Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...
Galera, tenho essa mobo já a uns 2~3 anos e parece que os slots de memoria tão dando pau...

Estou usando 2 pentes no primeiro e terceiro slots, contanto do cpu pro drive de dvd.

Será que tem algo pra diagnosticar os outros slots?

Se eu coloco os dois pentes nos slots pretos, ele não liga, o mesmo pros slots azuis..

Enfim, estou sem dual channel :/

Tenta essa ae:

Desliga o pc na chave atrás da fonte e retira o processador do slot, põe a jumper em posição "reset CMOS". Pluga novamente o processador, volta posição original dos jumpers. Coloca as memorias em slots de cores iguais (modo dual channel). Cruza os dedos e liga o PC.

----------

Depois de todos estes anos, meu PC segue firme e forte:

130703054924167672.jpg

130703054925493.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, fiquei a tarde toda mexendo no pc, só não tirei a placa-mãe.

Por último, tirei o processador, limpei, passei pasta térmica e coloquei no lugar.

Troquei o jumper pra resetar o cmos e boa.

Liguei o PC e tá perfeito, até o dual channel funcionando HAsuiASHUIAH

Também aproveitei pra tirar 1 FAN inferior que sugava poeira pra dentro do gabinete, e outro da tampa lateral botei pra soprar pra fora do gabinete.

Dei uma limpa nos cabos e organizei, o que deu pra passar por trás eu passei, o que sobrou eu amarrei tudo e deixei no fundo do gabinete.

Enfim, pc funcionando normalmente agora!

Só esperar chegar essa belezinha:

http://www.jaguara.com.br/produto.php?proid=18370&FONTE+ATX+MKIII+600W+PPCMK3S600W-NP+OCZ

E uma HD6870 pra fazer CF! Muahahahahhaha nem acredito que vou fazer meu primeiro CF :D

Abrass

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, já vi algumas pessoas tendo esse problema, mas até agora sem falar a solução.

Usava as memórias nos dois pretos e agora só 1 slot funciona, nenhum dos outros se eu colocar a memória funciona, está detectando só 2GB. Uso 4Gb (2x2) Corsair XMS3 DDR3 1600 Mhz e usei as memórias em outro PC e está funcionando perfeitamente, só nessa placa que só funciona um slot.

O tópico e gigante, mas já vi que pessoas tiveram problema parecido, inclusive com a memória Corsair.... Alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já atualizei, resetei, dei banho de limpa contatos, limpei do Processador e nada.

Vou comprar 1 pente de 4GB G.Skill e testar em outros slots, se não vou deixar assim mesmo, com 1 slot apenas funcionando.

Chegou a ver no manual da placa-mãe se essas memórias são compatíveis ?

Verificou se o BIOS detecta todas as memórias ou só o Windows ?

Chegou a dar clear CMOS a cada mudança nas memórias ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo exato que tenho não aparece no QVL (Corsair CMX4GX3M2A1600C9), mas tem outro modelo compatível nele (Corsair CM3X1G1600C9DHX). Porém por uma busca neste tópico por esse modelo, vi que várias usando. Lembrando que antes funcionava normal os 2 pentes, agora que parou de funcionar.

A BIOS só detecta pentes colocados no A2 (preto), ou seja, se eu colocar eles no A1, B1 (azuis) ou B2 (preto) o PC fica beepando e não liga. As vezes penso também que pode ter queimado esses outros 3 slots e estar funcionando apenas 1. Já dei Clear CMOS várias vezes mudando de posição.

board.jpg

Tô pensando em comprar uma memória de 8GB DDR3 1866MHZ logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • Moderador
Olá Pessoal!!

Tenho essa placa-mãe com o processador Athlon II X2 245 2.9GHz AM3 AMD.

Qual processador mais Top, essa placa-mãe aceita? E se ele ainda existe... :D

Muito Obrigado.!!!

Todos os compatíveis, sendo o Phenon II X6 1100T o melhor:

http://www.cpu-upgrade.com/mb-ASUS/M4A785TD-V_EVO.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Tenho uma dúvida, é sobre a bios. Vocês acham importante atualizar a bios a essa altura? Eu troquei minha antiga hd5770 por uma placa de vídeo atual e me pergunto se a performance pode ser melhorada com um update. Desde que eu comprei essa mobo, em 2010, nunca fiz essa atualização.

 

E outra, é muito complicador fazer a atualização nesta placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida, é sobre a bios. Vocês acham importante atualizar a bios a essa altura? Eu troquei minha antiga hd5770 por uma placa de vídeo atual e me pergunto se a performance pode ser melhorada com um update. Desde que eu comprei essa mobo, em 2010, nunca fiz essa atualização.

 

E outra, é muito complicador fazer a atualização nesta placa?

 

Eu sinceramente não recomendo.

Uns anos atrás fui fazer uma atualização na bios e me deparei com uma situação bem incomôda: um dos pentes de memória simplesmente parou de funcionar.

