Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Entendi. Quer dizer, então, que a norma brasileira não usa o "triângulo" na mesma polaridade que a americana? Por que será?

A disposição dos pinos, a localização do fio fase, não chega a ser melhor ou pior se de um modo ou de outro.. É uma norma e como tal foi assim definida..

Isso é igual a discutir porque maçã se chama maçã, etc e tal...

É por que assim foi concebida e não tinha a menor necessidade de seguir a distribuição do padrão NEMA (padrão americano)..

• Curtir 1
Postado

faller, agora me lembrei de que há mais um dispositivo a ser conectado à rede elétrica e ao cabo da NET. É o decodificador.

Portanto, acrescento-o àquela lista, que fica assim:

Decodificador, cable modem, roteador, AVR, TV de plasma de 55", console de videogame e tocador de BD.

Até aí, tudo bem, pois aquelas réguas da Clamper têm 8 tomadas cada, e o total de dispositivos a serem-lhes plugados são 7.

A questão fica por conta do cabo coaxial da NET. Vale a pena comprar uma régua que tenha quatro conectores de cabo coaxial (duas entradas e duas saídas), ou seja, um par para o decodificador e o outro para o cable modem, ou dá na mesma se eu ligar a régua antes do divisor/tap usando sua única entrada e saída para cabo coaxial?

Não sei se ficou claro o esquema. Se precisar, posso tentar desenhar as duas configurações para que a minha dúvida seja entendida.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
Postado

Venho acompanhando as discussões acerca das proteções do filtro de linha e surgiu-me uma dúvida: as proteções de filtros de linha que trabalham a 220volts suportam cargas de até 700volts, isto significa que o filtro somente cortará a transmissão de energia ao atingir este valor? Ou esta é a corrente máxima que o filtro aguenta sem queimar? Eu li que o bom de se trabalhar com 110volts é que por trabalhar com uma corrente baixa, o filtro cortará o pico de energia ao atingir 300(não sei se entendi esta parte muito bem). Dito isto, em que valor um filtro de 220v cortará o pico de energia?

Na região onde moro, a tensão é de 220v, e estou prestes a comprar um filtro de linha, seguindo as recomendações do fórum. Pelo que li em outros tópicos, destes que foram recomendados:

- Clamper Multi Proteção;

- Upsai FHT-1200.

- Clamper Multi Energia;

- SMS Clean Energy;

- Clone F8 Plus 01087.

O que tem melhor proteção para as tomadas somente, excluindos os encaixas de telefone e cabo, é o da Clone (para a minha surpresa). É isso mesmo? Em mais ou menos quantos volts ele corta a energia? E por fim, só para ter uma ideia, mais ou menos que tensão é fatal para os equipamentos em geral?

De já agredeço a atenção, e gostaria de parabenizar pelo trabalho dos membros deste fórum. Me deparei com a ideia de que o estabilizador era um vilão e não acreditei. Depois de ler bastante o fórum, pude perder o medo de ligar os equipamentos diretamente na tomada e inclusive já recomendei a amigos que façam o mesmo. Parabens e obrigado pela retirada do véu da ignorância.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Venho acompanhando as discussões acerca das proteções do filtro de linha e surgiu-me uma dúvida: as proteções de filtros de linha que trabalham a 220volts suportam cargas de até 700volts, isto significa que o filtro somente cortará a transmissão de energia ao atingir este valor? Ou esta é a corrente máxima que o filtro aguenta sem queimar? Eu li que o bom de se trabalhar com 110volts é que por trabalhar com uma corrente baixa, o filtro cortará o pico de energia ao atingir 300(não sei se entendi esta parte muito bem). Dito isto, em que valor um filtro de 220v cortará o pico de energia?

Na região onde moro, a tensão é de 220v, e estou prestes a comprar um filtro de linha, seguindo as recomendações do fórum. Pelo que li em outros tópicos, destes que foram recomendados:

- Clamper Multi Proteção;

- Upsai FHT-1200.

- Clamper Multi Energia;

- SMS Clean Energy;

- Clone F8 Plus 01087.

