Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar corrente diminuir tensão


Posts recomendados

Da se voce usar um trafo de alta corrente, da uma olhada nesse site: http://www.teslabrasil.com.br/motac.htm

è claro que as proporções serão bem menores né... mas da pra voce ter uma ideia, aguarde a resposta de alguem que saiba fazer calculos de transformadores!

Ate mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O dado de 7Ah. como a descrição já diz, não é de corrente e sim de capacidade, que é o produto da corrente x o número de horas..

se uma bateria tiver a capacidade de entregar 7Ah, ela jamais poderá ter a capacidade de entregar 9Ah, são duas medidas diferentes para uma mesma bateria e deve ser encarada desse modo..

Se a bateria for capaz de entregar 7Ah => significa que ela poderá entregar continuamente esses 7 Amperes por toda uma hora de uso, ou se quiseres, 3,5 Amperes por longas duas horas de uso, ou quem sabe 14 Amperes por somente meia hora de uso, ou 28 Amperes por 15 minutos de uso..

É assim que se comporta uma bateria. Um motor de arranque de um automóvel pode demandar até uns 150 a 200 Amperes na hora da partida. Como uma bateria de 50 Ah pode tocar então o mesmo. Simples, a bateria tem capacidade de entrega de 50 amperes continuamente até mesmo por uma hora... A batida do arranque dura segundos, e desse modo ela pode entregar uma corrente muito mas muito maior sem nenhum problema..

O que define a máxima corrente que uma bateria pode oferecer não é sua capacidade tão somente, mas sim uma série de parâmetros outros dentre eles a resistência interna da mesma, a temperatura da mesma, e outros..

A capacidade da bateria em Ah só nos dá a ideia da energia ali dentro armazenada...

Quem ao final irá determinar a corrente fornecida será a tensão dessa bateria e a resistência da carga que a ela foi submetida...

Abraço...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Desculpe a ignorância ou talvez loucura: Mas nos carros geralmente uma bateria um tanto não muito boa ou fraca, sempre te deixa na mão por causa da queda substancial da (i) corrente. 

Tem como aumentar a corrente sem aumentar a tensão(tensão)?, que no caso seria 12 volts. 

Tipo ligar duas em  paralelo ou serial de com suas devidas proporções para o resultado final ficar tipo: 12v(tensão) mas 200 ou 220(i) amperes? E para ficar lá direto sem ser a famosa "chupeta"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zezaomachado ,

 

Você até poderia colocar duas baterias idênticas , novas, ambas carregadas ao máximo, em paralelo. Mas, tem um sério problema : vai precisar trocar o sistema de carga do carro, pois pode precisar do dobro de corrente para carregar ambas as baterias !  Se você nunca exigir muito dessa nova bateria, até poderia manter o circuito original, mas isso pode acabar com o seu carregador no dia em que ele for exigido.

 

Aliás, quando você faz a famosa chupeta, o que está fazendo é exatamente colocar as duas bateria em paralelo !

 

O problema no carro é que quando a bateria mostra o esgotamento, significa que ela não consegue mais mandar a corrente de pico ( tipo 150A) com tensão suficiente para fornecer a energia ao motor de arranque. Não tem como resolver esse problema a não ser com a troca da bateria....

 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela explicação técnica falcão-mestre. 

Então vou continuar com minhas duas 'meia-vida' mesmo, e sempre carregando uma 

em um carregador caseiro e, quando bem carregada, porto uma de reserva com os 

cabos no porta-malas para quando precisar dar uma... 'chupeta'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me fez lembrar um conceito que concebi há alguns anos. Imagine uma bateria que não consegue dar na partida mas você mede 12V (é... você tem um multímetro) e ela deve dar uns bons 20A pois o farol meio que acende.  você está no meio do nada mas (sempre tem um mas) com um baita capacitor de valor monstruoso mas pequeno algo como muitos e muitos farads milhares talvez. Coloque o capacitor em paralelo e aguarde alguns minutos talvez vários e dê na partida pra ver. Se eu chamar isso de chupeta wireless, você esboça um sorriso? É.. acho que não... Haja imaginação....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulo @aphawk , pra quem gosta de exercitar a mente, é possível até usar uma matemáticazinha pra isso. Penso que a partida é de uns 300A. Calcule o capacitor que mantenha a tensão de 12 a 9V por uns 5 segundos com esta corrente em média. Acho que é + de algumas dezenas de farads. Bom, só intuição mesmo pois não tenho + cabeça pra isso... se é que um dia tive. Um cabra bão pra isso é o amigo França @albert_emule

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cálculo do capacitor proposto pela Bela Isadora...


Fórmula básica Vou(t)

capacitores-ju-e-paty-15-728.jpg?cb=1282

 

Quando se isola para cálculo do tempo fica assim:

t = RC ln [ (Vft-Vit) / (Vft-Vout) ]

Onde:

 

t = tempo necessário, em segundos, para a tensão sobre o capacitor a se carregar ou descarregar sair de uma tensão Vit e chegar a outra tensão Vout quando, no tempo infinito chegaria a Vft.

