Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Faller, tudo bem?

Tentei entrar em contato via mensagem mas não consegui.

 

Conforme você indicou na sua análise do Filtro de linha Pure Energy, estou entrando em contato pois tenho interesse em adquirir o filtro de linha citado após você trabalhar em cima dele adicionando os elementos necessários a fim de que ele se torne um bom filtro e protetor contra surtos.
 
Muito boa essa sua iniciativa e invejável de modo que nem lucro queres obter com isso, apenas por gostares do que faz mesmo. Muito bacana da sua parte!
 
Enfim, tenho real interesse, ok?
Assim que tiver tempo e terminar esse projeto, não deixe de entrar em contato para acertarmos os detalhes, isso se alguém já não chegou antes de mim com interesse.
 
De fato o filtro tem uma boa capacidade para um mod, devido ao espaço generoso em seu gabinete.
 
Continue com o ótimo trabalho, leio todas as suas análises!
 
PS: minha rede aqui no RJ é 127 V, se puderes colocar varistores da ordem de 150~175 V, ficaria muito agradecido.
 
Grande abraço,
 
Luis
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me diga como devo proceder para que a imagem abra direto..

 

 

Faller é muito simples,

 

Basta você clicar com o Botão direito em cima da Imagem e copiar a URL da mesma. Em seguida vem aqui no Forum e clica na "caixa de imagem". Depois basta inserir a URL.

Caixa de imagem ao qual me refiro:

caixa_de_imagem.JPG?1392853507

 

Elas irão sair direto como "antigamente", veja ai como sairão as imagens postadas por você logo abaixo(Você pode organiza-las linha por linha se quiser ou lado-a-lado):

 

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Visa3030oexte

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Vistainterior

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Unicocomponen

Capacitortipox2_zps07918fbf.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 

Faller é muito simples,

 

Basta você clicar com o Botão direito em cima da Imagem e copiar a URL da mesma. Em seguida vem aqui no Forum e clica na "caixa de imagem". Depois basta inserir a URL.

Caixa de imagem ao qual me refiro:

caixa_de_imagem.JPG?1392853507

 

Elas irão sair direto como "antigamente", veja ai como sairão as imagens postadas por você logo abaixo(Você pode organiza-las linha por linha se quiser ou lado-a-lado):

 

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Visa3030oexte

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Vistainterior

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Unicocomponen

Capacitortipox2_zps07918fbf.jpg

Obrigado por ajudar, mas quando faço desse modo como ai citas, ao sair da edição (salvar) me retorna uma MSG de erro e não deixa sair, que é a que segue:

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/Msgdeerroaosairdaedic3270a3030o_zpse2077f5d.jpg~original

 

Então fico nessa de citar os endereços das fotos sem que elas apareçam de modo direto.. Sabes o que posso estar fazendo de errado,ou seria alguma incompatibilidade ou parâmetro mal setado???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Faller, tudo bem?

Tentei entrar em contato via mensagem mas não consegui.

.

.

.
 
Grande abraço,
 
Luis

 

Registrado e será considerado ao seu tempo..

 

 

 

@faller, os endereços não devem terminar com ~original. Certamente o procedimento que @Ne0n faz é diferente do que você está executando. Atenção a "clicar com o Botão direito em cima da Imagem e copiar a URL da mesma".

Resolvido, grato pela dica... Foi só eliminar a string ~original do endereço que o Potobucket oferece..

 

Costumo usar um atalho, no Photobucket, que consiste em clicar o mouse sobre o endereço que ele faz o equivalente a Ctrl C..

Só que pega o endereço, como deve ser, com aquele ~original a mais...

Olhe ai..

ColetadeendereconoPhotobucket_zps0814db2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de linha Pure Energy comprado no ML

 

Curioso para saber o que continha internamente e preocupado com aqueles que, conservadores, ainda insistem em manter alguns plugs antigos e outros da nova norma, em seus equipamentos, queria saber se poderia indicar aqueles típicos filtro e proteções do ML, que tem 5 tomadas antigas e 5 novas, sem dúvida nenhuma uma solução boa para os conservadores..   não sei nem como vende isso dai, teoricamente nem mais poderia..