O que tem melhor proteção para as tomadas somente, excluindos os encaixas de telefone e cabo, é o da Clone (para a minha surpresa). É isso mesmo? Em mais ou menos quantos volts ele corta a energia? E por fim, só para ter uma ideia, mais ou menos que tensão é fatal para os equipamentos em geral?

De já agredeço a atenção, e gostaria de parabenizar pelo trabalho dos membros deste fórum. Me deparei com a ideia de que o estabilizador era um vilão e não acreditei. Depois de ler bastante o fórum, pude perder o medo de ligar os equipamentos diretamente na tomada e inclusive já recomendei a amigos que façam o mesmo. Parabens e obrigado pela retirada do véu da ignorância.

A questão sobtretensão sustentada em cima de um equipamento nunca pode vir sozinha e sim sempre acompanhada da variável tempo de exposição a sobretensão..

Se olhares uma curva da ITIC - Information Technology Industry Council, poderás ver os valores que os equipamentos em geral devem poder aguentar, seja em sobre tensão ou subtensão.

CurvaITIC-InformationTechnologyIndustryCouncil.jpg

Só para ajudar, analiso contigo...

Se ai aonde moras a tensão da rede é de 220 Volts seu pico, tanto positivo como negativo será por volta de 220 V x 1,4142 = 310 Volts de pico..

Desse modo os 310 é os 100 da curva dai...

Veja que , por exemplo, num tempo infinito da um equipamento deve aguentar muito bem uma sobretensão da ordem de 10% a mais, ou seja, até os 341 Volts..

Em um tempo da ordem de até meio segundo, uma sobretensão de 20% ou seja, até 372 Volts...

Até 3 milisegundos, 40% a maior, ou 434 Volts

Ou seja, dentro daquele envelope que a curva representa, um equipamento tem a obrigação de aguentar..

Alguns equipamentos ou tipo de equipamentos, aguentam muito mais do que isso..

Dificilmente, muito dificilmente você terá, na rede elétrica, tensões sustentadas maiores que 10% acima dos valores nominais, a não ser em casos de erros ou defeitos em elementos dessa rede...

Os filtros de linha não se destinam a segurar tensões sustentadas e sim surtos de tensão, que são picos de alta tensão, acima até das máximas toleradas pelos equipamentos e com dureção muito pequena, da ordem do milisegundo ou menos..

O uso do varistor em uma proteção garante respostas em tempo da ordem de 0,000000001 segundos e capacidade de absorção da energia contida nesse surto de tensão..

Isso basta..

Se teu medo é uma tensão realmente maior, 50% ou mais, e por tempos da ordem de segundos, fique preocupada com o todo de sua casa.

Refrigerador, forno, batedeira, máquinas de lavar, liquidificador, TV de 50 polegadas, escova de dentes elétrica, lâmpadas em geral, cadeira elétrica, ou seja tudo que for ligado a eletricidade ai pode torrar.

As empresas elétricas, sabedoras da responsabilidade no ressarcimento ao consumidor nesses casos, tem como meta , como ponto de honra que a tensão dai não suba acima dos 10%..

Desse modo não tome para você um preocupação que não é sua...

Deixe que eles se preocupem com isso, que eles invistam para que isso nao aconteça.. Relaxe e aproveite a vida..

• Curtir 1
Postado

faller, aquele Clamper é melhor que o Upsai FHT-1200?

http://videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05&ord=0

Vejo que eles custam a mesma coisa. Se fosse para você mesmo, qual você compraria?

