Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

10 horas atrás, Vitor Rolemberg Guerra Costa disse:

 

Sem querer importunar ainda mais, você poderia me explicar o porque de ser necessário a proteção para linha telefonica/adsl?

Estamos aqui pra ajudar! Não é nenhum incômodo! Pergunte sempre que precisar! :thumbsup:

 

Leia o tópico recomendado pelo @faller que você entenderá!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, boa noite, estava pensando em comprar um nobreak da SMS Manager III de 700VA para segurar um modem Thomson dwg874B com wifi da NET sabem quanto tempo esse nobreak (alguem que tenha ele) consegue de autonomia? Fiquei impressionado que pelo manual da fabricante e menos de 20min. É isso mesmo? Se colocasse uma TV 32 mais um modem televisão é 20 min mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Vinícius Lima disse:

Pessoal, boa noite, estava pensando em comprar um nobreak da SMS Manager III de 700VA para segurar um modem Thomson dwg874B com wifi da NET sabem quanto tempo esse nobreak (alguem que tenha ele) consegue de autonomia? Fiquei impressionado que pelo manual da fabricante e menos de 20min. É isso mesmo? Se colocasse uma TV 32 mais um modem televisão é 20 min mesmo?

O que determina a autonomia de um no-break é a capacidade armazenada em suas baterias. Se não me engano esse no-break (um short-break na verdade) tem uma bateria de 12V @ 7 Ah. Com isso, na teoria, ele tem 12V x 7A = 84 Watts hora armazenados.

Se seus equipamentos demandarem coisa de 12 Watts o modem e 68 Watts o televisor, num total de 80 Watts, considerando a perda de 15% na eficiência da conversão ==> 80 x 0,85 = 68 Watts hora ele deveria aguentar coisa de 68 / 84 = 0,81 horas ou seja, coisa de 48 minutos se tudo fosse ótimo ai, ideal...

Espere coisa de 30 minutos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller,

 

O seu calculo está correto, mas o consumo destas TVs modernas é bem menor (muito menor até do que diz o manual), eu testei uma LG de 49" 4K (modelo UH6500) e encontrei um consumo real de 40 - 76W (por incrível que pareça o consumo é menor assistindo filmes em 4K), se não me falha a memória, o manual diz que o consumo é 120W (acho que pode ser até maior mas agora eu não estou conseguindo encontrar o manual para confirmar o valor). Acho que o consumo de uma TV moderna de 32" deve ser metade (talvez uns 30W sendo menos radical). Neste caso a autonomia quase dobraria (42W de consumo total).

 

84*0,85 = 71,4  => 71,4/42*60 = 102 minutos (1h e 42minutos). Mas acho que considerar 85% de eficiência nestes shotbreaks um pouco de exagero, acho que pode ser menor (mas nunca fiz ensaios numa coisa destas para ver como é que é de verdade). Provavelmente o real seria um pouco mais de 1 hora e 20 minutos ou 30.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Intrudera6 disse:

Mas acho que considerar 85% de eficiência nestes shotbreaks um pouco de exagero, acho que pode ser menor (mas nunca fiz ensaios numa coisa destas para ver como é que é de verdade).

Estou usando dado de catálogo e afirmativa do próprio fabricante, que diz:

Rendimento  95% (para operação rede) e 85% (para operação bateria)

Veja você mesmo: http://www.sms.com.br/aplicacoes/documentos/01sql07/inc/arquivo_hd_sms.asp?arquivoId={CC035C40-AB12-4334-ACAD-2ED68338DA36}

 

Ademais só foi um chute mesmo para que o demandante veja como foi feito o cálculo e, com os dados tirados dos manuais de seus equipamentos, ele possa estimar essa autonomia..

 

De qualquer modo obrigado pela sua intervenção..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O inversor do no-break pode até ter 85% de eficiência (não duvido), mas existe a eficiência da bateria, e esta é fortemente dependente do regime de descarga, podendo em alguns casos atingir 50% em descarga severa (ou até menos ainda), e é isso que no final que faz o rendimento dos no-breaks ficarem uma porcaria quando a bateria é pequena em relação a corrente solicitada.

