Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificação componente SMD - Capacitor ou outro tipo de componente


Posts recomendados

Boa Noite

Estou analisando um circuito, mas estou com duvida sobre um componente SMD.
É um retângulo preto escrito 10-35L, CD e um 2 dentro de um círculo. Tem uma faixa no lado, que creio ser a sinalização de polaridade negativa.
Segue foto: https://photos.app.goo.gl/DyKUF14eQzWY3Tr87

Uma coisa que estranhei e não entendi, é que seu lado negativo (o que está pintado de branco) está conectado na saída do regulador de tensão (7812)

Colocando no google achei componente a venda como capacitor de tântalo e patch diode.
Estou achando que é capacitor, mas não bate com as descrições do que deveria estar escrito nele (acabei de ler todo o capítulo de capacitores do livro do Gabriel Torres), então estou em dúvida se é mesmo, ou se é outro tipo de componente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

ACtC-3euVh4xGnJ-cCd-NsgFaNhlYQNhNq74Lj8R Apesar de DL3 - que algo me diz que é serigrafia do provável Diodo Led smd - , quase deixar quase óbvio que é um diodo, eu poderia chutar capacitor kk. Mas antes ia pedir pra você fazer algumas medições adicionais ok?

O experiente amigo  @vtrx matou a pau...(*)péra... já já a gente confirma 😁

O1CN012aFVrI1QC6SXPfuLn_!!74111939.jpg

Acionando modo humano, permita-me conectar que fizeste uma boa colheita do que plantaste à 1 post atrás.😁

 

7 horas atrás, Thiago Miotto disse:

não entendi, é que seu lado negativo (o que está pintado de branco) está conectado na saída do regulador de tensão (7812)

Ah... o pintado branco em capacitor é positivo e em diodos é catodo

 

(*) Péra... modo confusão humano acionado... faça as medições. Veja onde está conectado... Pode ser sim capacitor 10uF/35V e pouca chance de ser diodo zener 10V afinal está na saída 12v

Num caso extremo vamos removê-lo pra ver ok?

confusões de sexta super. E ainda nem bebi 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, if. disse:

 Apesar de DL3 - que algo me diz que é serigrafia do provável Diodo Led smd -

DL3, que é led, se refere ao led do lado,que é verde, que está apagado, na foto é o negócio branco

 

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

bipa frente e verso, tenho quase certeza que é um diodo.

Eu entendi errado, ou o fato de bipar mudando as pontos do multímetro de lado significaria que é um capacitor e não um diodo?
 

2 horas atrás, vtrx disse:

Vi esse link de compra. Mas também vi esse: https://sa.rsdelivers.com/product/vishay/tr3c106k035c0450/vishay-tantalum-capacitor-10μf-35v-dc-mno2-solid/6845045
E Saber qual dos 2 sites está vendendo a peça certa é o desafio (ou ainda no caso dos 2 estarem certos, qual a letra que indica quem é quem)

 

 

 

Achei um datasheet que creio me responder minha dúvida:
https://www.vishay.com/docs/40002/293d.pdf
Que testes devo fazer para ter certeza?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

DL3, que é led, se refere ao led do lado

"suspeitei desde o princípio".

 

3 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

o fato de bipar mudando as pontos do multímetro de lado significaria que é um capacitor e não um diodo?

O bip audível não deve te ajudar na definição. O que ajuda ainda menos - de fato atrapalha - é o fato que a peça está no circuito com coisas em paralelo com ela. Se for muuito importante, remova e meça. Algo me diz que sabe como medir um diodo e algo me diz que deve ser um capacitor e algo me diz que sabe diferenciá-los pelo multímetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, vtrx disse:

Pela foto do componente soldado na placa,me parece que está entre a entrada do regulador de 12v e a saída.

Se for isso ,só pode ser um capacitor.

Sim, testei agora e está em paralelo. Muito Obrigado

 

6 horas atrás, if. disse:

Ah... o pintado branco em capacitor é positivo e em diodos é catodo

Depende, pelo que vi olhando imagens, em capacitores eletrolíticos SMD (os redondinhos) o branco é negativo, e em capacitores "normais" SMD (os retangulares) o branco é positivo. Será que isto é regra, ou pode mudar? Melhor fonte que achei sobre (pagina 13):

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.281d0500664186bdf1e414b014850557.png
A propósito, tinha a impressão de ter lido isso no livro do @Gabriel Torres.
Conforme o componente que pedi ajuda no neste tópico e o que foi discutido aqui, creio que há uma leve imprecisão nesta parte do livro, que trata dos capacitores SMD.
O terminal pode ser positivo, ou negativo. Não sei se a regra que o artigo em inglês que citei antes é 100% correta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato pelo há de se saber ou especificar o tipo de capacitor se sólido ou não (pág. 13 do doc. que publicaste) pra se saber a função da faixa. Relativamente fácil após algum tempo e calos. Ou não... Baseado no conhecimento recém adquirido, defina a polaridade deste capacitor...

