Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Cherd,

 

Para se explicar este "choque elétrico" pode ser problemas com polarização invertida sim, ou até mesmo com a fonte de alimentação do seu equipamento que está apresentando baixa isolação de entrada.

 

Para os problemas de polarização invertida, é fácil distinguir os fios fase e neutro:

 

Com o padrão brasileiro pode-se observar tanto nos conectores macho quanto nos conectores femea que existe uma marcação N no terminal ou orifício identificando que este é o Neutro. Nos padrões americanos (Nema) geralmente o terminal é identificado com um P (de Phase) que seria a fase do cabo.

Você também pode encontrar mais informações em um link do faller:

 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/442698-adaptadores-novo-padrão-para-padrão-antigo-cuidado-com-inversao-do-fio-fase.html

 

e aqui também:

 

http://eletricista-servicos-comentados.blogspot.com.br/2011/09/tomada-novo-padrão-brasileiro.html

 

 Também não devemos eliminar aqueles choques que duram curtíssimos períodos de tempo e que são ocasionados por acúmulo de cargas estáticas (ESD) e que é ocasionado quando temos contato ou aproximação de dois corpos potencialmente carregados mas com diferenças de potenciais. Cito como exemplo andar descalço sobre um tapete ou carpete pode ocasionar um acúmulo de eletricidade estática na ordem de mais de 30 mil volts, ao encostar em um equipamento eletrônico também potencialmente carregado pode-se descarregar esta energia acumulada do seu corpo para o equipamento.

 

 Se você estiver tendo problemas com mais de 01 equipamento ligado em sua rede elétrica, devo dizer que é quase certeza ser problemas de polarização invertida. Compre um testador de fase para verificar suas tomadas, pode ser aquela chave de fenda transparente que acende uma lampada internamente ou alguns mais recentes e digitais que identificam até a tensão na rede (e não custam muito mais por isso não) como estes:

 

http://loja.tray.com.br/caneta-teste-digital-de-tensão-12v-110v-e-220-v-pr-1343-244597.htm

 

http://www.litec.com.br/produto/11342-testador-de-tensão-digital-acdc-12-a-220v-eda/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja como e importante que sua tomada de três vias mesmo que não tenhas aterramento..  Tendo uma tomada e consequentemente um plug de 3 vias, como o plug do filtro e, e tendo sua tomada da parede a correta polarização, fase no lugar do fase, neutro no lugar do neutro e terra no lugar do terra, ao desligar seu filtro de linha você acaba tirando dele o fio fase e nunca o fio neutro, que de um modo ou de outro esta referenciado ao aterramento la na entrada de energia.   (la debaixo do relógio de entrada da energia, do contador, o fio neutro se liga a um aterramento obrigatório na sua instalação elétrica)

Surtos no modo comum se efetivamente não encontrarem um aterramento por não teres um instalado, acabam usando o fio neutro para absorção dessa energia do surto..  Desse modo, estando tudo de acordo, tomada de 3 vias, tanto faz a chave de seu filtro estar  ligada ou desligada o neutro sempre estará presente em seu filtro de linha aportando a segurança de quase um aterramento...

 

A proteção em modo diferencial ofertada pelo filtro de linha só se manifestara se a chave desse filtro estiver ligada. Se ela não estiver ligada o filtro não poderá agir mas tambem nao conseguira chegar em seus equipamentos..

 

Surto em modo diferencial na linha telefônica fica difícil de se imaginar, a central telefônica teria de ficar louca .... Teria de ser uma tensão elevada entre os fios dessa linha entre um fio e outro..

 

Entendido e sua explicação me fez lembrar do padrão de aterramente TN-S.

Muito elucidativo, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cherd,

 

Para se explicar este "choque elétrico" pode ser problemas com polarização invertida sim, ou até mesmo com a fonte de alimentação do seu equipamento que está apresentando baixa isolação de entrada.

