Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini fonte de bancada com transistores (ajuste fino e grosso)


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

  • Solução
Em 23/12/2020 às 17:57, Felipe Alves 2207 disse:

Eu gostaria de saber se os potenciômetros de ajuste fino e grosso estão ligados de forma correta

Estão!

Mas esse tipo de circuito é interessante somente do ponto de vista didático, não é bom pra aplicações como estas de fonte de bancada ou controles de cargas.

Para fonte de bancada, cogite um circuito estabilizado seja através de diodos zener ou de circuitos integrados dedicados.

Para controle de cargas o ideal são os circuitos de PWM.

Em 23/12/2020 às 17:57, Felipe Alves 2207 disse:

qual a corrente máxima suportada por um potenciômetro convencional

Resistores não são medidos em corrente (A) e sim em potência (W).

A corrente que passa multiplicada pela tensão no resistor não deve passar de 0,25 ou seja, 1/4 de 1W.

 

Feliz Natal!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

 

Se o resistor for de quanto?

A resistência não importa. 

 

No caso dos potenciômetros, em alguns casos se faz uso de resistor fixo em série pra limitar a corrente máxima. 

Inclusive no esquema apresentado pelo amigo @Felipe Alves 2207 já tem, é o R3 de 470R.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Refiro-me à potência

Na teoria pode-se aplicar 100% da potência. Na prática se aplicar 10W por 100% do tempo num resistor de 10W este vai sair fumaça literalmente e sua queima é iminente. Pra resistores de potência recomendo aplicar no máximo a metade da sua potência máxima. Pra de potência baixa a baixíssima acho que eu deixo você aplicar uns 80%.

 

Em tempo: em mais uma conexão com mundo real, há um circuito em que aplico 300v num resistor de 10k 1/4w e funciona perfeitamente. Você sabe dizer qual é minha mágica? 😜

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

São 9 W contra 0,25 W...

Pulsos de freqüência baixa?

 

36x menos potência

 

@.if

 

Busca-se uma tensão média de 50 V, pois esta tensão em 10 KΩ dissipa os 250 mW numa corrente de 5 mA.

 

Para efeitos de explicação, estou desprezando "dimensionar" para a metade (assim como 9 W também é um valor calculado, não-praticável em R de 10 W).

 

No PWM com tensão contínua (ou "modelando" com o valor RMS), seria:

 

vmedia.png.a60feee75dfcb7a53a1d87a3a128565e.png

 

Logo, busca-se aqui um duty cycle de ~16%.

 

dcycle.png.4ecc0fe5bfd46f20b8b6f7ab276eb4f3.png

 

Ou seja, para efeitos de comparação, na imagem "ilustrativa" acima o duty cycle é de 25%.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, caolne disse:

corrente limitada?

 

Sim, no espaço de tempo.

 

p.png.3954a192c07b5adfb6323d1728a0072e.png

 

1 Watt = 1 Joule/seg

 

@.if

 

300 V durante ~0,16 s

 

Nossa modelagem de tensão média 50V aponta:

 

0,005 A = Q / 1 s

 

Ou seja, uma carga Q de 0,005 Coulombs trocados "dentro" do 1 segundo.

 

Mas sabemos que na verdade são pulsos de 300 V aproveitando apenas 0,16 daquele 1 segundo.

 

"Fotografando" o universo de 1 segundo (não sei se podemos chamar período) são os mesmos 0,005 Coulombs trocados, na realidade, muito mais rapidamente, em ~0,16 segundos.

 

É como ter uma corrente de:

 

i = 0,005 C / 0,16 s
i = 0,03125 A
i = 31,25 mA

 

Durante apenas 0,16 s. Ou melhor, 160 ms.

 

P = 300 × 0,03125
P = 9,375 W

 

Esta corrente, apenas em 160 ms de troca, seguidos de 840 ms de descanso. (vide aproximações)

 

E não era 9 Watts?!

 

É.

 

O problema é que nos cálculos eu amputei a dízima periódica do duty cycle. Aliás, uma aproximação para 0,17 s teria sido menos imprecisa, mais correta.

 

@caolne, eis agora, acima, a explicação de como a corrente foi limitada no tempo, ou seja, para fatias-espaços de tempo.

 

PS.:

t = 0,1666... s

D = 16,666...%

t = 166,666... ms

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Pulsos de freqüência baixa?

Bateu na trave e ... vou quebrar seu galho vai... fez o gol...🥅  🙂

Pulso de largura baixa 😁. Mesmo com alta tensão mas por pouco tempo é inofensivo pro resistor quem nem sente o calor a se espalhar por seu corpitcho. Algo como os pulsos de laser na depilação.

E não tremas mais... se ainda não teve um F.N. ainda lhe desejo um P.A.N :tw_smiley:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, .if disse:

Pulso de largura baixa 😁.

 

Pois é.

 

No caso explicado, um duty cycle de 15% corresponderia a uma largura de pulso de ³/₂₀Assim como na imagem ilustrativa ¼ é a largura de pulso representada para o duty cycle de 25%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!