Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Iae galera. Então a algum tempo eu estava lendo os tópicos do fórum quando me deparei com um dizendo os benefícios do filtro de linha e que o estabilizador prejudica a fonte e tal. Então eu tirei o meu estabilizador e troquei por um filtro de linha que eu possuia, ele é branco da marca Clone e nele está escrito Line Protection, agora anteontem eu estava em uma loja e me deparei com 1 outro filtro de linha, da marca Fiolux, na embalagem estava escrito: Cabo certificado INMETRO, Bivolt, Proteção contra sobretensão, Proteção contra sobre corrente, Led Power, Chave liga-desliga, Suporte p/ fixação. Eu tirei ele da embalagem e tal, mas me parece que ele é pior do que o meu antigo, ele é mais leve, de plástico, eu tentei abrir ele mas ele não tem parafuso, são só alguns furos, então agora não sei qual filtro de linha usar, qual dos 2 vocês acham melhor??

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iae galera. Então a algum tempo eu estava lendo os tópicos do fórum quando me deparei com um dizendo os benefícios do filtro de linha e que o estabilizador prejudica a fonte e tal. Então eu tirei o meu estabilizador e troquei por um filtro de linha que eu possuia, ele é branco da marca Clone e nele está escrito Line Protection, agora anteontem eu estava em uma loja e me deparei com 1 outro filtro de linha, da marca Fiolux, na embalagem estava escrito: Cabo certificado INMETRO, Bivolt, Proteção contra sobretensão, Proteção contra sobre corrente, Led Power, Chave liga-desliga, Suporte p/ fixação. Eu tirei ele da embalagem e tal, mas me parece que ele é pior do que o meu antigo, ele é mais leve, de plástico, eu tentei abrir ele mas ele não tem parafuso, são só alguns furos, então agora não sei qual filtro de linha usar, qual dos 2 vocês acham melhor??

Obrigado.

Oi murilo. Assim como existem fontes e "fontes", também existem filtros e "filtros". Vejo que você tem uma excelente fonte, e assim como eu,optaste por deixar os desestablizadores e afins de lado, bem longe do PC. Sábia decisão. Porém se queres agregar mais proteção ao seu PC, um bom filtro é altamente recomendável, como também se possível um efetivo e correto aterramento da tomada. Nesse Sentido, os melhores filtros, que se encontram por aqui, são os Upsai, Clamper e Margirius, de acordo com a tensão da sua rede (110 ou 220v). O bom filtro é aquele que protege as 03 linhas (FN, FT e NT). Não acredites muito nos filtros ditos "bivolt", geralmente esses protegem melhor em redes de 220v, porque o grampeamento ou clamping se dará em 710v, enquanto em redes 110v, o correto e que tal grampeamento, para maior segurnça se dê aos 350v. Em resumo é isso aí e como tiveste o cuidado em adquirir uma boa fonte, faça o mesmo com suas proteções. OK?

abraço e boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o que diz as normas internacionais, 710V é mais do que suficiente pra proteção contra picos de tensão para os equipamentos mais sensíveis que você encontrar! Procure e verás.

330V entretanto é apenas o mínimo possível de se alcançar, porque é impossível utilizar varistores abaixo de 130V (que possuem tensão de grampeamento de 330V) em redes 110-127V. A UL só classifica o valor 330V porque é o menor possível, mas hoje em dia nenhum equipamento precisa ser protegido por uma tensão de clamping tão baixa.

Leia esse estudo brasileiro e verá que equipamentos tão sensíveis como computadores só se danificam lá pelos 2000V de pico de tensão em modo normal (Fase-Neutro) e 3500V em modo comum (Fase-Terra / Neutro-Terra) sendo que equipamentos diversos nunca são danificados por surtos menores do que 1000V.

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBcQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.sbqee.com.br%2Fcbqee_2007_pdfs%2F31484.pdf&rct=j&q=Avalia%C3%A7%C3%A3o%20da%20possibilidade%20de%20danos%20em%20equipamentos%20de%20baixa%20tens%C3%A3o&ei=zvdDTYxjg4GUB9mX3fUP&usg=AFQjCNHxiRsNNdSqwBrwcwipBUYTYJWipg&cad=rja

A própria norma ATX diz que fontes devem suportar surtos em modo normal/diferencial de 2000V sem apresentar qualquer interrupção ou falha. Procure no google os documentos ATX Developer Guide...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

neste caso então rau é mais interessante, independentemente da tensão (110 ou 220v), que o clamping do filtro, se de nos 710v? Pergunto isso, pois pelo que eu li neste forum, não é o entendimento, nem do faller e nem do Kayke. Tanto que quando eles indicam o filtro, há a recomendação da observação da tensão da rede. Por outro lado sendo assim, porque então por exemplo o Upsai existe na tensão 110 e 220v?

abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já bati de frente com o Kayke nessa questão, mas nem discuto mais, o faller tb é favorável que a proteção seja dimensionada como 110V e 220, como 220V. Eles têm uma razão pra isso que explico:

Em fontes do tipo bivolt ou monovolt que operam em 110, 120 ou 127V manualmente ou apenas em uma dessas tensões, se ocorrer por exemplo uma sobretensão de digamos 200V na rede ou superior a isso, se você usar uma proteção dimensionada para 220V ou "bivolt", as fontes vão queimar, isso é indiscutível! Agora se você utilizar uma proteção que tenha tensão de grampeamento em 330V ou 400V que seja, varistores de 130 ou 150V respectivamente, você tem essa proteção contra sobretensão. Mas se falarmos de uma sobretensão de 150V ou 160V, 170V, por aí nessa faixa, independente do varistor ser de 130 ou 150V, não há proteção adequada, até o varistor atuar provavelmente a fonte já sofreu bastante stress e pode se queimar (um dia que tiver disposto a jogar dinheiro fora vou comprar uma fontes genéricas, uns varistores e realizar um teste, filmando pra vocês).

Agora se você só possui fontes que são do tipo bivolt automáticas e ocorre uma sobretensão de 130, 140, 150, 160, 170, 180, 200, 250, 260V numa rede que nominalmente seja 110/127V, o filtro irá se sacrificar à toa com seus varistores de 130V, mas de qualquer forma não é de todo uma perda, porque vai saber se essa sobretensão não ultrapassaria os 280V, aí com um varistor de 275V não resolveria a coisa, entretanto é algo raríssimo de se ver uma sobretensão que ultrapasse 220V numa rede 110/127V.

Um problema que vejo com relação a sobretensão é nas redes 220V porque obrigatoriamente você tem que usar um protetor dimensionado pra 220V, é óbvio e esses protetores usam varistores de 250 ou 275V geralmente. Acontece que numa rede de 220V (Fase/Neutro) as sobretensões podem ir até 380V, mas podendo ficar por exemplo em 300V e um varistor de 275V não vai atuar adequadamente.

Mudando o tipo de disturbio, agora falando de picos de tensão, esses sim independente do varistor dar uma tensão de grampeamento de 330 ou 710V, pras fontes é indiferente, ambos valores muito dentro das suas tolerâncias de suportabilidade. Ambos então são seguros. Não sou eu que to falando isso, isso tá nos documento disponíveis sobre o assunto.

Pra evitar brigas e discussões sem fim, quem opera numa rede 110/127v, compre seu protetor dimensionado para tal, mal algum há se seu protetor tem qualidade, fusíveis térmicos e tudo mais. Mas se você quiser optar por uma versão "bivolt" e seus equipamentos são todos bivolt automáticos, não esquenta a cabeça que vai te servir da mesma forma!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja li varios topicos aqui no forum varias explicações , mais duvidas me vem a cabeça , eu uso um filtro de linha em casa e gostaria de colocar um establizador pelo fato de a energia na vila onde moro viver piscando desligando bruscamente meu pc , porém vi aqui no forum que estabilizador nao ajuda em nada em questao de segurança , agora me vem a duvida , continuo com o filtro de linha , compro o estabilizador ou junto dinheiro e compro logo um no-break

valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estabilizador jamais. Agora se as quedas (apagões) forem constantes e isto atrapalhar o uso de seu PC, considere sim a hipotese de um nobreak, devidamente dimensionado e de preferência em tomada com aterramento.

O pior é que é constante , pelo menos uma vez no dia cai energia tanto que danifico minha geforce esses dias sorte que estava na garantia e troquei.

vou ver pra esse mes agora a possibilidade de um no-break sim pra resolver de vez esse problema

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pior é que é constante , pelo menos uma vez no dia cai energia tanto que danifico minha geforce esses dias sorte que estava na garantia e troquei.

vou ver pra esse mes agora a possibilidade de um no-break sim pra resolver de vez esse problema

Lembre-se de pegar uma marca de qualidade (os da APC são excelentes) e também de dimensionar bem o no-break.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, acabei comprando dois Upsai de 120V na Videosonic. Dei uma olhada e vi menos críticas ao projeto dele do que aos da Clamper. Já recebi o e-mail dizendo que serão enviados hoje. Também comprei na Atera um protetor Ethernet de dois estágios da Clamper, para colocar entre o cable modem e o PC. Espero que assim eu fique mais sossegado agora. Muito obrigado, pessoal!

