Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para emular som de sonar.


Greg.Mor

Posts recomendados

Caros colegas, boa tarde.

 

Estou tentando desenvolver um circuito para reproduzir o som de sonar de um submarino (mais ou menos como esse som do link abaixo), para tanto estou estudando as possibilidades com PIC que reproduziria o arquivo wav armazenado numa memória EEProm, porém me ocorreu se seria possível emular um som parecido de forma mais simples. Pesquisando vi que existem CIs que possuem uma memória interna e dispensam controladores (não sei se estou me expressando bem), ou talvez sintetizar o som sem a necessidade do arquivo wav. Apenas para deixar claro, não quero desenvolver um sonar, quero apenas construir um circuito, relativamente simples, que emita um som parecido. Ficarei muito grato se alguém tiver alguma dica.

 

Uma amostra do som:

https://www.youtube.com/watch?v=O1eG1htakEs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O APR6016 é interessante,mas não achei fornecedor e vai precisa de um microcontrolador para se comunicar com ele.

Um circuito com PIC é extremamente fácil e simples,pode usar qualquer PIC que tenha uma saída PWM ou emular por software tipo usando o 12F675 de 8 pinos apenas e mais uma uma Eeprom mínima.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei detalhes do projeto mas algo me diz que já cogitaste um velho e funcional smartphone a tocar um sonar.mp3 qualquer... a custo zero. A um custo um pouco acima do zero, vislumbro também uma caixinha de som que liga e sai tocando o 1º arquivo do pendrive.

Enfim... ideotas...

 

2 horas atrás, Greg.Mor disse:

(árduo pra mim rs) com PIC mesmo

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, vtrx disse:

Fiz muito estes tipos de circuitos...

Nos diga como quer usar e qual seu conhecimento e material tem disponível que posto um circuito funcional aqui.

O custo disso para voce vai ser de montar e gravar o PIC e a memória.

Olá VTRX. Eu estou ´fazendo um "tracking fob" pra cosplay. É um aparelhinho que aparece na série Mandalorian, do universo Star Wars. Nela o personagem principal tem um localizador, que é uma caixinha com uma luz que fica piscando e faz um barulho parecido com o "ping" de um sonar.  Pra luz vou usar um Led que pisca sozinho, para economizar espaço com circuito. A princípio pensei em Arduino, mas acho que é um desperdício de hardware pro que se destina (acho que ficaria mais caro também), além do problema do espaço, pois a caixinha é pouco maior que uma caixa de fósforos. Se você puder sugerir algum esquema ficarei muito grato.  Meus conhecimentos no assunto são básicos, mas tenho alguma experiência em fazer a placa e montar o circuito. Para gravar o PIC vou procurar por algum gravador pronto, disponível no mercado. Postei uma foto do aparelho que aparece no seriado.

tracking_fob.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, vtrx disse:

Mas onde vai sair o som com esse tamanho?

Não teria um vídeo desse 'troço' funcionando?

Olá VTRX. Não consegui encontrar um vídeo que mostre exatamente a cena em que aparece o aparelho funcionando, mas é basicamente isso, uma caixinha que emite um som e pisca um led. Para o som pensei em testar com um alto-falante tipo esses de celular ou alguns outros pequenos que tenho aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei um esquema que toca um som gravado num SD, @Greg.Mor, num aparelho minúsculo. Não tenho nem ideia como programar ATTiny, essas coisas, mas o pessoal daqui é fera...

 

Agora, não sei se estou comendo mosca mas será que nessa caixinha que tá na mão do personagem, na foto que você postou, precisa ter algo além de um autofalantinho piezo, um botão e um led? Ah, e um entrada P2.

 

Viria um fio de algum lugar de dentro da roupa e na ponta sairia discretamente um plug P2 na luva, na palma da mão. Aí a pessoa encaixava a entrada da caixinha nesse plug, apertaria o botão e a energia tanto para o led quanto para o piezo viria de algum dispositivo que estaria dentro da roupa.

