Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

tenho um motor trifasico "380", e presciso ligar ele em mono "220" como faço isso? e se tem como, e se perde a potencia?

ele tem 10cv e serve para triturar capim, alguem pode me ajudar por favor.

desde ja agradeço a atenção.:)

• Curtir 1
Postado
Bom dia!

tenho um motor trifasico "380", e presciso ligar ele em mono "220" como faço isso? e se tem como, e se perde a potencia?

ele tem 10cv e serve para triturar capim, alguem pode me ajudar por favor.

desde ja agradeço a atenção.:)

Caro amigo Gerson, infelizmente não tem como você ligar um motor trifásico em um sistema monofásico.

• Curtir 1
Postado

Sejam bem vindo ao forum amigos!

Da para ter monofasico (mas não direto do motor!)

Para ter monofasico é necessario um transformador.

assim carga do motor trifasico(380V/400V) vai transformar em 220V ou até mesmo 127V como desejar

Falou

• Curtir 1
Postado

Seu motor está original?

Em 380V, o motor é ligado em triângulo. Em 220V é ligado no modo estrela. você só precisa inverter.

Se você possuir um pouco de conheciemento em motores, poderá fazer essa mudança. Caso contrário, leve a um técnico.

Veja a chapinha que vem grudada no seu motor para verificar se ele permite essa mudança.

Exemplo:

Falou

• Curtir 1
  • 5 anos depois...
Postado

Caros amigos, boa noite.

tenho um motor trifásico (coloco foto da chapa de características)

Tenho uma rede monofásica de 220V e pretendia que o motor funcionasse.

Já entendi que terei de configura-lo para DELTA / TRIÂNGULO .

Minha duvida prende-se no condensador. Entendo que terei de usar um condensador de 52.5 uF todavia tenho algumas dúvidas sobre o condensador_

- Se deverei usar um condensador de arranque e outro permanente  (Start Capacitor  & Run Capacitor )

- Se bastará um condensador de arranque

- Se bastará um condensador permanente

- Se tiver de utilizar os dois condensadores, como faço para que o de arranque se desligue após o arranque ?

Sei que perderei um determinada % da potencia original mas isso nao importa para o que pretendo. Sei ainda que o ideal seria um Inversor de Frequência mas isso é caro demais.

Pretendo apenas uma solução simples e principalmente barata pois o uso será muito reduzido e nao me importo de reduzir um pouco o tempo útil de vida do motor (foi oferecido).

peço desculpa por voltar a activar este tópico.

Muito obrigado por qualquer ajuda.

20161004_183350[1].jpg

• Curtir 1
Postado

Não precisa de Capacitor de arranque, só o permanente mesmo. 

Geralmente para se fazer essa gambiarra usa-se um Capacitor de 60uF/400V. 

Dos 3 fios do triângulo, ligue 2 deles a tomada, o 3º ligue ao Capacitor e a outra ponta dele há um dos fios da tomada. 

• Curtir 1
  • 2 anos depois...
Postado

Boa tarde amigos . Comprei uma prensa de pizza que funciona com um motor de 1,5 cv 5A 1700 rpm 220v trifasico eberle. A maquina tem tambem uma resistência para assar os discos de pizza  . Minha rede é  220 v bifasica ( f+f ) . Minha duvida e se a maquina vai funcionar  nesta rede ou se e pssivel mandar rebobinar o motor para 220v bifasico ou ainda usar inversor de frequencia ( tem o fator das resistências ) . Qual seria a melhor solução ?

20181223_151004-1.jpg

20181223_151435.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Geremias Corguinha disse:

o fator das resistências

de aquecimento... sim este pode influenciar no seu projeto caso elas estejam esperando rede trifásica. Vais ter fazer modificação nisso.

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
  • Membro VIP
Postado

A forma correta é usando um inversor de frequência, o uso de capacitores é um "quebra-galho" e acaba reduzindo a vida útil do motor.

adicionado 10 minutos depois

No caso das resistências é necessário verificar a tensão de trabalho, em alguns casos apenas a reconfiguração da ligação elétrica já resolve.

• 11 meses depois...
Postado

Caros amigos, não sei como fazer uma pergunta aqui, caso esteja errado me desculpem, mas o caso é o seguinte, teria como ligar um motor 220 tri em uma rede 220 mono ou 380, pois na minha cidade é 220 mono e 380.

Postado
10 minutos atrás, Romualdo Barcelos disse:

Caros amigos, não sei como fazer uma pergunta aqui, caso esteja errado me desculpem, mas o caso é o seguinte, teria como ligar um motor 220 tri em uma rede 220 mono ou 380, pois na minha cidade é 220 mono e 380.

Utilize um inversor de frequência com entrada bifásico e saída trifásica, deixo esse como exemplo:

https://www.kmabrasil.com.br/produto/inversores-de-frequencia-weg/monofasico-220vtrifasico-220v/748-inversor-de-frequencia-cfw300-0-5cv-ent-monobifasico-220v-saida-trifasico-220v-weg-13059320

ele deve ser dimensionado de acordo a potencia do motor, esse a cima é só um exemplo.

Postado

Somente se o motor for de 6 pontas com tensão nominal de 220V em cada bobina. Para 380V a ligação é em estrela e para 220V a ligação é em triângulo. Sempre em trifásico, esquece a conversão para mono.

Também é possível em motor de 12 pontas mas aí são necessários alguns cuidados extras. Com 6 pontas é mamão com açúcar.

Postado
11 horas atrás, Romualdo Barcelos disse:

Se tiver as duas fases de 380V e o neutro consegue fazer o motor funcionar em estrela mesmo faltando uma fase. 

Motor somente triângulo (220V) de três pontas não tem como. 

Postado

no meu tempo de curso técnico o professor ensinou uma artimanha para testar o motor caso não houvesse uma rede trifásica disponível onde dois enrolamentos eram ligados em paralelo na tensão nominal de alimentação das bobinas e o terceiro enrolamento era excitado através de um botão de campaínha com um capacitor em série com a alimentação, assim a defasagem gerada no capacitor produziria o campo deslocado para que o motor começasse a girar.

Porém o motor perde boa parte da sua força.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...