Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Potenciometros e Amperagens.


Posts recomendados

Olá pessoal, eu tenho que criar um jogo de luz com farois de carro, então estou usando uma bateria de moto de 12 volts e 7 amperes como fonte de alimentação, porém, eu preciso controlar a potencia das luzes, tentei varios tipos de potenciometros e não deu certo, todos "torraram", qual potenciometro devo usar pra 7 volts? se tiver algum esquema que precise acrescentar mais algumas peças para diminuir a corrente ou algo parecido para que o potenciometro não queime, por favor digam, estou com um problemão, tenho 3 dias pra entregar isso, boa noite a todos, espero uma resposta, desde já agradeço.

Se não existir potenciometro pra 7 volts, podem me dizer como faz pra baixar a corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, eu tenho que criar um jogo de luz com farois de carro, então estou usando uma bateria de moto de 12 volts e 7 amperes como fonte de alimentação, porém, eu preciso controlar a potencia das luzes, tentei varios tipos de potenciometros e não deu certo, todos "torraram", qual potenciometro devo usar pra 7 volts? se tiver algum esquema que precise acrescentar mais algumas peças para diminuir a corrente ou algo parecido para que o potenciometro não queime, por favor digam, estou com um problemão, tenho 3 dias pra entregar isso, boa noite a todos, espero uma resposta, desde já agradeço.

Se não existir potenciometro pra 7 volts, podem me dizer como faz pra baixar a corrente?

Potenciometros não servem para isso. você vai precisar usar transistores ou SCR para controlar um farol. Não entendi bem o que você quer fazer, mas procure circuitos de luzes ritmicas aqui: www.newtoncbraga.com.br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça isso dai que vai dar certo:

Potencimetrocomtransistornumalmpada.jpg

vou tentar de seu jeito :)

E pessoal, é o seguinte, vou explicar pra vocês, é que na minha igreja havera uma peça de teatro, e com 4 farois de carros criei 4 refletores, porém tenho que controlar a potencia desses refletores, pra luz ficar mais clara e mais escura, por isso preciso desse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não deu certo faller, o potenciometro fritou do mesmo jeito, lá se vão 8 reais.....mais alguem tem mais alguma ideia?

Certeza que montaste de modo correto??

Certeza que usastes um transistor desses citados (eles são darlington, na verdade são dois dentro do invólucro, colocados em par darlington, de alto ganho)

Qual a lâmpada usada, certo que de 12 Volts mas de que potência???

Isso dai com transistor comum e sem dissipador pode levar a estragar sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo faller, o potenciometro fritou do mesmo jeito, lá se vão 8 reais.....mais alguem tem mais alguma ideia?

Se o potenciômetro fritou é porque não ligastes o potenciômetro como está informado no esquema do fallere provo.

A corrente que circula no potenciômetro quando se aplica a tensão de 12 volts (nominal) é cerca de 0,0024 A ou 2,4 mA num potenciômetro de 5 kohms (5.000 ohms) e de cerca de 0,0012 A ou 1,2 mA mum potenciômetro de 10 kohms (10.000 ohms).

E = I x R

12 = I x 5000 --- > 12 / 5000 = 0,0024 A ou 2,4 mA

12 = I x 10.000 --> 12 / 10000 = 0,0012 A ou 1,2 mA

Potência dissipada no potenciômetro

P = I x I x R ou P = I ^2 x R

Pot de 5 Kohms

P = 0,0024 x 0,0024 x 5000 ---> P = 0,00000576 x 5000 ----> P = 0,0288 watts ou 28,8 miliwatts, arredondando para mais, quase 30 miliwatts

Pot de 10 k

P = 0,0012 x 0,0012 x 10000 ---> P = 0,0000014 x 10000 ---> P = 0,014 watts ou 14 miliwatts.

Resumindo... A corrente que circula no potenciômetro, tanto no de 5 k como no de 10 k, desde que seja ligado corretamente, é pequena e a dissipação também.

Se o potenciômetro fritou é porque não seguistes a orientação do esquema. Se usar o cursor como elemento de variação mas não da base do transistor mas da tensão de entrada, vais fritar quantos forem colocados. Siga exatamente como demonstrado no esquema que não fritará.

A propósito...

