memórias é nativo em Clock Base(HTT) "200" e Multiplicador "x9,33" => 1866MHz, o problema é achar DDR3 com tabela de 1866MHz gravada no SPD.

Atualmente a maior tabela de clock credenciado pela JEDEC e disponível no mercado é 1600MHz, portanto praticamente 20% dos módulos no mercado hoje, o controlador lerá 1066MHz, 60% lerá como 1333MHz e 19% lerá como 1600MHz.

Para que o FX trabalhe no clock nativo, será necessário o usuário acessar o setup e configurar manualmente o clock. A estabilidade vai depender de cada módulo.

O mesmo vale para Llano, (não lembro mas haverá modelos que o clock nativo do controlador será reduzido para 1600MHz)

O mesmo ocorreu nos AM2+, até hoje é raro achar módulos DDR2 1066MHz, 99% dos módulos que se dizem 1066MHz não passam de módulos 667 e 800MHz com perfil EPP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso pode ser erro de impressão. Esses fabricantes de placa-mãe tem horas que escrevem cada absurdo nessas caixas... Me lembro de ter lido até uam matéria aqui do Clube do Hardware falando de uma placa da ASROCK que tinha um monte de erros de ortografia. Só não me recordo no momento qual modelo que era, senão postaria o link aqui.

Faz sentido sua explicação sobre essa informação sobre as memórias. Realmente se colocar um Phenom II nessas placas novas as memórias trabalharão em overclock, caso coloque memórias com esse clock.

EDIT: Na verdade é o controlador de memória dos processadores que trabalhariam em overclock. Me expressei mal acima.

resumindo,eu posso tacar um FX em uma mobo AM3+ com chip 760G(como exemplo a M5A78L M LX

) e um modulo 1866mhz nativo,bastando apenas configura-lo na Bios para funcionar em 1866Mhz sem overclocar a controladora de memoria desde que eu esteja usando o FX?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente a maior tabela de clock credenciado pela JEDEC e disponível no mercado é 1600MHz, portanto praticamente 20% dos módulos no mercado hoje, o controlador lerá 1066MHz, 60% lerá como 1333MHz e 19% lerá como 1600MHz.

Já dá para encontrar módulos de memória DDR3 1600MHz XMS3 da Corsair a preços bem razoáveis. Não achei módulos DDR3 1866MHz à venda no ML. Os módulos vendidos como DDR3 2000MHz que encontrei são caríssimos e, se o que você disse é real (não duvido, estou por fora mesmo), nada mais são do que memórias em overclock que são garantidas pela empresa que as vende. Se é por isso, prefiro fazer overclock eu mesmo e economizar a diferença para comprar novas memórias, caso elas se autodestruam com o over (tranquilamente dá para fazer isso, pois o valor das DDR3 2000MHz é muito maior do que o dobro de uma de 1600MHz).

resumindo,eu posso tacar um FX em uma mobo AM3+ com chip 760G(como exemplo a M5A78L M LX

) e um modulo 1866mhz nativo,bastando apenas configura-lo na Bios para funcionar em 1866Mhz sem overclocar a controladora de memoria desde que eu esteja usando o FX?

Correto, pode sim. Mas como não existem memórias certificadas em 1866MHz, tem de ser uma DDR3 1600MHz com over a 1866MHz. O controlador trabalhará no clock padrão dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um mês de atraso, sacanagem......

Mas pelo menos está em faze de sair alguns testes por fora, vamos aguardar um pooouuuuuuuccccccooooooooooo mais este processador.

Atenciosamente

Altamir

Por enquanto o pessoal espera mais 1 mês de atraso, sendo daqui 2 meses o provavel lançamento, estarei comprando uma fonte + cooler pra elevar o nego aqui pra 3.8ghz e ficar uns tempos.

Essas mobos novas vão suportar AM3? Pensando em pegar a mobo primeiro...

Todas as nova AM3+ suportam AM3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já dá para encontrar módulos de memória DDR3 1600MHz XMS3 da Corsair a preços bem razoáveis. Não achei módulos DDR3 1866MHz à venda no ML. Os módulos vendidos como DDR3 2000MHz que encontrei são caríssimos e, se o que você disse é real (não duvido, estou por fora mesmo), nada mais são do que memórias em overclock que são garantidas pela empresa que as vende. Se é por isso, prefiro fazer overclock eu mesmo e economizar a diferença para comprar novas memórias, caso elas se autodestruam com o over (tranquilamente dá para fazer isso, pois o valor das DDR3 2000MHz é muito maior do que o dobro de uma de 1600MHz).

Correto, pode sim. Mas como não existem memórias certificadas em 1866MHz, tem de ser uma DDR3 1600MHz com over a 1866MHz. O controlador trabalhará no clock padrão dele.

Vou explicar novamente como funciona o controlador:

CM6GX3M3A2000C7. Preço na faixa de U$ 150~200,00

Corsair MemoryKit 6GB3 MódulosFrequência nominal 2000MHzCAS nominal 7

Na verdade é um módulo de 1333MHz (8bits x 166,66MHz) e o fabricante não te esconte isso, veja no próprios site do fabricante, SPD Speedy 1333MHz (9-9-9-24) submetido a testes na plataforma x58, frequência alcançada (XMP - 2000MHz 7-9-7-20 1,65V).

Esse módulo é baseado no chip Elpida Hyper MGH-E

cpuzcmg6gx3m3a2000c7.png

O controlador FX-Série procura a tabela SPD e a máxima que ele encontra é 666 ou seja, 200 x6,66 = 1333MHz

Módulo como este f3-12800cl6d-4gbxh que custa U$ 60,00 ou se preferir Triplo Channel pra compara melhor U$ 80,00. Ele tem litografia menor e tabela SPD 800, ou seja, 200x8 = 1600MHz, porém se olhar no revewl ele atinge fácil 2333MHz conservando o CAS nativo "9" e a tensão original 1,5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!