Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Vostro 3300


Isabeleaa

Posts recomendados

Obrigada Aramaicus!

Só acrescentando: onde fiz o teste com o LiveCD tinha pelo menos 3 redes sem fio disponíveis (uma delas sem segurança), e em hora nenhuma, em lugar nenhum, apareceu algo indicando que o note tinha detectado alguma delas.

Abraços,

Certo! Infelizmente não será esse o meu futuro notebook. Obrigado mais uma vez! Imagine se eu compro achando que é compatível.

Abraços e espero que desfrute muito o Linux!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, gostaria de agradecer pelo review. Acabei de comprar o Vostro 3300 e este post foi uma das fontes de informação que me ajudaram a escolhê-lo.

Estou muito satisfeito com ele, mas tenho algumas preocupações em relação à temperatura: Em idle e com uso leve as temperaturas do processador (núcleo 1, 2) ficam entre 50 e 60, do PCH em média 65, e o GPU fica entre 65 e 70.

Rodei um teste leve de performance (Performance Test do Passmark) e em uma animaçãozinha leve a temp do GPU pulou para 84...

Sou jogador ocasional, nas férias chego a jogar bastante, devo me preocupar?

Será que aqueles Cooler Pads ajudam alguma coisa?

Agradeço desde já.

Ps: estavam mencionando o uso de linux: estou rodando ubuntu sem problemas, reconheceu tanto a placa wireless quanto a placa de video automaticamente, tudo que fiz foi conectar pela primeira vez à internet usando cabo, para que pudesse detectar e baixar os drivers necessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera..uma duvida que me veio agora...eu tenho um pc q ta estragado aqui...

o Vostro 3300 vem com entrada pra HD externo (eSata acho q é o nome)...vem junto com o Vostro algum cabo pra conectar meu HD do pc antigo no notebook? ou eu tenho q comprar o cabo?

Olá, ele tem a entrada mas não vem com o cabo, pelo menos pra mim não veio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.....Em idle e com uso leve as temperaturas do processador (núcleo 1, 2) ficam entre 50 e 60, do PCH em média 65, e o GPU fica entre 65 e 70.

Rodei um teste leve de performance (Performance Test do Passmark) e em uma animaçãozinha leve a temp do GPU pulou para 84...

Amigo você tocou num ponto que já venho batendo no tópico do vostro 3500 também! As temperaturas desse note. Sem exagero, suas temperaturas são praticamente as temperaturas do vostro 3300 (com core i5) que eu comprei pra minha namorada. Fiquei meio assustado, mas estou vendo que talvez não seja um caso isolado. Seria interessante que mais colegas postassem suas temperaturas. Faltou postar apenas a temperatura do HD, que é o que mais me assusta. Aqui no dela o HD está batendo os 56ºC. Usando uma base com uma fan central a temperatura do HD estabiliza em 49-50 o que, apesar de ser uma boa queda, ainda á uma temperatura alta. Se der posta a temperatura do seu HD. Acho que esse HD esquentado é o responsável pela temperatura mais alta no lado direito do apoio de mão do note. A temperatura gráfica tá bem pareceida com a daqui, que em idle fica variando de 62-63, às vezes chegando aos 65-67 e jogando left4dead 2, por exemplo, a GPU já chegou aos 89ºC :eek::eek::eek:.

galera..uma duvida que me veio agora...eu tenho um pc q ta estragado aqui...

o Vostro 3300 vem com entrada pra HD externo (eSata acho q é o nome)...vem junto com o Vostro algum cabo pra conectar meu HD do pc antigo no notebook? ou eu tenho q comprar o cabo?

Não vem, mas você pode comprar uma case para HD de notebook que acompanha normalmente um cabo e-sata e também cabo USB. Lembrando que essa entrada e-sata desse note é no mínimo bizarra, porque um cabo convencional não entra se não for na força bruta. Tem gente que até quebrou a entrada por conta disso. Vacilo legal da DELL. Eu mesmo já tentei, mas nunca conseguí plugar essa cabo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Edskyline, obrigado pela resposta.