49bf75da11f76cb5af0481b01e2aa8eb.jpg... sem consulta na net...😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Em 09/10/2020 às 20:36, Thiago Miotto disse:

A propósito, tinha a impressão de ter lido isso no livro do @Gabriel Torres.
Conforme o componente que pedi ajuda no neste tópico e o que foi discutido aqui, creio que há uma leve imprecisão nesta parte do livro, que trata dos capacitores SMD.
O terminal pode ser positivo, ou negativo. Não sei se a regra que o artigo em inglês que citei antes é 100% correta.

 

Não entendi qual seria o erro. Se puder clarificar e me marcar eu agradeço. Eu li o trecho do livro que você destacou e não encontrei nada de errado. Note que alguns componentes SMD realmente são muito parecidos fisicamente. Um capacitor SMD e um diodo SMD, dependendo do modelo, podem ser muito parecidos mesmo.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres A parte considero errada seria afirmar que o traço do capacitor é o  polo negativo, no livro  está escrito "indicada através de uma listra próxima de um dos seus terminais, que  indica o terminal  negativo". Há uma quantia grande de capacitores  que marcam o terminal positivo, o próprio componente que eu  abri o tópico, é um capacitor que possui o lado positivo marcado com traço (datasheet do componente  https://www.vishay.com/docs/40002/293d.pdf)

 

image.png.e8d3ec283a410ee61875854159e98f5b.png

A única explicação que achei foi essa, em capacitores com eletrólito não solido, o traço marcaria o terminal negativo. Em capacitores com eletrólito sólido o traço marcaria o terminal positivo.

Basicamente é isso, em capacitores SMD a pessoa deve achar o datasheet do componente, para somente após identificar que tipo de componente ele é e a partir disso dizer se o traço marca polaridade negativa ou a polaridade positiva.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tua inquietação tem algum valor amigo. No entanto permita-me observar que a consulta de datasheets de componentes relevantes é condição sine qua non pra qualquer projeto. Tão tecnicamente óbvio que talvez o amigo G.T. não o tenha detalhado no livro... (ou sim)

Quando a diferença entre gêneros (dos capacitores), a convivência com ambos te leva a aceitação que cada um tem seu lugar. Conhecimentos empíricos adicionados com o tempo devem te deixar mais seguro com relação a isto. 😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Thiago Miotto Que bizarro! Realmente não sabia disso. Vou atualizar o livro e enviarei um email a todos os compradores assim que isso tiver sido feito, para vocês baixarem o livro corrigido. A nota que @if. menciona de falar para o leitor pesquisar o datasheet é importante e será adicionada.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, if. disse:

Tua inquietação tem algum valor amigo. No entanto permita-me observar que a consulta de datasheets de componentes relevantes é condição sine qua non pra qualquer projeto. Tão tecnicamente óbvio que talvez o amigo G.T. não o tenha detalhado no livro... (ou sim)

Quando a diferença entre gêneros (dos capacitores), a convivência com ambos te leva a aceitação que cada um tem seu lugar. Conhecimentos empíricos adicionados com o tempo devem te deixar mais seguro com relação a isto. 😁

O livro é fantástico, e está me ajudando em vários passos da caminhada. Meu objetivo era justamente ajudar com um pequeno grão de areia, pois creio que assim como eu tive dificuldade ao me deparar com o caso, talvez muitas outros tenham tido problema parecidos.

 

 

Em 10/10/2020 às 02:12, if. disse:

De fato pelo há de se saber ou especificar o tipo de capacitor se sólido ou não (pág. 13 do doc. que publicaste) pra se saber a função da faixa. Relativamente fácil após algum tempo e calos. Ou não... Baseado no conhecimento recém adquirido, defina a polaridade deste capacitor...

49bf75da11f76cb5af0481b01e2aa8eb.jpg... sem consulta na net...😁

Quanto a este componente, que parece uma bateria, sem consulta nenhuma. 5,5V. Só este 1.0 que me deixou em dúvida. A regra seria 1 uF. Mas como tem um F depois, seria 1.0F (1000 uF se não me falha a memória). 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Falhou kk. É 1 milhão de micro farads 1.000.000uF ou 1 farad mesmo. Aquilo é um capacitor mesmo. Bem xato de achar a polaridade. Mas com um na mão e baseando nas info daqui, pode ser menos difícil.

Off-on topic...

Na minha época me lembro que professor falara que pra ter 1 farad o capacitor tinha que ter o tamanho da terra. Bem... ele exagerou 1 pouco só pra frisar que Farad era uma unidade bem grande.

Atualmente existem capacitores de milhares de farads! 😬. O famigerado ultracapacitor

SPSCAP-SCP3000C0-2R7-STA-30132154-01.jpg

meu sonho de consumo! e fornecimento de corrente 😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra acabar de vez com tudo, eu afirmo que são capacitores de tântalo em smd, tanto o preto quanto o amarelo, e a faixa é usada para marca o positivo. É um capacitor mais caro e bem difícil de dar problema se a tensão de operação não for ultrapassada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Thiago Miotto Só para agradecer por apontar o erro no livro (página 226), acabei de corrigi-lo e atualizar o arquivo. Se você for em sua conta na Hotmart e baixar o livro novamente, o arquivo estará agora com esta correção. Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!