Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como se usa o Multimetro


Posts recomendados

Para medir medir corrente o multímetro entra em série com o componente. Já medições de tensão colocam o multímetro em paralelo com o componente aferido. A aferição de resistência e os testes de continuidade devem ser feitos com o equipamento em que está o componente desligado.

 

Se seu multímetro não tem uma marca de reputação nem pense em colocá-lo em uma tomada. Não é porque está escrito CAT3 que o multímetro respeitará às exigências para receber essa classificação.

As dicas são meio gerais, mas faltou especificar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Davi Silva Santos disse:

Para medir medir corrente o multímetro entra em série com o componente. Já medições de tensão colocam o multímetro em paralelo com o componente aferido. A aferição de resistência e os testes de continuidade devem ser feitos com o equipamento em que está o componente desligado.

 

Se seu multímetro não tem uma marca de reputação nem pense em colocá-lo em uma tomada. Não é porque está escrito CAT3 que o multímetro respeitará às exigências para receber essa classificação.

As dicas são meio gerais, mas faltou especificar o problema.

A é porque comprei e queria saber usar tipo eu sei ver em questão de tensão 12v e em diante mas queria saber a de beep e os códigos

adicionado 0 minutos depois
agora, Felipe Barbosa Melo disse:

@Alisson de Freitas Sales E qual teste queres fazer? É desktop ou notebook? Qual problema está tendo?

desk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Alisson de Freitas Sales disse:

dt830d

 

Até onde me consta, esse modelo não tem bipe para o teste de continuidade. Pode ser que uma variante ou atualização dele tenha recebido a sinalização sonora.

 

O que foi que você chamou de "códigos", naquela pergunta?

 

1 hora atrás, Alisson de Freitas Sales disse:

queria saber a de beep e os códigos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, alexandre.mbm disse:

 

Até onde me consta, esse modelo não tem bipe para o teste de continuidade. Pode ser que uma variante ou atualização dele tenha recebido a sinalização sonora.

 

O que foi que você chamou de "códigos", naquela pergunta?

 

 

;-; EU ESCULTO ELE FAZER BEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEPPPPPPP

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não há código neste beep. É uma sinalização sonora padrão, encontrada na maioria dos modelos. Ela indica que as "pontas de prova" estão detectando continuidade no circuito, sem obrigar que o operador-testador desvie o olhar para o display.

 

Se você não faz ideia do que estou falando no parágrafo acima, pare agora mesmo de tocar objetos com os contatos do seu novo "brinquedo" e procure informação básica sobre eletricidade e eletrônica.

 

Por que eu faço este alerta? Porque o teste de continuidade é, talvez, o mais básico de todos...

 

Se você tem dúvida sobre a segurança de um teste, não o faça.

 

Depois, você também encontrará materiais ensinando o "uso genérico" de multímetros (digital ou analógico). Até porque terá mais palavras-chave úteis ao estudo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Não há código neste beep. É uma sinalização sonora padrão, encontrada na maioria dos modelos. Ela indica que as "pontas de prova" estão detectando continuidade no circuito, sem obrigar que o operador-testador desvie o olhar para o display.

 

Se você não faz ideia do que estou falando no parágrafo acima, pare agora mesmo de tocar objetos com os contatos do seu novo "brinquedo" e procure informação básica sobre eletricidade e eletrônica.

 

Por que eu faço este alerta? Porque o teste de continuidade é, talvez, o mais básico de todos...

 

Se você tem dúvida sobre a segurança de um teste, não o faça.

 

Depois, você também encontrará materiais ensinando o "uso genérico" de multímetros (digital ou analógico). Até porque terá mais palavras-chave úteis ao estudo.

eu sei usar um pouco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alisson de Freitas Sales

 

 

O som do teste de continuidade serve só para indicar que a corrente gerada pelo multímetro conseguiu ligar as duas pontas. No mais, entender o multímetro é entender cada instrumento que o compõe: voltímetro, amperímetro, ohmímetro etc.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo um pouco mais alarmista que o @alexandre.mbm, se tu encostar as pontas usando o teste de continuidade num circuito energizado pode jogar o "brinquedo novo" no lixo.

Agora, sobre números, alguns multímetros bipam com pequenas resistências tb mas bem baixas(bem pequenas, normalmente componentes de placa e tal), talvez por isso que tu fala em códigos. Mas via de regra o bip é quando dá 0, que quer dizer que há total continuidade entre os 2 pontos que você testou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tentando traduzir o tal "código" que o menino menciona são os valores que o multímetro indicaria. Vou ensinar só um (01):

-Ache na sua placa um resistor smd - pecinha preta retangular - que está impresso 103

-Coloque seu multímetro na escala 20000 ou 20K

-encoste as ponteiras nas extremidades da peça

-na tela do multímetro deve aparecer 10.0 +-5% ... 09.5 a 10.5 Kohms...

Pronto! Decifrou o código!: 103=10 seguidos de 3 zeros 10000 ohms... tire 3 zeros e vira K 10Kohms = 10 Kiloohms- o mesmo que 1Km=1000m, 1Kg=1000g, etc

 

Como complemento pra você que está curioso mas que aparentemente está na fase zero do aprendizado e com hormônios à flor da pele:

😁

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para usar uma ferramenta de medição você precisa entender o que você está medindo...

se você entende alguma coisa por mínima que seja da grandeza a ser medida o manual do multímetro lhe dará maiores detalhes de como usar o equipamento, normalmente através de ilustrações o que facilita ainda mais, principalmente levando em consideração que você não mencionou o modelo do seu equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 30/09/2020 às 01:08, alexandre.mbm disse:

 

Este meu post começava com dois vídeos de Youtube. Daí o "3". Mas desapareceram!

 

Ei-los (agora apenas linkados):

 

1) Aprenda como usar o Multímetro Digital na Prática

 

2) Como testar componentes eletrônicos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!