Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

512 sps de GCN dá uma 7750... quase uma 5770, performance de mid de 2009! :eek:

Só para n deixar aberto, a questão para se preocupar é a taxa de transferência da memória, as memórias mais rápidas disponíveis serão uma necessidade. Por isso que os rumores de GDDR5 no Kaveri deixou um pessoal bastante interessado.

Duro é que a GDDR5 tem um consumo monstruoso pra vir integrada no processador.

Postado

A ideia é que alguns notebooks usem memórias GDDR5 (em vez de DDR3) como memória RAM.

Assim como é feito no PS4.

O custo de uns 8GB de GDDR5 não é absurdo, o único problema é que o sistema não teria espaço para upgrades (as GDDR5 precisam vir soldadas na placa, não dá pra fazer módulos de memória). Porém nos ultrabooks isso não é tanto problema (a maioria já não oferece espaço pra upgrades)

• Membro VIP
Postado
e o TDP?

:P

Maizm eu dão sheim !! MA-OEE ! :D

Também estou esperando isso, mas estes 5 GHz devem ser conseguidos só no turbo, em certas condições, então, pode ser que ele dure pouco e até que o TDP não suba.

• Curtir 2
Postado

http://www.pcgameshardware.de/CPU-Hardware-154106/Specials/FX-9590-FX-9370-AMD-Centurion-1073412/

http://cdn.overclock.net/f/fb/fbdb7790_amd_fx-90002xaap3.png

Supostamente tem TDP de 220w e preço de 800 dólares (as duas tabelas diferem sobre a RAM), mas inicialmente não será vendido para o público, apenas para OEMs por causa da necessidade de placas-mãe e de refrigeração especiais. No TDP eu acredito, mas no preço não.

Postado
O consumo do bicho deve ser pior que os primeiros Bulldozzers.

Se for na mesma proporção de clock, eu acho muito difícil...

http://www.pcgameshardware.de/CPU-Hardware-154106/Specials/FX-9590-FX-9370-AMD-Centurion-1073412/

http://cdn.overclock.net/f/fb/fbdb7790_amd_fx-90002xaap3.png

Supostamente tem TDP de 220w e preço de 800 dólares (as duas tabelas diferem sobre a RAM), mas inicialmente não será vendido para o público, apenas para OEMs por causa da necessidade de placas-mãe e de refrigeração especiais. No TDP eu acredito, mas no preço não.

Por 800 dólares eu nunca nem encostarei em um FX desses hahahah

PS: Ouvi dizer por algumas fontes que esses FX-9000 vem pra bater de frente com o 3770-4770k. Será?

Postado
Se for na mesma proporção de clock, eu acho muito difícil...

Não sei qual será o consumo ou o TDP, mas dá para tentar calcular um valor aproximado. A regra geral é que o consumo é proporcional à frequência e ao quadrado da tensão, mas como muitas vezes um aumento de frequência exige um aumento de tensão, então usa-se o cubo da frequência para simplificar. Como nós ainda não sabemos a tensão do FX9590 e o consumo real do FX8350 (apenas o TDP de 125W), então somos obrigados a usar o cubo da frequência e o TDP do FX8350 em vez do consumo real para fazer uma estimativa meio grosseira do TDP do FX9590.

Usando a frequência "Max Turbo":

(5GHz / 4.2 GHz)^3 * 125W = 211W

Usando a frequência de base:

(4.7GHz / 4GHz)^3 * 125W = 203W

Sendo assim um TDP de 220W não parece exagerado. Mas quem sabe a AMD tenha um ás na manga.

PS: Ouvi dizer por algumas fontes que esses FX-9000 vem pra bater de frente com o 3770-4770k. Será?

Ele deve ficar mais próximo em single-thread e vencer fácil em coisas como rendering. Mas se o consumo for esse mesmo aí deixa o CPU menos interessante.

Postado
Não sei qual será o consumo ou o TDP, mas dá para tentar calcular um valor aproximado. A regra geral é que o consumo é proporcional à frequência e ao quadrado da tensão, mas como muitas vezes um aumento de frequência exige um aumento de tensão, então usa-se o cubo da frequência para simplificar. Como nós ainda não sabemos a tensão do FX9590 e o consumo real do FX8350 (apenas o TDP de 125W), então somos obrigados a usar o cubo da frequência e o TDP do FX8350 em vez do consumo real para fazer uma estimativa meio grosseira do TDP do FX9590.

Usando a frequência "Max Turbo":

(5GHz / 4.2 GHz)^3 * 125W = 211W

Usando a frequência de base:

(4.7GHz / 4GHz)^3 * 125W = 203W

Sendo assim um TDP de 220W não parece exagerado. Mas quem sabe a AMD tenha um ás na manga.

