Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

NVidia G-Sync em monitores FreeSync - Tópico de acompanhamento


KairanD

Posts recomendados

39 minutos atrás, Fernando Luiz Smorcinski disse:

@Steeveantonichen  Então Steeve, não achei nenhuma opção pra ativar ou não o FreeSync... será que tem outra nomenclatura?

Aguardo.

Obrigado!

Pelo que vi aqui na net esse modelo não tem opção mesmo. Ele supostamente detecta e ativa automaticamente o freesync. Você tá com Windows 10 totalmente atualizado? Não vai funcionar em nenhum outro Windows. 

 

30 minutos atrás, Felipe-Bat disse:

 

 

Com esse fast sync ligado fica fenomenal, ele não anula o freesync ou dá input lag?

Não anula. O fast sync da um pequeno imput lag mas muito menor do q o do vsync, eu nunca percebi mesmo nos jogos de tiro fast paced. Freesync não adiciona imput lag. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, caematos disse:

Funcionou incrivelmente bem com o AOC G2460PF. Não esqueçam de capar os FPS abaixo do refresh rate do monitor pra funcionar.

Aqui eu tô capando em 140-142 fps no riva tuner. (Monitor de 144hz)

Eu n tenho certeza se essa técnica de ligar cap pra 140 FPS no riva seria equivalente a Vsync. Se não for equivalente, ok, mas se for igual Vsync, eu acho q você tá adicionando imput lag.

Existe certa confusão sobre como usar o adaptative sync e agora q as GTX suportam freesync, acho q vai ter mais. Do que eu entendo melhor, q é o freesync, porque eu tenho e posso testar, você nunca deve usar nenhum limitador de FPS nem no jogo nem driver, nada. Apenas Freesync + enchanced Sync e pronto. Isso pra placa AMD + monitor Freesync. Tenho essa combo e nunca mais vi tearing, em nenhuma circunstância, e n senti nenhum imputlag mesmo em jogos rápidos tipo PUBG ou BF1/5.

Para monitores Gsync + GTX, o que eu pesquisei mais por cima na época é q você deve usar vsync on + gsync on no painel nvidia caso n queria nenhum tearing, porque o módulo adicional q a nvidia põe nos monitores requer vsync on porque esse módulo tem um recurso (frametime compensation variance) q retira o imput lag do vsync caso o jogo esteja com FPS abaixo dos hz do monitor. E aí limitar o FPS do jogo alguns frames abaixo dos hz tb ajuda pra n chegar próximo do limite do monitor e ter algum tearing lá.

Já GTX + monitores freesync, a comunidade tá descobrindo ainda o que exatamente ocorre. Mas do q eu entendo, como o monitor freesync n tem o módulo, deve ser sempre Fast Sync + o Gsync ativados e o monitor com freesync ativo, e nenhum outro limitador de fps ou vsync. Mas posso estar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixando meu report: Funcionando perfeitamente no Dell Alienware AW2518HF 240Hz, sem problemas até agora.

 

O que era esperado porque esse monitor tem uma versão G-Sync que é quase o dobro do preço, quem vai comprar essa versão agora? haha.

 

Pra quem tem facilidade com inglês, o RTings testou mais de 50 monitores já: Link

 

E essa Planilha é da galera do reddit da Nvidia, que foram testando os monitores pessoais e atualizando a planilha.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Já GTX + monitores freesync, a comunidade tá descobrindo ainda o que exatamente ocorre. Mas do q eu entendo, como o monitor freesync n tem o módulo, deve ser sempre Fast Sync + o Gsync ativados e o monitor com freesync ativo, e nenhum outro limitador de fps ou vsync. Mas posso estar errado.

 

Visualmente foi isso que deu muita diferença aqui, pois sem fast sync rola muito tearing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Steeveantonichen 

 

Ainda bem que sempre recomendei para a galera que caso não tivessem dinheiro para monitor G-sync, então comprassem monitor FreeSync pensando no futuro...

