Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

  • Membro VIP

@D.paz, não tem comparativos, só em entrelinhas ou respostas breves. Mas tem analise do modelo com contador de surtos e fotos do outro (em outro canto do fórum). Vendo as fotos a pessoa vê um tem bem menos do que o outro. Eu mesmo acho que já perguntei isso ao faller e fui respondido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Man valeu aí pela atenção, mas é q você respondeu parte da minha pergunta. Só faltou as diferenças, em detalhes, entre eles. Já que tem a resposta aqui no tópico, como faço para encontrar? Afinal são mil posts, e olha que eu já fucei um monte aqui e não encontrei em detalhes, e parece q não tem análises dos multi energia e o multi proteção sem o contador, estou certo?

 

Pelo que vejo a diferença maior entre os dois está presente nos indutores para filtragem de linha no clamper com protetor de surtos assim como um segundo capacitor X1 (que pelo lay out parece mais fazer parte do circuito contador de surtos do que realmente da alimentação de saída). Ambos tem o mesmo fator de proteção, observar pelos varistores e fusíveis térmicos que devem ser do mesmo valor assim como tem a mesma disposição no lay out da placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, tenho uma dúvida aqui:

 

 

 

Aqui em casa, tenho PC ligado num estabilizador e PS4 + TV ligados num nobreak.

 

Recentemente, comecei a pesquisar sobre o assunto e percebi que estava tudo errado, que devo utilizar um filtro de linha e jogar o resto fora hehe

 

Comprarei um bom filtro de linha (Clone ou Clamper) e vou ligar PC + TV + PS4 + Monitor + Impressora + Modem + Roteador (7 dispositivos) nele. Como a tensão aqui é 220V, creio que nunca ultrapassará os 2200V nominais do filtro.

 

No meu apartamento não existe terra. Todas as tomadas são 2 pinos, somente. Aliás, até tem uma padrão novo, mas consultando meu pai, ele informou que o terra não existe. A minha dúvida é a seguinte: posso ligar o filtro nessa tomada que não possui terra ou isso prejudicará os meus equipamentos 3 pinos (PC e Monitor)?

 

 

 

Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No meu apartamento não existe terra. Todas as tomadas são 2 pinos, somente. Aliás, até tem uma padrão novo, mas consultando meu pai, ele informou que o terra não existe. A minha dúvida é a seguinte: posso ligar o filtro nessa tomada que não possui terra ou isso prejudicará os meus equipamentos 3 pinos (PC e Monitor)?

Você, para colocar seus plugs de três pinos, nas tomadas de 2 pinos, provavelmente usa de adaptadores, certo??

 Isso lhe dá 50% de certeza de estar errando ou acertando na questão de polarização da conexão elétrica dai..

Tomadas tem três pinos por duas razões:

1) Para ter um pino a mais, para conexão do aterramento;

2) Para garantir que só exista um modo de inserir esse plug na tomada, não permitindo a inversão do fase pelo neutro, assegurando a correta polarização dessa conexão..

 

A primeira razão, para seu caso dai, pouco interessa. A segunda razão essa pega fundo... Não conseguirás garantir jamais, 100% de acerto nas suas conexões a energia..

Existe uma regra para ser cumprida, tanto por quem executa a instalação das tomadas quanto para quem pluga algum equipamento. Essa disposição do fase e neutro pode ser vista ai, se a tomada for vista de frente, pelo lado de inserir o plug:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

 

Como vais garantir respeitar essa polarização se tens ai envolvidas tomadas ou adaptadores de dois pinos, que permitem a inversão???  'R bom que providencies o mais rápido possível a correção desse problema dai. Uma tomada da  nova norma, custa menos de R$ 6,00  Trocar a mesma na parede costuma ser a melhor solução para o problema..

 

Um bom filtro de linha consegue sim proteger seus equipamentos mesmo se nele não aportares o aterramento. Se ele possuir proteções (varistores) nos três pares de fio que nele aportam, o fio neutro pode fazer as vezes do aterramento, via varistores e proteger seus equipamentos.. O neutro acaba sendo aterrado lá na entrada de energia de seu prédio..

 

Quando falo nos três pares de fio me refiro a Fase-Neutro, a Fase-Terra e a Neutro-Terra

Veja ai, num bom filtro de linha, a presença dos três varistores:

TsharaAnti-RaiosVaristores.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você, para colocar seus plugs de três pinos, nas tomadas de 2 pinos, provavelmente usa de adaptadores, certo??

