Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Review] Notebook Samsung RF411 SD1BR


JeFFersO

Posts recomendados

nossa o tópico cresceu.

Ultimamente tenho visto muitas dúvidas se o note vale a pena ou não, problemas com o SOM, Vídeo, Wi-Fi, USB 3.0 ...

Responderei conforme minhas experiencias com o note:

Vale a pena ?

Levando em consideração o preço do note e a configuração da máquina vale a pena sim. Porém se você tem um dinheiro a mais e não se importa em gastar 1k a mais em uma maquina compre de um marca com um suporte melhor. Apesar o note ser bom, o suporte da Samsung é broxante.

E esses defeitos que apareceram ?

Se analisarmos os tópicos de notebooks veremos que os notes com preços mais acessíveis tem uma explosão de problemas e em contrapartida de pessoas que não tem o que reclamar.

Acho que o que ocorre é que as vendas desses modelos são muito maiores em relação a notes tops, os usuários e a forma como eles usam o PC é diferente e isso leva ao surgimento desses problemas.

Nesse modelo em específico o que noto é que 90% dos defeitos do note são ocasionados por problema de drivers, ou driver corrompido, ou o cara não instalou, ou no caso do som chiando ele setou uma qualidade de audio acima do suportado pela placa e etc.

Mas e o bug do WiFi ?

Estou pensando que esse bug deve ter afetado alguns modelos fabricados na mesma época. O meu e o do usuário Gers0n foram fabricados em Maio, e apresentam o mesmo bug da USB 3.0. Porém não é uma coisa que chega a incomodar visto que nunca vi em lugar nenhum que venda algo USB 3.0 e acredito que essa tecnologia demore um pouco a se disseminar e o custo será bem alto em relação ao 2.0 logo de inicio. Portanto se você pensa em trocar de note daqui a 2 ou 3 anos acho que isso não será um problema.

2.5Gbps é uma velocidade alta visto que se não me engano um HD Sata II, ou seja não adianta ter um dispositivo USB 3.0 que transfira numa velocidade acima do HD pois ele será o gargalo do sistema.

O leitor de DVD é lento pow !

Particularmente não vejo muito problema com isso, uso ele de vez em quando para gravar uns jogos de XBOX e caso seja necessário instalar o Windows novamente. Vale considerar que ele é muito silencioso, comparado com meu outro note que eu pensava que o drive ia sair voando a qualquer hora de tanto barulho.

Ele esquenta muito !

De todos os notes com placa off que usei esse é um dos que menos esquenta. Temos que levar em consideração que muita gente fala isso mas está há horas jogando com o note em cima dos cobertores.

Se você usa muito a placa gráfica e se incomoda com temps acima de 80º compre uma base refrigerada, isso vale para qualquer notebook.

Se você acha que ele esquenta, use um CCE no colo, ou use o touchpad de um HP DV.

____

Resumindo:

Na minha opinião o note vale a pena sim. Porém se você tem dinheiro para investir e não quer problemas com um suporte técnico podre compre um DELL, VAIO, Lenovo, Acer ...

_____

OFF: Problemas acontece com qualquer marca/modelo, na empresa um Vosto pifou a bateria com 1 semana de uso.

DVBreakout...

você fez o teste que eu falei ??

Cara eu acho que esse chiado que você está falando não é bem das caixinhas do note e sim alguma vibração que o som causa. Testando pelo gerenciador Realtek você não vê chiado algum. Esse mesmo chiado ocorre no meu outro notebook e nas caixinhas de som do desktop por esse teste de som do windows.

O melhor teste que você faz é ouvindo uma musica, vendo um filme e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JeFFersO.....

quando o som que eu estou ouvindo é de qualidade com por exemplo mp3 o chiado é muito baixo....porém quando estou no youtube onde o som é ruim o chiado é mais evidente, porém como eu falei é so quando esta acima da oitava barrinha do som.....quando fiz o teste com o acer do meu irmão também teve chiado no teste que eu mencionei, porém você não percebe chiado no youtube por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,sobre o som,quando diminui nas configurações de som,a qualidade de audio,o chiado sumiu completamente...Acho que os speakers não aguentam a placa de som....

Apesar de ter tido problema com o meu note,vou levar pra AT essa semana,não acho que o note é ruim,pois pelo que vi,o meu problema(da tela azul,e o driver da nvidia) é um caso isolado,e talvez tenha sido ocasionado por mim,embora que nada que eu faça faz ele voltar ao normal...