 

Para uma bateria de 7Ah numa descarga de 7A (1C) o rendimento da bateria é menos de 50% (24 minutos), em 3,5A (0,5C) é de 80 minutos (aproximadamente) e quando se coloca o rendimento do inversor a coisa fica ainda pior (e o rendimento do inversor depende da carga sobre ele, não é 85% em toda a faixa, normalmente piora para cargas muito pequenas).

 

Então no caso acima a autonomia deve ser de 1 hora até 1h20m , dependendo do consumo real que é possível que seja menor de 42W, talvez uns 30W (acho possível que o roteador gaste menos de 10W e a TV menos de 30 em média). Só medindo para ver o consumo real.

 

Bateria.thumb.PNG.b577af70eba69d481308105599ecf2b7.PNG

Fonte:

https://www.robocore.net/upload/ManualTecnicoBateriaUnipower.pdf

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Intrudera6... Quem aumentou a autonomia foi você, não eu.. Subjetivamente a gente pondera isso e acaba declarando autonomia muito inferior do que o cálculo simples deu.. Até porque a bateria é uma chumbo ácida mas não igual a essas de automóvel ou estacionárias de eletrólito líquido e sim na maior parte gel, cuja eficiência deixa a desejar...

 

Então fale para você mesmo que em determinado instante avaliou a autonomia em 1 hora e 20 ou 1 hora e 30 minutos. Eu avaliei em meros 30 minutos, não mais do que isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo:
1- PC fica ligado todo o horário comercial.
2 - Aqui em épocas de chuva a energia cai quase todo dia, chegando a acontecer 3 vezes por dia.
3 - Não tenho como investir mais de 500 reais em um nobreak.
4 - Reclamar com a ANEEL não vai resolver. E se resolver, vai demorar anos.

O que compro? Um APC de 600 VA ***** mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Jerfson Paiva disse:

Resumindo:
1- PC fica ligado todo o horário comercial.
2 - Aqui em épocas de chuva a energia cai quase todo dia, chegando a acontecer 3 vezes por dia.
3 - Não tenho como investir mais de 500 reais em um nobreak.
4 - Reclamar com a ANEEL não vai resolver. E se resolver, vai demorar anos.

O que compro? Um APC de 600 VA ***** mesmo?

Nobreak APC de 600VA provavelmente entregará, no máximo, 300w. Com essa potência, só será apropriado para um computador com fonte de, no máximo, 250w (considerando que o monitor também será ligado na porcaria do shortbreak (porcaria porque, com apenas 500 reais de verba, é o que conseguirá comprar). Em resumo, se a fonte do seu PC fora de mais de 250w, esse shortbreak de 600VA não será apropriado.

 

Já tive problemas com telefonia e energia e tanto a Anatel como a Aneel resolveram. O que demorou mais foi uma reclamação na Anatel contra a GVT (foram 3 meses), mas me rendeu 4mil reais de indenização. NUNCA que eu gastaria meu dinheiro para resolver problema que é de responsabilidade da empresa prestadora de serviço, mas cada um tem livre arbítrio de escolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Jerfson Paiva disse:

Reclamar com a ENEL@braconius não teria solução porquê este não é um problema que afeta somente minha residência, mas a parte inteira do estado. Com certeza vão preferir pagar multinha.

Pensamento típico da maioria dos brasileiros. Enquanto vocês, clientes, continuarem com esse pensamento, e gastando dinheiro próprio pra resolver problema da empresa, vai continuar assim mesmo.

 

Junta uns 10 clientes e ajuízem um processo judicial, quero ver se a empresa não vai fazer nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, braconius disse:

Pensamento típico da maioria dos brasileiros. Enquanto vocês, clientes, continuarem com esse pensamento, e gastando dinheiro próprio pra resolver problema da empresa, vai continuar assim mesmo.

 

Junta uns 10 clientes e ajuízem um processo judicial, quero ver se a empresa não vai fazer nada.

É amigo, você está certo.

Mas a questão é que o prazo para resolver um problema deste é muito grande.
Com certeza é uma obra para muitos anos. Como eu disse, é um problema que afeta a muitas cidades, não somente bairros ou ruas.
É capaz de itens do computador não passar desta temporada de chuva.
A questão é o prazo para solução. A concessionária local não vai colocar um nobreak senoidal de dupla conversão pra cada cliente que reclamar. Encontrei este: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SENO600B120

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jerfson Paiva disse:

É amigo, você está certo.