 

Que fiz??  Mandei vir um deles mesmo sem precisar..  O vendedor foi esse dai: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-539905974-filtro-linha-10-tomadas-mistas-protetor-eletrnico-duplo-_JM

 

A visão do filtro, por fora, é essa dai:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Visa3030oexte

 

Nada de mais, espaço de sobra, 5 tomadas padrão NEMA conjugado com aquele de dois pinos redondos e 5 tomadas da nova norma.. Chave liga desliga, na lateral porta fusível e internamente dois fusíveis, um em uso e outro de reserva, de 6 Amperes 250 Volts

 

Abrindo o bixo, a primeira semi-decepção, veja você mesmo ai:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Vistainterior

De componentes praticamente nada. A direita dois resistores um diodo para fazer acender os led's. Lá no final, a esquerda, um capacitor apenas e pequeno, bem pequeno..  Nada mais, nada de proteção, nem um varistor sequer, nada, absolutamente nada..

 

O capacitor de filtro, mal dimensionado, não é do tipo X2 e tem isolação para somente 400 Volts. Facilmente deteriorável se usado em redes de 220 Volts Qualquer surto com 30% a mais de tensão ai, se vai o capacitor.. Seu valor, confira ai:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Unicocomponen

Viste ai, 10 nFarads por 400 Volts, quando o correto seria 100 nFarads e do tipo X2, esses dai:

Capacitortipox2_zps07918fbf.jpg

 

Veja ai o detalhe da entrada co cabo AC no filtro:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Detalhedeentr

O fio branco é o neutro, e vai direto para o barramento de tomadas

O fio preto é o fase, \vai no fusível, depois na chave liga desliga e depois no barramento de tomadas.

O fio verde, que é o aterramento, vai direto no barramento de terra...

A polarização desde o plug de entrada até cada uma das tomadas está feita de forma correta, fase neutro e terra ligados onde deveriam estar ligados..

 

A chave, com capacidade de 6A @ 250 Volts, está bem dimensionada e 6 Amperes é a corrente máxima desse filtro, embora o anúncio fale em 10 Amperes..

Veja ai as especificações da chave:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Detalhedachav

 

Os leds do painel tem uma config tal que, em 127 Volts fica aceso somente o led de 127 Volts. Se em 220 Volts acendem ambos os leds.. Esse é um modo bem fácil de fazer essa sinalização..  Veja ai eles nem chegam a atrapalhar com seu brilho:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Ledsdepainel_

 

Veja no detalhe as tomadas que nem chegam a ser excepcionais nem ruins. Para as correntes envolvidas parecem sim dar conta:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Detalhedastom

 

A qualidade construtiva do todo não chega a surpreender inclusive, ao se olhar a tampa inferior, pela p[arte de dentro, dá até para notar uma falha, uma pintura mais fraca, mal feita. Veja ai:

FiltrodelinhaPureEnergy-ML-Pinturafalhad

 

Ou seja, infelizmente não dá para indicar como uma boa proteção contra surtos em função da ausência total de elementos que poderiam perfazer essa tarefa, e como filtro de linha é marginalmente ruim...

 

No entanto ele tem um potencial bastante bom para se poder implementar, adicionar verdadeiros elementos de proteção e filtragem, que é o que vou fazer, documentando o processo de elaboração e ao final, somo as despesas que tive com o custo das peças efetivamente usadas e colocarei a venda, para recuperar o dinheiro nele investido, sem lucro nem nada, só como Hobby. Se alguém se interessar pode, por MP, comunicar.. Mas isso somente quando eu arrumar um tempo para poder agregar varistores capacitores indutores, centelhadores a gás, ou seja, para torná-lo melhor que qualquer proteção comercial qiue se tem por ai...

 

Por enquanto não o indicaria nem para inimigo...

 

Um colega comprou alguns destes "protetores" a um tempo atrás para a loja dele, certo dia ele foi conectar um equipamento e o conector afundou, ao fundo da carcaça que também mal estava pintada entrou em curto fase-fase (aqui em São José a rede é 220V). Simplesmente não recomendaria a ninguém... O da marca CTC também é igualzinho a este...

