Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Bulldozer / Bobcat / Zambezi - Plataformas.


Posts recomendados

xxx, pior que não dei a mínima pro superPi quando postei o vídeo, o quem me chamou a atenção foi o Controlador de memórias, "2400 MHz" quase impossível com Deneb, Sofrível com Thuban.

Com o clock nativo 1866MHz o BDZ B0 bate a casa dos 14000MT/s e 46ns de latência, latência ainda muito alta, mas melhou bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TDP é uma situação de consumo máximo teórico, e na prática você dificilmente consegue fazer todos os transístores do processador trabalharem ao mesmo tempo.

Interessante notar que isso deixa de ser absoluto nos PCs dez das ultima geração de VGAs, onde o TDP e o consumo ficaram bem próximos, em alguns casos, tendo até o caso da placa mais rapida do mundo e seu jumper, que a faz exeder o TDP no seu consumo, ou a GTX480 que em alguns testes -extremos- também consumiu mais que seu TDP. Não sei se isso vai virar uma tendência, mas sinceramente torço, claro que não excedendo como nos casos citados, mas orientando, pois hoje, o "TDP" não serve pra quase nada, e poderia informar verdadeiramente o consumo do item, deixando os dados tecnocratas para os técnicos.

Acho que o que levou a isso nas VGAS foi a disputa acirrada entre os tops, e o medo de divulgar valores assustadores de TDP, por parte das duas empresas. Enquanto essa disputa não ocorrer no mercado de processadores, sinceramente, acho que vamos continuar com o pão com manteiga de 90% com TDP padrão (65 a 95), 5% economicos e 5% gastões. O consumo real dos moledos? Isso é coisa de técnico.

OBS: Acredito Eu que possa ocorrer variações no consumo entre exemplares distintos, que estejam "aptos" a serem etiquetados com o mesmo nome, principalmente em processadores que ficam muito tempo em produção ou são pioneiros em algum processo litográfico, mas poderia aceitar uma dado como aqueles usados em servidores ACP, ou um simples: 55W +- 8%. Que seja.

xxx, pior que não dei a mínima pro superPi quando postei o vídeo, o quem me chamou a atenção foi o Controlador de memórias, "2400 MHz" quase impossível com Deneb, Sofrível com Thuban.

Com o clock nativo 1866MHz o BDZ B0 bate a casa dos 14000MT/s e 46ns de latência, latência ainda muito alta, mas melhou bastante.

Acho que agora eles capricharam um pouco mais no controlador, que na verdade, dez de quando começou a operar em velocidade distinta do núcleo, no phenom, sempre pareceu dar algum gargalo em testes de memória, não consigo lembrar agora qual, mas lembro que o clock do núcleo deixa de ser relevante igualando toda a linha no mesmo -baixo- patamar. 2400 é 20% a mais de clock no controlador. Eu esperava uns 2600Mhz, para sincronizar com o HT 5.2GT/S de 2600Mhz. Como não da pra saber a freq. do HT ainda, fica a suspeita se não vai vir a 4.8Gt/s. Interessante o superpí pois um Phenom II X6 @ 4.2Ghz não deve ficar muito atrás -se fica-, o que infelizmente pode incicar que clock a clock a coisa não seja um absurdo como já foi nos Core2, e em menor escala nos K8 e SB. Pelo menos agora suporta DDR3 1866mhz. Eu não entendi o porque o phenom II não aceita memória mais rápidas, se quando você o faz operar com ela (através seja de overclock, seja opção de bios), o mesmo funciona sem problema. Isso também vale para os I7 da intel, mas por derivarem de uma arquitetura feita para servidores dez da base, é mais justificável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi o comentário do Archmatrix.

Fazendo uma divisão da quantidade de kilonodos pelo tempo gasto, chegamos a conclusão que:

1 - 7750 - 7,87/3778

2 - BDZ - 19,48/9350

Para cada 0,01s, o 7750 consegue processar 480,05 kilonodos e o BDZ 479,98 kilonodos. Ou seja, menor processamento.