 

Para os problemas de polarização invertida, é fácil distinguir os fios fase e neutro:

 

Com o padrão brasileiro pode-se observar tanto nos conectores macho quanto nos conectores femea que existe uma marcação N no terminal ou orifício identificando que este é o Neutro. Nos padrões americanos (Nema) geralmente o terminal é identificado com um P (de Phase) que seria a fase do cabo.

Você também pode encontrar mais informações em um link do faller:

 

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/442698-adaptadores-novo-padrão-para-padrão-antigo-cuidado-com-inversao-do-fio-fase.html

 

e aqui também:

 

http://eletricista-servicos-comentados.blogspot.com.br/2011/09/tomada-novo-padrão-brasileiro.html

 

 Também não devemos eliminar aqueles choques que duram curtíssimos períodos de tempo e que são ocasionados por acúmulo de cargas estáticas (ESD) e que é ocasionado quando temos contato ou aproximação de dois corpos potencialmente carregados mas com diferenças de potenciais. Cito como exemplo andar descalço sobre um tapete ou carpete pode ocasionar um acúmulo de eletricidade estática na ordem de mais de 30 mil volts, ao encostar em um equipamento eletrônico também potencialmente carregado pode-se descarregar esta energia acumulada do seu corpo para o equipamento.

 

 Se você estiver tendo problemas com mais de 01 equipamento ligado em sua rede elétrica, devo dizer que é quase certeza ser problemas de polarização invertida. Compre um testador de fase para verificar suas tomadas, pode ser aquela chave de fenda transparente que acende uma lampada internamente ou alguns mais recentes e digitais que identificam até a tensão na rede (e não custam muito mais por isso não) como estes:

 

http://loja.tray.com.br/caneta-teste-digital-de-tensão-12v-110v-e-220-v-pr-1343-244597.htm

 

http://www.litec.com.br/produto/11342-testador-de-tensão-digital-acdc-12-a-220v-eda/

 

Pô Vini, muito obrigado pela resposta. :joia:

 

 

:69:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se posso aproveitar a deixa mas estou pensando seriamente em readaptar os "filtros de linha" que são vendidos no mercado para que eles possam agregar elementos de real proteção e filtragem (varistores, fusíveis térmicos, capacitores...) e revende-los paralelamente por um custo mais acessível que proteções como upsai e clamper. Já fiz modificações em filtros das marcas clone e bright (selecionei estas marcas por possuírem em seus filtros um bom barramento e chave disjuntora integrada). Talvez colocar no Mercado Livre (sairia um pouco mais caro devido as tarifas de venda) ou contato direto...

tem como mandar umas fotos? incrivelmente só sobraram os filtros acima de 100 reais que prestam, SMS e Clone, já era.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia dessa teoria do triângulo invertido. Bacana demais. Vou passar a observar isso daqui pra frente.

 

 

:69:


incrivelmente só sobraram os filtros acima de 100 reais que prestam, SMS e Clone, já era.

 

Realmente tá difícil achar filtro de linha bom abaixo de 100 reais. O mais barato que achei foi um da Clamper por 90 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem como mandar umas fotos? incrivelmente só sobraram os filtros acima de 100 reais que prestam, SMS e Clone, já era.

 

Guilherme,

 

Recentemente trabalhei em um filtro da clone F8 1086 (no máximo vem com um capacitor X2, uma chave disjuntora incorporada e um único varistor de 14mm) com uma proteção de 900J com varistores de 20mm com tensão de corte de 275V e sanduichados com fusíveis térmicos entre N-T, F-N e F-T. Nele também constava a indicação de aterramento e indicação da tensão de trabalho (110V ou 220V) e ainda inseri um fusível com soquete rosqueável para maior segurança caso a chave disjuntora que já acompanha o filtro não venha a desarmar. Em sua filtragem temos um capacitor de 0,1uF entre F-N, 01 capacitor de 4700pF entre F-T e 02 capacitores de 4700pF dendo 01 entre N-T e 01 entre F-T.