Tem hora que me dá medo de ver o conjunto carcaça metálica + barramento exposto, eu faço as solicitações mensais de materiais na empresa que trabalho e certa vez recebemos alguns "filtros de linha" que o barramento passava um colado ao outro, com o risco do próprio pino de contato do equipamento curto circuitar o barramento do suposto filtro, rejeitei no mesmo momento...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpas a todos, fiz a citação da análise do Faller e acabei por ocupar quase que a página inteira... novatos! aff...

 

 

Faller,

 

 É sabido que a corrente elétrica se propaga por meios condutores de menor resistência, neste caso utilizando-se de varistores em paralelo que possuem tolerância não seria o caso do varistor de menor tolerância poder receber uma absorção maior que a do outro de maior tolerância?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

 É sabido que a corrente elétrica se propaga por meios condutores de menor resistência, neste caso utilizando-se de varistores em paralelo que possuem tolerância não seria o caso do varistor de menor tolerância poder receber uma absorção maior que a do outro de maior tolerância?

Bela observação essa sua..

Varistores costumam ate mesmo ter uma tolerância bem grande, da ordem dos 10% e com isso evidentemente em um par deles pode se encontrar diferenças maiores que 20 volts entre as tensões de disparo de cada um deles. Nesse caso sim aquele de menor tensão de disparo vai disparar antes podendo até mesmo nem deixar o segundo disparar.

Eu, particularmente, prefiro usar um varistor de maior diâmetro (maior capacidade) a usar dois ou mais deles  em paralelo.

 

Mas existe uma possibilidade, e no caso eu a uso sempre, ao equipar uma proteção feita artesanalmente que é a de casar varistores a 1 mili Ampere.

Essa operação consiste na "escolha" dentre muitos daqueles que mostram a mais aproximada tensão sobre ele ao se fazer passar por ele uma corrente de 1 mili Ampere.

 

Para isso se faz necessário dois multímetros, um que lê tensão sobre o varistor, outro que monitora a corrente atrávés dele, um Variac e um resistor série, para segurança (caso o varistor dispare) e uma boa quantidade de varistores para exercitar..

 

Nas minhas montagens de proteções você poderá notar algo escrito atrás do varistor que é a tensão na qual ele, no exercício, manteve uma corrente de 1 mA através dele..

Veja ai:

Varistoresselecionados_zps8f74cb22.jpg

Esse da esquerda, de diâmetro de 40 mm equivale a 4 daqueles da esquerda, de 20 mm.  Note a anotação no varistor, a caneta porosa..

 

Esses varistores de 40 mm são difíceis de ser encontrados para venda a granel. Geralmente tem de ser comprados em caixas e são bem carinhos..

 

Assim, desse modo e artesanalmente, se pode construir belas proteções usando varistores de maior capacidade de absorção ou paralelando varistores casados entre si..

 

E note, o desbalanceamento vai fazer com que algum deles dispare antes do outro, absorvendo maior quantidade de energia pela antecipação no tempo e não tanto pela diferença resistiva entre eles..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Faller, mas para testar os varistores com ponto de corte de 275VAC voce deve estar usando um variac que lhe forneça entre 250 ~ 380VAC? Fabricação própria? Pois vi no ML alguns variacs até que baratos comparados a se comprar os materiais e construir em casa, mas que trabalham em até 250VAC (talvez fazer um dobrador de tensão em sua saída, mas não sei quanto a precisão do ajuste... o que acha?)

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-540226438-regulador-controlador-transformador-tensão-variac-05-kva-_JM

 

 

Voltando aos varistores, conforme sua explicação e o que pude observar também nos datasheets dos fabricantes  o problema maior é que se tivermos tolerancias muitos altas do mesmo modelo de varistor (sendo um no limite inferior e outro no limite superior de + ou - 10%) poderíamos ter uma desproporção de praticamente 1000 : 1 sobre o varistor de menor tolerância... Por motivos de custos operacionais não temos excelentes protetores de linha como lá fora, mas pelo alto preço que pagamos bem que poderiamos ter em nossas casas...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller,

 

Fiquei pensando aqui, como lhe disse que tinha interesse em adquirir o filtro Pure Energy e dissestes que iria fazer o mod e após isso publicar o passo-a-passo no fórum, não seria interessante eu lhe passar alguns dados sobre qual seria minha demanda para você poder dimensionar os elementos (varistores, fusíveis, etc) com maior quantidade de dados e consequentemente melhor precisão, uma proteção específica para o meu perfil de uso?