Sobre os probleminhas,o gravador é realmente lento,porém silencioso,não fiz o teste mas na BIOS tem uma opção de diminuir ruido do gravador,talvez se deselecionar essa opção ele fique mais rápido.

Mas temos que levar em conta que a Samsung fez o note com foco no Hardware e no preço,logo é claro que a samsung não da essa diferença de preço de presente para nós,eles economizam em outras partes do note,como acabamento,letor,speaker e alguma coisa mais...

Duvido encontrar um note melhor pelo preço do rf411,principalmente o I3..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz uns testes aqui com o drive de DVD, copiando arquivos de um DVD para o HD, não passou de 4,5 MB/s, e ao apagar um DVDRW achei que demorou bastante, comparado com meu desk. Depois vou fazer mais alguns testes com o note da minha irmã (Dell Inspiron 15R) e com o desk, mas a princípio o drive é bem lento. Mas também tem que se levar em conta que , ao que me parece, ele não gira em uma velocidade muito alta, para não gerar muito ruído e vibração. Esse deve ser o motivo da lerdeza.

Com a USB 3.0 em 5Gbps fiz alguns testes com mouse e pendrive e realmente a internet para de funcionar. Pensei que a controladora do USB 3.0 e a do Wifi fossem conectadas na mesma pista PCI Express, mas dando uma analisada no Aida32 vi que não era. Pode ser algum problema de driver mesmo, mas só dará pra saber quando sair alguma atualização, e sabe-se lá quando sairá. Tem a questão do gargalo do PCI-E x1, que só aí, teoricamente, perde-se aproximadamente 150 MB/s de largura de banda.

Sobre o som, o meu também apresenta esse 'chiado' no alto falante direito, é meio como se o alto falante não suportasse a potência que recebe, é difícil definir com precisão. Até pensei em levar numa AT para resolver isso, mas, como já disse em outro tópico, é duro ficar 30 dias sem o note por causa do alto falante e com o risco de voltar com mais problemas (sabe-se lá como são essas ATs né...), já que , ao que me parece, é necessário desmontar a placa-mãe do note para ter acesso ao alto falante. Então, como uso fones a maior parte do tempo, não levarei numa AT só por isso. Eu mesmo poderia abrir, mas aí perco a garantia, e caso dê algum problema mais sério é prejuízo.

Sobre o custo benefício, creio que apesar desses bugs, considerando a configuração, vale a pena sim. O Vostro 3450 não tem a mesma configuração ( 4GB de RAM x 6GB do RF)e a VGA dele é um pouco inferior. Tá saindo +- 2550 no site da Dell, mas numa promoção válida até quinta. O preço normal dele é de quase 3k. E quanto à tela do RF não é só aqui não, li um review do RF511 no notebookcheck (http://www.notebookcheck.net/Review-Samsung-RF511-Notebook.57575.0.html) e o constraste da tela é bem ruinzinho. As telas tanto do 411 quanto do 511 são Samsung. Acho que, pra alguém que seja mais ousado, há a possibilidade de se trocar o painel LCD, caso atrapalhe muito nas atividades, principalmente se for mexer com gráficos.

As temperaturas pra mim estão OK. Notes geralmente são bem esquentados, mesmo sendo de 15" e sem VGA off. Pra um note de 14" e com o conjunto de hardware que tem, está muito bom. Lógico que se usar em cima de toalhas, cobertores e etc ele vai esquentar mais ainda, correndo o risco de queimar.

DVBreakout, seu note foi fabricado em que mês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DVBreakout, seu note foi fabricado em que mês?

O seu note é de Maio também ? Além do DVD, mais um usuário postou que a USB 3.0 dele está normal a 5Gbps. Pode ser alguma interferencia como um colega postou aí.

JeFFersO.....

quando o som que eu estou ouvindo é de qualidade com por exemplo mp3 o chiado é muito baixo....porém quando estou no youtube onde o som é ruim o chiado é mais evidente, porém como eu falei é so quando esta acima da oitava barrinha do som.....quando fiz o teste com o acer do meu irmão também teve chiado no teste que eu mencionei, porém você não percebe chiado no youtube por exemplo.

Sua configuração de audio está assim ?

95852021.th.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu note é de Maio também ? Além do DVD, mais um usuário postou que a USB 3.0 dele está normal a 5Gbps. Pode ser alguma interferencia como um colega postou aí.

Sua configuração de audio está assim ?

95852021.th.png

O meu note é de maio também, e a configuração do áudio está igual à sua. Vou tentar gravar um vídeo de como está o som e postar aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei o vídeo com o celular, não sei se dá pra perceber mas o som do lado esquerdo é mais limpo do que o do lado direito. Não ficou do jeito que eu queria mas acho que dá pra ter uma noção. Depois vou ver se pego a câmera emprestada e faço um vídeo decente.