A matemática está correta, no entanto não sei se esta divisão é correta.

É... wait and see!

Entendi agora o raciocínio. ;P

O Alexandre Ziebert falou que estes samples são antigos e capados pra não mostrar o desempenho da criança.

É o que acho mais provável também...

Pistigrilo, é pra comparar com os números que coloquei como comentou o Hausak ;)

Eu entendi agora. Mas realmente acho que essa informação deve estar desatualizada, talvez baseada num protótipo mais antigo do Bulldozer, pois não tem lógica um treco desses. Talvez o Bulldozer não consiga bater na Sandy, mas apanhar para um processador velho da mesma companhia é realmente ilógico.

Reparei que a amd tirou o suporte as instruções 3dnow! (lembro quando anunciaram), será que elas não vão fazer falta mesmo?

Isso é verdade. Mas acho que isso só fará alguma diferença em jogos antigos, do final dos anos 1990 e início dos 2000. Entretanto, o poder de processamento dos processadores atuais são tão mais brutais que os daquela época que o desempenho bruto vai compensar essa "falta" do 3DNow!. Imagino que em jogos novos isso não fará nenhuma ou quase nenhuma diferença, mas muito me estranha o MMX continuar, sendo que ele foi menos utilizado e fazia menos diferença no desempenho que o 3DNow!. Em todo o caso, para mim isso simboliza um fim de uma era.

Adeus X6, os X6 1045T e 1055T já darao o adeus provavelmente em Setembro, os demais (1065T, 1075T, 1090T e 1100T)darao o adeus em janeiro 2012.

http://www.chw.net/2011/06/amd-phenom-ii-x6-se-despide-a-principios-del-proximo-ano/

Tudo o que é bom acaba um dia, mas que venham coisas ainda melhores daqui para frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi o porque o phenom II não aceita memória mais rápidas, se quando você o faz operar com ela (através seja de overclock, seja opção de bios), o mesmo funciona sem problema. Isso também vale para os I7 da intel, mas por derivarem de uma arquitetura feita para servidores dez da base, é mais justificável.

Phenom II "Deneb" não é tão fácil conseguir 2000MHz via over, Thuban, não é difícil com uma boa placa e bons módulos, Chips Micron D9*** e uma boa placa, sobem feito pipa, porém voltagens e temperaturas são exagerados, os novos Chips de 40nm deram um novo gás, mas ainda continua capenga a Controladora Deneb. Melhor controladora pra alcançar clocks exorbitantes é a Lynnfield.

Lembrando que qualquer AM3 possui múltiplo para 1600MHz sem alterar qualquer clock, Bulldozer virá com múltiplo para 1866MHz mas ninguém vá achando que é só chegar e plugar que funcionará nessa frequência, muitos funcionarão a 1333MHz, os mais novos a 1600MHz, se quiser 1866MHz vai ter que overclocar o módulo até que saiam as DDR3 1866MHz nativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Phenom II "Deneb" não é tão fácil conseguir 2000MHz via over, Thuban, não é difícil com uma boa placa e bons módulos, Chips Micron D9*** e uma boa placa, sobem feito pipa, porém voltagens e temperaturas são exagerados, os novos Chips de 40nm deram um novo gás, mas ainda continua capenga a Controladora Deneb. Melhor controladora pra alcançar clocks exorbitantes é a Lynnfield.

Lembrando que qualquer AM3 possui múltiplo para 1600MHz sem alterar qualquer clock, Bulldozer virá com múltiplo para 1866MHz mas ninguém vá achando que é só chegar e plugar que funcionará nessa frequência, muitos funcionarão a 1333MHz, os mais novos a 1600MHz, se quiser 1866MHz vai ter que overclocar o módulo até que saiam as DDR3 1866MHz nativas.

