Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para emular som de sonar.


Greg.Mor

Posts recomendados

Caros colegas, boa tarde.

 

Estou tentando desenvolver um circuito para reproduzir o som de sonar de um submarino (mais ou menos como esse som do link abaixo), para tanto estou estudando as possibilidades com PIC que reproduziria o arquivo wav armazenado numa memória EEProm, porém me ocorreu se seria possível emular um som parecido de forma mais simples. Pesquisando vi que existem CIs que possuem uma memória interna e dispensam controladores (não sei se estou me expressando bem), ou talvez sintetizar o som sem a necessidade do arquivo wav. Apenas para deixar claro, não quero desenvolver um sonar, quero apenas construir um circuito, relativamente simples, que emita um som parecido. Ficarei muito grato se alguém tiver alguma dica.

 

Uma amostra do som:

https://www.youtube.com/watch?v=O1eG1htakEs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O APR6016 é interessante,mas não achei fornecedor e vai precisa de um microcontrolador para se comunicar com ele.

Um circuito com PIC é extremamente fácil e simples,pode usar qualquer PIC que tenha uma saída PWM ou emular por software tipo usando o 12F675 de 8 pinos apenas e mais uma uma Eeprom mínima.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei detalhes do projeto mas algo me diz que já cogitaste um velho e funcional smartphone a tocar um sonar.mp3 qualquer... a custo zero. A um custo um pouco acima do zero, vislumbro também uma caixinha de som que liga e sai tocando o 1º arquivo do pendrive.

Enfim... ideotas...

 

2 horas atrás, Greg.Mor disse:

(árduo pra mim rs) com PIC mesmo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, vtrx disse:

Fiz muito estes tipos de circuitos...

Nos diga como quer usar e qual seu conhecimento e material tem disponível que posto um circuito funcional aqui.