 

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

faller,
 
Fiquei pensando aqui, como lhe disse que tinha interesse em adquirir o filtro Pure Energy e dissestes que iria fazer o mod e após isso publicar o passo-a-passo no fórum, não seria interessante eu lhe passar alguns dados sobre qual seria minha demanda para você poder dimensionar os elementos (varistores, fusíveis, etc) com maior quantidade de dados e consequentemente melhor precisão, uma proteção específica para o meu perfil de uso?
 
Abraço...

 

Sim e não. A única variável que seria possível considerar seria a potencia mas essa e limitada pela chave liga/desliga, cujo limite e de 6 Amperes. Portanto ali. com aquela chave liga/desliga vais poder usar o mesmo com uma demanda de ate 127V x 6A = 762 VA's

Poderia considerar a troca da chave ou verificar se possuo alguma chave de 10 Amperes que alí caiba. Tem de ver..

Quanto a proteção térmica dos varistores essa tolera até 10 Amperes e sua abertura se dá por temperatura e não por corrente.

Quanto às proteções, colocarei o que de melhor tenho em mãos..

 

 

 

 

Boa Faller, mas para testar os varistores com ponto de corte de 275VAC voce deve estar usando um variac que lhe forneça entre 250 ~ 380VAC? Fabricação própria? Pois vi no ML alguns variacs até que baratos comparados a se comprar os materiais e construir em casa, mas que trabalham em até 250VAC (talvez fazer um dobrador de tensão em sua saída, mas não sei quanto a precisão do ajuste... o que acha?)

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-540226438-regulador-controlador-transformador-tensão-variac-05-kva-_JM

 

 

Voltando aos varistores, conforme sua explicação e o que pude observar também nos datasheets dos fabricantes  o problema maior é que se tivermos tolerancias muitos altas do mesmo modelo de varistor (sendo um no limite inferior e outro no limite superior de + ou - 10%) poderíamos ter uma desproporção de praticamente 1000 : 1 sobre o varistor de menor tolerância... Por motivos de custos operacionais não temos excelentes protetores de linha como lá fora, mas pelo alto preço que pagamos bem que poderiamos ter em nossas casas...

Uso um Variac comercial, esse dai que aparece no filmete e que estou operando: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-pfc-ativo/677836?p=3633194.

Seu limite superior é de 254 Volts AC mas se consegue somando vetorialmente e em fase, secundários de transformador chegar na tensão desejada ou necessária para o teste..

 

Se usares varistores de modo direto, sem casar, pode sim acontecer o descasamento. Mas veja, não conheço nenhum filtro nacional que paralele varistores. Desse mal eles não sofrem.

E se você vai paralelar pode se dar o luxo de casar varistores.. Perfeito não fica mas bem se aproxima..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim e não. A única variável que seria possível considerar seria a potencia mas essa e limitada pela chave liga/desliga, cujo limite e de 6 Amperes. Portanto ali. com aquela chave liga/desliga vais poder usar o mesmo com uma demanda de ate 127V x 6A = 762 VA's

Poderia considerar a troca da chave ou verificar se possuo alguma chave de 10 Amperes que alí caiba. Tem de ver..

Quanto a proteção térmica dos varistores essa tolera até 10 Amperes e sua abertura se dá por temperatura e não por corrente.

Quanto às proteções, colocarei o que de melhor tenho em mãos..

 

Ok, entendi.

Por inexperiência achei que a tensão de entrada afetasse vários dos componentes internos.

De fato seria mais interessante usar uma chave liga/desliga com capacidade de ligar com uma corrente maior, como essa de 10 A que você citou, pois tendo 10 tomadas, a ideia é ligar vários eletroeletrônicos nele, protegendo e filtrando assim uma série de equipamentos.