Agora eu sei porque eu peno pra subir as memos aqui pra 1866MHz (limite técnico imposto pelo fabricante no manual da Mobo), a controladora do CPU que é falha... Estava vendo os testes, e esses Llanos não serão tão fortes em CPU quanto os atuais PII (a única vantagem é ter mesmo um Radeon nas costas), então acho que vou fazer Up pra o BDZ mesmo ou esperar a próxima geração (BDZ2). E pelo q percebi os Llanos não terão suporte a SSSE3, SSE4.1 e SSE4.2, somente a aqueleas SSE4a da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O BDZ foi anunciado de forma oficial?

http://www1.folha.uol.com.br/tec/928417-novos-chips-da-amd-podem-forcar-intel-a-cortar-precos.shtml

O editor da matéria tá antecipando algo ou tem informaçao privilegiada?

Acho que você tá ansioso demais, eriberto, hehe. Foi só um analista que olhou o leak dos preços da AMD e fez o mesmo chute da gente: deve estar melhor que as sandy.

"Logo a Sandy teria que baixar o preço, ela tá muito cara para a 'performance' que ela oferece em comparação com a concorrência das que vão chegar no 'mercado' agora." Não que quem já tenha pego ela vá se arrepender, claro, é muito boa ainda, mas agora perde o fôlego rápido.

E eu sinceramente gostaria que alguém pegasse essa minha frase ai em cima fora de contexto, riria muito. :D (pus até "a" sandy para ajudar, tio google! ;D)

Agora eu sei porque eu peno pra subir as memos aqui pra 1866MHz (limite técnico imposto pelo fabricante no manual da Mobo), a controladora do CPU que é falha... Estava vendo os testes, e esses Llanos não serão tão fortes em CPU quanto os atuais PII (a única vantagem é ter mesmo um Radeon nas costas), então acho que vou fazer Up pra o BDZ mesmo ou esperar a próxima geração (BDZ2). E pelo q percebi os Llanos não terão suporte a SSSE3, SSE4.1 e SSE4.2, somente a aqueleas SSE4a da AMD.

O ideal seria comparar com os Athlon, já que o Llano deve ter sim mais IPC, mas parte desse acréscimo pode ter sido perdido pela remoção do L3.

---

Olha o PR para o consumo do Llano. Tá bonito!

----

Ah! E aquele link que postaram lá atrás sobre uma teoria para os resultados fracos do BDZ ES até faz sentido.

Se for verdade, maldita seja AMD e suas vulpinas artimanhas para evitar leaks e deixarmos com menos cabelo!

Ps.: o link foi esse: http://crazyworldofchips.blogspot.com/2011/06/zambezi-es-performance-weirdness.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei como, mas conseguiram um leak antes da gente.

http://www.peruhardware.net/foros/showthread.php?p=2452680#post2452680

Llano

AMD A8-3800 Llano APU & Gigabyte GA-A75-UD4H Motherboard Hands-On + Benchma

Vídeo do youtube

Para facilitar para o pessoal, transcrevi os resultados iniciais do video:

Llano A8-3800

Super Pi (1M) - 54,382 (Stock) / 23,958 (3Ghz)

Super Pi (8M) - 10m38s (Stock) / 4m25s (3Ghz)

AIDA64 memory bandwidth: Read: 8602 MB, Write: 6155 MB Copy: 9171 MB (Stock) / Read: 8836 MB, Write: 7122MB Copy: 10299 MB (3Ghz)

Nuclearus: 9578 (Stock) / 13061 (3Ghz)

CINEBENCH R11.5: OpenGL: 28.94 fps CPU: 2.89 pts (Stock) / OpenGL: 30.49 fps CPU: 3.68 (3Ghz)

3Dmark06: 6616 (Stock) / 7278 (3Ghz)

3Dmark Vantage: 4019 (Stock) / 4366 (3Ghz)

3Dmark 11 Extreme Preset: E1764 (Stock) / E1950 (3Ghz)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, estive analisando algumas coisas hoje e realmente, tem sentido dar uma atrasada no Bulldozer. Vejamos porque.

Bobcat: é um tipo de tratorzinho, vai servir para fazer e limpar o caminho.

Llano: em español quer dizer plano, vai deixar o caminho preparado para trabalhar.