 

E agora valeu a pena para quem seguiu os conselhos.

 

FreeSync / G-sync é uma experiência totalmente pessoal, só vai entender quando jogar com eles ativados.

 

Dá outra experiência ao jogar no PC, é muito mais fluído. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
9 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Visualmente foi isso que deu muita diferença aqui, pois sem fast sync rola muito tearing.

O FreeSync ajuda quando sua placa de vídeo (ou processador) não consegue cravar a taxa de atualização do monitor. No meu caso, por exemplo, o Core i5 4670K limita a GTX 1070Ti em alguns jogos e provoca drops de FPS, e o FreeSync faz muita diferença. Se seu computador consegue manter a taxa cravada, o FreeSync não faz diferença. E, se manter taxa de FPS superior à taxa de atualização do monitor (o que não faz sentido, tirando raríssimas exceções), também. Por isso recursos como o FastSync também são necessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Felipe-Bat disse:

Visualmente foi isso que deu muita diferença aqui, pois sem fast sync rola muito tearing.

Sim, você vai notar de cara nos jogos q ficam acima dos hz do seu monitor. Qd eu usava monitor 60hz sem freesync, nos jogos antigos q a minha RX 480 sobrava, a diferença foi brutal.

 

7 horas atrás, brender disse:

Ainda bem que sempre recomendei para a galera que caso não tivessem dinheiro para monitor G-sync, então comprassem monitor FreeSync pensando no futuro...

 

E agora valeu a pena para quem seguiu os conselhos.

 

FreeSync / G-sync é uma experiência totalmente pessoal, só vai entender quando jogar com eles ativados.

 

Dá outra experiência ao jogar no PC, é muito mais fluído. 

Sim. E o freesync + enhanced sync é perfeito, assim como gsync + fast sync. É que nem 144hz, você só vê diferença na prática, ao vivo.

 

7 horas atrás, KairanD disse:

O FreeSync ajuda quando sua placa de vídeo (ou processador) não consegue cravar a taxa de atualização do monitor. No meu caso, por exemplo, o Core i5 4670K limita a GTX 1070Ti em alguns jogos e provoca drops de FPS, e o FreeSync faz muita diferença. Se seu computador consegue manter a taxa cravada, o FreeSync não faz diferença. E, se manter taxa de FPS superior à taxa de atualização do monitor (o que não faz sentido, tirando raríssimas exceções), também. Por isso recursos como o FastSync também são necessários.

Exatamente. O meu caso é meio q o inverso, meu Ryzen 5 + RX 480 empurram bem, mas não o suficiente pro meu monitor 144hz em todos os jogos. Mas como o monitor tem freesync, eu jogo em qq taxa de quadros e sempre tá fluido. Acho q hoje o único jogo q passa dos 144 FPS é Overwatch, e aí o enhanced sync ativa e suaviza tb. É por isso q eu n compro essa conversa de q pra jogar 144hz você tem q ter CPU+GPU pra cravar 144 FPS, n é necessário, com 144hz e placa rodando a 60~70 FPS vai ficar fluido se tiver freesync. E aí os jogos + antigos q pega + FPS você fica nos 90, 120 FPS, etc e continua tirando proveito do monitor. Evidente q meu próximo upgrade será uma VGA pra ficar sempre acima dos 100 FPS em qq jogo, mas n quer dizer q está ruim agora.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo alguns ai: o freesync só vai funcionar se os os fps estiverem dentro da faixa q o monitor suporta de freesync.

 O meu monitor tem um range de 30-144hz (com um driver beta) de freesync. Acima ou abaixo disso o freesync NÃO ESTARÁ ATUANDO.

 

E não tem nada a ver isso do freesync só valer a pena se tu não consegue cravar nos Hz do monitor. Maioria dos jogos eu pego 144fps com 144hz e tem muito tearing. Se tá igual, até mais tearing aparece. Com freesync isso acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Coordenador
Em 23/01/2019 às 14:50, caematos disse:

Maioria dos jogos eu pego 144fps com 144hz e tem muito tearing. Se tá igual, até mais tearing aparece. Com freesync isso acaba.