 

762 VA's eu posso assumir que o fator de potência aqui da rede elétrica é 1 ou é mais correto assumir 0,92?

Pergunto isso pra eu fazer um cálculo aproximado de quantos Watts poderia dispor se a chave for de 6 A e se for de 10 A.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

762 VA's eu posso assumir que o fator de potência aqui da rede elétrica é 1 ou é mais correto assumir 0,92?

Pergunto isso pra eu fazer um cálculo aproximado de quantos Watts poderia dispor se a chave for de 6 A e se for de 10 A.

Vai depender dos equipamentos. Uma fonte de PC com PFC ativo podes calcular como se fosse fator de potência um mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse título emblemático quero sugerir aos leitores desse fórum que entrem nesse tópico e vejam seu filtro de linha por dentro, bem como uma análise, mesmo que superficial de todos quantos queiram opinar e desse modo, em conjunto, fazer crescer a cultura da adoção de proteção elétrica para nossos equipamentos eletro-eletrônicos...

Mas meu filtro com certeza vai estar ai dentro do tópico, fotografado e analisado???

Se não, brevemente, quando você abrí-lo e fotografá-lo observando os detalhes que devem ser observados e fotografados, com fotos realmente reveladoras, não tremidas e de boa resolução, o pessoal dai do fórum, que entende muito desse assunto, vai dar conta de deixar uma análise cuidadosa e isenta para que os demais leitores consigam ver o que tem de bom e ruim por ai nesse nosso mercado de proteções..

Guia para acesso rápido aos filtros/proteções analisados:

1) - Filtro de Linha Manhattan 7 Tomadas Preto

2) - Filtro de linha APC modelo PRO7

3) - Filtro de linha Power Conditioner PM8-EX da série Powermax da Panamax

40) - 

Vai continuar.....

 

Olá Faller, tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer por este tópico que me ajudou a tirar algumas dúvidas. Como não consegui mandar uma mensagem direta, gostaria de fazer uma sugestão sobre este tópico: 
Assim como os testes do Clube do Hardware marcam um produto como "Produto Bomba" para fontes ruins e "Produto Recomendado" para fontes boas, seria possível colocar ao lado de cada nome de Filtro de Linha/Protetor Contra Surto analisado a mesma indicação ? por exemplo:
2) - Filtro de linha APC modelo PRO7 (PRODUTO RECOMENDADO)
7) - Filtro de linha Force Line 673 (PRODUTO BOMBA)
Dessa forma seria mais fácil descartar os filtros que não protegem e analisar somente os que protegem, para uma futura compra.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Olá Faller, tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer por este tópico que me ajudou a tirar algumas dúvidas. Como não consegui mandar uma mensagem direta, gostaria de fazer uma sugestão sobre este tópico: 
Assim como os testes do Clube do Hardware marcam um produto como "Produto Bomba" para fontes ruins e "Produto Recomendado" para fontes boas, seria possível colocar ao lado de cada nome de Filtro de Linha/Protetor Contra Surto analisado a mesma indicação ? por exemplo:
2) - Filtro de linha APC modelo PRO7 (PRODUTO RECOMENDADO)
7) - Filtro de linha Force Line 673 (PRODUTO BOMBA)
Dessa forma seria mais fácil descartar os filtros que não protegem e analisar somente os que protegem, para uma futura compra.

 

Seria irresponsabilidade de minha parte fazer isso dai uma vez que a maioria dos filtros e postagem de terceiros e sequer os pego em mãos e, mesmo os que pego, não faço efetivamente o teste desses filtros. Aliás, testar filtros e uma ciência/tarefa inglória pois alguns dos testes são destrutivos, igual testar se palito de fósforos acendem, para poder colocar na caixa que eles foram 100% testados... 

 

Só por isso...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria irresponsabilidade de minha parte fazer isso dai uma vez que a maioria dos filtros e postagem de terceiros e sequer os pego em mãos e, mesmo os que pego, não faço efetivamente o teste desses filtros. Aliás, testar filtros e uma ciência/tarefa inglória pois alguns dos testes são destrutivos, igual testar se palito de fósforos acendem, para poder colocar na caixa que eles foram 100% testados... 