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uma duvida o que seria dimensionar o no-break

É você ter um nobreak com capacidade para suportar a demanda de sua Fonte e/ou PC. Por Exemplo se o seu PC demandar um consumo de 300w, você vai ter que colocar aí um nobreak de no mínimo 600va, e é claro quanto mais potencia demandar mais caro fica o custo do mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, acabei comprando dois Upsai de 120V na Videosonic. Dei uma olhada e vi menos críticas ao projeto dele do que aos da Clamper. Já recebi o e-mail dizendo que serão enviados hoje. Também comprei na Atera um protetor Ethernet de dois estágios da Clamper, para colocar entre o cable modem e o PC. Espero que assim eu fique mais sossegado agora. Muito obrigado, pessoal!

.

.

olá goyta porque o protetor ethernet se os uspsai já vem com protetor de rede?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá goyta porque o protetor ethernet se os uspsai já vem com protetor de rede?

Overkill, talvez, mas como a instalação elétrica aqui não é aterrada, nem tem qualquer chance de vir a ser, qualquer paranoia é saudável, acho eu... Mas também não vou chegar ao ponto de ligar os dois Upsai em série (se é que isso adiantaria alguma coisa). São dois apenas porque quero continuar distribuindo os equipamentos nas duas tomadas atuais.

.

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho aqui em casa um PC há três anos, com estabilizador, nunca aconteceu nada, mas agora que comprei um PC novo, gostaria de mudar.

Segue informações:

Phenom II X4 965

XFX 6870 1GB DDR5

Corsair 4GB 1333MHZ DDR3

550W Reais Corsair CMPSU-550VX

P2470HN

O que ficaria ligado no filtro/no-break seria a tomada do gabinete, da impressora e do monitor. Se houvesse espaço, a tomada do modem e das caixas de som.

A energia aqui de casa é até estável, só cai mesmo quando chove muito, e raramente tenho aquelas quedas de 1seg, mas não posso dizer que não aconteça.

O que seria melhor pra mim? Não posso gastar muito, porque já gastei demais com a compra do PC, e preciso de uma solução boa e barata. No-break ou filtro de linha?

Ah! Aqui em casa é 220V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

veja aí amigo, você já tem uma excelente fonte e um nobreak, nada mais é que um estabilizador com bateria, portanto, se você não tiver problemas graves e constantes de energia coloque aí um bom filtro de linha que lhe protegerá melhor e com certeza mais barato que o nobresk.

Dos que eu conheço lhe indico três:

1) Upsai fht 1200

2) clamper

3 margirius mg 4260

digita no sabe tudo (google) e verás as lojas que vendem.

O segredo é que o Filtro forneça proteção nas três Linhas (FN-FT-NT). OK?

Preferencialmente em tomada devidamente aterrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, karlo, dei uma olhada no primeiro modelo, o FHT-1200, e me parece muito bom, pelo que li (e li bastante sobre ele), protege muito bem, melhor que um estabilizador, e isso me trouxe mais segurança ao saber que é realmente um produto de qualidade.

Como aqui é 220V, creio que não preciso comprar um Bivolt, certo?!

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0

Este daí é apenas 220V, e com o padrão novo de tomadas.

Minha dúvida é se a tomada da fonte virá no padrão novo ou antigo... pois as tomadas daqui de casa são antigas, e os aparelhos também usam padrão antigo (modem, impressora, caixa de som).

O que farei?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Como aqui é 220V, creio que não preciso comprar um Bivolt, certo?!

Quando se fala em supressores de surto, que são elementos que cortam, que ceifam os picos de tensão mais elevados que a tensão de trabalho, um elemento desses quando é considerado bi-volt é na verdade um dispositivo para trabalho em 220 Volts, que opera em 110 só que vai cortar os picos de tensão como se estivesse operando em 220 Volts, lá em cima... O marketing das empresas já arruma uma característica boa para os mesmos.. "Bi-volt"

Minha dúvida é se a tomada da fonte virá no padrão novo ou antigo... pois as tomadas daqui de casa são antigas, e os aparelhos também usam padrão antigo (modem, impressora, caixa de som).

O que farei?

Essa decisão relcionada às tomadas vais ter de tomar mais cedo ou mais tarde, compre um filtro, um no-break, um estabilizador, o que seja...

Estamos em uma época de transição de modelo de tomadas. Paciência.

Lembre-se de que todos os equipamentos que irás adquirir daqui para frente terão seus plugs no novo padrão de tomadas..

Usar adaptadores (caros) ou trocar os plugs, até mesmo os cabos, solução tem diversas. Veja a que melhor lhe couber..

Alguns tipos de adaptadores:

AdaptadordeplugNema2Brasil.jpg

AdaptadordeplugBrasil2Nema.jpg

AdaptadorPialerrodepolarizao.jpg

AdaptadorNovoxNema.jpg

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, karlo, dei uma olhada no primeiro modelo, o FHT-1200, e me parece muito bom, pelo que li (e li bastante sobre ele), protege muito bem, melhor que um estabilizador, e isso me trouxe mais segurança ao saber que é realmente um produto de qualidade.

Como aqui é 220V, creio que não preciso comprar um Bivolt, certo?!