Se você consegue cravar 144 Hz constantes (ou seja, com vsync ligado), não há tearing. O vsync resolve o problema quando o computador consegue manter a taxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que os monitores + novos, se tiverem um range de freesync que o limite superior é o dobro ou mais do que o limite inferior, há também o LFC que ficará ativo, que basicamente transforma o monitor num range ativo de 1-144hz. Para isso precisa ser conexão via Displayport (o que nas Nvidia n é problema já que elas só aceitam adaptative sync via Displayport).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@caematos Exato, limitar a taxa de FPS através de algum programa e cravar ativando o vsync são coisas bem diferentes. Com vsync não há tearing

 

Se você simplesmente limita a taxa, o tearing pode ocorrer. E é por isso que você percebeu mesmo mantendo 144 FPS em 144 Hz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Eu tenho um Monitor AOC C3583FQ e não consigo ativar o Freesync de forma alguma, não aparece essa opção no menu do monitor e segundo as especificações ele possui esse recurso, bem como o Adaptive Sync.

Li que pra ativar seria necessária a utilização do software da AMD (AMD Settings) pra ativar, mas minha placa é uma GTX 1060, e por causa disso n consigo finalizar a instalação já que pra finalizar é necessário um hardware AMD (VGA AMD), e agora o que eu faço???

Existe algum meio de ativar o freesync e depois o g-sync sem instalar o AMD Settings? me ajudem plss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Gente, o free sync é uma funcionalidade automática dos monitores com essa característica.

Não existe, até onde vi até hoje um lugar para voce ativar ele no menu do monitor. Basta que a placa de vídeo seja compatível e pronto, ela vai comandar a tela. O único lugar onde vocês precisam mexer é nas configurações do driver de vídeo, tanto no AMD quanto no da Nvidia.

Eu tinha uma RX580 com monitor AOC 2460PF com a função ativada. Agora estou com uma RTX 2060 e também está funcionando normalmente.

Outra bobagem que o pessoal está dizendo aqui é sobre limitar o fps do  jogo. NÃO FAÇAM ISSO! Tanto free sync, como g-sync e até o v-sync normal ja fazem isso. A partir do momento que você ativa o free-sync ou g-sync, a placa de video detecta o limite do monitor (60, 75, 120, 144 ou 240hz) e automaticamente já limita a taxa de quadros ao limite da tela.

Também deve-se ter cuidado para não fazer configurações sobrepostas. Em alguns jogos é possível encontrar nas configurações de vídeo a opção de ativar o v-sync. Não ativem isso. A configuração do driver de video  sempre vai sobrepor as opções das aplicações.

 

E uma dica final bem importante. O Windows tem uma configuração de propriedades da tela que normalmente não detecta corretamente a taxa máxima do monitor. Para ver se está correta a tava é necessário abrir o menu configurações/configurações avançadas de tela/Exibir propriedades do adaptador de vídeo do monitor 1. E depois na janela nova abrir a aba monitor e finalmente ajustar a taxa de de atualização do monitor para o valor mais alto possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, sdriver disse:

NÃO FAÇAM ISSO! Tanto free sync, como g-sync e até o v-sync normal ja fazem isso. A partir do momento que você ativa o free-sync ou g-sync, a placa de video detecta o limite do monitor (60, 75, 120, 144 ou 240hz) e automaticamente já limita a taxa de quadros ao limite da tela.

Alguns jogos apresentam ainda mais lentidão quando se limita a taxa, ou seja... REALMENTE NÃO FAÇAM ISSO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não escutem os 2 acima, estão equivocados.

 

Teu monitor, se for freesync ou gsync, vai operar essas tecnologias em uma FAIXA de fps.