 

RC = constante de tempo envolvida, R em ohms e C em Farads

 

ln = função logaritmo natural

 

Vft=Tensão residual sobre o capacitor no tempo infinito, em Volts

 

Vit= Tensão inicial sobre o capacitor, em Volts

 

Vout = Tensão, em Volts, sobre o capacitor no tempo t

 

Aplicando a fórmula:

No exemplo, na média, R = Vcap/Icap , R = (9+12)/2 / 300A = 10,5/300 = 0,035 Ohms

 

5 = 0,035C ln [ (0-12) / (0-9) ]

 

5 = 0,035C ln (-12/-9)

 

5 = 0,035C ln 1,33333

 

5 = 0,035C x 0,2874

 

C = 5 / 0,035 x 0,2874

 

C = 497 Farads = 497.000.000 uF

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Boa Faller...

Me fez lembrar... a long time ago meu professor me disse que farad era uma unidade muito grande e tal. Também disse que pra ser um farad o capacitor tinha que ter o tamanho da terra (exagerou 1 pouco)

Hoje em dia nos deparamos com isso

HTB1QEV3KXXXXXb0XXXXq6xXFXXXs.jpg

 

A quase ao alcance de meros mortais.

Ligando em série pode dar certo

Capacitor-de-alta-qualidade-capacitor-50

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@guilherme appel

 

 

O inverso da resistência é a condutância, grandeza a qual corresponde um valor acumulado à medida que várias condutâncias são associadas em paralelo. Então, de certa forma, sua afirmação é matematicamente viável, dependendo da situação.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prática e teoria as vezes se comportam como água e óleo. Algo como matematicamente é possível ultrapassar a velocidade da luz.

Bem... pelo menos até ontem a tarde, condutância é uma entidade que só existia na teoria. Mas sei lá... tudo evolui tão rápido ultimamente.

Portanto amigo @guilherme appel daqui de fora do meu ponto de vista, tá desculpado sim viu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Prática e teoria as vezes se comportam como água e óleo. Algo como matematicamente é possível ultrapassar a velocidade da luz.

Bem... pelo menos até ontem a tarde, condutância é uma entidade que só existia na teoria. Mas sei lá... tudo evolui tão rápido ultimamente.

Portanto amigo @guilherme appel daqui de fora do meu ponto de vista, tá desculpado sim viu?

É que eu vi a lei de ohm, e eu pensei que quanto menor o resistor em uma tensão fixa maior a corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Matematicamente corretíssimo amigo! Ainda bem que na prática há outra teoria pois imagine se I=V/R com R=0!! No mundo real não existe tensão fixa. Bateria, fonte, pilha, capacitor carregado, ... tente enxergá-los sempre com um resistor interno em série. O ideal é que ele fosse zero pra que você usasse apenas seu resistor externo nos cálculos (desde que nunca fosse zero!), mas não é. Em temperaturas muito baixas, a R é bem pequena mas não chega a zero.

Um exemplo prático: já ouviu falar que tem gente que "recupera a carga" de pilha colocando no congelador? É isso: numa temperatura baixa a resistência interna dela cai e dá a impressão que a carga voltou pois até que funciona um radinho por algum tempo com o restinho da tensão pois aumenta a capacidade de fornecer corrente.. R interna diminui.

 

Agora sério.. me lembrei que tinha gente que carregava pilha colocando numa pirâmide... Prática tão antiga como surreal que nem estou achando no google imagens...

 

E que bom que acompanhas a lei de ohm. Ela deve te acompanhar pro resto da vida eletro-eletrônica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isadora Ferraz, te admiro e tenho muita consideração pela sua mente brilhante. Imagino você no mundo do Grafeno, Anti-matéria, matéria e energia escura...etc e tal. Mas seu professor(das antigas) me deu a impressão de ter sido da era do Eniac(primeiro modelo de computador), trocentas válvulas; e acho que era só para cálculos para lançar morteiros. Até as coisas dar uma melhorada com o  antigo joguinho em ms-dos do Gorila. Keep on the good work, o futuro da humanidade depende destas mentes proeminentes com ti, Dear!

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Matematicamente corretíssimo amigo! Ainda bem que na prática há outra teoria pois imagine se I=V/R com R=0!! No mundo real não existe tensão fixa. Bateria, fonte, pilha, capacitor carregado, ... tente enxergá-los sempre com um resistor interno em série. O ideal é que ele fosse zero pra que você usasse apenas seu resistor externo nos cálculos (desde que nunca fosse zero!), mas não é. Em temperaturas muito baixas, a R é bem pequena mas não chega a zero.

Um exemplo prático: já ouviu falar que tem gente que "recupera a carga" de pilha colocando no congelador? É isso: numa temperatura baixa a resistência interna dela cai e dá a impressão que a carga voltou pois até que funciona um radinho por algum tempo com o restinho da tensão pois aumenta a capacidade de fornecer corrente.. R interna diminui.

 

Agora sério.. me lembrei que tinha gente que carregava pilha colocando numa pirâmide... Prática tão antiga como surreal que nem estou achando no google imagens...

 

E que bom que acompanhas a lei de ohm. Ela deve te acompanhar pro resto da vida eletro-eletrônica...

Obrigado.Mas a resistência 0 não tem nos supercondutores, ou esta perto de ser alcançada através das pesquisas de supercondutividade.E não daria para botar essa tecnologia nas baterias,pilhas,etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!