Mas a questão é que o prazo para resolver um problema deste é muito grande.
Com certeza é uma obra para muitos anos. Como eu disse, é um problema que afeta a muitas cidades, não somente bairros ou ruas.
É capaz de itens do computador não passar desta temporada de chuva.
A questão é o prazo para solução. A concessionária local não vai colocar um nobreak senoidal de dupla conversão pra cada cliente que reclamar. Encontrei este: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=SENO600B120

Queda de energia não tem potencial para danificar nenhum item do seu computador. Quem pode danificar seus componentes são os surtos de energia que podem acompanhar uma queda de energia. E quem protege contra isso são os AnsiSurges (e não essas porcarias de nobreaks), como este: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, braconius disse:

Queda de energia não tem potencial para danificar nenhum item do seu computador. Quem pode danificar seus componentes são os surtos de energia que podem acompanhar uma queda de energia. E quem protege contra isso são os AnsiSurges (e não essas porcarias de nobreaks), como este: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

Obrigado pela orientação, amigo.

E quanto a corromper arquivos? Não influi nisto também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Jerfson Paiva disse:

Obrigado pela orientação, amigo.

E quanto a corromper arquivos? Não influi nisto também?

Este risco atualmente é minimizado, graças às proteções agregadas aos próprios HD's.

 

Eu te pergunto: pra você, vale a pena gastar tanto dinheiro (que já não deveria gastar, já que a responsabilidade do problema não é sua) pra evitar que algum arquivo corrompa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, braconius disse:

Este risco atualmente é minimizado, graças às proteções agregadas aos próprios HD's.

 

Eu te pergunto: pra você, vale a pena gastar tanto dinheiro (que já não deveria gastar, já que a responsabilidade do problema não é sua) pra evitar que algum arquivo corrompa?

O computador é utilizado para trabalho. Então a perca de tempo com recuperação de arquivos ou do sistema, mesmo que apenas reinstalando, acaba sendo perca de dinheiro. Se tivesse o dinheiro disponível, valeria sim a pena. Mas a própria produção não está ajudando.
Estou vendo que vai ser o jeito ficar sem. Penso em comprar um SSD, este está dentro do orçamento. Algum problema maior ou menor em sua utilização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Jerfson Paiva disse:

O computador é utilizado para trabalho. Então a perda de tempo com recuperação de arquivos ou do sistema, mesmo que apenas reinstalando, acaba sendo perda de dinheiro. Se tivesse o dinheiro disponível, valeria sim a pena. Mas a própria produção não está ajudando.
Estou vendo que vai ser o jeito ficar sem. Penso em comprar um SSD, este está dentro do orçamento. Algum problema maior ou menor em sua utilização?

Os SSD's sofrem significativamente menos (para não dizer que são imunes) com quedas de energia, mas ainda sim seria interessante proteger o equipamento contra surtos. Considero, sim, que seja uma boa opção. Além disso você ganhará muito mais desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma fonte de 750W, qual seria o nobreak indicado!?

 

sofro com quedas de energia direto, e agora que começou as temporadas de chuva e raio, tenho que desligar tudo e tirar da tomada, e fico refém da situação, pois hoje mesmo eu precisava resolver umas papeladas na internet e tive que desligar para nao correr o risco de queimar os componentes....

 

queria um senoidal que nem o amigo citou,mas como eles partem de um preço´´pequeno`` de 1500 pra cima esta descartado...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, guinelford disse:

tenho uma fonte de 750W, qual seria o nobreak indicado!?

 

 

queria um senoidal que nem o amigo citou,mas como eles partem de um preço´´pequeno`` de 1500 pra cima esta descartado...

Você pode comprar um filtro, como o cara do post acima postou..

 

No-Break, dependendo, seria mais um vítima, numa chuva de raios.. Eles não fazem milagre..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Jerfson Paiva disse:

@braconius Obrigado pela ajuda. Penso em comprar o seguinte dispositivo.
 http://www.lojaclamper.com.br/iclamper-energia-5
Seria este ou não é o ideal? O preço está na faixa do mercado?