Bulldozer: o famoso trator, vai aproveitar o terreno limpo e atropelar a concorrencia.

Viajei demais ou tenho razao? Rsss.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, estive analisando algumas coisas hoje e realmente, tem sentido dar uma atrasada no Bulldozer. Vejamos porque.

Bobcat: é um tipo de tratorzinho, vai servir para fazer e limpar o caminho.

Llano: em español quer dizer plano, vai deixar o caminho preparado para trabalhar.

Bulldozer: o famoso trator, vai aproveitar o terreno limpo e atropelar a concorrencia.

Viajei demais ou tenho razao? Rsss.

Até faz sentido, mas acredito que o atraso não seja este, a Intel está a frente com os seus novos processadores e ficar mais dois meses com PhenonII no mercado ainda não é interessante para a AMD. Agora é esperar os Lanos para notebook e trocar o meu, com bateria de carga de aproximadamente de 10 horas... é mais do que ideal pra mim :rolleyes: .

Agora é esperar o tão aclamado Buldozers aparecerem nas passarelas e montar um pc novo. Rumo a agosto...

Abraços :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a Intel com a Sandy, segundo andei lendo anda arrebentando com o mercado de GPUs, imaginem quando o Llano chegar ao mercado comum, ehehehe, como disseram meses atrás a Nvidia estará em um mato sem cachorro.

Imaginem quando os Trinity chegarem? Se realmente vierem carregando um Cayman nas costas. Ai GPU só para Gamers High-End

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já venho pensando nisso a um bom tempo.

A intel entrou de inchirida no mercado GPU com o primeiro I3, e veio com força nesses Sandy,

A AMD já vem rasgando com o marketing de VISION, e agora com Llano bem afinado como mostra esses resultados que nosso amigo jonny_br nos mostrou, vem com força.

A nvidia ainda tem aquele grupo que gosta de algo mais mid-end e HIGH.

porém já tem noticia de Trinity e Cayman...

Nvidia está no mato sem cachorro, a intel e amd já tem boas VGA, então "se vender" terá tanto a perder quanto a não ganhar =S

Eu como a Nvidia já pensaria em mercados de televisão(3d) ou apenas de montadora de chip's. Porque ao meu ver, a coisa esquentou "absurdos"(como diria o pessoal da sinuca).

xP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu creio que a AMD tem se mostrado mais agressiva.

Não vai ser fácil para a Intel continuar oferecendo CPU exorbitantes e IGP meia boca, se o IGP de Ivy melhorar 100% em relação a HD 3000 ainda assim não será tão atrativo principalmente pelo preço.

Minha bola de cristal prever que muita gente vai sair perdendo quando as APUs se consolidarem.

Será o fim das VGAs mid/low, e CPUs low também serão praticamente extintas, CPUs vão se tornar cada vez mais caras pra produzir.

Imagine como ficarão Pentins, Cemprons, não teremos mais Athlons e Semprons.

Bulldozer será caro porque não terá CPUs de 2Cores ou seja 1 Módulo que certamente seria sobras ou defeitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CPU low?!

Será mesmo?!

Talvez o APU não fique lá essas coisas de barato, mas irá baratiar o conjunto. placa mãe por 50 doletas será um "regra". Só irá passar disso, as que realmente apresentarem um grande beneficio.

Além do que, não vejo nada de uso cotidiando pedindo mais CPU.

Pedem mais memoria, pedem mais VGA(para efeitos 'bonitinho'), mas gasto de CPU tem se mantido. Até em jogos não está subindo assim...

e-350 é uma prova viva. CPU dual-core 1.6ghz com vga 6xxx.

E eu a usaria fácil como desktop.

Vejo no meu notebook, que são raricimas as vezes que ele sai de 800mHz para 1400mHz(2400mHz é bem mais difícil ainda). Principalmente em uso cotidiano(só quando testo códigos recursivos e contadores de 8 digitos, que sobe xP).

Por isso para mim, Llano é o grande BOOM da AMD, o trator é só para não sair da luta dos CPU tão por baixo quanto estava com os Phenom X SB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!