Dependendo da carga usada, no caso, as lâmpadas, se não souber exatamente qual a corrente que passa pelas lãmpadas(dependendo da quantidade de lâmpadas) quem vai ser fritado é o transistor. E olhe que ele tem que ser montado em uma dissipador senão babau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não deu certo faller, o potenciometro fritou do mesmo jeito, lá se vão 8 reais.....mais alguem tem mais alguma ideia?

Certeza que montaste de modo correto??

Certeza que usastes um transistor desses citados (eles são darlington, na verdade são dois dentro do invólucro, colocados em par darlington, de alto ganho)

Qual a lâmpada usada, certo que de 12 Volts mas de que potência???

Isso dai com transistor comum e sem dissipador pode levar a estragar sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certeza que montaste de modo correto??

Certeza que usastes um transistor desses citados (eles são darlington, na verdade são dois dentro do invólucro, colocados em par darlington, de alto ganho)

Qual a lâmpada usada, certo que de 12 Volts mas de que potência???

Isso dai com transistor comum e sem dissipador pode levar a estragar sim...

Tenho certeza que montei corretamente, a lampada é uma lampada comum de luz de ré do carro, aquela da lanterna traseira.

Lembrando que estava usando 7Ah nessa corrente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Tenho certeza que montei corretamente, a lampada é uma lampada comum de luz de ré do carro, aquela da lanterna traseira.

Lembrando que estava usando 7Ah nessa corrente

Lâmpada de lanterna traseira de automovel deve ter uma potência da ordem de 2 a 5 Watts. Isso significa uma corrente da ordem de 5/12 = 420 mA no máximo, cada lâmpada..

O fato de usares uma bateria com capacidade de 7, de 40 ou de 1.000 Ah pouco interessa. A lãmpada pedirá a corrente conforme sua potência (potência da lâmpada)

Com certeza absoluta estás cometendo algum equívoco nas ligações ai. Aquele circuito que te passei deve funcionar sem nenhum problema, com esse tamanho (e potência) de lâmpada..

Reveja pois tem erro ai na sua ligação..

Não me dissestes se foi usado o transistor TIP 140, 141 ou 142, ou inventastes outro ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi TIP 140. agora meu amigo Faller, o potenciometro pegou normal, porém ele nregulava a corrente, mas ele so pegava fogo qd botava ele no minimo, mas ele n regulava, tenho tanta convicção q fiz certo porque tentei 2 vzs, até criei uma placa de circuito pra garantir q estivesse mesmo a mesmo ligação qseu desenho, e n vi nenhum erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Foi TIP 140. agora meu amigo Faller, o potenciometro pegou normal, porém ele nregulava a corrente, mas ele so pegava fogo qd botava ele no minimo, mas ele n regulava, tenho tanta convicção q fiz certo porque tentei 2 vzs, até criei uma placa de circuito pra garantir q estivesse mesmo a mesmo ligação qseu desenho, e n vi nenhum erro.

A única explicação que vejo para o sintomas que relatas é estares colocando essa lâmpada entre o + e o coletor do transistor. Ai sim pega fogo o potenciômetro..

Quando o circuito é feito de acordo e a lâmpada é colocada entre o emissor do transistor e o terra, com o coletor desse transistor ligado ao + VCC a coisa tem de funcionar.. Vou me dar ao tranbalho de fazer o desenho para ti..

Será que tua montagem está assim???? Confira por favor...

MontagemcomTIP140.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única explicação que vejo para o sintomas que relatas é estares colocando essa lâmpada entre o + e o coletor do transistor. Ai sim pega fogo o potenciômetro..

Quando o circuito é feito de acordo e a lâmpada é colocada entre o emissor do transistor e o terra, com o coletor desse transistor ligado ao + VCC a coisa tem de funcionar.. Vou me dar ao tranbalho de fazer o desenho para ti..

Será que tua montagem está assim???? Confira por favor...

MontagemcomTIP140.jpg

Me parece que se você girar totalmente o potenciômetro no sentido horário, ele torra, pois a resistência acaba ficando muito baixa, e a corrente começa a circular do potenciômetro para a base do transistor, acendendo a lâmpada diretamente pelo potenciômetro. (É uma possibilidade ).

Naquele ponto da base é como se fosse um diodo (na verdade é um diodo).

Experimente colocar um resistor de 1K antes de ligar o potenciômetro no +12V

É claro que o transistor amplifica, e a corrente que passa do coletor para o emissor é muitas vezes maior que a corrente que circula pela base.