 

Só por isso...

 

Entendo, então não poderia ser feita uma marcação mais leve ao lado do nome da fonte, no primeiro post, do tipo "eu não usaria" , ou "baixa proteção", ao lado do nome, já que alguns não apresentam os componentes necessários para proteção ? isso facilitaria muito a identificação dos filtros que não fazem bem a tarefa de filtrar os problemas da energia fornecida aos computadores e ajudaria a não ter q ler todas as 39 análises que se tem até o momento, bastando ler somente as que teriam as melhores proteções.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! estou a procura de um filtro de linha até uns 60 reais, encontrei esse aqui:

mas nunca ouvi falar, é de metal e parece ser de boa qualidade, mas gostaria de ajuda com isso.

Qual filtro vocês me indicariam para um pc gamer numa rede 220v sem muita oscilação?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite! estou a procura de um filtro de linha até uns 60 reais, encontrei esse aqui:

....

mas nunca ouvi falar, é de metal e parece ser de boa qualidade, mas gostaria de ajuda com isso.

Qual filtro vocês me indicariam para um pc gamer numa rede 220v sem muita oscilação?

Eu cai na tentação de comprar um, não exatamente dessa marca mas assemelhado, e me dei mal. E só checar a analise de numero #696, essa dai: http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/738487-você-já-viu-seu-filtro-de-linha-por-dentro-não-entre-e-veja/?p=5815924

 

Vá você agora e ao chegar abra o mesmo, com uma faca de cozinha ou canivete, é só tirar os 4 prendedores plásticos de sua base, fotografe e poste ai que a gente analisa...

 

Sem minimamente observar as peças que ele contém não dá de analisar nem por a mão no fogo pelo mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai depender dos equipamentos. Uma fonte de PC com PFC ativo podes calcular como se fosse fator de potência um mesmo..

 

faller,

 

Na verdade não pretendo usá-lo no PC, para o PC já possuo um UPSAI FHT-1200.

 

Pretendo utilizar esse filtro de linha na sala, a princípio ligando de cara esses aparelhos abaixo simultâneamente:

 

TV - 250 W
Decodificador net - 40W
HT - 350W
Telefone sem fio - 4W
BR-Player - 20W
Ventilador circulador - 130W
 
Só no somatório dessas 6 tomadas o consumo já excederia os 762W limitados pela chave liga/desliga de 6A, portanto se tiveres e puder adaptar uma de 10A realmente será de grande valia.
 
Fora as outras 4 tomadas livres que acabaria ligando mais algumas coisas eventualmente.
 
Abraços
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade eu tava só pesquisando mesmo, e me veio essa marca no mercado livre, os SMS e Clones que tinha bom custo beneficio não existem mais :( então vim aqui pedir auxilio na compra de um filtro bom e barato hehe

 

Não sei se posso aproveitar a deixa mas estou pensando seriamente em readaptar os "filtros de linha" que são vendidos no mercado para que eles possam agregar elementos de real proteção e filtragem (varistores, fusíveis térmicos, capacitores...) e revende-los paralelamente por um custo mais acessível que proteções como upsai e clamper. Já fiz modificações em filtros das marcas clone e bright (selecionei estas marcas por possuírem em seus filtros um bom barramento e chave disjuntora integrada). Talvez colocar no Mercado Livre (sairia um pouco mais caro devido as tarifas de venda) ou contato direto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Só no somatório dessas 6 tomadas o consumo já excederia os 762W limitados pela chave liga/desliga de 6A, portanto se tiveres e puder adaptar uma de 10A realmente será de grande valia.
 

Vou tentar, depende das chaves que aqui tenho e de caberem no buraco já feito.. Te deixarei a par..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas duas fiações, diferentemente da fiacão de energia, dificilmente apresentam surtos em modo diferencial, isto é, entre os dois fios ou entre o núcleo e a malha, no caso do cabo de antena. Basicamente então a proteção para os mesmos é mais focada em surtos de modo comum, entre a fiação e o terra.