‪Som do Samsung RF411‬‏ - YouTube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lucas230991 e timrgt, concordo com vocês! Apesar de alguns problemas mínimos, o note é um excelente custo x benefício. Podem ver em sites como "Reclame aqui" que tem MUITAS reclamações de Dell e HP, que são duas marcas famosas de notes. Coisas muito piores do que estas que estamos relatando.

Vale a pena mesmo quanto aos problemas com a USB 3.0?

Eu sou pode se dizer um cara chato na hora de comprar. Chato por que pesquiso muito antes de comprar, como preço, custo, hardware, procuro reviews de para ver prós e contras. Antes desse note eu estava vendo o MSI que a Colombo tava vendendo. Fui na Colombo várias vezes, os vendedores queriam fazer de tudo pra eu reservar o MSI, na net também tive várias oportunidades de comprar, porém não tava botando fé na distribuidora. Depois do MSI dar todo aquele rolo conheci esse note. Fiquei com ele em vista por pelo menos 2 meses antes de resolver comprar. Li tudo o que falavam sobre ele nos tópicos aqui do C. do Hardware. No final das contas acabei comprando. Por que to dizendo tudo isso? Pra mostrar a minha opinião que esse note vale sim a pena, apesar desses detalhes que estamos discutindo. Só pra ter uma ideia, comprei esse note pra usar com programas como Photoshop, Indesign, Corel, 3D Max, Premiere e After, Cubase, Instrumentos Virtuais, Guitar Rig e Jogos atuais. Posso te dizer com certeza que esse note (i5) tá cumprindo muito bem suas funções, e vale cada centavo gasto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lucas230991 e timrgt, concordo com vocês! Apesar de alguns problemas mínimos, o note é um excelente custo x benefício. Podem ver em sites como "Reclame aqui" que tem MUITAS reclamações de Dell e HP, que são duas marcas famosas de notes. Coisas muito piores do que estas que estamos relatando.

Eu sou pode se dizer um cara chato na hora de comprar. Chato por que pesquiso muito antes de comprar, como preço, custo, hardware, procuro reviews de para ver prós e contras. Antes desse note eu estava vendo o MSI que a Colombo tava vendendo. Fui na Colombo várias vezes, os vendedores queriam fazer de tudo pra eu reservar o MSI, na net também tive várias oportunidades de comprar, porém não tava botando fé na distribuidora. Depois do MSI dar todo aquele rolo conheci esse note. Fiquei com ele em vista por pelo menos 2 meses antes de resolver comprar. Li tudo o que falavam sobre ele nos tópicos aqui do C. do Hardware. No final das contas acabei comprando. Por que to dizendo tudo isso? Pra mostrar a minha opinião que esse note vale sim a pena, apesar desses detalhes que estamos discutindo. Só pra ter uma ideia, comprei esse note pra usar com programas como Photoshop, Indesign, Corel, 3D Max, Premiere e After, Cubase, Instrumentos Virtuais, Guitar Rig e Jogos atuais. Posso te dizer com certeza que esse note (i5) tá cumprindo muito bem suas funções, e vale cada centavo gasto.

Eu sou exatamente que nem você cara, pesquisei MUITO antes de comprar esse note. Quase comprei um HP DV6-3080BR, mas depois que pesquisei e vi que um Phenom II Quad (processador desse HP) é comparável (e perde em alguns cenarios) pra um Core i5, broxei na hora. O acabamento do HP em alumínio é muito bom, fora o drive de blu-ray e a HD5650. Só que ele custava 3100 reais, e não iria rodar meus programas no alumínio dele né rs. Problemas qualquer equipamento tem, seja de qualquer marca. Uns apresentam mais problemas, outros menos. Este é meu primeiro note e não tenho nada a reclamar. Tem esses probleminhas que o pessoal cita e que também tenho mas como o note é lançamento (pelo menos por aqui), está mais sujeito à isso, e soluções irão aparecer (espero rs).

G0rril4z, o contraste da tela não atrapalha no seu trabalho com esses programas gráficos não? No curso técnico que fiz, alguns usavam o Corel Draw no notebook e o vermelho parecia rosa e o laranja amarelo. Isso não te atrapalha não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

G0rril4z, o contraste da tela não atrapalha no seu trabalho com esses programas gráficos não? No curso técnico que fiz, alguns usavam o Corel Draw no notebook e o vermelho parecia rosa e o laranja amarelo. Isso não te atrapalha não?