 

Digamos que da caixinha de dentro da roupa saiam três fios: um com (+), outro com (-) e o terceiro vai num dos lados do botão. O que tem (-) vai para os negativos do led e do piezo. O que tem (+) vai para um lado do botão e pronto: apertou o botão, esse terceiro fio recebe (+) e leva lá para a caixinha dentro da roupa. E lá é que rola a mágica, talvez com uma bateria pequenininha, desses de 9v, talvez com uma bateriazinha de 12v do tipo 23A, dessas que tem em controle remoto de portão. Talvez precise algum resistor na caixinha da mão, para amenizar a corrente para o led. Sei de amplificadores mínimos, do tamanho da unha do polegar, que prometem até uns 3w (PAM8403, por exemplo)... Funcionam com 5v mas derrubar, de 9v ou 12v para 5v é bico.

 

O que digo, mesmo correndo risco de dizer o que já tava óbvio para todo mundo, rs... é que pode ter uma caixinha na mão e uma caixa bem maior escondida na roupa.

 

 

Ah! Olha o esquema para tocar um SD num ATTiny aqui:

 

http://elm-chan.org/works/sd8p/report.html

 

(Mas deve haver uns outros pela Internet afora...)

 

Funcionando:

 

http://elm-chan.org/works/sd8p/rc/sd8p.mp4

 

Reparei agora que o PAM8403 não usa (-) como saída para o alto-falante. Mas o LM386 usa ;)

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 Bom dia! O esquema com elementos externos é, realmente, uma opção, mas eu gostaria que a caixinha fosse independente. A opção com cartão SD que você mostrou acho que pode ser viável também, principalmente pelo tamanho reduzido. além de ser interessante para projetos que necessitem de mais tempo de gravação. Eu já estou desenvolvendo com EEPROM, vamos ver no que vai dar. Se o resultado não satisfatório aí tento com o esquema que você sugeriu. De toda forma, muito obrigado pela sua resposta e pela pesquisa que você fez. Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Greg.Mor disse:

@rmlazzari58 Bom dia! O esquema com elementos externos é, realmente, uma opção, mas eu gostaria que a caixinha fosse independente. A opção com cartão SD que você mostrou acho que pode ser viável também, principalmente pelo tamanho reduzido. além de ser interessante para projetos que necessitem de mais tempo de gravação. Eu já estou desenvolvendo com EEPROM, vamos ver no que vai dar. Se o resultado não satisfatório aí tento com o esquema que você sugeriu. De toda forma, muito obrigado pela sua resposta e pela pesquisa que você fez. Grande abraço.

Vou ver se posta algo no fim de semana,mas como gosto de fazer estes circuitos,provavelmente vou comprar o PIC que citei e esperar chegar.

O arquivo de áudio ja esta separado para uma memória 24C256,para qualidade maior teremos que usar a 24C512.

Com o aplicativo anexo voce pode abrir o arquivo .hex e ler diretamente dele como vai sair o som.

 

Teste_Eeprom.rar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, vtrx disse:

Vou ver se posta algo no fim de semana,mas como gosto de fazer estes circuitos,provavelmente vou comprar o PIC que citei e esperar chegar.

O arquivo de áudio ja esta separado para uma memória 24C256,para qualidade maior teremos que usar a 24C512.

Com o aplicativo anexo voce pode abrir o arquivo .hex e ler diretamente dele como vai sair o som.

 

Teste_Eeprom.rar 476 kB · 2 downloads

Já baixei o arquivo. Obrigado :)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Existe o módulo DFPlayer para Arduino, com o chip YX5200.

 

miniplayer_pin_map.png.e1d95e8aced13e172150e362939ad750.png

 

Você não precisa de um Arduino, nem de MCU.

 

speaker2.thumb.png.bbfba28dca99e84b195acaf8cf7e6e2c.png

@alexandre.mbm Olá Alexandre. Bom dia. Obrigado pela dica. Eu já tinha visto módulos MP3 mas não sabia que poderiam funcionar sem Arduino, vou pesquisar mais a respeito. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Greg.Mor disse:

Eu já tinha visto módulos MP3 mas não sabia que poderiam funcionar sem Arduino

 

Nem todos podem. Este aí tem um manual rico; lembre: não existe "tutorial" pra tudo.

 

O DFPlayer Mini pode operar em três modos diferentes. O diagrama que postei mostra o mais simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe vários meios de reproduzir o áudio.