Assim sendo é necessário que se tenha aterramento para bem resolver a proteção para essas duas linhas. Tem ai duas considerações a fazer:

1) Mesmo não sendo comum, pode acontecer, é raro mas pode, surto de modo diferencial, principalmente na linha telefônica..

2) A proteção para linha telefônica costuma ter elemento série, de proteção, fusível ou PTC. Eu ligaria a mesma mesmo sem ter aterramento..

Olha, sem aterramento essas proteções de telefone e antena, acho que funcionam mais ou menos como homeopatia. Se bem não fizer, mal também não fará... Não vejo contra indicação.

Para melhorar, só com aterramento.. Não tem outro milagre não..

 

faller, entendo que no caso de RJ 11 e cabo coaxial as proteções são basicamente para surtos em modo comum, quase nada em modo diferencial.

Eu tenho um FHT-1200 aqui em casa que uso no PC e também não tenho aterramento nas tomadas.

 

Algumas dúvidas surgiram:

 

1) A proteção e filtragem das tomadas tomadas elétricas atuam (funcionam) só quando o filtro está com a chave ligada?

2) As opções de telefone e CABLE é só para proteção de surtos, não tem nada de filtragem? Essas funcionam com a chave ligada ou desligada?

3) De que forma poderia acontecer surtos em modo diferencial na linha telefônica?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller, entendo que no caso de RJ 11 e cabo coaxial as proteções são basicamente para surtos em modo comum, quase nada em modo diferencial.

Eu tenho um FHT-1200 aqui em casa que uso no PC e também não tenho aterramento nas tomadas.

 

Algumas dúvidas surgiram:

 

1) A proteção e filtragem das tomadas tomadas elétricas atuam (funcionam) só quando o filtro está com a chave ligada?

2) As opções de telefone e CABLE é só para proteção de surtos, não tem nada de filtragem? Essas funcionam com a chave ligada ou desligada?

3) De que forma poderia acontecer surtos em modo diferencial na linha telefônica?

Veja como e importante que sua tomada de três vias mesmo que não tenhas aterramento..  Tendo uma tomada e consequentemente um plug de 3 vias, como o plug do filtro e, e tendo sua tomada da parede a correta polarização, fase no lugar do fase, neutro no lugar do neutro e terra no lugar do terra, ao desligar seu filtro de linha você acaba tirando dele o fio fase e nunca o fio neutro, que de um modo ou de outro esta referenciado ao aterramento la na entrada de energia.   (la debaixo do relógio de entrada da energia, do contador, o fio neutro se liga a um aterramento obrigatório na sua instalação elétrica)

Surtos no modo comum se efetivamente não encontrarem um aterramento por não teres um instalado, acabam usando o fio neutro para absorção dessa energia do surto..  Desse modo, estando tudo de acordo, tomada de 3 vias, tanto faz a chave de seu filtro estar  ligada ou desligada o neutro sempre estará presente em seu filtro de linha aportando a segurança de quase um aterramento...

 

A proteção em modo diferencial ofertada pelo filtro de linha só se manifestara se a chave desse filtro estiver ligada. Se ela não estiver ligada o filtro não poderá agir mas tambem nao conseguira chegar em seus equipamentos..

 

Surto em modo diferencial na linha telefônica fica difícil de se imaginar, a central telefônica teria de ficar louca .... Teria de ser uma tensão elevada entre os fios dessa linha entre um fio e outro..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo uma tomada e consequentemente um plug de 3 vias, como o plug do filtro e, e tendo sua tomada da parede a correta polarização, fase no lugar do fase, neutro no lugar do neutro e terra no lugar do terra, ao desligar seu filtro de linha você acaba tirando dele o fio fase e nunca o fio neutro...

 

Faller, quando ligamos um desktop ou um notebook e ao encostarmos nele sente-se um leve choque, é por conta dessa polarização invertida na tomada ou estou falando bobagem? Se for por isso, basta eu inverter os fios na tomada para a correta polarização?

 

Sobre essa correta polarização, tem algum link abordando e mostrando como se fazer?

 

Valeu.

 

:69:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!