 Isso lhe dá 50% de certeza de estar errando ou acertando na questão de polarização da conexão elétrica dai..

Tomadas tem três pinos por duas razões:

1) Para ter um pino a mais, para conexão do aterramento;

2) Para garantir que só exista um modo de inserir esse plug na tomada, não permitindo a inversão do fase pelo neutro, assegurando a correta polarização dessa conexão..

 

A primeira razão, para seu caso dai, pouco interessa. A segunda razão essa pega fundo... Não conseguirás garantir jamais, 100% de acerto nas suas conexões a energia..

Existe uma regra para ser cumprida, tanto por quem executa a instalação das tomadas quanto para quem pluga algum equipamento. Essa disposição do fase e neutro pode ser vista ai, se a tomada for vista de frente, pelo lado de inserir o plug:

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

 

Como vais garantir respeitar essa polarização se tens ai envolvidas tomadas ou adaptadores de dois pinos, que permitem a inversão???  'R bom que providencies o mais rápido possível a correção desse problema dai. Uma tomada da  nova norma, custa menos de R$ 6,00  Trocar a mesma na parede costuma ser a melhor solução para o problema..

 

Um bom filtro de linha consegue sim proteger seus equipamentos mesmo se nele não aportares o aterramento. Se ele possuir proteções (varistores) nos três pares de fio que nele aportam, o fio neutro pode fazer as vezes do aterramento, via varistores e proteger seus equipamentos.. O neutro acaba sendo aterrado lá na entrada de energia de seu prédio..

 

Quando falo nos três pares de fio me refiro a Fase-Neutro, a Fase-Terra e a Neutro-Terra

Veja ai, num bom filtro de linha, a presença dos três varistores:

TsharaAnti-RaiosVaristores.jpg

 

 

@faller, acho que me expressei errado. Eu pretendo ligar o filtro nessa única tomada nova que existe no meu quarto, que apesar de possuir o furo do terra, não está aterrada. 

 

 

 

Aproveitando o que você falou sobre a inversão de fase e neutro, eu já estava ciente dessa regra, mas ainda fico confuso às vezes. O que você acha deste adaptador que eu trouxe dos EUA para ligar uma impressora a laser em outra tomada, não é a mesma que eu estava citando acima para o filtro (coloquei no dropbox pra ficar mais fácil de mostrar todas as imagens):

 

https://www.dropbox.com/sh/0w0o75t2kdy54qx/pXi7tLO7AJ

 

A polaridade parece estar correta?

 

E o que acontece nos equipamentos que possuem tomadas antigas, sempre temos 50% de chance de acertar? Nenhum dos que tenho visto aqui, inclusive carregadores de celular, roteadores, fontes de impressora, etc, mostram qual seria a fase e qual seria o neutro...

 

Muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse adaptador que mostras ai, no meu entendimento, sofre de pouca força mecânica ao se inserir nele um plug nacional por exemplo. Verifique e cheque você mesmos e veja, com o tempo de uso, se ele por acaso não está aquecendo, o que seria prova de mau contato, de faiscamento interno.. Não gosto nem um pouco dele.. Caríssimo pelo que oferece.. Te permite ligar 200 diferentes tipos de plugs mas sua eficiência me parece ficar comprometida.. Não o trocaria por um bom adaptador da SMS por exemplo, esse dai:
https://www.atera.com.br/produto/ADTN64119/Adaptador+p++tomada+for%C3%A7a+padr%C3%A3o+antigo,+SMS+64119+15A

Equipamentos que tem plug de dois pinos evidentemente não exigem polarização, pois não se teria como garanti-la...
Equipamentos com plugs de 3 pinos esses sim exigem polarização e para tal devem ser inseridos em tomadas correspondentes e com instalação corretamente polarizada..
Nota, mesmo com a polarização errada os equipamentos operam mas podem ficar prejudicados em condições de exceção, em condições de proteção..
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

faller, pessoal bom dia,

 

me ajuda a escolher um bom filtro de linha, minha situação é a seguinte tenho um PC com as seguintes configurações: FHENOM II x4 Black/ 8Gbs DDR3/ ASUS M4 EVO-USB3 DELUXE/ RADEON HD5830/ICEAGE 450R/ 1TBS SEAGATE, para ser mais especifico o modelo da fonte é IA450HP80 Iceage 3rsystem 450w Reais ( recomendada pelo CDH ), a tomara onde esta ligado o PC é aterrada tem um bastão de cobre enterrado lá fora com a ligação que segue a te a tomada eu uso um estabilizador que liga na tomada com os três pinos ai do estabilizador vai para a fonte, esses dias mexendo nele vagando pela net ele apagou de repente e não ligou mais, desmontei o PC retirei a fonte e abri ( não esta mais na garantia ) queimou o resistor ( torrou esta preto ) que fica do lado do fusível de segurança ( o fusível dele é interno na placa mesmo )não consegui ver se queimou fica bem embaixo do resistor, levei para arrumar agora pergunto:

 

se eu colocar um filtro de linha no lugar do estabilizador na próxima dessa vai queimar o filtro de linha certo? qual filtro de linha você recomenda para o meu caso não quero gastar mais do que $ 100,00 dilmas, obrigado ai cara

 

vi o comparativo entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy e fiquei mais confuso pois o sms e o pior da analise mas por algum motivo ele é bom para essa fonte e as diferenças de preço entre eles são muito grandes eu ia logo comprando o upsai FHT 1200 mas antes de gastar prefiro ver a opinião de vocês pois existem vários outros filtros também qual vocês indicam para min??

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller, pessoal bom dia,

 

me ajuda a escolher um bom filtro de linha, minha situação é a seguinte tenho um PC com as seguintes configurações: FHENOM II x4 Black/ 8Gbs DDR3/ ASUS M4 EVO-USB3 DELUXE/ RADEON HD5830/ICEAGE 450R/ 1TBS SEAGATE, para ser mais especifico o modelo da fonte é IA450HP80 Iceage 3rsystem 450w Reais ( recomendada pelo CDH ), a tomara onde esta ligado o PC é aterrada tem um bastão de cobre enterrado lá fora com a ligação que segue a te a tomada eu uso um estabilizador que liga na tomada com os três pinos ai do estabilizador vai para a fonte, esses dias mexendo nele vagando pela net ele apagou de repente e não ligou mais, desmontei o PC retirei a fonte e abri ( não esta mais na garantia ) queimou o resistor ( torrou esta preto ) que fica do lado do fusível de segurança ( o fusível dele é interno na placa mesmo )não consegui ver se queimou fica bem embaixo do resistor, levei para arrumar agora pergunto:

 

se eu colocar um filtro de linha no lugar do estabilizador na próxima dessa vai queimar o filtro de linha certo? qual filtro de linha você recomenda para o meu caso não quero gastar mais do que $ 100,00 dilmas, obrigado ai cara

 

vi o comparativo entre Upsai FHT-1200, Clone F8 e SMS Clean Energy e fiquei mais confuso pois o sms e o pior da analise mas por algum motivo ele é bom para essa fonte e as diferenças de preço entre eles são muito grandes eu ia logo comprando o upsai FHT 1200 mas antes de gastar prefiro ver a opinião de vocês pois existem vários outros filtros também qual vocês indicam para min??

Algumas observações importantes:

Essa sua fonte não vale o preço do resistor que queimou, e muito ruim. Um dia sim ganhou a recomendação do CdH mas logo logo perdeu. Não existe mais recomendação não, pode pesquisar. E uma fonte explosiva. Ela ter queimado do nada absolutamente e o normal para ela.. Esta acostumada com isso..

Usar estabilizador e coisa do século passado. Um bom filtro de linha oferece a proteção adequada ao seu PC. Pode sim adotar o Upsai FHT-1200..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já aproveitando da sua atenção poderia me indicar uma fonte boa que não se alto exploda mudei meus planos vou ter que comprar um filtro de linha mais barato estou vendo se acho o clone f8 plus, consegui achar o clone f8 01086 aqui na cidade por $ 47,00 e gastar com uma fonte me ajuda ai  valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok obrigado ultima duvida essa fonte Corsair CX430 Bronze aguenta meu PC né por que a ice age que estava era de 450w eo filtro de linha agora estou com receio de ligar direto na tomada um desse resolve? http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/iclamper-pocket-2p-transparente.html ou senão eu consegui achar o clone f8 01086 aqui na cidade por $ 47,00, ta complicado achar filtro de linha ou a gente não poe nada ou gasta $ 100 dilmas com um upsai ou clamper, não tem meio termo não ??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok obrigado ultima duvida essa fonte Corsair CX430 Bronze aguenta meu PC né por que a ice age que estava era de 450w eo filtro de linha agora estou com receio de ligar direto na tomada um desse resolve? http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/iclamper-pocket-2p-transparente.html ou senão eu consegui achar o clone f8 01086 aqui na cidade por $ 47,00, ta complicado achar filtro de linha ou a gente não poe nada ou gasta $ 100 dilmas com um upsai ou clamper, não tem meio termo não ??