Não coloquei a temperatura do HD porque foi a única que não me assustou - aqui ela fica entre 30 e 40, e a máxima que registrou durante o teste de performance foi de 43 graus.

Porém é a minha segunda semana com o computador, e não usei por mais de 2 horas, tampouco joguei com ele (medo ainda). Outra observação é que nunca uso o notebook no colo, somente em superfícies lisas... E OUTRO Porém, é que a temperatura ambiente está ainda frio aqui no sul, tenho medo de pensar em como vai ser o verão.

Já percebeu algum sinal de travamento ou sequelas na performance? Já jogou jogos pesados por bastante tempo?

Uma coisa que notei foi que o cooler interno quase não dá sinal de vida durante o uso normal. Quando fico observando as temperaturas percebo que quando elas ficam relativamente altas o cooler aumenta a velocidade (e faz barulho) e as temperaturas dão uma baixada significativa...

Será que tem como manter o cooler constantemente ligado no máximo ? (Será que ao jogar eles ficam?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi Edskyline, obrigado pela resposta.

Não coloquei a temperatura do HD porque foi a única que não me assustou - aqui ela fica entre 30 e 40, e a máxima que registrou durante o teste de performance foi de 43 graus.

Porém é a minha segunda semana com o computador, e não usei por mais de 2 horas, tampouco joguei com ele (medo ainda). Outra observação é que nunca uso o notebook no colo, somente em superfícies lisas... E OUTRO Porém, é que a temperatura ambiente está ainda frio aqui no sul, tenho medo de pensar em como vai ser o verão.

Já percebeu algum sinal de travamento ou sequelas na performance? Já jogou jogos pesados por bastante tempo?

Uma coisa que notei foi que o cooler interno quase não dá sinal de vida durante o uso normal. Quando fico observando as temperaturas percebo que quando elas ficam relativamente altas o cooler aumenta a velocidade (e faz barulho) e as temperaturas dão uma baixada significativa...

Será que tem como manter o cooler constantemente ligado no máximo ? (Será que ao jogar eles ficam?)

Realmente suas temperaturas de HD estão ótimas. FIco preocupado por que, segundo a Seagate, esse modelo trabalha até 60ºC, ou seja, 56ºC já é quase o limite!

A questão da temperatura ambiente é verdade, enquanto aí no sul tá frio, aqui no nordeste o calor toma conta. Mas tirando o HD, como já citei, as temperaturas dos dois notes estão praticamente iguais. O note nunca demonstrou sinal de travamento ou corte de clocks por conta de temperatura elevada, nem mesmo jogando Modern Warfare 2 ou lef4dead 2. A questão do barulho do cooler, sinceramente ainda não prestei atenção, mas vou checar isso. Agora manter o cooler a 100% o tempo todo não é legal, por que desgasta e reduz sua vida útil. O ideal é deixar esse controle inteligente de rotação ativado, de modo que ele só seja puxado ao limite quando necessário. Sem falar que o barulho deveria incomodar pra caramba, caso ele ficasse o tempo todo a rotação máxima. Um problema de design que vejo nesse note é que a saída de ar traseira é quase totalmente obstruída quando o display do notebook é levantado. Isso atrapalha a saída do ar quente por jogar-lo contra o display e poderia explicar, pelo menos em parte, essas temperaturas elevadas. Engraçado que do lado superior direito o note tem uma pequena saída de ar, ou pelo menos parece isso, mas não sai ar dalí.....O seu também é assim? Quanto a jogar jogos pesados por muito tempo eu nem tento, até por que pra games uso o desktop, a placa gráfica nós optamos mas por que ela também trabalha com edição de imagens e pra assistir uns filmes ligando o note num monitor de 22". Apesar dessa GT310M ser uma placa dedicada nível mid-end (que bota no bolso com grande margem de vantagem as integradas Intel e os modelos itegrados AMD) o note em si, não foi feito para jogos, a começar pelo pequeno tamanho da tela (13"). Outros fatores são a presença de um único falante (o ideal seriam no mínimo dois) e ainda o sistema de dissipação térmica que realmente está fora dos padrões de um sistema adequado para um notebook gamer e esse, somado ao tamanho do LCD, é o principal fator que deixa esse note inadequado para jogos, na minha opinião. O restante do hardware, processador (i5-520, no nosso caso), os 4GB de RAM DD3 1333 e o HD de 500GB sataII 7200 dariam conta de alguns games com folga. Eu não recomendaria se passar algumas horas ininterruptas jogando nesse note a menos que a GPU não passasse dos 70ºC, mas aqui rolando lef4dead2 por alguns minutos a placa bateu os 89-90ºC. Para um desktop isso já é considerado alto, mas ainda aceitável, mas para um notebook isso é muito perigoso. Eu não arriscaria.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente suas temperaturas de HD estão ótimas. FIco preocupado por que, segundo a Seagate, esse modelo trabalha até 60ºC, ou seja, 56ºC já é quase o limite!

