Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de atuador


Posts recomendados

Ola pessoal, preciso de indicação de atuador elétrico,  algo rápido que quando energizado abra, ou recolha de forma rápida,  e depois de desernegizado volte ao estado inicial,  sozinho ou por mola.

algo pequeno e barato...pensei em travas elétricas mas penso não ter força suficiente pra puxar a carga e a mola.

uma alternativa muito boa seria os atuadores de freio de máquina de lavar mas são muito lento levam de 6 a8 seg pra terminar o acionamento...

 

alguma ideia do que possa usar? 

Servo motor poderia ser usado?

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A carga seria uma portinhola, o atuador teria q ter certa força pois vai ter peso forçando contra. 

Seria uma alimentador automatico pra cães, a parte da água foi moleza, um sensor de prox, uma válvula solenoide NF e pronto água fresca cada vez q o cão se aproximar pra beber.

 

a parte da alimentação tá mais complicado muito por causa desse atuador...

a trava eletrica universal ja descartei pois o curso dela é muito curto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

uma alternativa muito boa seria os atuadores de freio de máquina de lavar mas são muito lento levam de 6 a8 seg pra terminar o acionamento...

 

Eu conheço um atuador destes de maquina de lavar.

É um solenoide.

É bem forte cara. Tão forte que é difícil segurar quando ele atua. 

 

Também é extremamente rápido. 

Não sei de onde você tirou que demora 8 segundos. 

adicionado 1 minuto depois

Este do link abaixo eu garanto que é bem forte e bem rápido:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-696681447-solenoide-freio-lavadora-brastemp-mondial-clean-127v-_JM

adicionado 7 minutos depois

Essa solenoide tem uma curiosidade: 

Quando atuada, consome apenas uns 20 watts.

Mas se você impedir que o eletro-imã feche, ela consome uma potência alta. Por isso que ela é bem forte. 

O consumo de energia só cai para 20W quando o eletro-imã interno está com as duas partes unidas.

 

Nunca imaginei que um eletro-imã de corrente alternada fosse tão forte.

Mas parece um imã de neodímio quando o eletro-imã está acionado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule  esse ai não tinha visto e realmente e bem rápido,  o que tive olhando e esse do vídeo

Ele leva 8 seg até o recolhimento total, o bom é que tem um curso bom

@Mestre88 eu tinha pensado em algo assim ma havia desistido por nao saber se teria como fazer voltar ao estado inicial. ..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@albert_emule  esse ai não tinha visto e realmente e bem rápido,  o que tive olhando e esse do vídeo

Ele leva 8 seg até o recolhimento total, o bom é que tem um curso bom

@Mestre88 eu tinha pensado em algo assim ma havia desistido por nao saber se teria como fazer voltar ao estado inicial. ..

 

 

 

Para você ver como estão diminuendo a qualidade dos materiais.

Este atuador aí tem um motor internamente com redutor de velocidade para aumentar a força. 

Por isso é lento. 

E é tudo de plastico que se desgasta rápido.

 

Este do mercado livre que te mostrei, é um de uma maquina que tenho aqui que já funciona a quase 30 anos. 

 

adicionado 5 minutos depois

Veja como o solenoide funciona:

 

https://www.youtube.com/watch?v=DK0-XAEnO54&t=60s

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal o que vai ser, um alimentador automático para cães? Acionado pelo animal ou por tempo? Não consegui compreender direito a necessidade de uma atuação rápida. Se puder fazer um vídeo da necessidade e da sua ideia talvez colha melhores resultado aqui no Clube. Tem muitas formas de se descascar uma cebola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo  é um alimentador mas não é acionado pelo animal, apenas a água é acionada pelo animal...

A parte do tempo  e devido a quantidade de ração. ..