O meu por exemplo (monitor 144hz) tem a taxa de freesync entre +/- 40 e 144 FPS. Se o jogo que estou rodando conseguir renderizar mais de 144 fps, O FREESYNC NÃO VAI ATUAR. E driver NÃO VAI LIMITAR AUTOMATICAMENTE.

SÓ O VSYNC TRAVA OS FPS NA MESMA TAXA DE HZ DO MONITOR

 

Saiu um vídeo agora pouco de um expert no assunto falando sobre isso e outros assuntos (inglês)

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, caematos disse:

Não escutem os 2 acima, estão equivocados.

 

Teu monitor, se for freesync ou gsync, vai operar essas tecnologias em uma FAIXA de fps.

O meu por exemplo (monitor 144hz) tem a taxa de freesync entre +/- 40 e 144 FPS. Se o jogo que estou rodando conseguir renderizar mais de 144 fps, O FREESYNC NÃO VAI ATUAR. E driver NÃO VAI LIMITAR AUTOMATICAMENTE.

SÓ O VSYNC TRAVA OS FPS NA MESMA TAXA DE HZ DO MONITOR

 

Saiu um vídeo agora pouco de um expert no assunto falando sobre isso e outros assuntos (inglês)

 

 

 

Desculpe, a minha mensagem anterior talvez não ficou bem clara. O free sync vai sim limitar a taxa de quadros, mas para isso acontecer, é necessário ter o v-sync ativado junto. faltou essa informação na postagem anterior.

 

voce tem razão quando fala sobre as faixas de atuação. Quando algum jogo tem o fps muito baixo, nos piores casos, abaixo dos 40 fps, o free sync para de funcionar durante o tempo em que os quadros estiverem muito baixos. A sincronia retoma assim que os quadros sobem acima deste valor (variavel de acordo com cada monitor). 

Mas com o V-sync ativo, as taxas de atualização nunca vão ficar acima da taxa do monitor, pois o v-sync vai limitar. Dessa forma, voce só perde a sincronia onde jogos mais pesados peguem taxas muito baixas de fps.

 

Ainda como o @lnpott disse,ao limitar os quadros, você tem aumento de input lag, então eu prefiro deixar somente o free sync ativo nesses casos já que a grande maioria dos jogos opera entre 50 e 150 fps.

 

PS. Esse é o verdadeiro espírito de um fórum, discutindo os assuntos, podemos cruzar as informações e chegar a realidade dos fatos de forma cooperativa.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ativei o G-SYNC no meu monitor (C3583FQ AOC) e agora quando eu entro no jogo (PUBG) mais precisamente quanto to no avião, a tela dá umas piscadas branca, as vezes na tela toda, as vezes só em partes da tela. As piscadas as vezes são menores, quadrados brancos em determinadas áreas e normalmente a piscada dura 1-2 milisegundos, bem rápido mesmo mas incomoda. Será q isso pode estragar meu monitor?? pensei até em devolver ele e pegar o LG 34" Ultrawide 144hz, esse q tenho é 35" 160Hz Ultrawide. O que me recomendam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
1 hora atrás, sdriver disse:

Gente, o free sync é uma funcionalidade automática dos monitores com essa característica.

Não existe, até onde vi até hoje um lugar para voce ativar ele no menu do monitor. Basta que a placa de vídeo seja compatível e pronto, ela vai comandar a tela. O único lugar onde vocês precisam mexer é nas configurações do driver de vídeo, tanto no AMD quanto no da Nvidia.

Meu monitor (LG 29UM69G-B) exige que a função seja ativada no menu de configurações dele para que apareça no painel de controle da placa de vídeo. Com todos os monitores dessa série são assim. Imagino que muitos outros sejam assim também. Portanto, essa informação que você passou está equivocada.

 

1 hora atrás, sdriver disse:

Outra bobagem que o pessoal está dizendo aqui é sobre limitar o fps do  jogo. NÃO FAÇAM ISSO! Tanto free sync, como g-sync e até o v-sync normal ja fazem isso. A partir do momento que você ativa o free-sync ou g-sync, a placa de video detecta o limite do monitor (60, 75, 120, 144 ou 240hz) e automaticamente já limita a taxa de quadros ao limite da tela.