A questão da temperatura ambiente é verdade, enquanto aí no sul tá frio, aqui no nordeste o calor toma conta. Mas tirando o HD, como já citei, as temperaturas dos dois notes estão praticamente iguais. O note nunca demonstrou sinal de travamento ou corte de clocks por conta de temperatura elevada, nem mesmo jogando Modern Warfare 2 ou lef4dead 2. A questão do barulho do cooler, sinceramente ainda não prestei atenção, mas vou checar isso. Agora manter o cooler a 100% o tempo todo não é legal, por que desgasta e reduz sua vida útil. O ideal é deixar esse controle inteligente de rotação ativado, de modo que ele só seja puxado ao limite quando necessário. Sem falar que o barulho deveria incomodar pra caramba, caso ele ficasse o tempo todo a rotação máxima. Um problema de design que vejo nesse note é que a saída de ar traseira é quase totalmente obstruída quando o display do notebook é levantado. Isso atrapalha a saída do ar quente por jogar-lo contra o display e poderia explicar, pelo menos em parte, essas temperaturas elevadas. Engraçado que do lado superior direito o note tem uma pequena saída de ar, ou pelo menos parece isso, mas não sai ar dalí.....O seu também é assim? Quanto a jogar jogos pesados por muito tempo eu nem tento, até por que pra games uso o desktop, a placa gráfica nós optamos mas por que ela também trabalha com edição de imagens e pra assistir uns filmes ligando o note num monitor de 22". Apesar dessa GT310M ser uma placa dedicada nível mid-end (que bota no bolso com grande margem de vantagem as integradas Intel e os modelos itegrados AMD) o note em si, não foi feito para jogos, a começar pelo pequeno tamanho da tela (13"). Outros fatores são a presença de um único falante (o ideal seriam no mínimo dois) e ainda o sistema de dissipação térmica que realmente está fora dos padrões de um sistema adequado para um notebook gamer e esse, somado ao tamanho do LCD, é o principal fator que deixa esse note inadequado para jogos, na minha opinião. O restante do hardware, processador (i5-520, no nosso caso), os 4GB de RAM DD3 1333 e o HD de 500GB sataII 7200 dariam conta de alguns games com folga. Eu não recomendaria se passar algumas horas ininterruptas jogando nesse note a menos que a GPU não passasse dos 70ºC, mas aqui rolando lef4dead2 por alguns minutos a placa bateu os 89-90ºC. Para um desktop isso já é considerado alto, mas ainda aceitável, mas para um notebook isso é muito perigoso. Eu não arriscaria.

abs.

Bah.