Eu estive calculando o máximo de tomadas de que eu precisarei um dia, se eu ligar tudo que pode compôr um "home theater" (não gosto desse termos, mas vá lá...). Cheguei ao seguinte resultado:

Eletricidade

1. Televisão;

2. Tocador de BD;

3. Console de videogame;

4. Decodificador de TV por assinatura;

5. Roteador de rede sem fio;

6. Cable modem;

7. AV Receiver;

8. Subwoofer;

9. Telefone sem fio.

HDMI

1. Tocador de BD;

2. Console de videogame;

3. Decodificador de TV por assinatura;

4. AV Receiver.

Portanto o ideal seria que o protetor tivesse 9 ou mais tomadas. Claro que isso em caso extemo. No momento, não tenho todos esses dispositivos (tenho aqueles que lhe citei antes). Ainda assim, é melhor pagar "só" cem reais num de oito tomadas mesmo, ou já é mais interessante pagar o absurdo que esta loja cobra por um de 11 ou 12 tomadas.

http://www.waz.com.br/periferico-e-acessorio/energia/protetor-contra-surto.html?dir=asc&order=price

Desculpe-me se eu estiver sendo indeciso e repetitivo, mas quanto mais você comentar e sugerir, melhor me sinto. Vou comprar hoje, sem falta.

Obrigado.

• Curtir 1
Postado

Hoje chegou o F8 Plus 1087 da Clone, é melhor do que esperava.Cabo bem dimensionado, construção sólida, encaixe firme do plugues.Não é um clamper ou upsai, mas é um bom produto e o preço foi justo.Agora posso ligar TV, carregador de notebook, aparelho de som sem extensões nem adaptadores que podem dar um curto a qualquer hora.

O LED de indicação de aterramento não acendeu, o que indica falta do mesmo, o que já esperava.Em contraste com o estabilizador, não disperdiça energia, não esquenta, não pesa 10 quilos e não rebaixa desnecessariamente a tensão elétrica pela metadade, além de ser muito mais eficaz, e o melhor, sem custar mais de R$ 100,00 :D.No próximo ano, acho que vou comprar outro desse ou pelo menos o Clone 1085 ou o SMS Clean Energy.

Faller e os membros do fórum do CDH me convenceram a abandonar o estabilizador e adotar um filtro de linha decente.O bom é que agora dá pra usar o módulo da microsol como encosto de porta ou peso de papel.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Caro lb_felipe.. Eu, ou faria um como já fiz: Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Enquanto eu não tinha um dos meus filtros de linha, sobrevivia com um desses importados dai, no caso era um da Tripp-Lite, ou um Belkim, ambos excelentes.

Atualmente existe uma enorme diferença entre as boas proteções produzidas para venda nos EUA, como essas que tu viste ai na WAZ, e nossas proteções meio que carroças. Essa é a razão da diferença de preço, além do custo de importação...

A escolha enretanto, deve ser sua.. Pesando a grana que queres nela investir, tec e tal..

Gosto mais da topologia do Clamper Multi Proteção do que do Upsai FHT-1200, embora ele, o FHT-1200 seja a única proteção nacional "sintonizada" para ou 110 Volts ou 220 Volts, o que é ótimo. Os demais fabricantes projetam proteções para 220 Volts e simplesmente as recomendam para uso tanto em 110 quanto em 220 Volts. E as chamam de Bivolt, como se isso fosse uma vantagem, como o é em equipamentops em geral...

• Curtir 1
Postado

Quero trocar o meu monitor por uma TV LED 27 p. e assim ligar tudo, PC, TV e PS3 em um F8.

Minha pergunta é; a TV pode ficar sem energia do filtro de linha?

E o PS3?

• Curtir 1
Postado

Agora à tarde, comprei um clone 01087, parece estar funcionando normalmente. A minha dúvida é se as tomadas são mesmo folgadas assim? Do tipo que se você mexe no cabo desligam as coisas? Eu li que isso é muito prejudicial aos equipamentos. Alguém pode confirmar se o filtro é assim mesmo ou veio mal-construído, para o caso de trocá-lo ou se devo comprar cabos de força novos?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Agora à tarde, comprei um clone 01087, parece estar funcionando normalmente. A minha dúvida é se as tomadas são mesmo folgadas assim? Do tipo que se você mexe no cabo desligam as coisas? Eu li que isso é muito prejudicial aos equipamentos. Alguém pode confirmar se o filtro é assim mesmo ou veio mal-construído, para o caso de trocá-lo ou se devo comprar cabos de força novos?