Esse 01086 não e nada bom, e dos mais simples. Analise do mesmo com fotos internas:  http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?p=5129017

 

Essa sua fonte da Ice Age é na verdade uma fonte de 400 Watts. Veja ai na etiqueta dela que ela, segundo o próprio fabricante, entrega somente 365 Watts como pode ser visto ai:

IA450HP80_zps04d3975b.jpg

 

Já a Corsair CX430 indicada é capaz de entregar ai nessa linha de 12 Volts um total de 384 Watts, ou seja, quase 20 Watts a mais que sua fonte de prometidos 450 Watts. Nome da fonte não quer dizer nada amigo.. Tem de ver o que ela pode entregar, principalmente na linha de 12 Volts, a mais importante em um PC e que fornece 90% ou mais da alimentação desse PC..

Veja ai, para crer.. E acostume-se a ler as etiquetas das fontes, são verdadeiras carteiras de identidade das mesmas..

CorsairCX430WWouBronze_zpsf967815d.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar montar um filtro de linha achei esse projeto que inclusive tem o seu nome entre os criadores http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/362203-projeto-fazendo-filtro-de-linha-protecao-guia-dummies.html

 

para min montar um para rede 110V ficaria assim os materiais? se puder detalhar o material eu agradeço.

 

material:

 

Adicionar 1 Varistor 175K? entre F-N

Adicionar 1 Varistor 175K? entre F-T

Adicionar 1 Varistor 175K? entre N-T
Adicionar 1 capacitor de poliéster 470nF x 630Volts entre F-N
Adicionar 1 capacitor cerâmico 4,7nF x 2kV entre F-T
Adicionar 1 capacitor cerâmico 4,7nF x 2kV entre N-T

 

e fica sem fusível mesmo ne ? pretendo comprar uma régua qualquer e adicionar esses elementos ai conforme projeto do link citado, vai ficar igual um UPSAI... kkkk se der certo eu posto as fotos aqui e o custo total
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, lembro é uma das tantas mods que tem por ai de filtros de linha, visando melhorar uma simples régua de tomadas.. Mas tem fusível sim essa dai, estou vendo ele que é o segundo dispositivo da esquerda para a direita nessa foto, entre a chave liga/desliga e as tomadas..

 

 

e4d08b3e.jpg

 

 

E se for essa dai de baixo, do mesmo tópico do nicolasm, o fusível está na lateral estreita da proteção, na extrema esquerda. Veja ai na foto:

8a8d8002.jpg

 

 

Ai pelo fórum e pela internet tem outros mods assemelhados, exemplo:

 

Como tornei útil um estabilizador!    

Melhorando ainda mais uma proteção que já nasceu boa - Upsai FHT-1200      

Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete  de  estabilizador   

Proteção e Filtro - Como melhorar a sua régua   

Modificando e melhorando a proteção Clone para 220 Volts      

 

Pegue as mais diferentes dicas que vais encontrar nesses tópicos e, mãos à obra. Faça você mesmo sua proteção e filtro, a partir de uma já pronta ou a partir somente do gabinete...

Geralmente acabam ficando melhores do que as melhores a venda por ai..  Poste para a gente ver... 

Boa sorte  e bom trabalho..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa a ignorância minha vontade é montar um desses mas meu conhecimento é pouco estou parado na lista de produtos, minha rede é 110V teria como confirmar se essa relação de materiais resolve alguma coisa:

 

Adicionar 1 Varistor 20D241K entre F-N

Adicionar 1 Varistor 20D241K entre F-T

Adicionar 1 Varistor 20D241K entre N-T
Adicionar 1 capacitor de poliéster 470nF x 630Volts entre F-N
Adicionar 1 capacitor cerâmico 4,7nF x 2kV entre F-T
Adicionar 1 capacitor cerâmico 4,7nF x 2kV entre N-T

 

e teria esse produto (http://www.atera.com.br/produto/EPT-2BT-L-T/- ) a mesma / melhor ou pior proteção do que um filtro Clone F8 ou SMS clear energy

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

Em relação ao DPS - 8 tomadas - Clamper Multi Proteção (c/ Contador de Surtos) - Transparente - Box

 

o que este usuário aqui comenta a respeito do clamper multi proteção com contador é válido?