Ambos eram idênticos, pentes Corsair XMS3 DDR3 1600. Depois de penar muito pra recuperar a versão antiga da bios (apenas uma versão do afudos, software usado pra fazer o flash, permitia downgrade, tentei inclusive um truque manjado de técnico mais antigo que é trocar o chip na hora em que vai carregar o sistema novamente, o que não deu certo, só funcionou com a versão do afudos que permitia fazer downgrade e que deu um trabalhão pra achar)  ambas as memórias voltaram a funcionar e eu decidi nunca mais tentar atualizar a bios.

Ok, essas memórias não foram feitas pra rodar em mobos de AMD (rodo elas com sobretensão pra que funcionem direito), mas a questão é que nunca precisei de uma atualização da bios pra nada, e só me trouxe dor de cabeça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal estou precisando de ajuda...

 

DSC_0606.JPG

 

Quando fui ligar o PC hoje a noite ele não deu os 2 bips tradicionais e não acessou o windows. Abri o gabinete e fui ver as memórias pois há relatos de problema semelhante com as memórias. Fiz o teste memOK e deu alguns erros e por conta disso tirei duas emórias e deixei as outras duas que foram compradas do início da montagem do PC (Ramon Neves deve se lembrar).

 

Depois que voltei com as memórias, fiz o teste novamente e me pareceu que ficou tudo certo, menos a bios. Foto abaixo:

 

DSC_0608.JPG

 

Consegui acessar ao Spress Gate mas 99,9% das vezes só via o CD no compartimento de cd-rom. Apenas 1 vez eu ví os HD's menos o que tinha instalado o windows.

 

DSC_0609.JPG

 

Não consegui dar o boot por aqui. Deixei a bateria fora do Pc pois pretendo colocar amanhã e ligar o PC.

 

Cheguei a desligar os Hd's mas como já estava com cansaço mental, já não me lembro em que momento cheguei a ver os hd's.

 

Se amanhã as coisas não melhorarem com a colocação da bateria, vou precisar de ajuda para instalar a Bios e onde baixar.

 

EDITADO 1: Da única vez que ví o os hd's nessa saga em tentar resolver esse problema, faltou justamente o HD que contém a instalação do windows.
Será que o HD queimou? Não sei como testar ou se devo ir em frente e mudar a posição dos cabos sata e colocar o segundo hd como principal e tentar formatar.

EDITADO 2: Depois que liguei o PC hoje de manhã após colocar novamente a bateria, apareceu a seguinte informação:

DSC_0614.JPG

 

Tentei clicando primeiro no F1 e nada, depois no F2 e nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, fiquei a tarde toda mexendo no pc, só não tirei a placa-mãe.

Por último, tirei o processador, limpei, passei pasta térmica e coloquei no lugar.

Troquei o jumper pra resetar o cmos e boa.

Liguei o PC e tá perfeito, até o dual channel funcionando HAsuiASHUIAH

Também aproveitei pra tirar 1 FAN inferior que sugava poeira pra dentro do gabinete, e outro da tampa lateral botei pra soprar pra fora do gabinete.

Dei uma limpa nos cabos e organizei, o que deu pra passar por trás eu passei, o que sobrou eu amarrei tudo e deixei no fundo do gabinete.

Enfim, pc funcionando normalmente agora!

Só esperar chegar essa belezinha:

http://www.jaguara.com.br/produto.php?proid=18370&FONTE+ATX+MKIII+600W+PPCMK3S600W-NP+OCZ

E uma HD6870 pra fazer CF! Muahahahahhaha nem acredito que vou fazer meu primeiro CF :D

Abrass

Me disseram que tirar a bateria tem o mesmo efeito da troca no jumper, estou correto?

 

Pegando o gancho, vou fazer o mesmo que você, tirar a ventoinha da base do gabinete pois creio que só faça + é sugar poeira pra dentro do gabinete do que refrigerar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estou precisando de ajuda...

 

DSC_0606.JPG

 

Quando fui ligar o PC hoje a noite ele não deu os 2 bips tradicionais e não acessou o windows. Abri o gabinete e fui ver as memórias pois há relatos de problema semelhante com as memórias. Fiz o teste memOK e deu alguns erros e por conta disso tirei duas emórias e deixei as outras duas que foram compradas do início da montagem do PC (Ramon Neves deve se lembrar).

 

Depois que voltei com as memórias, fiz o teste novamente e me pareceu que ficou tudo certo, menos a bios. Foto abaixo:

 

DSC_0608.JPG

 

Consegui acessar ao Spress Gate mas 99,9% das vezes só via o CD no compartimento de cd-rom. Apenas 1 vez eu ví os HD's menos o que tinha instalado o windows.

 

DSC_0609.JPG

 

Não consegui dar o boot por aqui. Deixei a bateria fora do Pc pois pretendo colocar amanhã e ligar o PC.