Amigo.. Você experimentou encaixar direito, com pressão, os plugs nas tomadas???

Já vi por ai na internet, um ou outro só tascar o plug ai, na tomada, sem fazer com que o mesmo se encaixe na mesma.. Ai não dá amigo...

Ter de fazer curso para enfiar plug na tomada, já é demais...

Tome um comprimido de Sevirol e vire-se!!!

• Curtir 1
Postado

Já estava pronto pra responder de modo menos amigável até dar o braço a torcer e tentar. De fato, existe uma trava mais fundo a qual desconhecia. Perdão a ignorância, realmente nunca tinha visto uma tomada que tivesse esse tipo de coisa. Realmente não é a mesma Clone que teclados e mouses se destruiam no primeiro dia de uso.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Já estava pronto pra responder de modo menos amigável até dar o braço a torcer e tentar. De fato, existe uma trava mais fundo a qual desconhecia. Perdão a ignorância, realmente nunca tinha visto uma tomada que tivesse esse tipo de coisa. Realmente não é a mesma Clone que teclados e mouses se destruiam no primeiro dia de uso.

Não me queira mal... Mas inserir um plug, é básico..

Não se trata de trava coisa nenhuma. É o baramento elétrico da proteção, que , para ter um bom contato elétrico e mecânico, justo para não acontecer o que citastes, de desligar no primeiro esbarrão, tem uma determinada pressão.

Não dá para exigir ótimo contato se não tiver pressão mecânica..

Veja ai numa foto como é esse berramento onde você acaba inserindo o plug..

FiltrodelinhaCloneF801087Barramentodastomadas.jpg

Mas eu não iria sugerir pós graduação em inserção de plug para você.. Quem sabe só um pequeno módulo, duas ou três aulas.. :D:D:D

• Curtir 1
Postado
chegou mais uma carga do clone f8 plus 1087 no kabum, agorinha mesmo!

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:03:288:293:24761

aproveitem!

Parafraseando o Faller, vai vender que nem pastel quente na feira.:D O que atrapalha de comprar no Kabum é o frete que é um assalto.

EDIT: já está esgotado!rapaz, nunca vi um produto com uma procura tão grande.Já estou até vendo os varejistas brasileiros dobrarem o preço por causa da demanda.

• Curtir 1
Postado

Processador AMD Bulldozer 8120 3.1ghz

placa-mãe Asus M5A88-M

VGA XFX AMD Radeon HD 6850

16GB (4x 4GB) Corsair Vengeance

SSD Kingston 64gb

HD SATA II Seagate 320gb

Drive DVD

Fonte Corsair 550W TX550M

Faller e os demais amigos, no meu caso eu posso aposentar o estabilizador correto? Então, qual filtro de linha vocês recomendariam para essa configuração.

Obs: Não sei se em minha casa tem aterramento. Nao sei mesmo.

De já agradeço.

• Curtir 1
Postado
Caro lb_felipe.. Eu, ou faria um como já fiz: Proteção e filtro de linha V2011 - By Faller - Montado num gabinete de estabilizador

Enquanto eu não tinha um dos meus filtros de linha, sobrevivia com um desses importados dai, no caso era um da Tripp-Lite, ou um Belkim, ambos excelentes.

Atualmente existe uma enorme diferença entre as boas proteções produzidas para venda nos EUA, como essas que tu viste ai na WAZ, e nossas proteções meio que carroças. Essa é a razão da diferença de preço, além do custo de importação...

A escolha enretanto, deve ser sua.. Pesando a grana que queres nela investir, tec e tal..

Gosto mais da topologia do Clamper Multi Proteção do que do Upsai FHT-1200, embora ele, o FHT-1200 seja a única proteção nacional "sintonizada" para ou 110 Volts ou 220 Volts, o que é ótimo. Os demais fabricantes projetam proteções para 220 Volts e simplesmente as recomendam para uso tanto em 110 quanto em 220 Volts. E as chamam de Bivolt, como se isso fosse uma vantagem, como o é em equipamentops em geral...