Mas pode acontecer da tensão entre coletor e emissor ficar um pouco acima da tensão da junção diodo da base (0,7V) quando o transistor atingir a sua máxima saturação.

Imagine:

Junção diodo da base 0,7V

Coletor e emissor 1V

Isso é suficiente para que a corrente prefira circular do potenciômetro para a lampada, quando a resistência for mínima.

Tem outro detalhe:

Vocês informaram ao rapaz que tem que usar um bom dissipador no transistor?

Essas lâmpadas de farol automotivos, tem 60watts em luz alta e 50 em luz baixa.

São 5A para luz alta e 4A para luz baixa

Dá um total de 9A

Precisa de um transistor potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Considere que a corrente de base é cerca de 500 a 1.000 Vezes menor que a corrente de coletor ou de emisor (é um transistor darlington)

Se a corrente de emissor tender a aumentar, a tensão de emissor sobe (pelo efeito RxI na lâmpada) tendendo a cortar o transistor.

Mas concordo com você que se colocar um resistor antes da base, pode ser de uns 270 ohms, já aliviaria e espantaria toda a chance de dar problema no circuito..

Tem outro detalhe:

Vocês informaram ao rapaz que tem que usar um bom dissipador no transistor?

Essas lâmpadas de farol automotivos, tem 60watts em luz alta e 50 em luz baixa.

São 5A para luz alta e 4A para luz baixa

Dá um total de 9A

Precisa de um transistor potente.

Faltou leitura de sua parte, olhe ai a declaração do autor..

Tenho certeza que montei corretamente, a lampada é uma lampada comum de luz de ré do carro, aquela da lanterna traseira.

são lâmpadas de luz de ré, coisa de 2 a 5 Watts no máximo, menos de 1 Ampere com certeza..

No post de número #9 cito e reforço a necessidade de dissipador no transistor..

Não sei porque mas tenho a clara impressão de que o cidadão colocou essa lâmpada entre o +Vcc e o coletor do transistor, com o emissor a massa. Ai não tem como não explodir o potenciômetro mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, percebi meu erro, veja na foto, coloquei o nome "Circuito Errado" pra galera não fazer em casa, irei fazer do seu jeito, e dizer uq houve. b1c15829.jpg

Pois é Faller, tentei igualzinho ao seu desenho e nada aconteceu, o coletor deve ter estourado da ultima vez, qd tiver mais dinheiro irei comprar novos e tentar novamente, aqui, só o coletor com o potenciômetro foi 8 reais, mas qd testar não vou deixar de postar dizendo se pegou, e te agradeço por dedicar tanto tempo ao meu problema, valeu mesmo cara!!! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, percebi meu erro, veja na foto, coloquei o nome "Circuito Errado" pra galera não fazer em casa, irei fazer do seu jeito, e dizer uq houve. b1c15829.jpg

Pois é Faller, tentei igualzinho ao seu desenho e nada aconteceu, o coletor deve ter estourado da ultima vez, qd tiver mais dinheiro irei comprar novos e tentar novamente, aqui, só o coletor com o potenciômetro foi 8 reais, mas qd testar não vou deixar de postar dizendo se pegou, e te agradeço por dedicar tanto tempo ao meu problema, valeu mesmo cara!!! ;)

É amigo.. Eu tinha certeza de que estavas montando de um modo errado, só não sabia exatamente qual era esse seu modo..

Desse modo como montaste não vai funcionar nem que a vaca tussa e sim danifica o potenciômetro...

Sorte ai e mais atenção.. Principalmmente mais atenção...

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num post anterior, eu mencionei que não seguistes o esquema.

No mínimo, tu achastes que a pinagem física era a mesma como está no esquema simbólico do transistor.

Em qualquer montagem, deve-se consultar a informação referente á pinagem dos componentes envolvidos. Principalmente para novatos em montagens e leigos no assunto. Até mesmo para montador experiente, quando se depara com um componente que ele ainda não viu, ou não tem certeza, é obrigatório ele, o montador, consultar a informação do componente sob pena de a montagem não funcionar ou acontecer a destruição de um ou mais componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
O faller, mas porq se eu uso a carga entre emissor e terra o potenciômetro não torra e se eu colocar entre VCC e coletor ele torra?

Normalmente vejo cargas sendo colocadas entre VCC e coletor, por isso minha dúvida nesse aspecto.