Esse é um filtro muito bom, de alta qualidade, mas que não será adequado se sua internet for cabeada (via cabo de telefone, que é o mais comum, ou via cabo Coaxial da TV à cabo).

adicionado 2 minutos depois
10 horas atrás, guinelford disse:

tenho uma fonte de 750W, qual seria o nobreak indicado!?

 

sofro com quedas de energia direto, e agora que começou as temporadas de chuva e raio, tenho que desligar tudo e tirar da tomada, e fico refém da situação, pois hoje mesmo eu precisava resolver umas papeladas na internet e tive que desligar para nao correr o risco de queimar os componentes....

 

queria um senoidal que nem o amigo citou,mas como eles partem de um preço´´pequeno`` de 1500 pra cima esta descartado...

 

 

Se o valor de 1500 pra cima está descartado, não existe nobreak indicado. Alias, para uma fonte de 750w (você por acaso tem 3 placas de vídeo ligadas ao mesmo tempo? Somente assim pra necessitar desse mundarel de potência) nem 1500 reais é suficiente para comprar um nobreak adequado e de qualidade.

 

Para essa fonte, você precisaria de um nobreak online, senoidal puro e de dupla conversão com cerca de 1000w, como este: http://www.atera.com.br/Produto/PROLS150VAB/Nobreak+NHS+Premium+On+Line+1500VA+1050W+Bivolt120V

 

E outra, a função de um nobreak não é proteger os componentes de queimar, quem faz isso são os AntiSurges: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode gastar um pouco menos e pegar um de 700W reais line-interative Senoidal, que deve custar menos de 700 reai (por 500 é meio difícil), mesmo a sua fonte sendo de 750W reais ela não vai gastar isto a não ser que você chegasse a (supondo 85% de eficiência)  640W, com a sua configuração é difícil, mais provável no máximo uns 500W (estimativa) forçando muito a barra (o micro na carga máxima + monitor). Mas um bom filtro de linha / protetor de surge é importante, no seu caso, muito importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Intrudera6 disse:

Você pode gastar um pouco menos e pegar um de 700W reais line-interative Senoidal, que deve custar menos de 700 reai (por 500 é meio difícil), mesmo a sua fonte sendo de 750W reais ela não vai gastar isto a não ser que você chegasse a (supondo 85% de eficiência)  640W, com a sua configuração é difícil, mais provável no máximo uns 500W (estimativa) forçando muito a barra (o micro na carga máxima + monitor). Mas um bom filtro de linha / protetor de surge é importante, no seu caso, muito importante.

Várias informações completamente equivocadas. Vamos lá:

 

1) O dimensionamento de um nobreak precisa ser feito para a potência total da fonte, somada a sua eficiência, e não o seu consumo típico:

 

www.apcmedia.com/salestools/RMUZ-7DTKRC/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf?sdirect=true

 

Se você comprar uma fonte de 1000w para uma configuração que consome 300w, o nobreak corretamente dimensionado para esta configuração deverá ter, pelo menos, 1250w (considerando que a fonte seja 80Plus Bronze [80% de eficiência]);

 

2) A eficiência da fonte não tem nada a ver com quanta potência ela vai entregar. Uma fonte de 750w com 80% de eficiência entrega a mesma quantidade de potência que uma fonte de 750w com 90% de eficiência (ambas entregarão 750w). Eficiência de uma fonte tem a ver com quanta energia a fonte desperdiçará em forma de calor para entregar terminada quantidade de potência. Uma fonte com 80% de eficiência terá que consumir 937,5w da tomada para entregar os 750w.

 

3) Não existe o termo "watts reais". Esse termo é um péssimo vício de linguagem, inventado por fabricante de produto porcaria para enganar comprador desavisado. Watts é watts e apenas watts, independente da fonte entregar ou não a potência prometida. É a mesma coisa que dizer que uma garrafa tem 2 "litros reais".

 

4) "Nobreaks" line-interactive continuam sendo extremamente prejudicial aos equipamentos eletrônicos, já que possui o maldito estabilizador interno. Seu uso, ainda sim, é desaconselhado.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!