 

https://imageshack.com/i/13jhytj

 

 

Porém analisei o custo final desta proteção, somado a placa de circuito impresso, alguns outros componentes que não devo inserir (os leds de indicação de tensão na rede) assim como os varistores sanduichados (como pode ver na página anterior tem uma conversa entre eu e o Faller do dia 21/02 observando alguns pequenos problemas em se fazer a ligação de varistores em paralelo) e concluí que ficaria bem acima de um valor desejável pois também despenderia muito tempo para ser feito. Neste caso como temos espaço no filtro estou a fazer o mesmo em ponte direta sem a placa de circuito impresso. No filtro da Bright modelo 06722 já preparei 03 filtros com os mesmos elementos de filtragem X1 e Y2 de cima, com fator de proteção de 450Jules mas infelizmente tirei as fotos do mesmo. Devo fazer um aqui para um colega e postarei as fotos depois.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller
 

Boa tarde amigo , estou pesquisando muito e não estou achando nada concreto para solução do meu "problema". 
 
Possuo o pc de minha assinatura , e hoje cedo chegou minha segunda Vga r9 270x para fechar o crossfire , habilitado o mesmo fui testar em jogos , e alguns minutos depois tudo desligou. Em primeiro momento achei que seria a fonte , mais percebi que na verdade era meu filtro de linha que havia desligado.
 
Olhei o fusível do mesmo e não queimou , religuei o ON off dele e estou aqui usando , porém não entrei mais ingames. meu filtro de linha é 1 "básico" da clone
 
 
o problema realmente está nele em não aguentar? só tenho meu CPU ligado nele a anos e so aconteceu essa caida de chave agora que habilitei o Crossfire. 
 
Se for ele o problema tenho 1 loja física em minha cidade que trabalha com os da linha clamper.. 

Obrigado
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, o seu filtro da clone e exatamente um modelo que possui leds em seu gabinete que indicam tensão na rede e aterramento? Se for este podemos levar em consideraçao alguns fatores:

- Em uma rede 110V ele deve aguentar um consumo de ate 1200whatts e em 220V ate 2200whatts

- Os varistores de proteçao tambem tem um tempo de vida util conforme seu trabalho, ou seja, qyanto mais ele atuar menor sera sua vida util. Como sanduichado a eles temos um resistor termico, presume-se que possa ser o fusivel termico que esta proximo ao varistor entre fase e neutro, pois assim ele estando aberto vocenao teria a fase energizada...

Para lhe ajudar melhor somente analisando, as vezes compensa mais reparar este seu filtro do que comprar outro da Clamper.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, estava aqui eu viajando naquela teoria do triângulo invertido e me deparei com a seguinte situação: Fui colocar meu celular marca Samsung para carregar e o carregador do mesmo só possui dois pinos (acho que é assim na maioria dos caregadores). Ao conectá-lo na tomada, como vou saber se a polarização está certa, pois qualquer lado que eu coloque ele irá carregar. Entende o que eu digo? Nesse caso é só contando com a sorte? rsrsrsrsrsrs.

 

O faller diz isso em um dos tópicos:

 

"Deves estar falando do padrão NEMA.. Ele tem o buraco do neutro maior que o do fase sim.. Segurança.. Imagine que algum dia o pino de terra se quebre e desse modo permita que o plug seja inserido de dois modos distintos."

 

No padrão novo é possível conectar dos dois modos, não é verdade? E no carrgador do celular não tem impresso onde é fase ou neutro. Lascou.

 

Valeu.

 

 

:69:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cherd, para os equipamentos que possuem fonte chaveada nao e necessario polarizar as tomadas, para estes tipos de fontes tanto faz a posiçao do plug em neutro ou fase pois a tensão de entrada AC (alternada) sera retificada para DC (continua) e depois entrara em um ou mais transformadores de alta frequencia isolados que irao chavear e gerar tensoes menores.