 

Sabe aquelas lixeira q se pisa para abrir a tampa? Pois é nesse estilo mas automatizado. ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um sistema de dosagem usado em alimentação de esteira transportadora. Se a ideia for fazer com que uma tigela seja enchida de uma quantidade certa de ração de tempos em tempos, talvez sirva. Com um motor de limpador de para-brisa, um balde grande e um pouco de marcenaria rústica dá pra montar.

desenho.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 pode me dar uma ideia...

 

Situação 1: 

 

Seguindo sua ideia encontrei nas minhas sucatas um mecanismo de trava elétrica,(não e trava universal) ao receber 12v um mecanismo é movimentado, mas vai ao fim do, curso e fica, não e possível movimentar nem com a mão,  só e possivel voltar invertendo a polarização, e no fim do curso tem uma micro chave.

 

Dito isso, lembra do circuito temporizador que fizesse pra mim? Pois bem séria possível reverter a rotação deste motor (adicionado ou não mais componentes) usando os contatos NA , NF dos relés e da micro chave? Para q ao final da contagem do tempo o motor voltasse a posição inicial?

 

Situação 2: andei pesquisando sobre servo motores e encontrei uns bem interessante ( até comprei 2 mg 996 para futuras experiência) ai te pergunto poderia usar um servo para ser acinado pelo circuito temporizador?

E se seria possível faze-lo voltar a posição inicial depois do término da contagem do tempo?

 

Desculpe o textão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando de boa, sem querer ofender. A não ser que o conceito de servo motor tenha sido alterado, tenho dúvidas que você tenha comprado um para fazer coisinhas caseiras. Custa muito o motor e o drive o dobro. Servo motor é uma máquina de alta performance, um motor de 5A suporta picos de quase 100A, indo de parado a 100% da velocidade em décimos de segundo. Como se isso não bastasse, capaz de parar de 100% em apenas meio giro.

Pela  descrição, acredito que seja um atuador linear.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de ler o anuncio do link. Ele me fez lembrar os aparelhos de som de hoje em dia que anunciam milhares de Watts  RMS e usam fio fino para as caixas acusticas. Enquanto isso aparelhos de som profissional usado em shows tem algumas centenas de Watts por caixa e necessitam de fios grossos que nem uma corda. Só dá malandro.   O motorzinho até pode ser bom, a denominação que é exagerada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Acredito que esse servo tem "força" suficiente para controlar essa portinhola. Eu tenho um desses aqui e é bem forte mesmo. Um "problema" desses servos é que eles precisam de um circuito eletrônico para funcionar corretamente. Dá pra fazer com 555, porém, uma ideia seria você isolar a parte eletrônica do servo que comanda o motor e alimentar o motor diretamente em seus terminais, claro que nesse caso você teria que usar chaves fim-de-curso para parar o motor no momento certo, tipo 2 chaves, uma porta aberta e outra porta fechada. Desse modo você aproveitaria e redução mecânica que o servo possui. 

 

Att,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva Por isso que te falei em usar ele sem o controlador interno, alimentando direto nos fios do motor, aí você coloca as chaves fim-de-curso para cortar a alimentação do motor. com 2 chaves e uns 2 reles você consegue acionar e fazer a reversão.

Se quiser usar o servo como ele é, pra fazer isso com CI´s discretos vai ficar meio grande o circuito, pois, para variar a posição do servo você precisa atuar sobre o potenciômetro, alterando assim o "duty-cycle" do sinal PWM gerado pelo 555. Basicamente, para acionar o servo deve-se ter uma frequência fixa de 50Hz, em que o período é de 20ms e variar o tempo de nível alto entre 0,5ms e 2,5ms, esses valores são as 2 posições extremas, tudo para um lado e tudo para o outro lado, esses valores foram verificados com o servo que tenho aqui, existem servos em que esses tempos são direfentes.

 

O mais adequado seria usar um microcontrolador pra fazer todo o "serviço", os mais simples conseguiriam fazer isso tranquilamente. Eu usaria um PIC12 de 8 pinos. Mas aí já envolve programação. 

 

Att,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!