 

Cheguei a desligar os Hd's mas como já estava com cansaço mental, já não me lembro em que momento cheguei a ver os hd's.

 

Se amanhã as coisas não melhorarem com a colocação da bateria, vou precisar de ajuda para instalar a Bios e onde baixar.

 

EDITADO 1: Da única vez que ví o os hd's nessa saga em tentar resolver esse problema, faltou justamente o HD que contém a instalação do windows.

Será que o HD queimou? Não sei como testar ou se devo ir em frente e mudar a posição dos cabos sata e colocar o segundo hd como principal e tentar formatar.

EDITADO 2: Depois que liguei o PC hoje de manhã após colocar novamente a bateria, apareceu a seguinte informação:

DSC_0614.JPG

 

Tentei clicando primeiro no F1 e nada, depois no F2 e nada. 

Amigo sua bios deu crash... faça a recuperação enviando uma nova via CD-rom ou USB.

Me disseram que tirar a bateria tem o mesmo efeito da troca no jumper, estou correto?

 

Pegando o gancho, vou fazer o mesmo que você, tirar a ventoinha da base do gabinete pois creio que só faça + é sugar poeira pra dentro do gabinete do que refrigerar.

 

A troca de jumper possui um efeito a mais, quando realizado a troca de posição, ele desenergiza o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo sua bios deu crash... faça a recuperação enviando uma nova via CD-rom ou USB.

 

A troca de jumper possui um efeito a mais, quando realizado a troca de posição, ele desenergiza o sistema.

 

Crash ? (colisão) Isso significa que ela se espatifou? Com isso ela não está presente?

 

Para resolver isso, devo baixar do site da ASUS, se ainda estiver disponível e gravar num CD ?

 

Caso eu tenha uma BIOS guardada no meu pendrive, qualquer uma já serve?

 

Quanto a jumper, da próxima vez eu vou tentar fazer a troca de posição (é que tem muito fio no gabinete).

 

Obrigado pelas explicações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crash ? (colisão) Isso significa que ela se espatifou? Com isso ela não está presente?

 

Para resolver isso, devo baixar do site da ASUS, se ainda estiver disponível e gravar num CD ?

 

Caso eu tenha uma BIOS guardada no meu pendrive, qualquer uma já serve?

 

Quanto a jumper, da próxima vez eu vou tentar fazer a troca de posição (é que tem muito fio no gabinete).

 

Obrigado pelas explicações!

A tradução não é bem este termo, o correto seria "quebrado" em portugues. O conserto pode ser feito regravando qualquer versão de BIOS, mas, sempre é mais seguro a mais recente.

Boa sorte no reparo de sua BIOS. Qualquer problema estou a sua disposição em ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encontrei a página da ASUS e a BIOS mais recente. O detalhe é que ao colocar para rodar o Cd do windows para realizar uma reparação ele não consegue fazer isso.

 

Como você viu na imagem, consigo chegar no CD pelo Express Gate mas não dá para executar nada.

 

Fico pensando, se eu colocar um cd com a bios será feito a leitura?

 

Sobre a troca do jumper você falou sobre "desenergiza o sistema". Você acha que eu ainda tenho que fazer isso antes de rodar a BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já encontrei a página da ASUS e a BIOS mais recente. O detalhe é que ao colocar para rodar o Cd do windows para realizar uma reparação ele não consegue fazer isso.

 

Como você viu na imagem, consigo chegar no CD pelo Express Gate mas não dá para executar nada.

 

Fico pensando, se eu colocar um cd com a bios será feito a leitura?

 

Sobre a troca do jumper você falou sobre "desenergiza o sistema". Você acha que eu ainda tenho que fazer isso antes de rodar a BIOS?

Está errado o procedimento, dá forma em que está, nunca conseguirá carregar o sistema OS.

Você deve acessar o painel de setup da BIOS (pressionar a tecla DEL durante o inicio do BOOT).

Aqui está um vídeo que fiz mostrando como chegar ao utilitário da BIOS: http://youtu.be/8OIDGVgxKiw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, obrigado pelas ajudas mas creio que o meu problema deva ser mais sério do que pensamos. Eu não estou conseguindo acessar ao utilitário da BIOS pelo DEL durante o início do boot, nem TABLE que vai direto ao " Flash Z Utility" da minha placa. Vou mudar o meu teclado, tirando o sem fio e colocando o antigo com fio e ver se é problema do teclado. Se funcionar eu atualizo a BIOS que já baixei e pretendo colocar no CD.

DETALHE: Eu usei o Express Gate para tentar chegar no arquivo de boot do cd de restauração do windows, já que as teclas DEL e TABLE não estão funcionando.

SEGUINDO NO EMBALO: Como eu já estava achando que o HD tinha pifado, já fiz cotação de um SSD e pretendo trocar esse HD, ruim ou não e instalar o win7 limpinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!