Atrapalha um pouco sim. Mas em casa tenho um monitor da Samsung, então quando preciso de precisão nas cores ligo nele, já pra mexer com áudio ou vídeo e 3d já é mais tranquilo, porque já faço a preparação dos arquivos antes de editar. Ainda preciso tentar calibrar a tela pra ver se tem melhora significativa. Se alguém tiver uma noção de calibragem, compartilhem as experiências com a galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gravei o vídeo com o celular, não sei se dá pra perceber mas o som do lado esquerdo é mais limpo do que o do lado direito. Não ficou do jeito que eu queria mas acho que dá pra ter uma noção. Depois vou ver se pego a câmera emprestada e faço um vídeo decente.

Pode ser defeito nas suas caixinhas mesmo cara. Aqui eu testei com volume maximo e como você fez jogando o som em uma caixinha só, não houve chiado algum.

Uma duvida, você instalou o driver de audio do site da Samsung ? Digo isso pois no meu Kennex antigo se eu instalasse o driver o site da Realtek as caixinhas chiavam absurdamente.

Atrapalha um pouco sim. Mas em casa tenho um monitor da Samsung, então quando preciso de precisão nas cores ligo nele, já pra mexer com áudio ou vídeo e 3d já é mais tranquilo, porque já faço a preparação dos arquivos antes de editar. Ainda preciso tentar calibrar a tela pra ver se tem melhora significativa. Se alguém tiver uma noção de calibragem, compartilhem as experiências com a galera.

Acho que algumas paginas atras eu postei sobre a calibragem da tela (pelo menos a que fiz aqui), mas como não sou nenhum expert nisso pode ser que ela não seja boa para você.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

timrgt,,,,,

o meu ta bem parecido..... se eu soubesse postar videos faria um.

Então cara, você tem que upar o vídeo no Youtube e postar o link aqui.

Atrapalha um pouco sim. Mas em casa tenho um monitor da Samsung, então quando preciso de precisão nas cores ligo nele, já pra mexer com áudio ou vídeo e 3d já é mais tranquilo, porque já faço a preparação dos arquivos antes de editar. Ainda preciso tentar calibrar a tela pra ver se tem melhora significativa. Se alguém tiver uma noção de calibragem, compartilhem as experiências com a galera.
Pode ser defeito nas suas caixinhas mesmo cara. Aqui eu testei com volume maximo e como você fez jogando o som em uma caixinha só, não houve chiado algum.

Uma duvida, você instalou o driver de audio do site da Samsung ? Digo isso pois no meu Kennex antigo se eu instalasse o driver o site da Realtek as caixinhas chiavam absurdamente.

Acho que algumas paginas atras eu postei sobre a calibragem da tela (pelo menos a que fiz aqui), mas como não sou nenhum expert nisso pode ser que ela não seja boa para você.

Abraços

Então, o driver é o que veio com o note, eu não formatei ele. Vou reinstalar o driver e testar. Se driver resolver beleza, porque não vou levar na AT por isso.

Eu calibrei a tela seguindo as instruções que você postou e a de outro usuario que fez também. Em ambas senti a imagem meio amarelada, acho que porque acostumei com a tela azulada, mas melhorou bastante em relação à configuração padrão. Liguei o note no monitor do desk (Samsung T190) e a barra de ferramentas nele ficava cinza (o tema do Basic estava ativado) e no note estava azulado. Com a calibragem ficou mais próximo de cinza. Até tentei calibrar de maneira a ficar próximo à coloração do monitor mas não consegui, um dia desses com mais tempo tentarei de novo.

Gente, eu setei a porta USB 3.0 em 5gbps e liguei o note. Conectei o pendrive para tentar simular o problema relatado e para a minha supresa o wi-fi funciona perfeitamente. Seria o caso de terem apenas alguns modelos com tal defeito?

Pode ser também. O seu foi fabricado em que mês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, eu setei a porta USB 3.0 em 5gbps e liguei o note. Conectei o pendrive para tentar simular o problema relatado e para a minha supresa o wi-fi funciona perfeitamente. Seria o caso de terem apenas alguns modelos com tal defeito?

Seu note foi fabricado em que mês ? (tem na etiqueta embaixo dele)

Eu calibrei a tela seguindo as instruções que você postou e a de outro usuario que fez também. Em ambas senti a imagem meio amarelada, acho que porque acostumei com a tela azulada, mas melhorou bastante em relação à configuração padrão. Liguei o note no monitor do desk (Samsung T190) e a barra de ferramentas nele ficava cinza (o tema do Basic estava ativado) e no note estava azulado. Com a calibragem ficou mais próximo de cinza. Até tentei calibrar de maneira a ficar próximo à coloração do monitor mas não consegui, um dia desses com mais tempo tentarei de novo.