Podemos encontrar este tipo de fonte em praticamente todos os equipamentos eletronicos hoje em dia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vini, estava aqui eu viajando naquela teoria do triângulo invertido e me deparei com a seguinte situação: Fui colocar meu celular marca Samsung para carregar e o carregador do mesmo só possui dois pinos (acho que é assim na maioria dos caregadores). Ao conectá-lo na tomada, como vou saber se a polarização está certa, pois qualquer lado que eu coloque ele irá carregar. Entende o que eu digo? Nesse caso é só contando com a sorte? rsrsrsrsrsrs.

 

O faller diz isso em um dos tópicos:

 

"Deves estar falando do padrão NEMA.. Ele tem o buraco do neutro maior que o do fase sim.. Segurança.. Imagine que algum dia o pino de terra se quebre e desse modo permita que o plug seja inserido de dois modos distintos."

 

No padrão novo é possível conectar dos dois modos, não é verdade? E no carrgador do celular não tem impresso onde é fase ou neutro. Lascou.

 

Valeu.

 

 

:69:

A diferença entre a fonte de um PC e do carregador de celular é que a do PC tem seu terra ligado em toda a carcaça da mesma e consequentemente do PC. A fonte do carregador de celular não tem isso dai..

Como via de regra podes adotar o que segue:

Se o fabricante do equipamento no proveu o mesmo de tomada de três pinos (desse modo polarizada) e por que não tem necessidade a polarização da mesma. Note que o carregador de celular sequer tem chave liga desliga, que e um dos itens que deve estar sempre no fio fase, note que o carregador no tem um ponto sequer de contato elétrico com o exterior...

 

Se tem só dois pinos é que pode ter só dois pinos e que tanto faz o modo como o inseres na tomada...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, por acaso voce ja chegou a utilizar lampadas neon para proteçao contra surtos?

A lâmpada neon e sim um dispositivo de avalanche e passa de alta impedância para baixa impedância pelo aumento de tensão sobre seus terminais, Isso e justamente o que se espera de um protetor contra surtos mas note que as características da lâmpada neon atrapalham um pouco pelo que segue:

- Sua tensão de ruptura fica ai por volta dos 80 Volts sem muita chances de mudar essa característica de disparo;

- A resistência da mesma no estado de condução nem chega a ser tão baixa assim e desse modo sua capacidade de absorção de energia de exceção e bem pequeno.

 

Isso tudo faz com que ela seja uma candidata a servir como supressora de surto em linhas de relativa alta impedância como linhas telefônicas e/ou de sinal e com desempenho muito mas muito abaixo daquele de um varistor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Note que o carregador de celular sequer tem chave liga desliga, que e um dos itens que deve estar sempre no fio fase, note que o carregador no tem um ponto sequer de contato elétrico com o exterior...

 

Tem razão faller, não tinha parado para pensar por esse ponto de vista. A propósito, hoje tirei um tempo, comprei uma chave de teste e inverti os fios, algumas tomadas estavam corretas, outras não.

 

Obrigado vini e faller pelas elucidações.

 

:69:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Disponha Cherd...

 

Obrigado Faller, realmente vi que a tensão de alimentação da lâmpada Neon se inicia em 80V e como tenho algumas aqui em casa pensei comigo mesmo em fazer justamente uma proteção para os telefones aqui de casa, recentemente um telefone sem fio queimou e sua fonte já estava conectada a um filtro F6 plus da clone, certamente deva ter vindo pelo cabo RJ11. Como tenho central de alarme, não devo esperar muito para que outro destes venha a queimar a central...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha Clamper Multi Proteção com contador de surtos

 

Graças a preciosa colaboração do colega e conterrâneo Claiton. que abriu e fotografou de forma explêndida o citado filtro de linha, se pode observar de perto o mesmo.. Desde já agradeço a colaboração do amigo...

Sempre tive dúvida se esse filtro da Clamper, com contador, era uma versão eletricamente igual aquela de seu irmão sem contador ou se ele teria uma topologia melhorada e isso se poderá descobrir agora com essas fotos e análise do dispositivo...