É triste, depois de ter gasto uma boa quantia a mais pela configuração melhor e placa dedicada, constatar isto. Não que eu esperasse muito de um notebook, mas nunca fui de jogar jogos tão novos/exigentes e tudo que esperava foi que rodasse - sei lá - um fps como CS:Source e derivados ocasionalmente, de forma confiável.

Como eu disse, acabei de comprar o pc e ainda não desisti, to pensando em comprar um "cooler pad" como este (link), e aos poucos ir forçando a barra.

Se eu conseguir temperaturas não muito arriscadas, intercalando períodos de 1 ou 2 horas de atividade intensa, já tá bom.

Vou fazer o investimento valer também, não gastei quase 3 mil reais pra usar o notebook pra apenas surfar na Web... se começar a dar problema a garantia que se vire...

Daqui um tempo postarei relatos das minhas experiências.

Se alguém mais tiver experiências para contar, agradeço muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olás!

Não consegui ver a temperatura aqui, o período de teste do HMonitor e do Everest já expirou, mas o que posso afirmar é que não percebi mudança no funcionamento do cooler nem no aquecimento percebido do lado direito do note.

Com uso básico (firefox, msn, office) não escuto o cooler e o note se mantém morno como há meses atrás, quando fiz as medidas do review e as CPUs ficava com 42º~43º, HD idem, e GPU 52º~54º.

Noto um aumento no funcionamento do cooler quando o antivírus está varrendo o note. Fica no médio de forma constante. Se abro outros programas, como um banco de dados, servidor e IDE, o cooler aumenta de vez em quando, para o médio, e logo volta ao mínimo.

Na semana passada estava bem quente onde moro, com isso o cooler aumentou mais vezes, mesmo no uso básico.

Nas poucas vezes que joguei, a gpu passou dos 83º tranquilo. Um dia em que joguei por umas 2 horas seguidas, deve ter chegado aos 90º, mas não apresentou travamento nem lentidão. Sempre que ligo o jogo, o cooler vai para o máximo e fica alternando com o médio. Percebi que ele faz um controle bem inteligente da temperatura, aumentando e diminuindo a rotação de acordo com a temperatura, e quando liga consegue esfriar bem rápido.

EDIT:Pelo que andei lendo no review do 3500 feito pelo Vozdocão, é "normal" esse note chegar a 90º em jogos. E, como disse, se isso prejudicar o hardware de alguma forma, a garantia que se vire...;)

Não acho que deve poupar o note não, pelo contrário. Abusa dele, porque se for para aparecer problema, que apareça logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah.

......Vou fazer o investimento valer também, não gastei quase 3 mil reais pra usar o notebook pra apenas surfar na Web... se começar a dar problema a garantia que se vire...

Olás!

.....Um dia em que joguei por umas 2 horas seguidas, deve ter chegado aos 90º, mas não apresentou travamento nem lentidão. ......Pelo que andei lendo no review do 3500 feito pelo Vozdocão, é "normal" esse note chegar a 90º em jogos. E, como disse, se isso prejudicar o hardware de alguma forma, a garantia que se vire...;)

Não acho que deve poupar o note não, pelo contrário. Abusa dele, porque se for para aparecer problema, que apareça logo.

