Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

12a 125v x 6a 250v


Ir à solução Resolvido por EVANGEVALDO CARNEIRO MIRA,

Posts recomendados

Prezados. Um dia desses vi uma discussão aqui sobre corrente que me trouxe uma dúvida. Certo é que só podemos uma determinada peça de reposição se a "corrente" for igual ou maior que a peça defeituosa. A dúvida do artigo lido era se poderia substituir uma peça de 6A 125v por outra de 6A 250v. A boa resposta foi que sim, ou seja Amper igual volts podia ser maior. A minha dúvida: certa feita fui comprar uma peça de reposição: 12A 125v, o vendedor me afirmou que eu poderia lever outra de 6A 250v que seria a mesma coisa. Dizia ele que dobrando os Volts e reduzindo pela metade os ampers seria a mesma coisa. Lógico que não aceitei. Agi certo?

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faltam informações de que peça foi recomendada, e qual peça você viu aqui no fórum.

 

Por exemplo, se a peça que você se refere daqui do fórum for um capacitor, não há problemas, mas numa resistência de chuveiro, transformador, etc... depende.

 

Do que estamos falando?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, EVANGEVALDO CARNEIRO MIRA disse:

A minha dúvida: certa feita fui comprar uma peça de reposição: 12A 125v, o vendedor me afirmou que eu poderia lever outra de 6A 250v que seria a mesma coisa. Dizia ele que dobrando os Volts e reduzindo pela metade os ampers seria a mesma coisa. Lógico que não aceitei. Agi certo?

Essa correlação é um chute mal dado, porque tem a ver com potência dissipada pelo dispositivo, mas não significa que ele vai funcionar como deveria.

Veja: se você vai trocar um um fusível queimado de um equipamento qualquer, por exemplo, isso não funcionaria.

No caso da resistência de um aquecedor de água funcionaria, se você tivesse a opção de escolher a tensão com a qual irá alimentar o aquecedor.

Enfim, essa relação não é algo que possa ser usado de forma direta, funciona em alguns casos, se você souber adaptar a uma situação daquele determinado momento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, EVANGEVALDO CARNEIRO MIRA disse:

12A 125v, o vendedor me afirmou que eu poderia lever outra de 6A 250v

 

53 minutos atrás, EVANGEVALDO CARNEIRO MIRA disse:

um cabo de impressora 10A 125v. A pessoa queria substituir por outro de 10A 250v.

Pra este caso tudo bem. Geralmente impressora (que conheço) não consome nem 2A

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Citação

10A em 125V
  Carga: R=12.5Ω, P=1250W

 

A carga não está mudando, nossa impressora continua a mesma. Mas se o que importa é a potência e não a "resistência", temos:

 

Para 1250W máximos em 250V, corrente máxima de 5A (com R=50Ω).

 

Trocando em miúdos:

 

Citação

Para a carga de potência máxima 1250W, o cabo original (dimensionado com folga) pode ser rotulado "10A em 125V" ou "5A em 250V".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, EVANGEVALDO CARNEIRO MIRA disse:

@Thiago Miotto então, ao que parece o vendedor estava certo. Para o gatilho de furadeira tanto faz 12A 125v ou 6A 250v. Vivendo e sempre aprendendo mais. Obrigado amigos por sanar minha dúvida

No caso do do gatilho eu discordo, depende da situação, vejamos:

 

Podemos usar o gatilho de 6A/250V num equipamento que seja alimentado em 220V e tenha potência máxima de 1500W.

 

Porém esse mesmo gatilho não pode ser usado em um equipamento de 1500W que funciona em 110/127V, pois a corrente dobra. 

 

Em 09/09/2020 às 14:17, Thiago Miotto disse:

O gatilho tb vai funcionar, pois ele só transmite sinal, e tem espessura de fios ou barramentos iguais pelo que você falou (em teoria), se ambos fabricantes obedeceram as normas

Não entendi isso de só transmite sinal, pois em qualquer interruptor comum toda a corrente consumida pelo aparelho passa por ele. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Porém esse mesmo gatilho não pode ser usado em um equipamento de 1500W que funciona em 110/127V, pois a corrente dobra. 

Correto, pois o aparelho seria de 13 A

 

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Não entendi isso de só transmite sinal, pois em qualquer interruptor comum toda a corrente consumida pelo aparelho passa por ele. 

O que eu quis dizer é que o gatilho funcionaria mesmo sendo para corrente inferior. Pois não existe nada que queimaria com a corrente. Claro que ia superaquecer e estragar muito rápido. Mas como já respondi acima, o gatilho deve ter mesmo bitola de peças.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!