Também deve-se ter cuidado para não fazer configurações sobrepostas. Em alguns jogos é possível encontrar nas configurações de vídeo a opção de ativar o v-sync. Não ativem isso. A configuração do driver de video  sempre vai sobrepor as opções das aplicações.

56 minutos atrás, lnpott disse:

Alguns jogos apresentam ainda mais lentidão quando se limita a taxa, ou seja... REALMENTE NÃO FAÇAM ISSO!

No final deste vídeo o Peperaio explica a importância de ativar o V-Sync pelo menu do próprio jogo, já que isso não é feito de forma automática:

 

 

Se eu deixar aqui, por exemplo, o Elder Scrolls Online com o FreeSync ligado e sem qualquer tipo de limitação, ele fica pipocando no framecap (100 FPS), acima da taxa de atualização do monitor (75 Hz).

adicionado 5 minutos depois
Em 09/03/2019 às 19:15, Plinio1 disse:

Não consigo ativar o freesync dentro do meu monitor, ja ativei pela nvidia o gsync e estou usando display port, agora só falta ativar o freesync do meu monitor só q n consigo entrar nas configurações de imagens

Se a função apareceu para você, então está ativo. Nos monitores que exigem ativação manual, a opção não aparece no painel de controle da placa de vídeo.

 

Em 20/03/2019 às 13:47, RodrigoMF11 disse:

Eu tenho um Monitor AOC C3583FQ e não consigo ativar o Freesync de forma alguma, não aparece essa opção no menu do monitor e segundo as especificações ele possui esse recurso, bem como o Adaptive Sync.

A opção aparece no painel de controle da placa de vídeo?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD @KairanD cara eu só atualizei o driver da Nvidia e o G-SYNC já apareceu pra ser ativado, ativei! deu tudo certo, mas dai ocorreu o caso descrito ali em cima: 

Em 20/03/2019 às 12:47, RodrigoMF11 disse:

Ativei o G-SYNC no meu monitor (C3583FQ AOC) e agora quando eu entro no jogo (PUBG) mais precisamente quanto to no avião, a tela dá umas piscadas branca, as vezes na tela toda, as vezes só em partes da tela. As piscadas as vezes são menores, quadrados brancos em determinadas áreas e normalmente a piscada dura 1-2 milisegundos, bem rápido mesmo mas incomoda. Será q isso pode estragar meu monitor?? pensei até em devolver ele e pegar o LG 34" Ultrawide 144hz, esse q tenho é 35" 160Hz Ultrawide. O que me recomendam?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera sei que a vontade de ajudar é muita mas lembrem-se que cada caso é um caso por favor. Não adianta se basear na sua experiência pessoal com seu monitor e assumir que essa vai ser a mesma experiência para todos.

 

Cada monitor tem uma implementação de Freesync diferente, um range diferente, uma configuração diferente. Existem sim monitores que necessitam a ativação da tecnologia pelo menu do monitor e pelo driver. Outros só precisam ativar pelo driver mesmo.

 

Existe uma discussão sobre o inputlag que o Vsync causa, alguns acham até que é melhor cappar o framerate pelo Riva ao invés de usar Vsync, tem vários vídeos sobre isso, mas nada confirmado.

 

E tanto Freesync com ou sem Vsync ativado ele adiciona um pouco de inputlag sobre a máquina, existem testes do Linus comprovando isso.

 

O correto é o próprio usuário testar isso, teste com Vsync ligado, com Vsync desligado, veja o que o melhor se encaixa pro seu estilo de jogo, veja se o input lag te incomoda. São muitas variáveis (algumas até sem resposta) pra dizer o que é 100% certo pra pessoa, vários modelos de monitores diferentes, diferentes implementações de Freesync, diferentes ranges, usuários com exigências diferentes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...