Esse filtro de linha tem uma apresentação com 8 tomadas, todas dentro da nova norma brasileira, dois leds, um de proteção ativa outro de terra presente um contador de surtos absorvidos pelo filtro (ai chamado de contador de raios) e um mini disjuntor que agrega duas funções. A função de ligar e desligar as tomadas de saída do filtro e a de disjuntor, ou proteção série no lugar de um fusível, no caso de 10 Amperes. Por isso se lê nele a palavra reset, que é onde se deve apertar se seu disjuntor, para proteção do equipamento, desnucar, abrir, desarmar... Essa chave/disjuntor tem tecla com iluminação interna que indica energia presente..

Veja ai a visão desse painel do equipamento:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Visoexte

A tabela de especificações do dispositivo de proteção pode ser vista ai:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Especifi

Está de parabéns a Clamper por trazer um detalhamento das especificações a altura das melhores proteções importadas o que dificilmente é visto nos produtos assemelhados de nossa indústria..

Até mesmo a atenuação do seu filtro incorporado é citada e em dois modos, o diferencial e o modo comum.. Parabéns a Clamper. Especificações de fazer inveja às proteções importadas.. Isso tem nome, se chama respeito ao consumidor...

Logo, ao se abrir a proteção, dá para se ver os barramentos de distribuição de energia, para as tomadas. Assim limpos, sem a parte inferior do filtro dá até de se pensar que esses barramentos podem vir a se tocar. Entretanto, na parte inferior desse gabinete, existem diversos compartimentos que isolam entre si esses barramentos de modo seguro. Esse barramento é muito bem dimensionado, nem um pouco fraco nem mecanica nem eletricamente.

Veja ai detalhes:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Barramen

Esse barramento termina, ou começa, em uma placa de circuito impresso, bem dimensionada, que suporta os componentes desse dispositivo de proteção. Veja ai:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Visointe

Do outro lado dessa placa de circuito impresso dá de se ver uma montagem muito bem feita, com componentes de primeira linha, soldas todas muito bem feitas, de uma robustez muito boa..

Veja ai:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Visointe

Do lado oposto ao impresso, na outra ponta desse barramento, se pode ver as proteções auxiliares para rede telefônica e para o cabo, opcões muito interessantes se sua internet trefegar por essa linha telefônica (modem ADSL) ou por cable modem.. Essas proteções, como não poderia deixar de ser, compartilham o ateramento da proteção..

As proteções contam com dispersores a gás, tripolar de 350 Volts no caso da rede telefônica e de um só polo, 350 Volts para a rede de cabo.

Para a linha telefônica a proteção conta com um moderno PTC de código JK250-145U. Esse tipo de proteção faz as vezes de um fusível auto rearmável de 145 mA, que nas condições normais apresenta uma resistência de 3 a 6 ohms e que trigado (tendo passado corrente maior que sua corrente de sustentsação) passa a apresentar uma resistência muito elevada, abrindo pois o circuito.. É um fusível auto rearmável. Passada a anormaldade que o fez abrir, se auto rearma, voltando a operar normalmente.

Veja os elementos de ptroteção auxiliares ai:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Proteesa

 

Olá Faller tudo bem?

Tenho uma pequena duvida sobre a proteçao CATV Clamper. Gostaria de saber, com se faz a ligaçao do dispersor ou centelhador a gas de 350v nos 2 plugues femea ali mostrado nas imagens e o terra ? se pudesse me passar o esquema de ligaçao ou uma explicaçao. :confused: 

Agradeço :rolleyes:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Faller tudo bem?

Tenho uma pequena duvida sobre a proteçao CATV Clamper. Gostaria de saber, com se faz a ligaçao do dispersor ou centelhador a gas de 350v nos 2 plugues femea ali mostrado nas imagens e o terra ? se pudesse me passar o esquema de ligaçao ou uma explicaçao. :confused: 

Agradeço :rolleyes:

 

Os dois plugs estão em paralelo e o dispersor esta ligado da malha externa dos conectores ate a massa, o terra..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!