Ele deve ficar mais próximo em single-thread e vencer fácil em coisas como rendering. Mas se o consumo for esse mesmo aí deixa o CPU menos interessante.

O problema é usar "TDP" como base para provar um "consumo real", mas demonstra que em termos de "TDP", 220W está mais ou menos proporcional.

Só aponto que como o turbo provavelmente se ativa apenas quando o CPU está utilizando menos de 8 núcleos (reduzindo assim o consumo), é melhor utilizar como parâmetro o clock-base.

No fim, como você mesmo falou, precisariamos saber o consumo do FX 8350 para fazer a estimativa adequada. Acho que agora não dá para fazer nada melhor mesmo.

Postado
O problema é usar "TDP" como base para provar um "consumo real", mas demonstra que em termos de "TDP", 220W está mais ou menos proporcional.

Eu usei um TDP para chegar em outro TDP ("estimativa meio grosseira do TDP do FX9590"), já que a controvérsia é sobre o TDP, apesar de que o consumo também será alto.

Postado

AMD lança processador de 5 GHz!

FX 9590 é equipado com oito núcleos e é voltado para gamers

A AMD apresentou durante a E3, maior feira de games da indústria, o primeiro processador de 5 GHz (FX 9590) para computadores pessoais. Equipado com oito núcleos, o chip é voltado para gamers.

A novidade é baseada na mais recente arquitetura da companhia, nomeada de 'Piledriver', que permite frequência de operação mais alta.

Além do processador de 5 GHz, a AMD lançou outro modelo, um pouco mais lento: o FX 9370, que chega a 4,7 GHz. Esta versão também é dotada de oito núcleos e tem quatro módulos, com dois cores cada.

Os lançamentos moverão o PlayStation 4 e Xbox One e, segundo executivos da empresa, deverão aparecer em diversos PCs dirigidos a jogos. A AMD não revelou os preços dos processadores.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/amd-lanca-processador-de-5-ghz

Postado

Sinceramente não curti esses FX-9xx0. Caríssimos, TDP altíssimo, poucas placas-mãe irão suportá-lo. Enxergo isso como um lançamento para fanboy cego da marca AMD. Eu simpatizo com AMD mas não teria coragem de comprar um processador com TDP de 220W nem! Ainda mais custando algo bem próximo dos Extreme da Intel. Se fosse um FX (8370?) de 4.4GHz com turbo a 4.8GHz e TDP de 140W eu ainda ia simpatizar com ele e achar bacana, desde que o preço não fosse muito acima do FX-8350. Mas um forno desses que esquenta e consome mais que Pentium Extreme Edition (versão "Extreme" do antigo Pentium D, com arquitetura Netburst)? Tô fora, viu? Deve ser ruim de over.

Postado
Eu usei um TDP para chegar em outro TDP ("estimativa meio grosseira do TDP do FX9590"), já que a controvérsia é sobre o TDP,

Eu sei. Inclusive disse que infelizmente isso é o máximo que podemos fazer por enquanto.

apesar de que o consumo também será alto.

Não ficou claro o que você quis dizer com isso.

Se você quis dizer que 220W é maior que 125W, beleza.

Se você quis dizer que o chip vai ter consumo mais próximo do limite de 220W do que algum valor intermediário (ou mesmo um consumo superior ao limite de 220W), eu diria que você estaria falando sem qualquer base. (E eu não preciso provar porque você mesmo acaba de dizer que seu post referia-se apenas a TDP).

Se você quis dizer outra coisa então eu realmente não entendi mesmo o que você quis dizer.

Postado
Não ficou claro o que você quis dizer com isso.

Eu quis dizer que se o TDP for mesmo 220w então evidentemente o consumo é alto.

Postado

Olá,

Não vejo com maus olhos esses series FX-9*** é só pensar que a intel criou um socket novo para sua linha extreme, porque a AMD não poderia fazer o mesmo? A Intel pode e AMD não?

Assim como a linha Intel a linha AMD será para poucos entusiastas e pessoas que precisão de desempenho extremo...A pergunta é vai ganhar no i7 extreme :D nos bencks da vida ? se vencer o servico foi bem feito...

Abraços,

Postado

A única questão é que a linha extreme da Intel tem praticamente o mesmo TDP dos processadores atuais da AMD. 220W é um pouco demais. Isso já é overclock descarado, não um produto novo, tanto é que só deve ser vendido em plataformas customizadas da AMD, para poder lidar com o consumo e refrigeração. Eu acho que perde totalmente o sentido. Pode ser que faça sucesso entre fanboys com grana, mas até como marketing é meio que um joão sem braço.

