Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Foxwalt

Tutorial: como recuperar arquivos apagados/HD formatado

Você conseguiu recuperar o que queria?  

3 votos

  1. 1. Você conseguiu recuperar o que queria?

    • Sim!
      3
    • Parcialmente.
      0
    • Não!
      0


Recommended Posts

Foxwalt    4.183

Olá pessoal,

 

este tópico tem como objetivo ser um tutorial rápido e fácil para aqueles momentos difíceis em que você apagou algo por engano e precisa recuperar. Também vale para HD formatado por engano, seja ele interno ou externo.

 

Você acidentalmente formatou o disco errado? Não se desespere. Dizendo de forma simples, o HD é como se fosse uma reunião de caixas organizadas com um índice que informa a posição dos arquivos em cada uma das caixas. Formatar é simplesmente apagar o índice, os arquivos continuam lá.

 

"Mas Fox, é possível recuperar esses arquivos já que eles continuam lá?"

 

Sim! Imagine uma situação real, supondo caixas. Se você perdesse a lista que informa o que está em cada caixa, bastaria abrir cada uma delas e anotar novamente o que está lá. O que você precisa fazer no HD é, de forma bem simplificada, semelhante. Sorte nossa que há diversos programas que conseguem fazer isso, sendo muitos deles gratuitos e bem intuitivos.

 

Passo 1: não se desespere!

 

Apagou algo importante por engano? Calma! Respire fundo. É possível recuperar grande parte ou a totalidade dos arquivos. Não dá para garantir a recuperação de tudo, mas com estes passos simples você certamente tem boas chances.

 

Passo 2: evite sobrescrever arquivos no disco onde está o que você pretende recuperar!

 

Suponha que você formatou um HD por engano. Como já discutido, o "índice" sumiu, mas os arquivos continuam lá. Se você continuar usando o HD, novos arquivos poderão acabar sendo escritos por cima daqueles que você quer recuperar. Ou seja, faça o possível para deixar esse disco parado.

 

Passo 3: escolha um software de recuperação de dados!

 

Há vários no mercado. Neste tutorial será exemplificado o Recuva, por ser gratuito e, geralmente, bem eficaz. Ele pode ser baixado do site oficial por aqui: https://www.piriform.com/recuva

 

Será necessário instalar o software. Não entrarei em detalhes sobre isso, é do mesmo jeito que com qualquer programa. Apenas evite fazer isto no mesmo disco onde estão os arquivos a serem recuperados.

 

Nota: existem dezenas de programas do tipo no mercado, muitos deles podem ser até mais eficientes em diversas situações. Você pode procurar por outros programas caso o que foi citado não atenda. Novamente, é um exemplo, escolhido por ser gratuito, eficiente e popular. É relativamente fácil encontrar dicas sobre outros programas pesquisando. Você também pode perguntar abaixo. Participe em nosso Fórum. ;)

 

Passo 4: pense em onde salvar o que será recuperado!

 

O software irá ler os arquivos e, para recuperá-los, precisará salvar em algum lugar. Pode ser no próprio disco afetado ou em outro local (ideal que seja em outro local). Tenha noção do tamanho do conteúdo a ser recuperado e prepare outro dispositivo caso necessário.

 

Passo 5: configurar a varredura.

 

Abra o programa. É recomendável que seja como administrador. Você verá a tela inicial. Clique em "Avançar". Em seguida, o programa irá perguntar que tipo de arquivo você está tendo recuperar. Ele identifica conforme o formato. É interessante selecionar corretamente para ter precisão no que você quer e não recuperar arquivos quaisquer que não façam sentido:

 

image.png

 

Escolha o tipo de arquivo a ser recuperado. A opção "All Files" revela tudo o que for encontrado (até mesmo coisas nada a ver, como arquivos de instalação daquele jogo que você deletou há uns 5 anos, daí a importância de selecionar especificamente o que você quer encontrar). Clique em avançar.

 

Em seguida, o programa irá perguntar onde procurar. Você deve selecionar o dispositivo ou local onde estava o material que você quer recuperar:

 

image.png

 

A opção "Em um local específico" te permite navegar livremente e selecionar uma pasta ou mesmo o disco inteiro. Tente ser o mais preciso possível, indicando o caminho mais próximo do que você quer recuperar (para evitar que o programa encontre coisas nada a ver e que você tenha que ficar filtrando mais para achar o que quer no meio dos arquivos recuperados). Clique em "Avançar".

 

Você verá a janela final do painel de configurações do programa. Haverá uma opção "verificação profunda", mas não marque por enquanto. Essa opção só será usada depois, se a procura normal não encontrar o que você quer. Demora muito mais tempo e vai achar todo tipo de arquivo ou pedaço de arquivo pelo caminho. Clique em "Iniciar", deixando isso desmarcado por enquanto.

 

Passo 6: executar a varredura.

 

O programa irá executar a varredura. Aguarde o término:

 

image.png

 

Em discos, dispositivos ou mesmo pastas grandes, pode demorar um pouco. Daí a importância, novamente, de ter precisão nas opções selecionadas anteriormente.

 

Passo 7: analisar o que foi encontrado.

 

O programa irá terminar a análise e lhe mostrar uma lista do que encontrou (deixarei um print screen aleatório de resultados encontrados ao rodar no meu SSD, onde estão só programas instalados). Alguns arquivos podem estar com nome correto, outros não, depende de seu estado:

 

image.png.3fbcedc3f869f64773c3eccd1b6c27

 

Itens em verde estão em excelente estado e devem ser recuperados sem problemas. Itens em amarelo foram sobrescritos em parte ou parcialmente corrompidos e estão em estado ruim, podendo ou não ser recuperados (às vezes inteiros, em outras apenas partes). Itens em vermelho estão em estado crítico e provavelmente não serão recuperados (nem em parte). Selecione o que quer recuperar e clique em "Recuperar".

 

Se o que você deseja recuperar não apareceu em totalidade, tente a verificação profunda.

 

Passo 8: recuperar arquivos.

 

O programa pedirá para escolher um local para salvar o que for recuperado:

 

image.png

 

Atente-se para o tamanho dos arquivos ao selecionar. Selecione um local para salvar (preferencialmente em outro dispositivo ou pasta e não onde está o material a ser recuperado) e clique em "OK".

 

O programa irá executar a recuperação de arquivos (pode demorar, dependendo do tamanho, estado e quantidade de arquivos) e fornecerá estatísticas do que foi recuperado:

 

image.png

 

Clique em "OK" e verifique seus arquivos no local de salvamento. Pronto! Acalmou agora? Não deixe de comentar. :D

 

Para não passar por isso novamente, lembre-se: faça sempre o backup de seus arquivos importantes!

Editado por Foxwalt
Correções e adições.
  • Curtir 6
  • Obrigado 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Azarack    361

Beleza. Aproveita e faz um tutorial ensinando o contrário: a apagar definitivamente os arquivos. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Azarack disse:

Beleza. Aproveita e faz um tutorial ensinando o contrário: a apagar definitivamente os arquivos. 

formatar como lowlevel, tem programas com esse nome ou zerofill, ajuda para zerar de vez o HD e se não me engano alguns programas bloqueiam os cluts ruins.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Foxwalt    4.183

@Azarack @Rodrigo.Monteiro É uma ótima ideia. Obrigado pela sugestão. Logo que possível posso montar um. :thumbsup:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×