Utilizando cartão SD,memória flash tipo a linha 25QXX etc,mas acho desperdício para apenas gerar um efeito,mas o preço deste módulo está imbatível.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1614900032-modulo-dfplayer-mp3-player-mini-_JM#position=2&type=item&tracking_id=9f1062d3-98ca-4fd5-bdcf-f3494cca7ea2

Seria o módulo mais cartão SD,total de 22,00 do Módulo e 50,00 do SD + frete.

Usando um PIC só para um efeito sai 13,00 da Eeprom e 17,00 do PIC + frete.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, vtrx disse:

o preço deste módulo está imbatível.

 

Seria o módulo mais cartão SD,total de 22,00 do Módulo e 50,00 do SD + frete.

 

Usando um PIC só para um efeito sai 13,00 da Eeprom e 17,00 do PIC + frete.

 

O custo total de desenvolvimento (incluindo a implementação) vai lá pra baixo.

 

E esse seu cartão SD está carinho demais!

 

Por que? Porque um simples efeito sonoro pode ser colocado num cartão antigo qualquer.

 

Ademais, PIC requer relevantes investimentos em estudo e bancada. Arduino, menos. Mas nenhum deles se faz necessário.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou adepto da politica de miniaturização e simplicidade sempre sugerida pela @.if, mesmo que custe o dobro, se só precisar botar o cartão e apertar um botão, é mais garantido que funcione do que ter que programar um PIC e ainda correr o risco de não funcionar...

soluções prontas tem seu "Valor", mesmo que "Custem" mais caro...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amei aquele ci. Não preciso mas ... que fofo! quero um! Dá pra fazer um brinquedo falante com literalmente centenas de milhares de falas diferentes.

off-semi on...

De fato certa feita idealizei  um sistema de alarme não com sirene mas com falas.. um adicional pro tal simulador de presença. E teorizei até mesmo um sistema com ... sons de assombração! Dizem também que freq baixa infrassom inaudível pode causar efeitos desagradáveis... tudo isso faz parte do meu sistema de alarme de "outro mundo" kk.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

kk... comprei o módulo também pra me divertir...

K5DOgjT.png

Mas algo me diz que vai ficar juntando poeira junto com gadgets - vulgo bugigangas -  do gênero que coleciono.. 😁

 

Então,poderia postar o mesmo circuito tocando WAV(com PIC só WAV) de um SD,mas aí não seria mais didático...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, vtrx disse:

Greg.Mor.

Como anda seus experimentos?

Eu até agora não recebi o PIC,comprei dia 14.

A placa está pronta,vai ser meu passatempo fazer isso.

 

sonar.png

Olá VTRX! Como vai? Bem bacana a placa! Essa imagem é do tamanho real dela?

Por aqui o experimento vai indo. Ainda não tenho o gravador de PIC e Eeprom nem os demais componentes porque resolvi testar primeiro com o módulo MP3 que o Alexandre sugeriu. Montei o circuito hoje em uma protoboard (nunca usei uma dessas , mas acho que montei certo rs). "Funcionou" em parte. Quando aperto um dos botões o led do módulo dá uma piscada rápida e sai um som parecido com uma metralhadora de brinquedo, fica assim por alguns segundos, aí muda um pouco o tom e para.

Usei um alto-falante de notebook.

Não tinha os push buttons aqui, então, na ansiedade, usei botões que retirei de um mouse (peço desculpas pelo amadorismo rs).

Alimentação usei 3 pilhas AA.

O MP3 era apenas um "ping" do ruído do sonar, já que eu gostaria que ele ficasse em loop.

Uma dificuldade foi encontrar cartões micro SD baratos e de baixa capacidade. Acabei encontrando um aqui em casa de 8 gigas (o q já é muito para acomodar um arquivo de 50kB).

Vou comprar push buttons mais adequados e refazer.

Se eu conseguir fazer funcionar vou tentar simplificar o projeto, se for possível, pois não preciso de botões de volume nem pular faixas. Ficando direto em loop no volume máximo e um botão liga/desliga tá ótimo.

Fiz um vídeo dele, pra poder mostrar o ruído, e coloquei no Google Drive. Se puder da uma olhada.

Abs

https://drive.google.com/file/d/19xYroWOfmg5zmXJ7nGCG9iMv5imPdEPn/view?usp=sharing

 

PS.: Não sei se é permitido esse tipo de link aqui. Por favor, se não for, me avisem, ok ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!