Obrigado pela resposta.

Quem sabe um dia eu não faça um pra mim também, seguindo o seu tutorial? Seria barato e melhor que a maioria a venda, inclusive, melhor que muitos de grife.

Mas por hora... acabei adquirindo este por não ter em outra cor em nenhuma loja aqui em São Paulo: http://www.atera.com.br/produto/8BT2J12CFLT/

Por enquanto as 8 tomadas são suficientes.

Abraço.

• Curtir 1
Postado
O filtro de linha Clamper realmente é tão bom em comparação aos demais ?

Dos nacionais e "pseudo-nacionais" (clone por exemplo, importa da china) é o melhor.

Agora se for considerar os importados... (que infelizmente só trabalham em 110v no caso dos vindo dos EUA)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Protetor de raio Clamper 8 t. 127/220V 10A 293J TV/Tel.http://www.atera.com.br/produto/8BT2J12CFLT/

ou

Clone Filtro de Linha 8 Tomadas - F8 Plus 01087.

Justifica essa diferença de preço ? Ou são do mesmo nível ?

Grato.

Amigo, você está querendo comparar, em preço, dispositivos completamente desiguais, em funcão..

O filtro da Clamper tem 3 proteções, a saber:

- Para a linha de energia;

- Para a linah telefônica;

- Para o cabo do cable TV.

O filtro da Clone tem somente a primeira..

Se queres comparar o da Clamper com algum similar nacional peque o da Upsai, esse dai, com as mesmas três proteções:

http://www.imagemrio.com.br/FHT1200/filtro-de-linha-upsai-profissional-8-tomadas-120v--fht-1200--13-kva.html

E repare que a diferença de preço nem é assim tão grande não...

Simples...

Se necessitas das proteções ou não, são outros 500..

O pessoal costuma pensar, ao ler acerca das proteções de linha telefônica ou do cable, se estar preocupado em proteger o velho telefone vermelho, de disco, lá da sala, que pode custar menos que a própria proteção..

Ledo engano.. Esse tipo de proteção é ótimo para proteger seu PC de surtos de tensão que adentram pela linha telefônica, pulam pelo modem e pelo cabo lan bagunçam seu PC. Isso para quem tem internet via ADSL.

Para quem tem internet via cable, no cabo da TV, o mesmo...

Já vi montes de relatos de PC's danificados por surtos de tensão por essas linhas adentrados..

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Entendo, mas possuo NET HD + TV com o F8 Plus, você acha que para uma maior proteção seria interessante / necessário a compra desse CLAMPER ?

Grato.

O F8 Plus protege a rede AC. Não protege o cabo da NET.

Ai podem adentrar induções derivadas de descargas atmosféricas bem como pode, na rua, uma alta tensão, 13.000 Volts, cair sobre o cabo da NET depois de um caminhão bater no poste, não pode???

Se agregares uma proteção para cabo/antena, vaoi acabar saindo mais caro que se tivesses comprado um filtro que já tenha isso dai incorporado...

Veja ai uma proteção específica para cabo...

http://www.atera.com.br/produto/812X050F/DPS+Clamper+812.X.050+F+p++cabo+coaxial+%28antena+c%C3%A2mera%29

• Curtir 1
Postado
O F8 Plus protege a rede AC. Não protege o cabo da NET.

Ai podem adentrar induções derivadas de descargas atmosféricas bem como pode, na rua, uma alta tensão, 13.000 Volts, cair sobre o cabo da NET depois de um caminhão bater no poste, não pode???

Se agregares uma proteção para cabo/antena, vaoi acabar saindo mais caro que se tivesses comprado um filtro que já tenha isso dai incorporado...

Veja ai uma proteção específica para cabo...

http://www.atera.com.br/produto/812X050F/DPS+Clamper+812.X.050+F+p++cabo+coaxial+%28antena+c%C3%A2mera%29

Valeu pelas dicas, a título de curiosidade, esse DPS Clamper 812.X.050/F p/ cabo coaxial não interfere no nível do sinal ?

Grato.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...