Veio eu senti a tela meio amarelada também quando calibrei, mas acho que é porque a tela clara do jeito que estava vicia a vista sei lá. Agora já acostumei daquele jeito só acho que está um pouco escura ainda mas está bom para o meu uso.

Depois que você calibrar igual o monitor posta aqui pra gente as configs, infelizmente não tenho um monitor em casa para testar.

Quanto as caixinhas se você usar muito elas acho que vale a pena levar, dai eles já arrumam o problema da USB 3.0.

Estou pensando que deve ser alguma interferencia entre a USB 3.0 que retira o wireless do ar. Provavelmente a Samsung percebeu o problema e corrigiu nos lotes mais novos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu note foi fabricado em que mês ? (tem na etiqueta embaixo dele)

Veio eu senti a tela meio amarelada também quando calibrei, mas acho que é porque a tela clara do jeito que estava vicia a vista sei lá. Agora já acostumei daquele jeito só acho que está um pouco escura ainda mas está bom para o meu uso.

Depois que você calibrar igual o monitor posta aqui pra gente as configs, infelizmente não tenho um monitor em casa para testar.

Quanto as caixinhas se você usar muito elas acho que vale a pena levar, dai eles já arrumam o problema da USB 3.0.

Estou pensando que deve ser alguma interferencia entre a USB 3.0 que retira o wireless do ar. Provavelmente a Samsung percebeu o problema e corrigiu nos lotes mais novos.

Abraços

Realmente, agora depois de um tempo to me acostumando. E pode deixar que posto sim ^_^

Eu não uso tanto, uso mais fones de ouvido. Som sem graves pra mim não é som rs. Pode ser interferência, mas acho melhor esperar alguma posição da Samsung sobre isso antes de levar na AT.

Foi fabricado em abril/2011.

ô loco, será que é problema nos lotes mais novos então??? :eek:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Aqui também se manifestava o problema relacionado à USB 3.0 e WIFI e, ao que parece, depois que atualizei driver específico, o problema sumiu.

Como fiz:

1) Entrei em http://www.ma-config.com

2) Instalei o solicitado pelo site para identificar meu hardware.

3) Depois atualizei 2 drivers:

3.1) Realtek (nome do arquivo de download - Install_Win7_7046_06212011)

3.2) USB 3.0 Host Controller (nome do arquivo de download - Renesas_USB3_uPD720200_uD720200A_2.1.19.0) (último da página)

Após atualizar o primeiro (Realtek) e reinicializar o computador, o problema ainda persistia (internet lenta), todavia, após atualizar o USB 3.0 Host Controller e reinicializar, minha internet continuou "normal"(não lenta), mesmo estando selecionado 5.0 GB na BIOS.

Será que funciona com mais alguém?

Abraços,

LM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, estava feliz e contente com meu rf411 i3, até que notei um problema!

Tenho ele há 03 semanas, e nesse período estava utilizando o driver de cd\dvd somente para leitura. Semana passado realizei a gravação de um cd de audio sem problemas. Fui gravar ontem um DVD de dados com o ASHAMPOO e a gravação fica em "restando 01 minuto' para sempre. Gravei um novo CD de audio e foi sem problemas. Aparentemente não é um problema da unidade ópica.

Alguém me sugere algo sem ter que levar para a autorizada?

Ninguém mais teve o mesmo problema que eu?

Estou achando estranho somente ter problema com a gravação de DVDs. Notei tb que, caso grave um conteúdo pequeno (menos de 1gb em mídia DVD), o processo ocorre normalmente. Arquivos maiores causam problemas, como descrito (o status da gravação fica em "restando 01 minuto", algumas vezes fica com esse status e finaliza a gravação após uns 8-10 minutos, mas a mídia fica com erra de gravação e não é lida corretamente após)

Gostaria de saber das outras pessoas que compraram se estão tendo algum problema semelhante.

Não queria deixar meu note em uma assistência autorizada, preciso dele para estudar e trabalhar!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, o meu note é de JUNHO/2011 e o USB funciona normalmente com o wifi, não esquenta muito quando jogo. O CD/DVD ainda não testei. Eu notei foi uma demora ao iniciar o windows e uma lentidão ao instalar algumas atualizações do windows, como o service pack.

Isso é normal. HD de 5400rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!