Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar o neutro da tomada no buraco do meio e criar um aterramento?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

A tomada aqui de casa é 220v com fase+neutro ( já testei com a chavinha de testes). Preciso fazer um aterramento em uma tomada e vi alguns vídeos no ytb falando que eu posso ligar o "neutro" no buraquinho do meio que seria o "terra" para criar um aterramento. Já que minha casa não tem aterramento e não pretendo fazer pois ainda moro com meus pais.

 Então eu pergunto: posso ligar o neutro no buraquinho do meio para ele funcionar como aterramento? Vai servir? Sou muito leigo nessas coisas então espero que não me julguem :). Agradeço a todos que responderem!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo a norma NBR5410 este procedimento é proibido para circuitos com cabos inferiores a 10mm e equipamentos portáteis . 

O fato do neutro ser aterrado na entrada do padrão não faz dele um cabo de proteção. O neutro é aterrado na entrada para garantir que seu potêncial seja sempre 0V, o seu uso como aterramento pode trazer serios riscos;

Pense só, um computador ligado numa tomada em que o neutro esta ligado também ao pino do terra, mas por algum motivo o cabo do neutro sofre uma rupitura em algum ponto do circuito, porém a fase continua ligado, e como seu caminho de retorno é o neutro e o mesmo esta partido e também ligado ao terra, toda a carcaça do cuputador ficará energizado podendo levar a grave acidente a quem por as mão nele. 

O mais correto na sua ocasião seria isar uma haste terra e puxar um cabo apenas para a tomada que deseja. 

adicionado 3 minutos depois

Entretanto, ligar o neutro no buraco do terra funcionaria, mas deve se ter em mente que é proibido por norma e bastante arriscado. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ele explicou suficientemente. Há quem faça a tal ligação...