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/dps-8-tomadas-clamper-multi-proteo-c-contador-de-surtos-transparente-box.html

 

 

  • Me decepcionou (só 300 joules)
  • Tinha esse filtro, mas lendo várias análises descobri que ele possui apenas 300 joules de absorção e tempo de resposta de menos de 25 nanosegundos. Ele custa R$ 159,00. Estão comprei aqui na WAZ um filtro da Belkin (junto da APC é a melhor marca de filtros do mundo) por R$ 99,00 com 1.045 Joules (mais que o triplo de capacidade de absorção do Clamper). O tempo de resposta do Belkin, é inferior a 1 nanosegundo (muito mais rápido que o Clamper). Os filtros Belkin e APC, por serem americanos (nos EUA só existe cidades 110) só funcionam em 110, enquanto que o Clamper pode ser usado em cidades 110 e 220. O Clamper possui tomada no padrão brasileiro e o Belkin possui tomada no padrão americano, por isso uso adaptadores. Outra decepção que tive com o Clamper: ele só possui 3 varistores.

grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cuidado com essas elocubrações comparativas.. Varistor é varistor e a tecnologia atual permite velocidades de ação ou tempos de ação da ordem de nano segundos, que é tão rápida que tanto faz se ele entrar em ação em 1 ou em 20 nanos segundos, visto que a rampa de subida de tensão de um surto derivado de um raio, por exemplo, tem rampa de subida em tempos da ordem de 1.000 vezes maior que a maior dessas dai..  O pior e mais lento deles poderia agir mil vezes antes que a tensão de um surto subisse a valores proibitivos..

 

Muitos fabricantes somam as capacidades de absorção de cada varistor que no filtro estiver presente, mesmo que em diferentes circuitos, como por exemplo na linha telefônica..


É certo que um filtro de linha da Belkin por exemplo, com 9 varistores de 20 mm fivca melhor que um Clamper com somente 3, sendo 1 de 20 mm e dois de 14mm.

 

Belkin:

08ProtetorBelkinVaristores471e201.jpg

 

Clamper

ClamperMultiProteoContadorSurto-Fusveist

 

O que realmente aumenta a capacidade de absorção é colocar varistor de 40 mm, como fiz na proteção que montei veja ai:

 

Varistoresselecionados_zps8f74cb22.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

 

Grato, pelas explicações. explorando: alguma diferença siguinificativa do DPS - 8 tomadas - Clamper Multi Proteção (c/ Contador de Surtos) - Transparente

em questão para o Filtro de linha e proteção SMS Clean Energy (este último possuo dois) pois sms custa média 50,00 reais e o clamper 149,00!?  Pois preciso de mais duas proteções e  não sei se continuo com sms ou testo o clamper.

 

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quanto aqueles protetores no formato tomada, geralmente com somente 1 ou 2 conectores de energia?

 

Eles custam menos da metade do preço de um filtro de linha maior, daria pra comprar ele e aproveitar alguma "regua" (extensão) já existente para conseguir a quantidade de tomadas necessárias.

 

Não encontrei muitas informações sobre eles nesse tópico.

 

Segue como exemplo:

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto/dps-2-tomadas-clamper-e-clamper-energia-transparente-box.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
.... Pois preciso de mais duas proteções e  não sei se continuo com sms ou testo o clamper.

 

grato

Esse SMS Clean Energy foi descontinuado tem mais de ano. Não

 

E quanto aqueles protetores no formato tomada, geralmente com somente 1 ou 2 conectores de energia?

 

Eles custam menos da metade do preço de um filtro de linha maior, daria pra comprar ele e aproveitar alguma "regua" (extensão) já existente para conseguir a quantidade de tomadas necessárias.

 

Não encontrei muitas informações sobre eles nesse tópico.

 

Segue como exemplo:

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto/dps-2-tomadas-clamper-e-clamper-energia-transparente-box.html

Pela quantidade de elementos que dá para se ver ai nessas proteções fica fácil de você inferir que absolutamente não são equivalentes aquelas proteções de 8 tomadas por exemplo.. Quanto menor proteção elas conferem fica difícil de estimar.  Mas repare que o próprio fabricante insiste na observação de que elas são proteções individuais e para equipamentos que tem somente contato com a energia elétrica. Computadores usualmente tem contato também com redes telefônicas, de cabo de TV ou antena, por onde chega essa internet.. Ai nem são indicados..  Você notou que sequer tem chave liga desliga e/ou fusível???

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!