Não é bem assim pessoal, digo isso por experiência própria. Já tive um note com placa gráfica nvidia dedicada, era uma Geforce Go7400 e depois de 1 ano, logo que a garantia experiu a solda BGA estragou por conta do aquecimento do notebook em games, normalmente chegava aos 85, 90 graus. Resultado, o note não dava mais vídeo e ao levar na assistência só tinha uma solução: Trocar placa mãe, prejuízo, 800 reais. Não foi caso isolado. Tínhamos não um, mas vários tópicos sobre esse notebook aqui no fórum e desde a época que o meu "queimou" os notes de vários colegas também foram pro espaço. Então não creio que se deva confiar na garantia, a menos que tenham estendido por mais 1 ou 2 anos, por que se essa solda desfazer já era. Uma série de note da linha 8000 mobile da nvidia, além da Go7400, também passou por esse mesmo problema. Caso bem conhecido e discutido em tópicos antigos de fórum de informática....Então isso que estou fazendo não é uma afirmação, nem premonição, nem tampouco terrorismo, mas apenas um alerta de alguém que já passou pela experiência e que sabe que é possível que o fato volte a ocorrer. Então não recomendaria o uso intensivo desse note em games, lembrando que ainda tem o problema do sistema de dissipação que é estranho. Não tem sentido a saída de ar do cooler fica coberta pelo LCD. Projeto meio esquisito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por nada isabeleaa, só tentando ajudar mesmo, pois como falei já tive um note pifado por conta de aquecimento da gráfica e sei bem o que é passar por essa situação (eu e todos os colegas que perderam o querido STiAS1560G por causa dessa solda).... Pelo menos serviu de experiência né, hehehe...

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tristeza, tristeza...

fim se semana vou dar umas testadas com jogos e ver como fica.

e semana que vem vou comprar aquele suporte refrigerado da cooler master e ver a diferença.

já to vendo que talvez o esquema seja, ao fim da garantia, vender este computador e comprar outro mais confiável, antes que o prejuízo seja maior... :(:(

isso me leva a outra pergunta: por acaso vocês têm alguma ideia do preço que a Dell cobra para estender a garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

koerper:

Sobre o preço da extensão de garantia, não faço ideia, pois deve variar de modelo pra modelo. Como a linha 3000 do vostro é nova ainda, só quando completar um ano de lançamento é que vão divulgar algum preço pra quem comprou.

Mas já ví cobrarem uns R$450,00 na garantia de um desktop, há uns meses atrás, e ouvi gente falar de mais de R$500,00 pra notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

koerper:

Sobre o preço da extensão de garantia, não faço ideia, pois deve variar de modelo pra modelo. Como a linha 3000 do vostro é nova ainda, só quando completar um ano de lançamento é que vão divulgar algum preço pra quem comprou.

Mas já ví cobrarem uns R$450,00 na garantia de um desktop, há uns meses atrás, e ouvi gente falar de mais de R$500,00 pra notebook.

Nossa é muito hein. Pelo jeito é mais em conta já comprar o note com a garantia estendida mesmo. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tristeza, tristeza...

fim se semana vou dar umas testadas com jogos e ver como fica.

e semana que vem vou comprar aquele suporte refrigerado da cooler master e ver a diferença.

já to vendo que talvez o esquema seja, ao fim da garantia, vender este computador e comprar outro mais confiável, antes que o prejuízo seja maior... :(:(

isso me leva a outra pergunta: por acaso vocês têm alguma ideia do preço que a Dell cobra para estender a garantia?

Cara eu acho que tu ta sendo pessimista DEMAIS pra quem comprou um equipamento de qualidade, se tu ta assim imagina as pessoas que compraram CCE :eek:

Uma vendedora da Dell me informou que a renovação da garantia (após 1 ano) está em média 450-600 reais dependendo do tipo de garantia, Local ou ProSupport.

Acredito que a melhor opção é pegar com no mínimo 2 anos de Garantia Local, apenas 204 reais a mais. Se o cara tiver $ vale pegar por 3 anos de Garantia Local por "apenas" 408

Valeu

Ps.: Não comentarei mais nada sobre unhas... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade, sempre fui ansioso e pessimista... hehe.

a verdade é que não deu problema ainda.

voltei para confirmar algo com vocês: percebi que no meu vostro o cooler interno tá quase sempre desligado e em silêncio, e ele só liga quando a temperatura da gpu chega a 75°. Resfriando rapidamente para cerca de 60°. Acontece com vocês também?