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF06&ord=0

Este daí é apenas 220V, e com o padrão novo de tomadas.

Minha dúvida é se a tomada da fonte virá no padrão novo ou antigo... pois as tomadas daqui de casa são antigas, e os aparelhos também usam padrão antigo (modem, impressora, caixa de som).

O que farei?

veja bem amigo, o faller já respondeu, mas so pra reforçar:

1) compre sim o 220v, pois geralmente os bivolt não tem a mesma qualidade.

2) você, dificilmente encontrarás no mercado produtos com o sistema antigo de tomadas e a troca mais cedo ou mais tarde teremos que fazer,

3) Sugiro que para maior segurança, compres o filtro sugerido e já visto por você, troque o padrão de tomada onde você conecta a fonte pelo padrão novo, compre um novo cabo para a fonte, também no padrão novo e o resto, se precisar (espere o filtro chegar) use adaptador, muito embora, geralmente estes outros componentes, tipo impressora possuem flechas com 02 pinos redondos, se for assim não precisará de adaptador, pois todos os aparelhos que possuem dois pinos redondos servirá no padrão novo de tomadas.

4) use preferencialmente na tomada onde conectares o filtro de linha tomada devidamente e corretamente aterrada OK?

5) O mais importante, estabilizador jamais, se tiveres um guarde e dê de presente para o seu pior inimigo (brincadeira), ok?

veja ai como deverás fazer a ligação da tomada (aquela da parede onde ligarás o filtro de linha)

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Polarizaodetomadaseltricas.jpg

abraço e sorte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o melhor filtro de linha até 100 reais para 127V ?

preferência padrão antigo de tomadas... mas se tiver um com padrão novo e melhor na proteção, eu prefiro.

Está proibida a venda/importação de produtos com o "padrão antigo" (exceto nos casos de ser produto estocado antes do novo padrão entrar em vigor)

Aqui no brasil o melhor vai ser o Upsai FHT-1200 que você encontra na Videosonic por R$84 à vista.

Se for comprar pelo E-Bay, ai a lista de opções fica enorme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem,

Depois de ler alguns tópicos no CdH sobre os problemas de estabilizadores à no breaks, já deu para entender que o mais indicado é um bom filtro de linha.

Uso um módulo isolador estabilizado da Microsol de 440VA há 3 anos e até agora (sorte) não perdi nenhum micro ou nada ligado nele, talvez porque eu nunca fique muito tempo com a mesma máquina XD~

Aqui não tem aterramento, por isso uso esse módulo, e moro a um quarteirão da companhia elétrica. Não sei bem o que significam os estalos do módulo isolador estabilizado, mas quando alguém liga a lavadoura de roupa (um cômodo ao lado), ele instala pra *******.

Atualmente estão ligados no meu módulo:

1x Monitor

1x Fonte (PC)

1x PS3

1x Filtro de Linha SMS (de R$ 25, não deve prestar)

E ligados nesse filtro de linha

1x Modem

1x Roteador Wireless

1x Impressora

Acredito que minha fonte seja PFC ativo e eu possa ligar meu computador direto em um filtro de linha, assim como monitor, PS3, modem e impressora. Assim, eliminando o uso do módulo isolador estabilizado.

Mas e a questão de choques, imagino que se eu tirar o filtro de linha voltarei a tê-los.

OBS: A energia aqui é 220V.

OBS2: Não quero furar a parede para aterrar, nesse caso seria melhor continuar com o módulo?

Sobre filtros de linha, preciso que seja bivolt e padrão antigo, pois nenhum componente ligado que informei usa o padrão novo de tomada.

Este é bom?

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07&ord=0

Esse filtro acima tem oito tomadas como meu SMS atual (o de R$ 25), e ele não atenderia tudo que preciso, pois a tomada do modem e roteador ocupa dois espaços, então poderia ligar meu filtro de linha atual nesse novo e ficar com as dezesseis tomadas para uso?

OBS3: Sou leigo no assunto e desculpe pelas barbeiragens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola h1ghland3r:

1º) veja a polarização da tomada que pode estar invertida, o que poderia ser a causa dos choques;

2º Eu trocaria a tomada onde ´seria ligado o filtro pelo padrão novo e compraria um novo cabo para a fonte ou adaptador, sendo que todos os demais equipamentos que possuires se tiver só dois pinos redondos, servirá normalmente no padrão novo de tomadas.

3º Podes ligar sim um filtro no outro, colocando na tomada o de melhor qualidade.

4º Os filtro mais recomendados neste forum são o Upsai FHT 1200, Clamper, e margirius mg 4260.

5º você tem uma otima fonte, então aposente de vez o seu modulo isolador que na verdade como você já pode confirmar pela leitura dos tópicos só atrapalha a sua fonte e por conseguinte o seu PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!