Na minha opinião, é claro.

Postado
A única questão é que a linha extreme da Intel tem praticamente o mesmo TDP dos processadores atuais da AMD. 220W é um pouco demais. Isso já é overclock descarado, não um produto novo, tanto é que só deve ser vendido em plataformas customizadas da AMD, para poder lidar com o consumo e refrigeração. Eu acho que perde totalmente o sentido. Pode ser que faça sucesso entre fanboys com grana, mas até como marketing é meio que um joão sem braço.

Na minha opinião, é claro.

OLá,

Respeito sua opinião, mas não concordo :D

Sinceramente não acho esse TDP absurdo, visto que quem compra essas "crianças" não vai se importar com isso, quem busca esses processadores foca somente em desempenho...

Bom o mercado vai dizer se vai ser uma boa ou não ^_^

Abraços,

Postado
OLá,

Respeito sua opinião, mas não concordo :D

Sinceramente não acho esse TDP absurdo, visto que quem compra essas "crianças" não vai se importar com isso, quem busca esses processadores foca somente em desempenho...

Bom o mercado vai dizer se vai ser uma boa ou não ^_^

Abraços,

Mas será que vai ter margem para fazer overclock? Porque já me parece overclocado. Se eu fosse entusiasta de over, eu acharia melhor pegar um FX-8350 e tacar 5.0Ghz nele com alguma solução radical de refrigeração. Talvez saísse mais barato do que os U$ 800,00 e eu ia me divertir mais e ter do que me gabar com os outros. Se eles já levaram estes FX-9XXX ao limite, qual seria a graça?

Mas de repente vai ter margem para over e eu estou aqui de chiadeira. Mas aí o TDP vai pular para o quê? 300W?!!! Sei lá :D Esse é o meu raciocínio. Mas como eu não entendo muito disso, pode ser que ele rode nos 220W e ainda tenha boa margem para subir ainda mais.

-----edit-----

Eu vi um teste no qual eles colocaram um FX-8350 a 5Ghz para ter uma ideia de como vão ser os FX-9XXX, e parece que está de acordo com o que a AMD tem falado. Um pouco atrás da linha extreme da Intel. Por isso que eu acho que eles simplesmente fizeram um overclock joão sem braço para vender para os outros. Mas só mesmo quando eles fizerem uns benchs e uns overs com os processadores de fato para a gente saber.

Postado
Mas será que vai ter margem para fazer overclock? Porque já me parece overclocado. Se eu fosse entusiasta de over, eu acharia melhor pegar um FX-8350 e tacar 5.0Ghz nele com alguma solução radical de refrigeração. Talvez saísse mais barato do que os U$ 800,00 e eu ia me divertir mais e ter do que me gabar com os outros. Se eles já levaram estes FX-9XXX ao limite, qual seria a graça?

Mas de repente vai ter margem para over e eu estou aqui de chiadeira. Mas aí o TDP vai pular para o quê? 300W?!!! Sei lá :D Esse é o meu raciocínio. Mas como eu não entendo muito disso, pode ser que ele rode nos 220W e ainda tenha boa margem para subir ainda mais.

-----edit-----

Eu vi um teste no qual eles colocaram um FX-8350 a 5Ghz para ter uma ideia de como vão ser os FX-9XXX, e parece que está de acordo com o que a AMD tem falado. Um pouco atrás da linha extreme da Intel. Por isso que eu acho que eles simplesmente fizeram um overclock joão sem braço para vender para os outros. Mas só mesmo quando eles fizerem uns benchs e uns overs com os processadores de fato para a gente saber.

Estou bem animado com esses FX-9000 porém pensem nessa margem, espero que dê margem, o problema (principalmente no Brasil) é o preço da energia, altos impostos. Quando eu comprei o FX-6100 e não fazia over, já dava diferença de 40 reais na conta de luz em comparação ao Phenom II X2 550BE desbloqueado pra X4 B50

Tem como enviar esse teste do 8350 a 5ghz?

Postado
Estou bem animado com esses FX-9000 porém pensem nessa margem, espero que dê margem, o problema (principalmente no Brasil) é o preço da energia, altos impostos. Quando eu comprei o FX-6100 e não fazia over, já dava diferença de 40 reais na conta de luz em comparação ao Phenom II X2 550BE desbloqueado pra X4 B50

Tem como enviar esse teste do 8350 a 5ghz?

Sério cara? Esses 40,00 a mais com o PC 24h por dia? Fiquei até com medo de pegar um FX 8350 agora, dependendo do valor na conta pode valer mais a pena pegar um I7 3770K ou um 2600K caso a diferença se pague na luz num prazo de 1 ano.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...