Talvez ele seja "esquentadinho" mesmo mas não traga tantos problemas...

pois é, deveria ter pegado 3 anos de garantia, que droga... se pudesse voltar atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é verdade, sempre fui ansioso e pessimista... hehe.

a verdade é que não deu problema ainda.

voltei para confirmar algo com vocês: percebi que no meu vostro o cooler interno tá quase sempre desligado e em silêncio, e ele só liga quando a temperatura da gpu chega a 75°. Resfriando rapidamente para cerca de 60°. Acontece com vocês também?

Talvez ele seja "esquentadinho" mesmo mas não traga tantos problemas...

pois é, deveria ter pegado 3 anos de garantia, que droga... se pudesse voltar atrás.

Cara ve se não tem como modificar isso na BIOS pra ela começar a funcionar com uma temperatura menor assim teu sistema vai sofrer um desgaste BEM menor.

Como te disse via MP estou namorando esse Vostrinho :wub: e realmente vale a pena pegar os 3 anos de garantia nem que pra isso eu pegue um modelo com i3 em vez de i5 :unsure:.

Conversei com uma vendedora da Dell, via email, e ela me disse que o custo da garantia extendida pra linha vostro após 1 ano de uso varia entre 450-600 reais dependendo da modalidade, LOCAL ou ProSupport.

A garantia LOCAL por 3 anos sai apenas 408 reais na hora da compra, muito mais barato más se o cara não tem esses 408 reais complica :D.

Pessoal quanto a posição do cooler, próximo a tela (apenas no modelo 3300), alguem percebeu se a região da tela exposta ao ar quente esquentou demais ???

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hmmm bom saber que a tela esta bem protegida....

Encontrei uma review EM INGLÊS com varios dados tecnicos que podem ser bem interessantes pra quem entende melhor do assunto.

É do modelo "novo" com i5 450 e vídeo dedicado (exatamente o que estou namorando :wub:)

http://www.notebookcheck.net/Review-Dell-Vostro-3300-Notebook.35967.0.html

Opa o pessoal do Forum ta fazendo uma pesquisa de marcas, seria legal votar:

http://forum.clubedohardware.com.br/marca-dell/830295

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

tenho acompanhado alguns tópicos sobre temperatura do Vostro 3300, realmente são bem altas. Mas o que tem me incomodado bastante é a questão da vibração do HD, consigo sentir a rotação dele quando coloco a mão no notebook. O meu vostro tem um HD 320GB "ST9320423AS". Alguém tem esta mesma impressão?

Gostaria que verificar se mais alguém notou isso, pois entrei em contato com a dell e falaram que é normal devido aos 7200 RPM do HD!

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara sobre a vibração, é devido ele ser de 7200 RPM e o mais comum são HDs de 5400.

Quanto as temperaturas eu tambem fiquei preocupado (não possuo o modelo, mas pretendo comprar)más depois que li reviews de outros notebooks de 13 e 12'' fiquei mais tranquilo pois todos esquentam bastante.

Isso é por causa do formato compacto e baixa ventilação (não há muito espaços sobrando dentro) o ideal é tu usar ele um pouco levantado ou comprar aqueles coolers pra melhorar a refrigeração.

Se tu conseguir manter ele abaixo dos 50ºC vais prolongar a vida util dele CONSIDERAVELMENTE, porém se tu tiver garantia de 2 3 anos estás um pouco mais seguro quanto aos danos de altas temperaturas. Lógico que isso não significa deixar o negocio fritando só porque tu tens garantia hehehe.

Segue uma ÓTIMA review do Vostro 3300 i5 450 + intel HD : http://www.notebookcheck.net/Review-Dell-Vostro-3300-Notebook.35967.0.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom acabei de efetuar a compra deste vastro i5 520m ... de 13'' com uso voltado a CAD e 3ds max ... e raramente jogos .. pois não tenho tempo suficiente hehe... ia de HP mas como hp tmb esquenta nessas médias ... preferi o vostro por ser mais bonito e menor ... uma duvida ele tem na carcaça aquela peça que levanta ele + - 1 cm da base que esta apoiado? igual do vostro 3500? alguem sabe informar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!