Falou

É simples.. Se colocares o emissor na massa sua tensâo será zero. A base ficará cerca de 0,7x2 Volts acima. Ao curto circuitar a base que tenta se manter ai pelos 0,7x2 Volts nos 12 Volts via potenciômetro a corrente tende a infinito e explode o potenciômetro além de potencialmente colocar em risco as junções do par darlington.. (12 Volts colocado em cima de duas barreiras de potencial que tolera coisa de 1,4 Volts)

A topologia do circuito que propus se chama seguidor de emissor e o valor da tensão do mesmo se eleva junto com a elevação da tensão da base, mantendo sempre esse emissor 1,4 Volts abaixo da tensão da base...

Ai tudo funciona normalmente..

Se o transistor (imagine) quiser disparar corrente de coletor sobe e com isso sobe a tensão do emissor, (por efeito IxR) reduzindo os 1,4 Volts Base-Emissor, o que tende a cortar o par darlington. Se a corrente tende a subir o transistor tende a cortar e reduzir a corrente ===> Isso leva ao equilibrio...

Você nunca viu um amplificador de áudio em sua etapa final.. É justamente esse tipo de estágio que lá está, um seguidor de emissor, com a carga no emissor (alto falante)

Ele chama seguidor de emissor justo porque esse emissor segue a tensão da base. Não existe amplificação de tensão, mas existe amplificação de corrente, justom o que nosso amigo quer.. Amplificar a corrente para drivear uma lâmpada a partir de uma tensãoescolhida por um potenciômetro de zero a 12 Volts, ou quase lá...

É comum se ver cargas do +Vcc ao coletor quando se deseja comutar uma carga, ligar e desligar a mesma, e não como o demandante deseja, controlando o brilho da mesma...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

ola alquem poderia me ajudar precisaria controlar 30 leds uv.

potencia de:3w.

tensão: 2.8 a 3v

corrente:700mA

fiz um circuito sendo alimentado por 24 volte e um potenciômetro entre a fonte controlando um led de alto brilho como exemplo.

Coloquei o LED em serie e paralelo como a figura a seguir:

image.thumb.png.406ab56a26284071ad19f9dd1ae2be9f.png

Como o exemplo mas queria mudar para led uv de 3v,700mA por 3W potencia e minha intenção e controlar mais de 30 desses teria como fazer o circuito acima, fiz em serie e paralelo.

desde de ja agradeço.

 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HUGO LEONARDO BARBOSA Vou usar a postagem do @faller... Você já tem os dados de tensão e corrente, só colocar um transistor adequado...

 

Em 15/07/2012 às 01:20, faller disse:

A única explicação que vejo para o sintomas que relatas é estares colocando essa lâmpada entre o + e o coletor do transistor. Ai sim pega fogo o potenciômetro..

Quando o circuito é feito de acordo e a lâmpada é colocada entre o emissor do transistor e o terra, com o coletor desse transistor ligado ao + VCC a coisa tem de funcionar.. Vou me dar ao tranbalho de fazer o desenho para ti..

Será que tua montagem está assim???? Confira por favor...

MontagemcomTIP140.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Carlos Zanon disse:

@HUGO LEONARDO BARBOSA Vou usar a postagem do @faller... Você já tem os dados de tensão e corrente, só colocar um transistor adequado... eu coloquei o potenciômetro depois da fonte  esse era um dos esquemas que eu ja estava de olho  para poder fazer, o outro era mais simples mas e sempre bom ter mais esquemas  que possamos usar.

Muito obrigado @Carlos Zanon e a todos que ajudaram com os post acima 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@faller boa noite

se ao invés da lâmpada eu colocasse 10 LEDs de 3v 20mah em paralelo daria certo?

Eu teria que colocar alguma resistência?  para quando o potenciômetro tiver na posição mínima( entrada, saída ). Os LEDs não queimarem?

porque eu fiz o circuito com os 10 LEDs em paralelo em 12v e usei uma resistência de 5r6 5w... Ficou beleza. Porém queria colocar um potenciômetro para diminuir e aumentar o brilho... Como o circuito consome cerca de 5w, sei que não posso ligar o potenciômetro direto. Então queria saber se posso usar esse seu esquema, e se positivo, saber se preciso usar a resistência de 5r6 5w no circuito... Pois não sei se quando o potenciômetro tiver com resistência zero, o emissor também estará com resistência zero...

Se puder me ajudar agradeço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!